Data/Hora: 28 mar 2024 13:06




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu" 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Espero ajudar com a descrição deste acidente a mim ea todos que possam vir a passar por situação semelhante.

Vou começar pela descrição do acidente que ainda está cá todo na minha memória.

Vinha de um FDS fantástico que foi o passeio do BC em Mil Fontes. Comecei logo bem. Quando arranquei de Mil Fontes para St.º André o pior que fiz foi não levar, botas, armadura drenaline, joelheiras e as calças e arrumei este material de protecção mais as malas no carro do Hegos que foi conduzido pela Cláudia.

O acidente deu-se entre Porto Covo e Sines pelas 19.30 h ( acabado de anoitecer ), foi tudo muito rápido e é estas ocasiões para quem já passou por situações deste tipo sabe que o nosso cérebro dispara a 200 e tal à hora.

Mantinha uma velocidade constante perto dos 90 kms, havia algum transito na direcção que seguia, ultrapassando carro após carro. Repentinamente a roda da frente vazou, ainda não sei a causa, mas a partir daí devo ter tido cerca de 6 ou 7 segundos de pesadelo. Sem direcção accionei o travão de trás, não quis nada com com o da frente e ao mesmo tempo tirei acelerador. Penso que consegui reduzir para os 60 kms.
A partir deste ponto é que as coisas começaram a andar mais devagar, assumi o despiste logo no alcatrão, optei por não cair no tapete, pelo trânsito e por estar vestido com calças de treino de ir ao morango e respectivas sapatilhas, só tinha o casaco Bering, luvas e claro, o capacete.

Por acaso conhecia bem o lado esquerdo da estrada que é uma zona de pastagens com dunas muito perto. Não tendo bem a percepção do lado direito ( mais tarde observei que tinha uma vala com cerca de 1 metro de profundidade), instintivamente inclinei o corpo para o lado esquerdo sem virar muito a direcção, atravesso a faixa contrária(não havia trânsito), ao chegar à berma, baixo-me sobre a moto agarrando-a bem e ao mesmo tempo caindo de costas para uma vedação (sabia que lá estava), escolhendo bem o momento exacto para passar entre postes( passei a meio).

Com agarrado a +-200 kg, a empurrar-me pela berma em suave declive, mas com dois ligeiros degraus fechei os olhos e preparei-me para o embate ao mesmo tempo que da minha boca saia um AIIIII :anjo: !!! Primeiro impacto forte, segundo impacto com mais violência. E "voilá" já a pastar entre as dunas e a estrada. Por incrível que me estava a parecer, fiquei novamente com as costas voltadas para a vedação, a mota e eu tinha embatido no segundo socalco e tínhamos rodopiado em pirueta por cima de uma vedação com 1 arame a 30 cm de altura, com mais dois fios eléctricos por cima deste. A vedação ficou tal e qual como estava( uma das minhas sete vidas deve ter ficado aqui). Levantei-me devagar, tirei o capacete, luvas, ao mesmo tempo sentia alguma coisa muito quente (Fricção em alguma coisa, talvez um dos fios) na perna esquerda na zona da virilha.
Um casal de velhotes do último carro que tinha ultrapassado, pararam e chegaram ao local onde estava (1 metro e meio abaixo da estrada) e perguntaram se estava bem. Baixei as calças :ass: olhei e por palpação cheguei à conclusão que não tinha nenhum corte na virilha. Respondi que estava bem que me doía um pouco a parte superior das costas na zona esquerda da coluna vertebral.

Estava um pouco tonto, mas lúcido, ainda consegui cravar 1 cigarro :rlx: ao velhote, que ajudou a pôr a moto no descanso. Mais um erro, levantei a mota sozinho, sem grande esforço mas não devia ter feito.

Sabia que a Cláudia (o Hegos não sabia), deveria estar atrás de mim, mas quando telefonei já tinha passado pelo carro dos velhotes na berma. Era impossível ver-me por causa do declive e passou comentando" esta gente estaciona em cada sítio!!!"

Encurtando A Cláudia e o Hegos levaram-me para as urgências do Hospital do Litoral Alentejano ( fui deitado no banco da frente). Não quis chamar as o 112 porque parece que por aqui não à muitas macas de imobilização por vácuo. Levei outro raspanete dos Médicos :pum2: no Hospital.

Após 3 horas, entre raio x e tac, farto de ver o tecto dos corredores dos vários pisos e das pancadas secas que o raio dos auxiliares( deveriam ter carta de condução para macas!!! :stupid: :anjo: ) faziam chegar à zona afectada da minha pessoa.

O diagnóstico era então....

CONTINUA APÓS O JANTAR ...r

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


23 mar 2011 20:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras!


23 mar 2011 21:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 01 jan 2010 19:46
Mensagens: 169
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Nessas situações de furo no pneu da frente costumo fazer um cavalo !!

As melhoras


23 mar 2011 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Livra..... As melhoras rápidas pá!!!

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


23 mar 2011 22:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Victor Ramos Escreveu:
Nessas situações de furo no pneu da frente costumo fazer um cavalo !!

As melhoras


Não sei como se faz!
:D
Mas também com 46 ano, nem quero saber como se faz.

Esqueci de dizer após esta epopeia, fiquei com um lindo colar cervical de esponja à volta do pescoço!

O Médico ortopedista decidiu oferecer, porque esta coisa hoje em dia já se paga...

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


23 mar 2011 22:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Que aventura do caneco Carlos!

Votos de rápidas melhoras.
Abraço.

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


23 mar 2011 23:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
cfs Escreveu:
Que aventura do caneco Carlos!

Votos de rápidas melhoras.
Abraço.


Não foi uma aventura, foi um grande pesadelo :confused:

Posso estar enganado, mas também não sei, mesmo imaginando que estava com todas as protecções que tenho ou que deveria levar(obrigatoriamente), faltando o leath brace.

acho que teria escolhido outra trajectória para despiste.

Que acham???

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


23 mar 2011 23:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Realmente... :eek: As melhoras rapaz!
La está a cena das protecções...Mas ias coo tantas e tantas vezes andamos!

_________________
Two Big for me...


23 mar 2011 23:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Dia 29 deste mês tenho nova consulta/tac e outros exames para saber como está a recuperação. espero que seja boa. Senti-me bem no dia seguinte ao acidente e fui trabalhar.
Identifico isso como "podia ter sido muito m, :lotlol: as muito pior!

Tentem contribuir com mais para chegarmos a uma conclusão, mesmo em termos da nossa segurança!

Obrigado pelas palavras animadoras que tem-me chegado de variadas formas!

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


24 mar 2011 00:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Viva a vida rapaz!

-eu sei bem o que isso é...
-Não sabe, não. não tem osso partido!
-Isso é que tenho e vai ficar para o resto da vida.

agora, mas a sério.
contigo, já somos dois a fracturar a espinhosa. no meu caso foi a espinhosa de C7. mas isso pouco importa.
o que acho importante é estarmos vivos para contar a historia. isso sim é o que importa!

Quanto ao resto: eu ia entre 2 a 5 km/h e ainda fiquei pior, como deves ter conhecimento. acidentes acontecem!
agora não vale de muito pensar se teria sido melhor atirares-te para o chão noutro local. isso para mim é sempre uma incerteza! assim como no meu caso se não teria sido tão grave se tivesse em cima dos ombros. não sei e acho que ninguem sabe, na minha opinião. cada caso é único, nunca se repete.


Resta-me desejar-te as melhoras e que a recuperação, mesmo que lenta, ocorra na perfeição; ou seja; que a fractura consiga unir para que não fiquei com uma pseudo-atrose, como eu (continuo a sentir dores nas mudanças de tempo).

Quanto a teres levantado a mota: felizmente não agravou a lesão.
Agora para todos: se sentirem dores na zona da coluna cervical após uma queda/acidente, o melhor é ficarem o mais imóveis possivel, pois apesar de (poderem) terem danificado a parte ossea da coluna, podem não ter danificado a medula, que é o mais importante, mas ao movimentarem-se podem-na danificar.
soube de miudos que foram andar de bicicleta, que cairam e depois puseram-se me pé como se nada tivesse ocorrido. com a queda danificaram a parte ossea mas não tinham danificado a medula, por isso é que conseguiram porem-se em pé, mas depois ao mexerem-se (em pé) ofenderam a medula e ficaram paraplegicos. isto são casos reais!

quanto a maca insuflavel: acho que alguem tirou fotos da minha maca e que me lembre, não era insuflavel. apenas me colocaram um colar cervical rigo quando estava no chão e depois amarraram-me à maca. bem nesse dia, roguei tantas pragas aquelas malditas curvas na estrada pois apesar de amarrado, em cada curva o meu corpo abanava e eram dores por todo o lado.
assim como disses-te e bem, senti todas as pequenas areias nas rodas da maca dentro do hospital e tambem me fartei de ver todas a rachas existentes nos tetos dos vários locais por onde passei, nos primeiros dias.

Mais uma vez, desejo-te as melhoras e não adianta pensar no passado. aconteceu!
felizmente já andas a pé e pelos vistos retomas-te quase a vida normal.
se precisares de alguma ajuda, conselhos, etc..., apita (96sete26nove063).

Abraço e boa recuperação.

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


24 mar 2011 02:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2010 11:51
Mensagens: 1993
Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Amigo Carlos, as rápidas melhoras e que fique sarado como deve de ser... :(

_________________
A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


24 mar 2011 08:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras Carlos!!


24 mar 2011 08:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras Carlos , vai com jeitinho , não abuses e recupera bem .

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


24 mar 2011 09:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 jun 2009 22:28
Mensagens: 479
Localização: Loures
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
...as melhoras Carlos, agora é preciso paciencia para que fique tudo a 100%.

tira-se uma lição...nem que seja par ir ao café...proteções são essenciais.

Eu pessoalmente fiquei vacinado com uma queda na minha 1ª semana com a minha 1ª mota, há 18 anos atrás com um fatinho de treino e tenizinhos em cima do pelo. Foram muitas as dores por queimadura e dois anos de trabalho arduo para um Campeonato Internacional de atletismo que tinha daí a 2 semanas tudo por água abaixo. :cachaço:

Desde aí nem que seja para fazer 1000mt, tudo o que tiver de proteções são vestidas, levo ás vezes mais tempo a vestir as proteções do que a fazer o percurso. LOL

_________________
Vítor Costa
(Ténéréoólico)

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc


24 mar 2011 09:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mensagens: 1007
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Olá Carlos,

Como deves calcular desejamos que tenhas uma rápida recuperação, e mais uma vez nos lembramos todos (principalmente a nós próprios) o quanto importantes são as protecções.

Infelizmente tb já tive um pequeno episodio desses, ali para os lados da comporta, e posso-te dizer que na altura fiquei bastante impressionado com as condições que os bombeiros que me assistiram que apesar de terem 1 especializado e 50 (des)ajudantes, estavam muitissimo bem equipados, incluindo maca de imobilização insuflavel. Mesmo no Hospital de Santiago do Cacém, uma unidade nova, foi tudo (dentro do possivel) impecavel. Só não me deixavam comer, e estava esganado :cachaço: .

Levantar a mota depois de cair!? tss tsss.... os amigos, curiosos, e penetras que ajudem! :D

Abraço e rapidas melhoras

_________________
Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


24 mar 2011 11:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 nov 2010 13:21
Mensagens: 931
Localização: Cantanhede/Coimbra
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras rápidas Carlos!

_________________
"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos!"


24 mar 2011 11:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Boa recuperação :okkk: Calminha para isso ir ao sítio como deve ser!


24 mar 2011 12:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras e uma recuperação com cabecinha!!!

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


24 mar 2011 14:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Pessoal obrigado elas palavras, faz sempre bem a um ego machucado. :thumbsup:

Agostinho pelo que reli do teu caso, foi muito mais grave do que o meu. Uma das apófises, não sei se a lateral inferior ou a superior está a 4,18 mm da vértebra, o Médico disse que será impossível que ela volte a colar.

Vejo que o o RM que escrevi não está cá, no entanto aqui vai outra vez:

"TAC REGIAO COCCIGEA

TC COLUNA CERVICAL E CHARNEIRA OCCIPITO-VERTEBRAL

O exame foi realizado por aquisição helicoidal com reformatações para planos axiais, sagitais e coronais.

Não encontramos referenciáveis alterações tomodenssitométricas nas estruturas para-vertebrais estando bem definidos os diferentes planos teciduais profundos.

Não encontramos alterações na morfologia do dente de axis que se apresenta equidistante em relação aos maciços laterais do atlas. Há também regular relacionamento entre o arco anterior de C1 e a apófise odontóide.

Não encontramos Não encontramos alterações nos relacionamentos articulares entre os côndilos do occipital e os maciços do atlas. Não encontramos igualmente alterações no relacionamento entre os maciços articulares laterais de C1 e C2.

Está respeitada a amplitude do canal raquidiano e dos canais de conjugação.. Existe normal definição da imagem medulare do espaço subaracnoideu envolvente.

Existe regular posicionamento das amígdalas cerebelosas.

Existe sinais de fractura nas extremidades da apófise espinhosa de C6 com ligeiro afastamento dos topos ósseos.

Não encontramos outras valorizáveis alterações morfológicas vertebrais. Está respeitada a amplitude do canal raquidiano e existe normal permeabilidade e morfologia nos canais de conjugação."


Não me soa mal de todo. Penso que poderia ter sido bem pior.

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


24 mar 2011 15:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Carlos, já agora, 2 perguntas em relação à queda e protecções usadas:

Referiste no outro dia do leatt-brace, mas isso que partiste foi no pescoço ou na coluna (desculpa lá o meu desconhecimento de anatomia)? E deveu-se à compressão da coluna ou ao choque da coluna com o chão?

A 2ª questão é: a gravidade dos danos nas costas achas que teria sido minimizada por uma protecção de costas mais forte?

Pergunto isto, pois por exemplo no meu caso tenho 2 blusões, num deles a protecção é mole (preparada para aguentar choques pequenos sem aleijar, creio) e permite-me dobrar a coluna para trás, enquanto noutra a protecção é dura e é daquelas que não permite as costas dobrarem para trás (preparada para embates mais forte?), e tenho andado na dúvida sobre com que protecção devo andar, qual me protege melhor).

Abraço.

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


24 mar 2011 15:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
CSantos Escreveu:
subaracnoideu
Está respeitada a amplitude do canal raquidiano e existe normal permeabilidade e morfologia nos canais de conjugação."
Não me soa mal de todo. Penso que poderia ter sido bem pior.


Não te soa mal???? Isto é português? :lol: :lol: :lol: :lol:

_________________
Two Big for me...


24 mar 2011 15:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
cfs Escreveu:
Carlos, já agora, 2 perguntas em relação à queda e protecções usadas:

Referiste no outro dia do leatt-brace, mas isso que partiste foi no pescoço ou na coluna (desculpa lá o meu desconhecimento de anatomia)? E deveu-se à compressão da coluna ou ao choque da coluna com o chão?

A 2ª questão é: a gravidade dos danos nas costas achas que teria sido minimizada por uma protecção de costas mais forte?

Pergunto isto, pois por exemplo no meu caso tenho 2 blusões, num deles a protecção é mole (preparada para aguentar choques pequenos sem aleijar, creio) e permite-me dobrar a coluna para trás, enquanto noutra a protecção é dura e é daquelas que não permite as costas dobrarem para trás (preparada para embates mais forte?), e tenho andado na dúvida sobre com que protecção devo andar, qual me protege melhor).

Abraço.


Carlos, a Cervical 6 fica mais ao menos à mesma altura dos ombros:Imagem

E o que fracturei foram as extremidades das apófises espinhosas:Imagem
Essa coisinha espinhosa com duas pontas.

Foi o choque, os impactos directos fortes no capacete foi o que senti. Não sei se houve compressão, mas eventualmente se houvesse devia ter tido problemas a nível dos tecidos musculares e até das próprias vértebras, não sei sinceramente talvez alguém aqui do fórum consiga explicar melhor.

Em relação ao equipamento, mesmo que estivesse todo bem protegido, suponho que iria amortecer melhor o impacto do despiste no solo. Como te disse com o leath brace neste caso, talvez absorvesse mais a pressão e oscilação a nível do pescoço que senti. A armadura drenaline rigida que tenho(se tivesse com ela) amorteceria com certeza mais a força impacto na zona que fracturei.
Pessoalmente e para esta situação não queria uma mole, mas também não tenho certeza do que estou a dizer.
No entanto para aqueles passeios que damos, prefiro a rígida porque já me deu provas de proteger mais área do que as protecções moles.

Mas uma coisa que estou a pensar neste momento, é que deveria ter enchido os pneus com a pressão exacta para estrada(mais um erro crasso).

Ainda não vi o furo, mas desconfio que a câmara de ar dupla da roda da frente deve estar trilhada. Será que valerá a pena pôr um daqueles fixadores para não rodar dentro do pneu?

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


24 mar 2011 18:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Nuno_Dias Escreveu:
CSantos Escreveu:
subaracnoideu
Está respeitada a amplitude do canal raquidiano e existe normal permeabilidade e morfologia nos canais de conjugação."
Não me soa mal de todo. Penso que poderia ter sido bem pior.


Não te soa mal???? Isto é português? :lol: :lol: :lol: :lol:


Nuno,o nome sim sou mal :D . oO que não não soa mal é saber que essa área está conforme os parâmetros normais, pelo menos é o que está descrito no RM.

Dia 29/03 tenho uma série de perguntas para fazer na consulta.

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


24 mar 2011 19:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 28 dez 2009 05:33
Mensagens: 34
Localização: Lisboa
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
Boas.

As rápidas melhoras. Com calma e cabeça, isso vai ao sitio :okkk:

Boas curvas


25 mar 2011 07:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 30 abr 2009 14:21
Mensagens: 730
Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem Re: "Lesão do mau, foi o melhor que aconteceu"
As melhoras.
Um abraço

_________________
felizes daqueles que na viagem chamada vida sonham e vivem os seus sonhos.


25 mar 2011 21:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.