Data/Hora: 28 mar 2024 17:02




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 
 Cuidados ao comprar uma moto usada 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 16 mar 2010 17:54
Mensagens: 17
Mensagem Cuidados ao comprar uma moto usada
Comprar uma nova moto usada pode comportar alguns riscos :flush: :crybaby: que, numa unidade “zero quilómetros”, em condições normais, não se colocam. No entanto, ficam alguns cuidados antes de adquirir um motociclo usado

Motor :matrix:

O motor é o “coração” de uma moto, sendo merecedor de especial atenção pois, não se encontrando em bom estado de conservação, pode vir a dar grandes dores de cabeça ao longo da sua restante vida útil.
Exteriormente, deverá procurar nos locais onde se encontrem juntas, anilhas, vedantes e/ou O-rings, isto é, zonas de ligação entre peças, possíveis fugas de lubrificante, fluído refrigerante ou fumos de escape. As zonas mais salientes à vista desarmada são as juntas de cilindro e/ou culassa, tampa das válvulas. Depois, com o motor em funcionamento, procure ouvir algum ruído estranho ao funcionamento normal do motor, como um restolhar continuo; por vezes, tal ruído poderá significar o fim da vida da corrente de distribuição ou um tensor da mesma já fora da sua vida útil.
Ao atingir a temperatura normal de funcionamento do motor, acelere e desacelere rodando o punho com movimentos convictos mas breves; repare na cor do fumo que saia pelo escape: se este se apresentar denso e azulado quando em altas rotações, poderá ser indício de consumo de óleo. Caso isso suceda, estará perante um motor com falhas na estanquecidade da câmara de combustão, quer por vedantes, quer por segmentos – requerendo intervenção técnica.
O motor deve manter-se numa rotação de ralenti regular, sem grandes oscilações, a um valor que não seja demasiado alto nem baixo; caso não esteja conforme o manual, deve questionar a sua razão e repor na rotação correcta. Ralenti alto é sinónimo de consumo superior de combustível; ralenti baixo, prestações fracas em baixas rotações.

Quedas :pum2:

Devemos ter em especial atenção pequenos riscos, toques ou fracturas no quadro, braço oscilante, suspensões, pinturas mais recentes com/sem brilho, diferenças de tonalidade de cor, etc, que nos indicarão se o motociclo já sofreu alguma queda ou acidente ou reparação maior que tenha afectado a ciclística. Um dos pontos mais frágeis é a forquilha. Tenha bem em atenção a agilidade e orientação da direcção, bem como a suavidade de amortecimento. Desta forma sentirá os possíveis existentes empenos que à vista desarmada não detecta.
Com o travão dianteiro accionado, empurre-a com o seu peso, de forma a que a deslocação seja regular em todo o curso. Caso haja oscilação na resistência ao movimento, é motivo para se ter algumas preocupações.
Por fim, verifique se há alinhamento entre as duas rodas. Para tal, peça a alguém que ande a direito com a moto (sob terra, preferencialmente) na sua direcção, e mantenha-se no enfiamento desta. Os rastos / marcas traçadas no piso devem ser coincidentes. Caso não, já prevê o que significará.

Peças de desgaste

Existem elementos cujo desgaste, embora não seja grave, pode implicar despesas a curto prazo. :stupid:
Sao eles:
- Os pneus -ver a profundidade do desenho, o estado da borracha (ressequido ou não), gretas ou cortes;
- Estado dos aros (motociclos de fora de estrada) – procure se encontra empenos ou amolgadelas ao longo do perímetro do aro, derivadas a fortes embates em rolamento;
- As pastilhas e os discos de travão – sendo que nestes deve verificar a diferença da sua espessuras na banda onde actuam as pastilhas e fora desta;
- O(s) amortecedor(es) – exercer peso na moto e largar, sendo que esta deve voltar imediatamente à posição de repouso sem oscilar;
- A corrente de transmissão, cremalheira e pinhão - ver em que posição se encontram os afinadores da tensão desta, estado dos dentes, etc, se não se encontra gripado (o conjunto também) e se o seu desgaste não é excessivo (puxe-a na parte de trás da cremalheira e ela não se deve afastar desta);
- O escape – este por vezes tem o interior já deteriorado. Dê-lhe leves pancadas e, se ouvir barulho de bocados soltos no seu interior, é porque este se encontra em mau estado;

Estes são os pontos essenciais de inspecção de um motociclo usado. Contudo, não serão suficientes para garantir o bom estado do mesmo.

Questione sempre sobre onde foram realizadas as manutenções e/ou reparações a que por ventura já tenha sido sujeita. Procure assim obter o máximo de informação possível através do vendedor / proprietário.

Esta pequena dissertação :leiam: apenas serve como uma indicação, podendo obviamente ser complementada com mais aspectos; no entanto, tendo em conta os pontos enunciados, já se realizará uma boa compra, de certeza.
boas curvas, :friends:


18 mar 2010 13:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
[clap] [clap] [clap]


18 mar 2010 13:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Excelente Eng.! Belo contributo! :okkk:

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


18 mar 2010 14:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Excelente post :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


18 mar 2010 15:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Very nice! :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


18 mar 2010 15:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 09 dez 2009 12:08
Mensagens: 160
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
[clap] [clap]

_________________
F650 Dakar


18 mar 2010 18:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Bom post e também muito util! :thumbsup:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


19 mar 2010 10:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
só agora pude dedicar algum tempo a ler este post e concordo com tudo o que disse, muito bom post!
Há pessoas que compram as motas sem as ver... :lotlol:

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


19 mar 2010 14:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 mai 2010 11:18
Mensagens: 51
Localização: Beja - Portugal
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Obrigado! Tava a precisar de ler disto! :dance:

_________________
!GODSPEED!


27 mai 2010 13:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
este tópico devia ser fixo

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


16 set 2010 13:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
:pum2:

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


17 set 2010 12:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


24 out 2010 20:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Excelente contributo. :thumbsup:


24 out 2010 21:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Careca Escreveu:
só agora pude dedicar algum tempo a ler este post e concordo com tudo o que disse, muito bom post!
Há pessoas que compram as motas sem as ver... :lotlol:



As duas últimas que comprei... comprei sem ver :nod:

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


27 out 2010 22:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 fev 2006 11:27
Mensagens: 49
Localização: Stª Mª Feira
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Muito bom o "Topic"

E ja agora se me permitem acrescentar, existem alguma motos que é facil de verificar se já foram de competição, pois algumas pequenas peças têm de ser furadas para levar o respectivo selo de verificação...
Pessoal que anda na competição penso que pode especificar melhor que eu...como/quando e onde...

Abç

Carlos


13 out 2011 13:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Peças furadas?

Assisti a muita verificação de Enduro e TT cá em Portugal e não vi ninguém furar nada! Fazer umas marcações com tinta, isso sim, agora furar, só se for em uma outra modalidade.

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


13 out 2011 13:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
carocha Escreveu:
Muito bom o "Topic"

E ja agora se me permitem acrescentar, existem alguma motos que é facil de verificar se já foram de competição, pois algumas pequenas peças têm de ser furadas para levar o respectivo selo de verificação...
Pessoal que anda na competição penso que pode especificar melhor que eu...como/quando e onde...

Abç

Carlos


Nas verificações técnicas não se fura nada, marca-se com tinta os parafusos onde não se pode mexer

Algumas das partes que é preciso frear para se usar a moto em corrida(isto só se aplica às motos de estrada e por questões de segurança) bujon do oleo, tampa por onde se coloca o óleo, os parafusos das pinças de travão, tampa do radiador, e mais um ou outro. mas não é por aí, são pequenas peças que é muito facil de substituir, algumas até se compram no ebay a bons preços. Até há quem compre os parafusos previamente furados, é só trocar


No TT não é preciso frear nada, mas penso que nas verificações técnicas se usa tinta para marcar os parafusos do que não deve ser alterado...

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


13 out 2011 13:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 14 mai 2011 22:39
Mensagens: 361
Localização: espanha pais Vasco
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
pelo que li está muito bem. Pero para mim nao é, porque eu nao compro nada que seija usado mas nao estou contra o que se compra usado aliás há pessoas que fazem exelentes negocios em comprar usado. :nod:


13 out 2011 22:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 out 2010 19:29
Mensagens: 103
Localização: Estremoz
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
jcb.pt Escreveu:
pelo que li está muito bem. Pero para mim nao é, porque eu nao compro nada que seija usado mas nao estou contra o que se compra usado aliás há pessoas que fazem exelentes negocios em comprar usado. :nod:


Eu entao sou mesmo ao contrario!!em relaçao as motas so compro usado ate pneus compro tipo a 10€ com meio uso e ainda fazem um carradao de km, mas motas aquilo é material para "partir"= usar muito e desvalorizar por isso nao vejo vantagem de comprar novo nestes casos!

_________________
Beijos ou Abraços


20 out 2011 22:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Muito bom.

As variações de relanti têm como uma das causas o desgaste das valvulas, que é precoce nos modelos de 250 4T da nova geração, com elas em titâneo.

Há uma manha, que alguns fazem que é " abrir o ar ", ou acelerar o relanti, por assim a mota falha menos e parece estar tudo bem :okkk:

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


25 jan 2012 16:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2012 00:03
Mensagens: 464
Localização: Sintra
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Muito bom topico para quem como eu anda à procura de usado.

Já agora tambem acho que seria interessante referir algumas particularidades a ter em atenção relativas a cada modelo especifico.

Por ex, eu ando à procura de uma DRZ400E. Será que alem do exposto acima este modelo em particular tem algum "ponto fraco" que seja necessário particular atenção?

Os atuais proprietários de cada modelo serão os que melhor sabem destes aspectos espepecificos de cada modelo.

O que acham?

Eu sei que não é facil falar das coisas menos boas das nossas meninas mas pode ajudar aqui a comunidade na hora de escolher e fazer o investimento.


18 mar 2012 13:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 ago 2012 09:57
Mensagens: 458
Localização: Lousã - Coimbra
Mensagem Cuidados ao comprar uma moto usada
Camaradas,

Esta é e deverá ser uma das pricipais funções destes fórus...Grande Ajuda.

Bem sei que sou um prematuro neste fórum...mas não posso deixar de dizer que este é o de muitos fóruns, o que mais empatia e camaradagem tem para com os seus membros.

O MELHOR FÓRUM RELACIONADO COM TRAIL :ave:

Parabéns aos criadores e a todos os membros pelo bom ambiente que paira por aqui.

OBRIGADO

Um grande Abraço

_________________
"QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM"

Vespa 50 1998 - 2002
Honda XR125 2002 - 2009
Honda NX4 2009 - 2012
Yamaha XT660Z Ténéré 2012 - 2015
BMW F800 GS 2015


08 ago 2012 10:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
MUITO IMPORTANTE

NÃO COMPRAR MOTAS USADAS GAMADAS :pum2:

ACHO QUE É IMPORTANTE, POIS FALTA RELIGIÃO E MORAL AO POVO E AOS GOVERNANTES, MAS NO NOSSO CASO É MAIS DRÁMATICO. SÃO CADA VEZ MAIS AS MOTAS GAMADAS, O QUE QUER DIZER UMA COISA SIMPLES, EXISTEM CADA VEZ MAIS FILHOS DA put* A COMPRAR GAMADO E A DAR COBERTURA AOS FILHOS DA put* QUE ROUBAM

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


09 out 2012 12:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 jun 2011 18:25
Mensagens: 52
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Citar:
Por ex, eu ando à procura de uma DRZ400E. Será que alem do exposto acima este modelo em particular tem algum "ponto fraco" que seja necessário particular atenção?



O tensor da corrente de distribuição nos modelos anteriores a 2003, a bomba de agua e a verificação do aperto e posterior colagem da porca do carreto primário.


18 nov 2012 23:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 06 jun 2013 20:02
Mensagens: 18
Localização: Antwerpen - Belgie
Mensagem Re: Cuidados ao comprar uma moto usada
Sempre útil.....eu quando comprei a minha não reparei num buraquinho no escape....agora incha Manel


07 ago 2013 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.