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Eu nunca daria 4.000 € por uma AT, até pode ser um modelo recente, mas a sua concepção é velha como a Sé de Braga.
Sé essa que se mantem majestuosamente de pé até hoje, apesar da sua concepção ser datada de à quase mil anos...
Os componentes que ficaram obsoletos na Africa Twin podem ser facilmente actualizaveis. Uma Africa Twin pode ver o seu peso aligeirado até ao das concorrentes e a sua suspensão pode ser evoluída até onde a carteira deixar.
Em relação à performance, trata-se de uma situação de compromisso, na At a Honda apostou na fiabiidade em detrimento da performance.
A meu ver foi uma aposta ganha, basta ver a procura e o valor que estas "antiguidades" ainda têm.
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As AT que valem esse preço são as mais recentes, logo as RD07a, ou seja as piores das AT, as que não regulam suspensões e estão claramente mais adaptadas ao alcatrão e que mais se afastaram do mato, para comprar uma AT só mesmo uma idêntica à que tinha o Paulo Big, a velhinha e verdadeira RD04 e essas descobrem-se por 2.000 e poucos euros.
A RD07 é mais leve e tem o centro de gravidade mais baixo, é mais potente e consome menos. Julgo que tem a mesmas afinações de suspensão que a rd04, compressão no amortecedor e ar na suspensão dianteira.
A rd07a é a que consome menos de todas, a que tem a electrónica mais evoluida e a que tem pior pintura do quadro.
Todas partilham o mesmo motor, logo as mais antigas (rd04) estarão eventualmente mais "cansadas".
Para além disso, praticamente nada existe no mercado de acessórios para as rd04 , inclusivamente, a própria Honda já não comercializa muitas ou a quase totalidadedas suas peças originais.