Ter um furo numa mota... é algo que tira o sono a qualquer um... é sempre chato... e digam o que disserem... ninguém gosta de ter esse azar... e dá sempre uma trabalheira do caraças...
Há motas com pneus tubless, que mais facilmente se resolve a questão com um kit de tacos...
Há também quem use produtos anti furo, como o "slime" e derivados...
Eu escolhi usar um kit anti furos da velha guarda... não está em causa se é melhor ou pior que as outras soluções... simplesmente foi a solução encontrada e que estou a usar de momento...
Espero com este tópico, melhorar o que até agora já fiz
Esse kit é composto por : - duas câmaras de ar (uma 17 e outra 21), - remendos e cola, - bomba de bicicleta telescópica com manómetro de pressão, - desmontas Made in Moita do Ribatejo... - mais um spray da bellray que já tem uns 15 anos e na volta, já nem funciona...
Nesta foto podemos ver parte desse KIT Embora a bomba já tenha sido substituída por uma com mais rendimento e com manómetro de pressão...
Gastei um total de cerca de 10€ a fazer este KIT foi 7€ para a bomba telescópica mais o manómetro de pressão, e uns 2€ nos remendos e cola Made in France... (nada de chinesises baratas)
Mas o que me deu mais gozo neste KIT... foi fazer os desmontas...
Depois de procurar por desmontas no mercado encontrei uns muito bons mas que custavam 11€ cada Eram feitos de material temperado e com a dimensão ideal... +/- uns 25 cms
Mas resolvi fazer algo que pudesse ser casado com o kit de ferramenta da mota... e que funciona-se igual ou melhor que os tais desmontas comprados...
Tudo começou com uma chave de bocas 20/22 comprada por 50 cêntimos numa promoção dum supermercado
Usei uma rectificadora para cortar a chave... e não foi pêra doce, porque a chave tinha uma tempera do caraças...
Depois de cortada vai encaixar na perfeição no tubo da chave de luneta 22mm do kit de ferramenta da mota... A chave de luneta 22mm é o 2º desmonta...
Para facilitar o manuseamento dos desmontas na jante e pneu, foi feito uma pequena cavidade na ponta dos desmontas... e é o suficiente para nos dar a senciblidade que temos de ter para não ofender a câmara de ar durante a sua utilização...
Agora falar e escrever é fácil... mas não fiquei por aqui e fiz um pequeno teste na minha XT... Apenas usei a ferramenta da mota para todo o processo...
A troca do pneu, correu lindamente... e também foi testado numa jante 17' e no fim de semana passado, nuns rijos metzeler tourance...
Os desmontas estão aprovados... ficando a faltar fazer um descanso central...
Para substituir provisoriamente o descanso central, encontrou-se uma alternativa barata, fácil, e que funciona... Basta ter uma cinta ou uma corda, e ter por perto uma árvore, um sinal de transito, ou um pilar ou um poste...
Um pequeno exemplo pratico de como funciona e como pode ser feito:
Espero com este tópico, melhorar o que até agora já fiz e como tal aceitam-se sugestões para melhorias desde que sejam baratas...
muito bom... os desmontas,nao empenaram ao desmontar/montar o pneu?
de maneira nenhuma isso vai acontecer Já foram usados umas 10 vezes numas jantes que tenho fora de serviço...
mas de qualquer das formas este fim de semana troquei um pneu 140/??/17 e um 99/90/21 Karoo duma Super Ténéré por dois metzeler tourance...
Difícil é descolar o pneu 140 (quando é, e neste caso foi difícil)... mas isso nunca é feito com os desmontas...
e o que mais gostei... fizeram um trabalho nas jantes da DID de alumínio sem deixar marcas...
nesse campo não falha nada... e empenar está fora de questão porque aquilo é temperado o tubo tem uma resistência do caraças e a chave 22 é apenas usada como apoio
com pneus radiais (duma BM, Varadero, etc...) isso não sei com seria... mas para pneus radiais há os tacos
Já hà algum tempo que não via aqui no forum ninguém a puxar pela cabeça a mostrar que quem quer faz,por isso louvo a tua iniciativa,parabéns pela dica útil!
_________________ Uma AT sem riscos não é uma AT! XR600 Punkecastech Drz400
09 nov 2011 07:24
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
Para levantar a roda da frente ou a de trás . Por vezes não há postes por perto
Bom tópico
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
muito bom uma dica que me ensinaram para descolar os pneus mais resistentes... é com o descanso lateral da mota sobre o pneu ...inclinando ai a mota e fazer peso sobre ela... abraço
_________________ F800GS O importante não é o destino...mas sim a viagem!!! Facebook : F800GS PORTUGAL
09 nov 2011 09:35
Jorge Baleizao
JEAN PIERRE
Registado: 15 mai 2010 12:46 Mensagens: 2169 Localização: خورخي بال-Barrancos
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
Muito bem Edgar!!! Ja conhecia esta tua tecnica,mas nunca é demais partilhar.
_________________ So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!
Já hà algum tempo que não via aqui no forum ninguém a puxar pela cabeça a mostrar que quem quer faz,por isso louvo a tua iniciativa,parabéns pela dica útil!
faço das palavras do rui as minhas os meus parabens
_________________ KTMzinha biciclete a pedais UMM ALTER ado
TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...
12 mar 2012 11:30
rfilipe
Aventureiro
Registado: 15 mar 2010 20:08 Mensagens: 111 Localização: Lisboa
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
_________________ BMW R1200GS 09 (ex- Honda Transalp 700 08, Honda Lead 100 07)
12 mar 2012 11:59
FernandoF
Aventureiro
Registado: 04 mar 2012 00:03 Mensagens: 464 Localização: Sintra
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
Edgar, és um verdadeiro Tugatech!!
Muito boa ideia e o facto de partilhares connosco desta maneira tão explicita é de louvar o teu trabalho!! Bem haja companheiro!
Nunca fiz isto numa mota mas já o fiz dezenas de x na btt, os passos e as ferramentas são os mesmos (os desmontas aqui tem de ser um "bocadinho" mais resitentes). Há aqui um momento decisivo p o qual chamo a atenção, q é qb o Edgar coloca os 2 joelhos em cima do pneu e aplica o primeiro desmonta. O pneu deve estar completamente descolado da jante e no lado oposto ao desmonta as duas bordas interiores do pneu tem de estar no centro da jante onde o seu diametro é menor. Desta forma "sobra" mais pneu do lado oposto e o dessmonta terá o trabalho mais facilitado. Pelo menos nas btts é assim e aqui tb me pareceu ao ver o Edgar aplicar os 2 joelhos. Edgar, confirmas?
O pneu não estica... embora pareça que a gente consegue esticar a borracha do pneu com os desmontas... mas na realidade o pneu tem tela ou fios por dentro, que torna impossível o pneu esticar...
com o auxilio do peso do corpo (nos joelhos) obrigamos metade do pneu a ter que entrar na zona da jante onde estão apertados os raios... Dizendo o mesmo por outras palavras...
Ahh... e devemos começar a por os desmontas na zona do pipo para tirar o pneu...
Também ajuda tirar a válvula fora... para que a câmara de ar possa vazar totalmente...
Para por o pneu é +/- igual... mas invertemos o processo...
mais um video feito com a jante de treinos
_________________ VADIO da XT .blogspot.com
XT 600 Edventure
12 mar 2012 17:44
José Gomes
Aventureiro
Registado: 21 out 2011 19:10 Mensagens: 101 Localização: Odivelas
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
muito bom mesmo! Vou tentar fazer algo do género para a minha AJP! ver tópico "AJP" Obrigado Edgar!
_________________ José Gomes, rookie numa AJPortugal!
Andou-se a falar na dificuldade de por a válvula da câmara de ar no furo da jante... AQUI
e resolvi semear esse assunto aqui...
Por a válvula da câmara de ar no furo da jante... não é pêra doce... e se estiver frio ou as mãos geladas... pode tornar-se uma tortura
A minha experiência resume-se a ter feito tal manobra umas 10 vezes... - na jante 17 e devido à largura do pneu torna-se mais facil...
- na jante da frente 21 x 1,85... a coisa torna-se mais difícil...
...coloco um pouco de ar na câmara... e com pouco ou nenhum esforço... faz-se bem... e uso este método (mas com menos ar) também para as reforçadas de 2,7mm
ABR
_________________ VADIO da XT .blogspot.com
XT 600 Edventure
19 mai 2012 01:03
yoshi
Aventureiro
Registado: 04 abr 2012 22:44 Mensagens: 69
Re: Fazer um KIT Anti Furo ...
Boas
Eu hoje montei o pneu na minha e para levar a valvula para o sitio facilmente, usei uma chave de bocas para a guiar para o buraco, a chave cabe melhor no espaço que os meus dedos (e não me magoa), assim que ela apareceu do outro lado foi só apanhar uns fios de rosca com a porca e ficou logo no sitio.
Também vou fazer um kit anti-furo do género do teu