Data/Hora: 28 mar 2024 16:55




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 112 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Como fazer umas malas!!! 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Como fazer umas malas!!!
Boas pessoal,

Então agora faltam-me umas malas!!!! :unibrow:

O ano passado tive uma experiência com o Nergal e decidimos fazer umas manualmente. Ficaram porreiras, sem grandes panisguisses, o que é certo é que fizeram uma viagem de 8.000kms com dias de chuva torrenciais, rasparam com os cantos no chão, serviram de macaco (por baixo da mota) aguentaram tudo e mais alguma coisa. Foram totalmente feitas á mão. Cortadas com rebarbadora (coisa que nunca nenhum tinha mexido até á data) e com rebites e silicone!

Então pensei, também vou precisar de umas, e em conversa com o Miguel Castro que tb queria umas decidimos pôr mãos á obra. Com a experiência anterior decidimos fazer uma coisa mais aprumadinha. Vai daí toca a tirar medidas (quase que batiam certo :D :rolleyes: ). (Mais tarde irão perceber porquê) lol

Antes de começar a postar as fotos do trabalho e preços do que se gastou, o que me levou a fazer as malas foi mais ou menos isto: (Claro que depois da experiência anterior isto nunca me passaria pela cabeça): Para quê comprar umas que custam cerca de 500/600 € ou até menos, numas usadas 350/400 € se realmente se podem fazer???
Se fizer umas que fiquem por 200€ (preço por cima) é muito dinheiro para gastar em gasolina. Além de que FUI EU que as fiz!!! Irão ficar perfeitas??? Não!!!! Mas eu vou andar com elas no mato, vão cair, vão riscar e tenho a vantagem de poder sempre repara-las sempre q se estraguem.

Aluminios com espessura de 2 mílimetros, com calhas incluídas, já tudo cortado: 117€ (as duas malas)
Rebites com cabeça em inox (mais resistentes): 7€

Ficam a faltar os cantos (que se colocam nos vértices), pegas e fechaduras.

Para já estão gastos: 124 € no total para as duas malas. Depois vou actualizando á medida que for consumindo material.
As fotos logo á noite ou amanhã já ponho, pois só hoje começa o bricolage.

Abraços!

_________________
Two Big for me...


30 mar 2010 15:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Mai nada , esse é o espírito :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


30 mar 2010 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Eu gosto é de ler tópicos destes, onde há entusiasmo e vontade de fazer coisas! Força aí Nuno! :okkk:

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


30 mar 2010 21:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
o entusiasmo foi só na primeira mala... [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] As minhas malas estão prontas. (faltam "pequenas arestas"). Ao Nuno ainda falta uma.. Ele tirou bastantes fotos depois fica aqui um DIY completo de malas..

Posso adiantar desde já que é um trabalho simples para quem TIRA MEDIDAS CERTINHAS, :stupid: :stupid: ... para quem tem uma boa maquina de rebites e de resto a maioria tem o material em casa (berbequim, etc)

O que posso dizer é que aquilo parece aguentar uma queda de um terceiro andar (carregada) e continuar inteira. :dance: :dance: :dance:

Para terem uma ideia... isto seria o objectivo (mais ou menos)...
Imagem


Abraços

_________________
AT -RDo7


30 mar 2010 23:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 jan 2010 06:01
Mensagens: 189
Localização: Barreiro
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Se puderem... arranjem-me as medidas pois queria fazer umas na empresa...

Os ferros, os fechos e o sistema de encaixe, onde arranjaram?

_________________
Um abraço,

pedro.spa

Yamaha XT 660 Z
Casal K-276
Casal Super Boss


31 mar 2010 03:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Já sei a quem vou "cravar" (pedir) para fazer umas malas pra mim pra futura :rlx:


31 mar 2010 08:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Eu tirei várias fotos mas a "Maria" ao passar para o PC apagou algumas, mas dá para ter uma ideia com as que tenho. Hoje mais ao final do dia já ponho aqui.

Um pormenor relevante: O Aluminio sai mais em conta se comprarem uma chapa inteira, o problema é depois para cortar. Pode ser com rebarbadora mas depois os cortes nunca vão ficar direitinhos. Não é grave que depois a calha tapa o interior, mas o ideal é vir já cortado ou se conhecerem alguem que tenha uma guilhotina melhor. Só para terem uma ideia, para mandar cortar as 4 malas pagamos de mao de obra cerca de 50€.
Rebites: Nos temos uma maquina toda XPTO mas ao fim de 300 rebites começa a perder o gaz, porque desgasta as garras.

_________________
Two Big for me...


Editado pela última vez por Nuno_Dias em 31 mar 2010 08:35, num total de 1 vez.



31 mar 2010 08:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
pedro.spa Escreveu:
Se puderem... arranjem-me as medidas pois queria fazer umas na empresa...

Os ferros, os fechos e o sistema de encaixe, onde arranjaram?


Pedro,

Depois dou-te as medidas. Quanto aos cantos e fechaduras é numa loja na baixa em Lisboa. Mais propriamente no Largo da Anunciada nº18. É uma loja que vende material de discoteca, malas para instrumentos, colunas etc...Fica perto do Coliseu!

_________________
Two Big for me...


31 mar 2010 08:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Isso está com muito bom aspecto Nuno, parabéns pelo trabalho! :okkk:


31 mar 2010 08:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
à maneira!!! :okkk:

Parabens pelo trabalho!

Aguardamos as fotos!

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


31 mar 2010 09:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Estou a gostar de ver. Estão bem porreiras. :thumbsup:


31 mar 2010 10:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
eu acho que vocês nao perceberam.. aquela foto era o objectivo.. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

As malas não estão nada parecidas com aquilo... Não se enganem. Aqui não há profissionais.. :lol: :lol: :lol:

_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Miguel Castro Escreveu:
eu acho que vocês nao perceberam.. aquela foto era o objectivo.. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

As malas não estão nada parecidas com aquilo... Não se enganem. Aqui não há profissionais.. :lol: :lol: :lol:



Epá...fala por ti e pelas tuas malas ok????? :ass: :ass: :ass:

_________________
Two Big for me...


31 mar 2010 11:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Tem juízo Nuno.. :D

Acho que vou comprar um kit destes.. Alguém experimentou isto? Parece facil...


_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 11:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Essa solda para a vossa construção , parece ser bom , bem trabalhado dá um acabamento impecável .
Não parece ser difícil de trabalhar e se for tão resistente como o gajo pinta no vídeo ...... :nod:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


31 mar 2010 11:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Miguel, nunca tinha visto isso e é uma boa dica, embora é uma solda que não "agarra" tão bem ao material soldado é uma boa solução para peças que não estão sujeitas a stress.
Basicamente é uma vareta de aluminio com zinco para baixar o ponto de fusão e assim poderes derreter a vareta e não o material que estás a soldar.

Eu até tenho máquinas MIG e TIG, mas é um pincel soldar aluminio, mesmo para quem tenha anos de experiencia. Também no meu negócio não utilizo aluminio.

Vou comprar umas varetas dessas para experimentar, parece-me uma boa solução para pequenas coisas.

Outra coisa, eu perfiro os rebites á soldadura para fazer malas, as malas estão sujeitas sempre a ter grandes danos com as quedas e tal, se forem rebitadas, basta tirares os rebites endireitares o que está torto e montares outra vez, coisa que soldadas não dá, ou melhor dá mas com muito trabalho.

Dias que rebitadora tu tens? eu tenho uma destas e tem uns 15 anos e parece que está sempre nova.

Imagem

Se alguem necessitar de cortar e quinar chapa e não se importe de ir a famalicão está á vontade, tenho quinadeira de guilhotina até 3metros e 14mm de espessura (acho)

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


31 mar 2010 12:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 out 2009 12:06
Mensagens: 208
Localização: Beja
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Já usei essa solda para fazer umas malas (ainda estão por acabar) e tenho algumas considerações a fazer:

1- têm que ter um bom maçarico, usei um daqueles pequenos e com pouca capacidade e o resultado é que tive que estar muito tempo a dar calor ao alumínio. Ao estar a dar calor por muito tempo a chapa de alumínio começa a dobrar e não fica encostada. Resultado a solda fica feia e a chapa de alumínio perde rigidez.

2- devem efectuar vários testes, antes de começarem na mala em si.

3- não é tão fácil como parece nos vídeos.

Essas estão bem mais perfeitas do que as minhas.

Vou ver se encontro algumas fotos das minhas ainda por acabar (as tampas foram cortada com medidas erradas e agora não tenho mais alumínio para remendar o facto. Ainda estou a tentar ver uma solução.)

Depois falta-me os suportes, mas enfim.

_________________
DL-650 K7 Blue


31 mar 2010 13:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Serôdio as malas foram todas rebitadas e quanto à sua resistência não tenho qualquer dúvida. O problema é que fiz mal as contas e os cantos de baixo ficaram com uma grande "abertura à agua". Uma das soluções é silicone ou um género de borracha liquida que tape os buracos. Outra solução é eu arranjar esta "solda" preencho todo o fundo com a solda ficando assim impermeável.. Acho que vou experimentar a solda.. O problema é que o representante é de Mirandela (não havia local mais central no país..) [bigsmile]
http://durafix.com.pt/

a maquina dos rebites que temos é tipo esta:

Modelo BM90 ou BM93 (não é propriamente uma "rebitadora" pequena)

http://www.bralo.pt/por/catremachadoras.shtml

_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 13:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Serôdio Escreveu:
Outra coisa, eu perfiro os rebites á soldadura para fazer malas, as malas estão sujeitas sempre a ter grandes danos com as quedas e tal, se forem rebitadas, basta tirares os rebites endireitares o que está torto e montares outra vez, coisa que soldadas não dá, ou melhor dá mas com muito trabalho.

Dias que rebitadora tu tens? eu tenho uma destas e tem uns 15 anos e parece que está sempre nova.



Boas Serôdio,
Nós também pusemos rebites pelo mesmo motivo que descreves. Ou seja em caso de amolgadela, tiras os rebites mudas a chapa e voltas a por. Fica nova outra vez. Já as inteiras....
A máquina que usamos é esta:
Imagem

O problema e já vai para a 2ª vez, é que as garras interiores começam a desgastar e deixa de dar aperto ao rebite. Usamos rebites com cabeça em aço e o resto é aluminio. Ja a mandamos reparar uma vez e foram 10€...agora fizeram 200 e tal rebites e tá na mesma!

_________________
Two Big for me...


31 mar 2010 13:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
bikekid Escreveu:
Já usei essa solda para fazer umas malas (ainda estão por acabar) e tenho algumas considerações a fazer:

1- têm que ter um bom maçarico, usei um daqueles pequenos e com pouca capacidade e o resultado é que tive que estar muito tempo a dar calor ao alumínio. Ao estar a dar calor por muito tempo a chapa de alumínio começa a dobrar e não fica encostada. Resultado a solda fica feia e a chapa de alumínio perde rigidez.

2- devem efectuar vários testes, antes de começarem na mala em si.

3- não é tão fácil como parece nos vídeos.

Essas estão bem mais perfeitas do que as minhas.

Vou ver se encontro algumas fotos das minhas ainda por acabar (as tampas foram cortada com medidas erradas e agora não tenho mais alumínio para remendar o facto. Ainda estou a tentar ver uma solução.)

Depois falta-me os suportes, mas enfim.



Obrigado pelo feedback.. Atenção que a foto não é das nossas malas.. [bigsmile] [bigsmile]
Em relação ao aluminio em falta arranjas facilmente e relativamente barato placas com 1,5 ou 2mm de espessura para acabares o trabalho :D :D

_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 13:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
já agora se alguém estiver interessado em comprar as varetas compensa bastante comprar em conjunto.. (penso que os maçaricos se comprem mais facilmente)

_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 13:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Serus Spielberg
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:31
Mensagens: 1570
Localização: Famalicão City
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Nuno_Dias Escreveu:
O problema e já vai para a 2ª vez, é que as garras interiores começam a desgastar e deixa de dar aperto ao rebite. Usamos rebites com cabeça em aço e o resto é aluminio. Ja a mandamos reparar uma vez e foram 10€...agora fizeram 200 e tal rebites e tá na mesma!


Essa até parece bem robusta ... a diferença deve ser os 15 anos que a minha tem, :D antigamente fazia-se coisas para durar.

Comprar em conjunto as varetas era uma boa ideia, mas com vocês ai em baixo e eu aqui em cima se calhar é dificil, não sei. Eu quero umas 10, é só para experimentar.

Eu maçarico já tenho.

_________________
".... a partir de agora é só estradões"
KTM 640 ADV


31 mar 2010 13:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 13:52
Mensagens: 73
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Miguel Castro Escreveu:
Tem juízo Nuno.. :D

Acho que vou comprar um kit destes.. Alguém experimentou isto? Parece facil...




Fdx oh Miguel só me apetece :pum: :grrr:

então eu ando à não sei quantos dias a dizer para comprarem um maçarico que tenho lá solda dessa e vcs não me ligam pevias e agora queres comprar isso? :sabe: [wink]

eu comprei um maçarico hoje que faz 750º (fdx quase 40€ até doeu) se isso funcionar bem sabes quem vai patrocinar o maçarico? sabes ?! sabes?!

_________________
Imagem


31 mar 2010 14:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Não explicas... Não dizes nada!! eu não adivinho.. É o Nuno que vai patrocinar pois claro [bigsmile] [bigsmile]

_________________
AT -RDo7


31 mar 2010 14:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Como fazer umas malas!!!
Epá Nergal, eu até te acho piada de vez em quando!
[:p] [:p] [:p]
E que tal dizeres assim quando estamos juntos: Epá tou a pensar comprar isto e custa "x" como é que é??????? :rlx: :rlx:

:stupid: :stupid: Daaaahhhhhh

:kiss: :kiss:

_________________
Two Big for me...


31 mar 2010 14:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 112 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.