Data/Hora: 28 mar 2024 22:49




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8
 Tecnicas base para condução todo terreno 
Autor Mensagem
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
JaimeX Escreveu:
Pedro BC Escreveu:
JaimeX Escreveu:
Por outro lado tenho uma moto à homem sem motor de arranque :zum: ,


E ainda trabalha essa moto? É que de facto não lhe ponho a vista em cima faz muitos meses.


A ultima vez que andou a sério foi no passeio do Ricardo Andrés, depois espalhei-me numa "brincadeira" e lixei o joelho e não voltei a andar..... :(


Se quiseres ofereço-me para ir mostrar a mota ao BC :D
:D


18 out 2011 14:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival Faria Escreveu:
Pois é pessoal, não restam duvidas, foi um erro este tópico.

Em quase 4000 visitas apenas 6 pessoas acham que teve interesse.

Peço desculpa a quem manifestou interesse, se precisarem algo da minha pessoa, mandem sempre :okkk:


Claro que é um bom tópico!!!

Algumas coisas que escreveste aqui, já as pus em prática com bons resultados.

Claro que continuo um nabo! [bigsmile]
Mas aprendi muito com este teu tópico e espero continuar a ler coisas interessantes aqui neste tópico.

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


18 out 2011 15:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 mai 2011 21:17
Mensagens: 609
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Florival, também acho que é um excelente tópico. Só nao coloquei perguntas porque estou ainda a começar. Isto é como na escola, quem não sabe nada, nem perguntas consegue fazer. :confused:
Mas farto-me de procurar dicas na net, porque é dificil encontrar um tópico como este. Espero que continue.
Mas já agora faço uma pergunta. Ainda não tive coragem de me aventurar nas saídas com o pessoal por causa da areia. Existe algum valor definido para baixar a pressão dos pneus na areia? Ou depende do tipo de areia, e do peso da mota/condutor? Porque há uns dias arrisquei a ir para a areia e aquilo anda tudo menos a direito... e era pouca areia! E qual a velocidade minima aconselhada? :help:

_________________
Menos de 1% da Terra é asfaltada!
Carpe Diem


18 out 2011 22:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Joao Girao Escreveu:
Mas já agora faço uma pergunta. Ainda não tive coragem de me aventurar nas saídas com o pessoal por causa da areia. Existe algum valor definido para baixar a pressão dos pneus na areia? Ou depende do tipo de areia, e do peso da mota/condutor? Porque há uns dias arrisquei a ir para a areia e aquilo anda tudo menos a direito... e era pouca areia! E qual a velocidade minima aconselhada? :help:


Mandei MP :okkk:

_________________
FFracing


19 out 2011 20:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 set 2009 15:11
Mensagens: 3212
Localização: Póvoa Sto. Adrião
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota!
Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!

Grande abraço Florival.

_________________
Two Big for me...


19 out 2011 20:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 15:38
Mensagens: 667
Localização: Estoril
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nuno_Dias Escreveu:
Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota!
Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!

Grande abraço Florival.


isso é q era. mas agora só daqui a uns 3 meses... :stupid:

_________________
Rui Morgado
KTM 990 ADVR

"The joy of riding is never wanting the journey to end"


19 out 2011 21:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 22 out 2010 18:07
Mensagens: 151
Localização: Margem Sul
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nuno_Dias Escreveu:
Este tópico é excelente, além do mais quem conheçe o jovem Florival só de ver o rapaz a andar de mota fica com água na boca. Eu falo por mim que é um gozo enorme e inveja ve-lo dominar a mota!
Pena que esta parte seja só teórica pois era uma grande mais vaia poder-mos ter uns briefings e tornar em pratica!

Grande abraço Florival.


Isso é que era! :cool:

Eu já absorvi tudo o que foi aqui dito, e aguardo por mais... Pena ter pouca actividade!

_________________
XT600E Azulinha


19 out 2011 22:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 fev 2010 02:04
Mensagens: 3305
Localização: Braga - Paços de Ferreira
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Já consegui aplicar a maior parte das técnicas.
Mas há umas poucas que nem por isso.

Por exemplo o passar uma vala, não consigo fazer passar as duas rodas da mota para o outro lado.
A roda da frente passa sem problemas, mas roda de traz bate na vala (na margem).

Sei que é difícil conseguir "levantar" a minha mota, como já tinhas referido (ideal era com motas de enduro), tento fazer como dizes mas não devo estar a conseguir aplicar a técnica no seu todo, deve-me estar a faltar algum dos passos para que a roda de traz não passe a vala.
Será por falta de suspensões afinadas (estão de origem)? Velocidade? posição/movimento do condutor? aceleração?

Vou continuar a tentar, hei-de conseguir!

PS: eu achei muito util este tópico! Já o li várias vezes quanto tenho dúvidas nalguma coisa que não consigo fazer da melhor forma e já me ajudou a melhorar a minha condução.

Obrigado Florival!

_________________
Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


25 out 2011 20:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Pois é Agostinho, não é facil com uma moto dessas simplesmente porque com o teu peso em relação ao peso da moto torna se dificil conseguir impulsar a moto alem de que a suspensão tem de estar muito mais dura dado o peso e normalmente andar com pendura.

Vou mandar PM :okkk:

_________________
FFracing


27 out 2011 19:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
MALTA,

Sem pedir autorização ao Florival, pelo que desde já espero que não leve a mal, resumi algumas das dicas que foram sendo dadas nestes muitas páginas.

Eu imprimi e vou reler, porque se algumas já as praticava, outras nem por isso e vão seguramente ajudar a evoluir, se é que é possível :D


Começar pelo principio: Para fazermos o que queremos com a moto temos de estar soltos na moto, não podemos andar tensos agarrados e com medo, para ganhar essa confiança, nada melhor que; com dois pinos, pneus ou qq coisa a uma distância que depois será diminuída, fazer curva, arranque, travagem e curva, muitas vezes para a direita e depois para a esquerda, depois da mesma maneira fazer em oito, com vários pinos ou qq coisa, fazer gincana, para um lado e para outro.
Muito importantes estes exercícios

Quando estamos a fazer as curvas a meio da curva devemos olhar para a entrada da outra curva, para onde olharmos é para onde a moto vai, a saída da curva quando damos aceleração devemos de estar o mais a frente possível para a moto não levantar, quando travamos a fundo devamos estar o mais atrás possível. braços e pernas esticados para compensar o peso da moto que vem todo para a roda da frente e para nos segurarmos melhor.

Como descer pendentes elevadas:
Devemos descer de pé, braços e pernas esticados para traz para meter o nosso peso o mais atrás possível para compensar o peso da moto que vem todo para a frente por ser muito a descer, é a mesma posição numa travagem forte pelos mesmos motivos, só devemos tirar os pés quando já vamos em queda para não ficarem debaixo da moto. Tirar os pés significa desequilíbrio e como sabemos andar de moto é um exercício de equilíbrio.

Como passar obstáculos assim tipo troncos ou subir degraus assim maiorzitos
Passar um tronco ou um degrau maiorzito é como passar um mais pequenito, só que com um pouco mais de aceleração e de impulso, ou seja, quando chegamos a cerca de um metro, depende da velocidade que se enfrenta o obstáculo, dá-se um toque de acelerador e puxa-se a moto de frente puxando o corpo para trás, quando a roda da frente passar atira-se o corpo para a frente para tirar o peso de trás e assim a traseira passar melhor. Quando a moto não levanta o que queremos, dá-se um toque de embriaguem.

Numa descida acentuada, logicamente vamos numa mudança baixa para aproveitar o travão/motor, mas como se deve dividir a potencia de travagem entre o da frente e trás?
Claro que temos que ir numa mudança baixa, normalmente primeira com embraiagem a meio, se deixar a embraiagem qualquer descuido com o travão de trás o motor para. A travagem tem de ser feita com os dois travões de forma a que as rodas não derrapem por completo, tem de ir rodando lentamente, mais devagar que a velocidade que levamos. É preciso sensibilidade que se consegue com o treino, independentemente de cada um de nós.

Qual a correcta posição do corpo e velocidade para vencer um corta-fogo?
Numa subida manhosa das coisas mais importantes é a trajectória, devemos estuda-la antes de nos mandarmos a parva, ter em atenção o mais a direito possível e onde houver menos regos e buracos, quando aparecem regos tentar passa-los o mais atravessado possível e levantando a roda da frente para não enfiar lá dentro.
A posição é o inverso de descer, ou seja, o mais em cima do guiador possível, se não tiver grandes buracos deve ser sentado a frente, se tiver buracos ligeiramente levantado e claro a frente, os pés evidentemente, nos pousa pés.
Muito importante também é a atitude, não podemos ir a medo, as subidas fazem-se no arranque, quando dá para embalar quanto mais rápido for melhor sobe, claro que nem todas dão para embalar de qq das formas arranque o mais rápido possível.

Onde deve o condutor exercer o peso, no lado de dentro ou de fora da curva?
Entrar a uma velocidade que não seja preciso acelerar, nem podemos fechar por completo e muito menos travar (isso tem de ser feito quando a moto vai a direito) temos de manter uma aceleração em que a roda não faça força para a frente nem para trás, para não derrapar, devemos sentar-nos o mais a frente possível, com o peito em cima do guiador o pé de fora carrega forte no pousa pés, a perna de dentro de maneira que se a moto derrapar, fazer o terceiro ponto de apoio, com a ponta do pé levantada e o calcanhar a escorregar pelo chão, isto se o terreno for liso porque se tiver pedras ou buracos já se deve fazer de pé a meio da moto e se ela derrapar atirar-se para cima do guiador e carregar no pé de fora.
Nem de dizer isto é fácil, quanto mais de fazer!....
Em areia é muito mais fácil, de pé a meio da moto, atirar o corpo para dentro da curva ao mesmo tempo que acelera forte a moto faz a curva sozinha. Nas retas meter o peso todo na roda de traz, para não afundar de frente e apertar a moto com as pernas para ela não atravessar de traz quando salta.
Penso que todos sabem que para se conseguir apanhar o jeito de fazer isto é preciso cair muito e não são todos, alias são poucos os pilotos portugueses que o fazem, principalmente no que se refere ao terreno duro.

Imagem


Como abordar a lama?
Como sabem ha varios tipos de lama que se podem resumir a dois: Aquela laminha fina em que a moto não afunda e quase não segura de pé e a outra em que se afunda até ficar atascada. No primeiro caso devemos conduzir de pé a meio da moto só com um cheirinho de aceleração e claro nem pensar em travar, normalmente nas bermas há aquela erva pequenina, se passarmos por cima escorrega menos. O segundo caso é mais complicado, mas se por acaso for um colega a frente que passa bem vamos pelo mesmo sitio, se ele ficar atascado, claro que temos de procurar outro, quando já passaram muitos e está tudo cheio de regos muito fundos devemos arranjar maneira de cruzar esses regos. Quando atasca mesmo muito, sair da moto e passar com ela a mão para evitar que o nosso peso a faça afundar ainda mais.

Quais as dicas que dás para nos safarmos em areia bem fininha...
Quando arrancas normalmente afunda de trás, Tens de meter o peso a frente.
Quando travas afunda da frente, tens de meter o peso atrás.
A curvar é de pé e a acelerar.

_________________
;-)


03 nov 2011 17:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Excelente :okkk:

Se o Florival permitir , até punha este resumo logo no primeiro post :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


03 nov 2011 17:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 jul 2010 10:58
Mensagens: 292
Localização: Vila Nova de St.º André
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Muito bom, vou imprimir e andar sempre com esta cábula :vrumm: .

Cada vez entendo melhor os conceitos. Falta é interiorizar e aplicar no terreno de forma automática.

Uma das coisas que tem ajudado e muito é os oitos...

Florival, tenho vindo aqui muitas vezes relembrar certas coisas, mas também não escrevo muito, porque as perguntas que a malta faz, também são as minhas!

Mas quando estou com pessoal, nos passeios mais simples fico bastante contente quando corrigem algumas manobras e engraçado é que isso faz-me falta para melhorar e perder certos medos que tenho.

Tenho dedicado algum tempo aos oitos.

Espero continuar a vir aqui a este tópico ver o que se passa e claro se tiver dúvidas exponho as.

_________________
Carlos Santos


BMW F 650 GS Dakar


03 nov 2011 20:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lança Escreveu:
Excelente :okkk:

Se o Florival permitir , até punha este resumo logo no primeiro post :okkk:


Oh Lança, estás em casa faz como achares melhor.

Bom trabalho BC, assim fica muito mais fácil :okkk:

_________________
FFracing


03 nov 2011 21:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Já lá está , assim a malta nova que chega , tem tudo resumido logo no primeiro post :hello:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


03 nov 2011 21:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
rOlIçA PowWWA
Avatar do Utilizador

Registado: 16 set 2009 13:48
Mensagens: 923
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Neste último passeio com a DR já deu para pôr em prática algumas destas técnicas! :okkk:


03 nov 2011 22:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio.
Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar?

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


07 nov 2011 22:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Nabo sou eu :cachaço:

Bem, nos passeios que fiz, sempre que apanhei areia e lama, tinha medo (e ainda tenho)

A tecnica será, "puxar" o guiador para trás, que assim permite ao corpo ter uma atitude mais recuada, para ficar a frente mais leve e nao afundar-se na areia, o problema, é que eu sempre que chego à areia, começo a sentir o volante a ter vida propria e não sei o que hei de fazer, porque quanto mais acelerador der, mais receio tenho...

_________________
DR650SE 01'


08 nov 2011 09:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mad Dog
Avatar do Utilizador

Registado: 19 nov 2009 14:32
Mensagens: 1560
Localização: penafiel
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
RuiSpratley Escreveu:
Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio.
Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar?


gaz tónio...Ó Rui 1º deves, te por mais solto em cima da mota, ficas muito tenso, controlares mais um pouco com a embraigem, depois é olhares para ela como se já tivesses lá em cima...mas 1º se fosse a ti via a pressão dos pneus e no meu entender apesar de não ter andado na mota deves estar com a suspensão muito dura á patada que ela te deu...


08 nov 2011 17:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Gravataça Escreveu:
RuiSpratley Escreveu:
Lendo o tópico vi no resumo do BC a parte dos corta fogos mas tenho mais uma pergunta, eu sou nabo em todos os pisos mas a minha maior dificuldade (e viu-se na semana passada) são as subidas com muita pedra solta. Nestas não dá para entrar embalado e indo devagar fácilmente a roda foge numa pedra e tendencialmente vou para a berma e caio.
Além de muito treino qual é melhor forma de as abordar?


gaz tónio...Ó Rui 1º deves, te por mais solto em cima da mota, ficas muito tenso, controlares mais um pouco com a embraigem, depois é olhares para ela como se já tivesses lá em cima...mas 1º se fosse a ti via a pressão dos pneus e no meu entender apesar de não ter andado na mota deves estar com a suspensão muito dura á patada que ela te deu...


A pressão estava um bocadito alta pois no fim do passeio quando fui meter pressão no da frente foi necessário e no de trás não (burrice a minha). Quanto às suspensões nunca lhes toquei, quero ver se arranjo um dia em que possa levá-la ao Luis Correia pois estão para afinadas para o Mário e eu sou mais pequeno. Quanto a ficar mais solto eu sei isso e sei que ao entrar a medo já é meio caminho andado para ir ao chão. Tenho de ir um dia para uma subidita e tentar até subir. O mais engraçado é que da outra vez subi quase à primeira, apenas a meio fui visitar a berma e com a ajuda do simas arranquei de novo e fui seguido até lá acima.

Tenho também de tirar um bocado de espuma do banco para ver se chego menos mal ao chão.

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


08 nov 2011 18:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Peço desculpa mas não vou dizer mais nada aqui com o tópico aberto. Não é por ninguem da casa, mas há por aqui pessoal de fora que anda a bisbilhotar isto e a quem eu não estou interessado em ajudar. =:)

É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo. :grrr:

_________________
FFracing


08 nov 2011 19:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 nov 2010 23:33
Mensagens: 1027
Localização: Beja
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo. :grrr:[/quote]

Florival... atão mas vocemecêa ainda anda de mota? :zum:

_________________
ktm 450 exc
KTM 950 Adventure


08 nov 2011 20:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Louzeiro Escreveu:
É que depois ficam a andar mais que eu e ainda por cima gozam comigo. :grrr:


Florival... atão mas vocemecêa ainda anda de mota? :zum:[/quote]

Pois aí é que está o problema Louzeiro. Se eu andasse os gajos não gozavam. :lol:

_________________
FFracing


09 nov 2011 18:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 jun 2011 09:26
Mensagens: 255
Localização: Penafiel
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Grande post, vou ter de ler isto com mais calma


17 dez 2011 22:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 23 jul 2016 23:41
Mensagens: 71
Localização: Porto / Gaia
Mensagem Re: Tecnicas base para condução todo terreno
Embora o último post tenha sido escrito há muitos anos, mas porque só agora o li, gostava de agradecer ao Florival por todas as respostas (que na verdade são conselhos). Espero que continue a espalhar magia sob duas rodas ;)

_________________
KTM 690 Enduro R


25 dez 2016 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 199 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.