Data/Hora: 28 mar 2024 23:53




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 246 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 10  Próximo
 Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Antes de mais não posso deixar de agradecer aos companheiros que viajaram comigo os primeiros dias .
Como muitos sabem , não sou de viajar com grandes grupos , sou mais do tipo solitário ou a 2 ou 3 no máximo . No entanto fiquei surpreendido com estes amigos , foi quase como se fossemos apenas 1 . Divertimento , boa disposição , stresseless , fiquei bastante confiante , que com as pessoas certas vai-se bem para qualquer lado o tempo que for preciso .
Pedro Cabral , Paulo Barroso , Luís Caetano , Nuno Ribeiro e Mário Guerreiro , da minha parte obrigado pelos bons momentos que partilhámos , com vocês , é para qualquer lado a qualquer altura .

Descobri uma falha no mapa da REIST , comercializado pela touratech e graças a essa falha , fiz dos tracks mais bonitos no Alto Atlas que já tinha alguma vez feito . Só tenho pena de não o ter concluído por falta de tempo e medo que a gasolina não chegasse , outro ponto que me levou a voltar para trás , foi não ter já qualquer tipo de alimento e saber que nunca o conseguiria concluir sem cair a noite .
Ficou marcado para a próxima .

O erro consiste na localização de Assermo . Para o mapa e para a realidade existe uma diferença de 200 kms .
No mapa está bem mais a Sul do que na realidade e diz ter asfalto , quando na realidade é um caminho de burros que liga a Tamzerit .

Realmente com o boca a boca fui dar a Assermo , uma petite village bem no meio de um oued com mais de 200 metros de largura e sem saída .
Só se viam mulheres , que se recusavam a falar comigo , aí entrou a Carla com a esperança de conseguir comunicar e sacar algumas informações , nada feito , ninguém falava Francês , para o nosso ouvido apenas emitiam sons como se tivessem a cantar .
Desapareceram pela aldeia acima a rir com a cara tapada , e nós cà em baixo sem saber bem o que fazer ....... aproveitávamos as vista estendidos ao sol , quando aparece um senhor , senhor esse que elas tinham pedido para ir lá abaixo que havia uns estranhos perdidos .....
Quando olhou para o mapa disse : cette carte n'est pas bonne e eu fiquei meio sem acreditar , olhámos um para o outro e decidimos ouvir a explicação do homem .....
Por nós não havia stress , afinal graças a isso fizemos uma pista espectacular . Voltámos para trás e descemos novamente para Toundoute à procura de uma pista alternativa que nos levasse para Tamzerit .
Finalmente encontrámo-la , mas avisaram-nos que a pista era muito demorada de fazer , e por esta altura já tinha feito uns bons 90 kms e passava da 1 da tarde ....... a pista era coisa para 140 kms ...... conclusão , voltar a Skoura , onde tinhamos pernoitado , abastecer e seguir em direcção a Ourzazate , pois sabia pelo mapa que havia uma route que nos levaria a Tamzerit (uns 10 kms antes de Ouarzazte para Norte no sentido Demnate ) e que hipotéticamente passaria por Assermo ( coisa que nunca aconteceu , pois Assermo não está ali ! )

Foi uma decisão fantástica , atravessar o Alto Atlas pela R307 é algo que fica na memória para sempre , aquilo é meio pista meio route .
Vales lindíssimos , ricos em cores , vermelhas das terras , farturas de verdes , esquilos a fugir à frente da mota , aldeias escavadas em montanhas ...... fiz 1 bilião de curvas , sinceramente já estava farto de tanto curvar ( nunca me tinha imaginado a dizer uma coisa destas ) .

Deixo aqui uma selecção de fotos e um compacto dos vídeos que fizemos :




_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 11:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2010 08:59
Mensagens: 543
Localização: Alcobaça
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
aiaiai :grrr: :grrr:

eu já todo contente a pensar que ia ver uma fotos.. :pum2: :pum2:

_________________
XTZ660 TÉNÉRÉ


27 abr 2010 11:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 out 2009 18:34
Mensagens: 103
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop) :pop) :pop)

_________________
“Two roads diverged in a wood, and I…
…I took the one less travelled by, and that has made all the diference”

in The Road not Taken, Robert Frost, 1874 - 1963

BMW R1200 Gs '08 >> Lisboa


27 abr 2010 11:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop) :pop) :pop)


27 abr 2010 12:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Paulo Lança Escreveu:
em breve ........ [wink]


Isto não se faz :angry: eu a pensar que já tinha as fotos.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


27 abr 2010 12:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 fev 2010 23:29
Mensagens: 917
Localização: Imbicta carago!
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
é só pa dar tanga...tb vim ao engano... :lol:

_________________
Enjoy pain while living ... as death will not provide such pleasure :-)


27 abr 2010 13:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Então, e as fotos? :zum:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


27 abr 2010 14:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 09 dez 2009 12:08
Mensagens: 160
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop)

_________________
F650 Dakar


27 abr 2010 14:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
eu ja vi algumas hihihihihi mas nao conto onde.... ihihihihih :rlx:

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


27 abr 2010 14:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Ricardo Andrés Escreveu:
eu ja vi algumas hihihihihi mas nao conto onde.... ihihihihih :rlx:

:pum2: :pum2: :pum2: :pum2: :pum2:


27 abr 2010 14:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Lança nem uma mensagem mandas-te ao teu amigo Nick! Fico triste, sei de gajos que recebiam todos os dias uma mensagem, eu sempre a pensar em vós e nem uma mms com um por do sol africano recebo! :grrr:

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


27 abr 2010 16:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Tadinho do Nico , deixa lá isso , eu só respondia a quem perguntava , no entanto para ti há uma prendinha [wink]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 16:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Paulo Lança Escreveu:
Tadinho do Nico , deixa lá isso , eu só respondia a quem perguntava , no entanto para ti há uma prendinha [wink]



A sério? :yesss: eh eh agora tás-me a deixar curioso! :clapp:

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


27 abr 2010 16:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Nicholas Escreveu:
A sério? :yesss: eh eh agora tás-me a deixar curioso! :clapp:


Não é só para ti , é para nós os dois [wink] tratamos disso em Moncorvo :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 16:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Bem , indo ao que interessa .

Desta vez a viagem foi planeada de uma maneira um pouco diferente , ou seja , não foi planeada .
O GPS foi , sem tracks nem rotas programadas , apenas para servir de ajuda à navegação .

O objectivo era andar livremente sem nada pré-estabelecido , usar o mapa em papel e falar com as pessoas à procura de indicações quando necessário .

A coisa resultou em pleno , senti-me a viajar livremente sem estar #preso# a uma "linha" .
Resultou em alguns enganos , enganos esses que se vieram a revelar uma surpresa , quer pelas pistas feitas por acaso , quer pelas paisagens que surgiam sem aviso e nos deixavam de queixo caído .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 16:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Scuba Doooooo
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 21:22
Mensagens: 1704
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
é o conceito... :dance: viagem sem objectivos de tempo... para mim andar stressado porque tem de se fazer determinados quilómetros não gosto!

_________________
Imagem

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com


27 abr 2010 17:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop)


27 abr 2010 19:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 mai 2009 10:36
Mensagens: 221
Localização: Faro
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop)
Aguardo desenvolvimentos! :)
Gravaste o track feito? Isso vale muito!

_________________
Rui Puga
KTM 990Adv
Faro


27 abr 2010 21:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Rui Puga Escreveu:
:pop)
Aguardo desenvolvimentos! :)
Gravaste o track feito? Isso vale muito!


Não gravei Rui , o track ía-se apagando a ele próprio pois acho que só aguenta uns 800 ou 900 kms ....... e como não sei gravar no cartão .

No entanto consigo explicar por onde andei e como lá ir parar .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 21:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Descobri uma falha no mapa da REIST , comercializado pela touratech e graças a essa falha , fiz dos tracks mais bonitos no Alto Atlas que já tinha alguma vez feito . Só tenho pena de não o ter concluído por falta de tempo e medo que a gasolina não chegasse , outro ponto que me levou a voltar para trás , foi não ter já qualquer tipo de alimento e saber que nunca o conseguiria concluir sem cair a noite .
Ficou marcado para a próxima .

O erro consiste na localização de Assermo . Para o mapa e para a realidade existe uma diferença de 200 kms .
No mapa está bem mais a Sul do que na realidade e diz ter asfalto , quando na realidade é um caminho de burros que liga a Tamzerit .

Realmente com o boca a boca fui dar a Assermo , uma petite village bem no meio de um oued com mais de 200 metros de largura e sem saída .
Só se viam mulheres , que se recusavam a falar comigo , aí entrou a Carla com a esperança de conseguir comunicar e sacar algumas informações , nada feito , ninguém falava Francês , para o nosso ouvido apenas emitiam sons como se tivessem a cantar .
Desapareceram pela aldeia acima a rir com a cara tapada , e nós cà em baixo sem saber bem o que fazer ....... aproveitávamos as vista estendidos ao sol , quando aparece um senhor , senhor esse que elas tinham pedido para ir lá abaixo que havia uns estranhos perdidos .....
Quando olhou para o mapa disse : cette carte n'est pas bonne e eu fiquei meio sem acreditar , olhámos um para o outro e decidimos ouvir a explicação do homem .....
Por nós não havia stress , afinal graças a isso fizemos uma pista espectacular . Voltámos para trás e descemos novamente para Toundoute à procura de uma pista alternativa que nos levasse para Tamzerit .
Finalmente encontrámo-la , mas avisaram-nos que a pista era muito demorada de fazer , e por esta altura já tinha feito uns bons 90 kms e passava da 1 da tarde ....... a pista era coisa para 140 kms ...... conclusão , voltar a Skoura , onde tinhamos pernoitado , abastecer e seguir em direcção a Ourzazate , pois sabia pelo mapa que havia uma route que nos levaria a Tamzerit (uns 10 kms antes de Ouarzazte para Norte no sentido Demnate ) e que hipotéticamente passaria por Assermo ( coisa que nunca aconteceu , pois Assermo não está ali ! )

Foi uma decisão fantástica , atravessar o Alto Atlas pela R307 é algo que fica na memória para sempre , aquilo é meio pista meio route .
Vales lindíssimos , ricos em cores , vermelhas das terras , farturas de verdes , esquilos a fugir à frente da mota , aldeias escavadas em montanhas ...... fiz 1 bilião de curvas , sinceramente já estava farto de tanto curvar ( nunca me tinha imaginado a dizer uma coisa destas ) .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


27 abr 2010 22:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 out 2009 18:34
Mensagens: 103
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
:pop) :pop) [hum] [hum]

_________________
“Two roads diverged in a wood, and I…
…I took the one less travelled by, and that has made all the diference”

in The Road not Taken, Robert Frost, 1874 - 1963

BMW R1200 Gs '08 >> Lisboa


27 abr 2010 22:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
[hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] [hum] tens de me mostrar esse mapa :P

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


27 abr 2010 23:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 27 abr 2010 23:22
Mensagens: 1
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Às vezes há mal-entendidos ou erros, nossos ou dos autores dos mapas, a propósito de nomes muito parecidos, que não são familiares a europeus e que se escrevem e pronunciam quase da mesma maneira. Consequência de dialectos ligeiramente diferentes, falados no país. Há pelo menos dois nomes de aldeias com "Assermo", na região onde andaram: Agoumad n'Assermo http://www.revafrique.com/geographie/vi ... 88958.html e Tarhia N'assermo, perto de Agoudim http://www.revafrique.com/geographie/vi ... 13818.html .

A R307 é de facto descrita por vários como um dos trajectos mais bonitos do país: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=949300 . Boa história. E o Ted Simon concorda com o mestre Lao Tzu: é quando os planos saem furados ou nem se chegam a fazer que a verdadeira viagem começa. [wink]


27 abr 2010 23:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 mai 2009 10:36
Mensagens: 221
Localização: Faro
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Paulo Lança Escreveu:
Rui Puga Escreveu:
:pop)
Aguardo desenvolvimentos! :)
Gravaste o track feito? Isso vale muito!


Não gravei Rui , o track ía-se apagando a ele próprio pois acho que só aguenta uns 800 ou 900 kms ....... e como não sei gravar no cartão .

No entanto consigo explicar por onde andei e como lá ir parar .


Acho que vou aproveitar que tens a memória fresca para te fazer uma visita! :D

Com os GPS cheios de tracks e o hábito que criámos de os consultar, na maior parte das vezes acabamos por perder estas experiências fantásticas!

_________________
Rui Puga
KTM 990Adv
Faro


28 abr 2010 07:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Marrocos - colado aos Desert Riders by Paulo e Carla 2010
Baraka Escreveu:
A R307 é de facto descrita por vários como um dos trajectos mais bonitos do país: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=949300 . Boa história.


É exactamente essa , Baraka , não há fotos que façam justiça ao que ficou gravado na memória , tenho umas fotos que logo à noite já as meto aqui .

Quanto ao Assermo , realmente existem essas duas , mas ......... no mapa da Reist , parece que juntaram as 2 em apenas uma e colocaram-na onde acharam que dava mais jeito ....... nem Tamzerite está no local correcto [bigsmile]

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


28 abr 2010 08:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 246 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 10  Próximo


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.