Re: Africa Twin ou Super Tenere
...isso nem se pregunta...ST!! porque??...porque sim!! ;)
Agora a serio...acho que em termos de fiabilidade são identicas, agora a grande diferença está no motor e na ciclistica o que salienta é a AT com o centro de gravidade baixo e a ST alto, se o teu amigo não tem grande experiencia aconselho a AT (...eu escrevi isto?
), se já se mexe bem em cima da moto entao a ST.
A AT é uma mota mais "mansa" e facil de conduzir, a ST já não, tem um motor rebelde e viciante mas que precisa de ser dominado.
A experiencia que tenho mais aprofundada é, como é lógico, da ST e o termo de comparação que tenho na mesma experiencia é a XT600Z.
De modo que vou-te dar a minha opinião acerca da ST e alguma comparação com a XT600Z. Os aficcionados da AT que se prenunciem.
A Super Ténéré é:
- Espectacular!!
- Brutal!!
- Um motão do caraças.
A Minha Té Vintage que não oiça...mas dá um prazer desgraçado rolar aos comandos desta mota.
A curvar ....só a posso comparar a uma thundercat que conduzi há uns anos. Leve, agil, potente...parece que se agarra ás curvas. É preciso ter atençao ao dosear o acelerador para a traseira não ultrapassar a roda da frente.
Em recta ... perguntem á rr que me tentava fazer comer poeira, uns segundos e a TéXL estava coladinha a ela - os 4,7s dos dos 0 100kms/h declarados de fabrica devem ajudar...e depois das 6000rpm???...ai ai só de falar dá saudade..
Conforto ... impecável, não é a RT que já tive, mas as carenagens cumprem perfeitamente a sua função. vibraçoes...algumas depois das 6000rpm, mas com o ronco que emana e as sensações que transmite...quem sente a vibrar?? Para Trail pura- ultrapassa o excelente.
Consumos...depende muito do nosso punho, em média na serra a velocidades comedidas - 6,8lts, mas também já me gastou 9,5 em autoestrada a velocidades fora da lei. Há relatos de ST com kits de carburador especificos a gastar 5,5l.
TT ... aqui fiquei supreendido!! Sempre disse que era uma mota muito boa para viagens mas em TT punha as minhas duvidas...devo um pedido de desculpas ao criador da ST - É UM TRACTOR DO CARAÇAS!! Dá um gosto bestial em TT comandar este peso pesado:
...na Areia nota-se bem o peso, á minima travagem ou desaceleração a frente tem tendencia para fugir e escorregar para os lados, pondo em cheque o controlo da situação. Alterando a suspensão dianteira talvez se consiga corrigir.
...em Lama o peso é uma vantagem, parece que rolamos em alcatrão é só dar gaz e controlar a roda traseira.
...com Pedra as suspensões dão bem conta do recado, amortecendo todas as chicotadas dadas pelo relevo. Parece uma cabra XXL .
...nos Estradões maravilha-nos!! A potencia disponivel para vermos o velocimetro a subir vertiginosamente poe-nos a babar. Agora entendo o gozo de, nas pistas do saudoso "Dakar", os concorrentes comprometerem a sua segurança em prol de voar baixinho com estas motas. Dá um gozo bestial fazer pistas de terra batida alternada com mini troços de areia ou pedra a velocidades perto dos 200km/h. É viciante...
Mesmo não sendo como a "cabra" Té 600 em offroad, oferece diferentes sensações que com a 600 não se consegue e em grandes viagens ultrapassa a Té 600 com alguma margem.
Entre as duas:
Opção para TT - Cabra Té 600 (XT600Z Ténéré)
Opção para Trail - TéXL (XTZ750 Super Ténéré)
Resumindo...
Prós:
Conforto - Fiquei supreendido pelo conforto fora de estrada (há muitos anos que não andava tanto tempo sentado fora de estrada em duas rodas).
Potencia - tem potencia disponivel para ultrapassar qualquer tipo de obstaculo e brincar á vontade quando a velocidade nos é permitida.
suspensões - ambas supreenderam, nunca chegaram ao fim do seu curso mesmo em condições adversas.
ciclistica - impecável para mota que é, em TT surpreende-nos muito pela positiva dando-nos uma sensação de rigidez necessária na transposição de qualquer tipo de obstaculo.
Altura - é uma Trail mais alta que o normal, embora esta caracteristica possa ser um entrave para pilotos com estaturas medianas, é excelente nos trilhos.
Contras:
Na areia - a direcção teria muito a ganhar com uma pequena alteração na carga da suspensão do conjunto dianteiro. Aconselhada pressão baixa/média na roda da fente para diminuir os riscos de fuga lateral de direcção. Talvez tb devido ao peso, quando foge...foge mesmo.
Em baixas rotações Com o escape de origem tem um pequeno poço de potencia em baixa rotação. Uma simples troca de escapes por um de rendimento apaga por completo essa caracteristica e dá uma nova vida ao motor.