À semelhança do que fiz com os Heidnau , ficam as minhas considerações sobre o Mitas E-10 .
Marca que esteve na berra à uns anos em Portugal , não se sabe bem porquê desapareceu por uns tempos no nosso território , mas sempre a fornecer outros Países , especialmente os EUA e o Brasil como grandes mercados de referência .
Recentemente voltou em força para PT através de um importador , o qual está a desenvolver um bom trabalho com algumas parcerias espalhadas pelo País .
Tendo agora a GSA , até à data com pneus estradistas , estava bastante reticente em colocá-la fora de estrada , mas o bichinho apertava e a vontade de a colocar na terra começou a ultrapassar o bom senso e já dava umas voltitas mesmo com pneu de ir ao morango .
Mas a tracção era má e a frente um susto , o que obrigava a cuidados redobrados e um stress permanente .
Algo que não se quer quando se anda a tentar distrair por aí perdido no meio do nada .
Depois de tantos kms on road , tinha a plena consciência que ao mudar para um 60% 40% a condução iria ser alterada no asfalto , por este facto , tentarei ser o mais neutro possível na minha análise .
Alcatrão SecoOs primeiros metros foram deveras estranhos , pois a mota tendia a "cair" para o lado ....
A tendência era mesmo uma inclinação rápida quase sem esforço .
Mas voltava para cima com a mesma facilidade .
Fiz uns testes de travagem em velocidade , até descolar do alcatrão , e aguenta-se mesmo muito antes do ABS entrar em funcionamento , a borracha adere muito , inclusive a entrar em curva com umas reduções mais agrestes , já inclinado . Só testei com a mota descarregada e sem pendura , logo calculo que com mais peso a aderência seja ainda melhor . Fiquei deveras bem impressionado .
A rolar em AE e velocidade , nada a apontar , apenas um pequeno ruído entre os 150 e 160 no pneu da frente , mas nada que incomode . Talvez por serem novos .
Sem vibrações e bastante estável .
Em curvas apertadas , estrada de montanha/serra , não estava ainda à vontade , pois sou bastante desconfiado e gosto de ir ganhando confiança aos poucos e experimentando com calma . No entanto , houve um dia que fui ter com um amigo a Mértola ( sinónimo de curvas ) . Para lá fui apalpando terreno , inclinando aos poucos e fiquei deveras surpreendido , pois mesmo acelerando um pouco mais à saída das curvas o controlo de tracção não dava sinal .
Depois de uma almoçarada em Moreanes , esse amigo ( Ricardo Andrés ) apontou às curvas de Santa Iria . Vinha de Marrocos já com 4000 kms em cima de uns Mitas E-10 e foi um regalo vê-lo a curvar . Desliguei o chip do " tou a testar ainda os pneus" e deixei-me levar atrás dele .
Achei que em relação aos TKC ganham pontos no que respeita à estabilidade em inclinação .
E se o meu receio era perder em viagens de estrada , fiquei completamente convencido quanto à sua utilização nessa vertente . Aprovados !
Apesar de já andar a roçar com o sapato no chão , no final das curvas , fui investigar os pneus e nem queria acreditar que ainda faltavam uns 2 cm para chegar ao limite .
Pensei cá para mim ....... tenho de ir fazer um teste ali à Serra do Caldeirão
Ao contrário do Heidnau K60 , este pneu é estável desde o minuto 1 que começa a rolar . Se bem se lembram era um ponto negativo nos K60 .
Em alcatrão Seco , numa escala de 1 a 10 , dou 10 !
Alcatrão molhadoNesta área , sou um cagarolas , ou conheço bem o pneu , ou não arrisco quase nada .
Ainda só apanhei chuva hoje .
Tentei circular em todos os tipos de pisos .
Alcatrão molhado em travagem , muito semelhante a seco , a borracha é macia e têm uma aderência que transmite muita confiança .
Terra molhada . A frente mantêm-se estável e percebe-se que estão lá os tacos a fazer serviço , e bem feito
Em alcatrão Molhado , numa escala de 1 a 10 , dou 9 !
Calçada/paralelos molhados Paralelos molhados . Não queria fazer comparações com outros modelos , mas torna-se difícil não o fazer . A frente sentia-a sempre segura , sem problemas , inclusive em curva apertada com inclinação lateral .
A traseira , adere muito bem , desde que não haja travagens bruscas nem acelerações repentinas . Ou seja , com confiança e sem qualquer problema , rola-se sem sustos ou stresses . Sinceramente não esperava este comportamento , tanta aderência visto ser o tipo de pneu que é .
Em calçada/paralelos molhados , nota 9 !
Estradões de Terra secaO à vontade é tanto , que quando me descuidava , já circulava a 160kmh .... adere lindamente e rola-se sem qualquer susto , sendo tudo previsível .
Boa tracção a curvar , subir , descer e a travar , inclusive a frente adere de uma forma soberba .
Em estradões de terra seca , nota 10 !
Estradões com lamaA TESTAR
Fica a minha impressão ....
Já há por aí uma série de malta a usar , no fórum e extra-fórum .
Qualquer coisa digam