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Tecnicas base para condução todo terreno
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Autor:  Miguel [ 05 dez 2010 10:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Florival,

Será que se pode usar esta técnica das BMX nas secções de whoops de forma a facilitar???



Sem os saltos claros...
Digoisto porque da ultima vez que fiz a Apostiça, com muitos whoops e de Varadero, este tipo de condução ajudou-me e claro que me cansou mas isso já é outro caso...

Autor:  Z Monteiro [ 05 dez 2010 11:44 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Grande tópico Florival

Obrigado pela partilha, tou :study:


:thumbsup:

Autor:  Florival Faria [ 05 dez 2010 17:22 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Miguel Escreveu:
Florival,

Será que se pode usar esta técnica das BMX nas secções de whoops de forma a facilitar???


Poder usar pode-se, no supercross eles utilizam essa tecnica, que é quando a moto vai curta num salto, puxa-la para cima e dão uma aceleradela, para o salto sair um pouco mais comprido e assim aterrar na recepção; quando a moto vai para passar da recepção, eles empurram-na para baixo e travam a roda de traz para baixar e aterrar onde interessa. Mas com motos trail e pilotos como nós.... A não ser em whoops largos onde se deve fechar e empurrar a moto para baixo para descer a rampa e não ir bater na rampa da frente.

Autor:  Florival Faria [ 08 dez 2010 18:52 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Então Pessoal, tem :study: muito? A parte pratica como é que vai? Ou ainda estão a assimilar? [clap]

Autor:  Paulo Machado [ 08 dez 2010 19:20 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

É sempre óptimo ter-mos oportunidade de ouvir de que mais sabe e que acima de tudo sabe explicar... [clap]
Agora é com a prática para acima de tudo ir corrigindo os erros...

Autor:  Jarod [ 08 dez 2010 20:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Florival Faria Escreveu:
Então Pessoal, tem :study: muito? A parte pratica como é que vai? Ou ainda estão a assimilar? [clap]


Eu vou este domingo de manhã tentar meter em prática esta parte aqui em baixo:

Florival Faria Escreveu:

Em areia é muito mais facil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravassar de traz quando salta.



Wish me luck! Vou precisar... :D

Autor:  FGBranco [ 08 dez 2010 22:28 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

pois a leitura vai bem, e a prática vai se tentando... hoje numa voltinha pequena ja fui tentando por em prática alguns dos ensinamentos.. alguns mais fáceis de por por em prática que outros.. e depois um gajo nao se lembra de tudo..

o meu obrigado pela partilha Florival :okkk:

Autor:  Paulo Cruz [ 09 dez 2010 01:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Florival Faria Escreveu:
Então Pessoal, tem :study: muito? A parte pratica como é que vai? Ou ainda estão a assimilar? [clap]


Eu tenho praticado as curvas, mas no sábado é que se vai ver! Florival vens ao passeio?

Autor:  Florival Faria [ 09 dez 2010 17:40 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Paulo Cruz Escreveu:

Eu tenho praticado as curvas, mas no sábado é que se vai ver! Florival vens ao passeio?


Não Paulo, não vou poder ir ao passeio. :grrr:

Autor:  Paulo Cruz [ 09 dez 2010 17:51 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Oh, é pena, pensei que era desta que nos iríamos encontrar!
Fica para a próxima, um abraço

Autor:  Careca [ 09 dez 2010 18:15 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Florival, eu tenho treinado aqueles slides na horizontal! O que fiz á tua frente está bom ou tenho que treinar mais? :anjo:

Autor:  Florival Faria [ 09 dez 2010 19:28 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Careca Escreveu:
Florival, eu tenho treinado aqueles slides na horizontal! O que fiz á tua frente está bom ou tenho que treinar mais? :anjo:


Careca, aquele esteve quase perfeito, faltou só um pouquinho assim = :eek: continua, estás quase a atingir a perfeição. :okkk:

Autor:  Paulo Machado [ 09 dez 2010 20:22 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Ai Jasus.... Estou mesmo a ver o que terá sido... Me...Do.... :eek:

Autor:  Zé Martins [ 09 dez 2010 23:27 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Amigo Florival, só há poucos dias vi este excelente tópico :ave: , mas o tempo para o apreciar é que tem sido pouco, mas o assunto é sem dúvida muito interessante e útil... quem o viu no PD2 atacar em primeiro lugar a subida mais marafada não diria que a estudou antes... :king: mas sim que já põe em prática quase inconscientemente toda a sabedoria que tem... e abrir este tópico foi e é uma preciosa ajuda...
No meu caso, sim! confesso que tenho receio de algumas descidas, a v-strom por ex., e num passeio em que você também estava presente, não a consegui mesmo segurar naquela descida algarvia.... azelhice claro e lembro me que já na altura dizia que não era para travar muito, era deixar ir....

No PD2 também encontrámos uma descida bem manhosa, que alguns evitaram e foram-se sentar, confesso que inicialmente tentei safar-me a ela procurando uma alternativa com alguns compinchas mas depois começei a observar o pessoal a descer e ganhei coragem, fiz-me a ela e a coisa até correu bastante bem, se bem que nestas duas situações tamos a falar de uma diferença de +- 100kg de uma mota para outra....
Resumindo e fazendo uma questão;
O que exige mais técnica do piloto, as subidas ou as descidas ? Ou é igual?
:okkk:
Por outro lado, compreendo bem o Paulo Cruz quando diz que a mota pesa 4 vezes mais e que vai para onde quer.... [bigsmile]

Autor:  Florival Faria [ 10 dez 2010 19:18 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Zé Martins Escreveu:
Resumindo e fazendo uma questão;
O que exige mais técnica do piloto, as subidas ou as descidas ? Ou é igual?
:okkk:
Por outro lado, compreendo bem o Paulo Cruz quando diz que a mota pesa 4 vezes mais e que vai para onde quer.... [bigsmile]


Aproveito para contar um episodio que me aconteceu ha cerca de tres anos: Numa maratona de btt andei com um gajo que a subir me passava e depois a descer passava eu e assim sucessivamente durante uns 30 km, quando acabou o gajo vem falar comigo, todo folixado, a dizer: A descer todos santos ajudam... e tal... Ao que eu respondi: Pois é, mas pelos vistos a ti não te ajudam muito, o gajo deu meia volta e foi-se embora. :grrr:

Nunca tinha pensado isso dessa maneira, tudo tem a sua tecnica, mas a descer é preciso muita sensibilidade nos travões, equilibrio e a tal posição correta. =:)

A subir, tambem é preciso tudo isso, menos os travões, embora talvez menos exigente, mas tambem sensibilidade de embriagem.

Isto em situações extremas, claro. :okkk:

Autor:  Florival Faria [ 10 dez 2010 19:36 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Quando o Paulo Cruz diz que a moto pesa quatro vezes o peso dele.... Claro que isso é importantissimo, mas é tudo questão de habito porque enquanto que numa moto mais leve temos de atirar o corpo para o lado por exemplo 5cm, para a levarmos para onde queremos, numa mais pesada temos de atirar muito mais para o lado para compensar o peso da moto. Mas claro munca é a mesma coisa.

Autor:  Paulo Cruz [ 10 dez 2010 19:51 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Eu farto-me de me atirar para o lado!!! [bigsmile]

Autor:  Zé Martins [ 10 dez 2010 19:53 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Florival Faria Escreveu:
A descer todos santos ajudam... e tal... Ao que eu respondi: Pois é, mas pelos vistos a ti não te ajudam muito, o gajo deu meia volta e foi-se embora. :grrr:
[bigsmile]

Florival, obrigado desde já pela resposta! :okkk:
E fiz a pergunta decorrente da minha pouca experiência;
- nas descidas muito acentuadas até fico com a coração na boca, é mesmo preciso sensibilidade, muita técnica, calma e posição correcta acima de tudo... Diz também o Paulo Lança e muito bem que, por outras palavras, o travão da frente tem muito para dar...
A subir, só sei que não posso é parar, de resto punho trancado e fé em Deus....para além de tentar, claro, aplicar alguma leiga técnica...

Outra solução, é tentar ir atrás de si... :D :ave:

Autor:  Florival Faria [ 10 dez 2010 19:57 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Paulo Cruz Escreveu:
Eu farto-me de me atirar para o lado!!! [bigsmile]

:lotlol: :lotlol: :lotlol:

Autor:  RMDVENTURA [ 13 dez 2010 15:07 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Muito bom "mister" Florival! :ave:

Vale (e muito) a pena todos os minutos que se passam a ler este ensinamentos! O nosso obrigado!

Autor:  Diogo Lima [ 13 dez 2010 18:55 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Posição de condução em descida acentuada

Como sabem sou novo neste forum, só agora vi esta area das Tecnicas de condução. Fico contente que não tenham deixado este topico morrer.
Estamos sempre a aprender a andar e eu então a gatinhar.

Muito bom, vou estar atento e nos proximos passeios vou tentar aplicar alguns destes ensinamentos.

As descidas, já o Pedro BC me tinha dado a dica e aquela manhosa no Algarve, lá me safei.

Florival, obrigado pelo topico e pela experiencia que deixas a todos.

Autor:  Florival Faria [ 13 dez 2010 19:41 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Amigos, mudei o título ao tópico, porque quando comecei era só para dar umas dicas por ver muita gente atrapalhados nas descidas, mas depois chegou a este ponto que já não é so descidas e acho que assim fica mais de acordo com as disciplinas tratadas.

Obrigado amigos, é bom saber, quando tentamos ajudar alguem, que há reconhecimento :okkk: :okkk:

Autor:  JaimeX [ 13 dez 2010 21:02 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:
era só para dar umas dicas por ver muita gente atrapalhados nas descidas,


Grande Florival

O que não falta aqui é gente atrapalhada :nod:

Autor:  CSantos [ 14 dez 2010 11:45 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Florival Faria Escreveu:
Amigos, mudei o título ao tópico, porque quando comecei era só para dar umas dicas por ver muita gente atrapalhados nas descidas, mas depois chegou a este ponto que já não é so descidas e acho que assim fica mais de acordo com as disciplinas tratadas.

Obrigado amigos, é bom saber, quando tentamos ajudar alguem, que há reconhecimento :okkk: :okkk:

JaimeX Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
era só para dar umas dicas por ver muita gente atrapalhados nas descidas,


Grande Florival

O que não falta aqui é gente atrapalhada :nod:


[quote="Diogo Lima"]Como sabem sou novo neste forum, só agora vi esta area das Tecnicas de condução. Fico contente que não tenham deixado este topico morrer.
Estamos sempre a aprender a andar e eu então a gatinhar.

Muito bom, vou estar atento e nos proximos passeios vou tentar aplicar alguns destes ensinamentos.

As descidas, já o Pedro BC me tinha dado a dica e aquela manhosa no Algarve, lá me safei.

Tenho seguido este tópico com bastante interesse, também me lembro muito bem daquela descida manhosa no TransAlgarve que também me safei mas graças ao Pedro Neves e as suas dicas, senão tenho impressão que teria descido de forma muito diferente e mesmo assim desci com alguma atrapalhação.

Florival, desculpa a pergunta mas nesses assuntos de mecânica sou um pouco nabo (ou muito). O motor desligado nessas descidas acentuadas causará algum problema à moto? Senti-me mais confortável com o motor desligado.

Obrigado por este excelente tópico

Autor:  Pedro BC [ 14 dez 2010 13:34 ]
Assunto da Mensagem:  Re: Tecnicas base para condução todo terreno

Acho que a melhor forma de aprender e neste ponto o Florival seguramente me vai dar razão, É PRATICAR.

Malta pó terreno com elas, chafurdar na lama, mandar um tralhos na areia, fazer umas piruetas nas subidas manhosas e no fim, ao cabo de 1.235.458 tralhos, já sabemos que a moto tem duas rodas e motor, o que não é mau :D .

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