Alguns dias atrás, voltei a mimar novamente a minha KTM LC8 950 ADVENTURE
, colocando-lhe alguns acessórios que se revestem de grande importância no campo da protecção e não só.
Apesar de já vir muito bem equipada de série, onde se inclui uma ciclística muito eficaz e um motor que é uma fonte inesgotável de prazer, a LC8 possui, na minha opinião, algumas lacunas, as quais são simples de eliminar.
Começando pela área da protecção, apesar dos depósitos de gasolina serem de uma fibra muito resistente aos impactos, decidi não facilitar e recorri aos serviços da TOURATECH PORTUGAL, através do sempre disponível Rui Baltazar e esposa, para encomendar umas protecções laterais (”crash-bars”).
Contudo, não optei pelas protecções laterais da TOURATECH, mas sim pelas da SW-MOTECH, igualmente representadas pelo Rui Baltazar:
Optei pelas protecções desta marca, pelo facto de gostar do enquadramento das mesmas na LC8 e pelo facto de serem muito resistentes em caso de quedas laterais.
O meu companheiro de passeios, o Miranda, possui umas idênticas e, infelizmente
, já tombou algumas vezes, bem como já teve uma queda um pouco aparatosa em asfalto e as mesmas resisitiram de forma irreprensível aos impactos sofridos
Perante estes factos, não tive dúvidas na escolha.
Aliás, tombei no 2º PASSEIO SRMOTO KTM
e as mesmas apenas sofreram alguns ligeiros riscos.
São de boa qualidade, quer no material usado na sua construcção, quer na qualidade da pintura.
Possuem um reforço pelo interior da zona frontal da mota, que me parece capaz de evitar que as mesmas vão de encontro ao depósito de gasolina em caso de queda/acidente (espero nunca testar a sua eficácia…):
Apenas tive o cuidado de colar uma borracha no apoio que encosta ao quadro, de forma a evitar que o mesmo fique danificado (riscos):
Ainda no campo da protecção, o reservatório de óleo do travão traseiro encontra-se desprotegido e algo exposto aos “maus tratos”. Por isso, recorri à TOURATECH e coloquei uma protecção nesta peça de grande importância na mota:
Agora está devidamente protegida!
Também optei por proteger as zonas lateais do quadro contra os riscos causados pelo roçar das botas, situação fácil de acontecer.
Para esta zona, recorri aos serviços da SRMOTO, através do catálogo das “POWER PARTS” da KTM
, e coloquei umas bonitas protecções em plástico, que por sinal me parecem resisitentes:
A do lado do esquerdo obrigou-me a desmontar a tampa de série do pinhão de ataque, dado que esta protecção além de proteger o quadro, também faz de tampa do pinhão de ataque mais ao estilo Enduro:
Ficou com um “look” mais agrssivo, além de facilitar as operações de limpeza desta zona.
Para melhorar a condução em pé, montei os “elevadores” da KTM:
Aumentam a altura do guiador para 18 mm, que em teoria parece pouco, mas que na prática se sente e até torna a condução sentado mais agradavel, dando uma sensação de mais controle e conforto.
Voltando à TOURATECH, também montei um sistema de fechadura no compartimento dos fusíveis, dado que de série este apenas possui um parafuso de desaperto rápido:
Mas como já devem ter reparado, não coloquei a fechadura na posição recomendada pela TOURATECH
, mas sim na posição onde existia o tal parafuso de despaerto rápido, dado que a posição recomendada pela marca não era 100% eficaz.
Para esta operação, contei com a ajuda de outros 2 Motociclistas, o Francisco Narciso, o qual é um “artista” na arte do bricolage e tem sempre umas ideias interessantes
, bem como o David, o qual gosta de nos ajudar sempre nestas operações
.
Assim sendo, desmontamos este compartimento e após corta aqui e aperta ali, o sistema de fechadura ficou uma maravilha:
A peça adaptada que garante que a fechadura fique trancada de forma eficaz:
Agora já posso deixar objectos de valor com maior segurança e a caixa de fusíveis já não se encontra ao dispôr de brincadeiras de mau gosto.
Outro acessório que coloquei foi uma nova base no pedal de travão traseira, oriunda da TOURATECH:
Achava que a de série oferecia pouca base de pressão na actuação do pedal de travão traseiro, além de não ser articulado, podendo ficar danificada em caso de tombo.
Novamente com a preciosa ajuda do Francisco e do David
, foi-me possível adapatar a base da “top case” da GIVI na KTM:
Esta base possuía um apoio próprio para ser montada na V-Strom, não sendo compatível com a LC8. Mas com uma chapa de inox e com a habilidade destes 2 engenheiros, foi possível continuar a utilizar a mesma base e não ter que encomendar as peças necessárias à GIVI:
Apenas faltou tinta para pintar a parte inferior da chapa. Fica para uma próxima vez.
Outro acessório que passei da anterior mota para esta e que não tinha qualquer dificuldade de montagem, foi o apoio da RAM-MOUNT para o GPS, o qual ficou montado no lado esquerdo do guiador:
Como toque final na estética, colei na suspensão dianteira uns bonitos autocolantes com o novo logótipo da WP, os quais conferem à secção dianteira mais alguma agressividade e imagem “factory”:
Este novo logótipo está muito bonito e apelativo.
De destacar a qualidade do autocolante, o qual possui uma certa espessura e uma cola super aderente.
Colá-los foi uma odisseia…
E, por enquanto, é tudo em termos de acessórios!
Mas prometo mais novidades para breve, vindas de Itália e dos Estados Unidos da América
A minha “laranjinha” está, modéstia à parte, cada vez mais linda e cada vez mais a meu gosto.
Por fim, um agaradecimento MUITO especial ao Francisco Narciso e ao David pela sua disponibilidade e engenho na montagem de alguns destes acessórios, ao Miranda pela cedência da sua garagem para esta operação e também pela sua preciosa e sempre disponível ajuda e ao Pedro Freire pela paciência de assistir a estas operações
Também um GRANDE agradecimento ao Rui Baltazar e esposa da TOURATECH PORTUGAL, os quais após receberem todo o material numa quarta-feira, desenvolveram todos os esforços e medidas necessárias para que o material estivesse na sexta-feira nas minhas mãos, de forma a ir mais protegido para o passeio KTM
.
E, claro, à SRMOTO pelo seu GRANDE espírito “Ready To Race” no que respeita às “Power Parts” da KTM
.
Boas Curvas!