Uma vez mais, obrigado por todas as vossas respostas.
Quanto ao valor do veículo em causa, o vendedor está a pedir 1800€, mas eu nunca iria dar o mesmo... também consultei o StandVirtual, Custo Justo, etc. e apercebi-me que motas similares estão a ser vendidas por valores bem mais baixo que esse. O que precisava era perceber o valor adequado/justo para poder apresentar uma contra proposta válida... não fazia sentido chegar, ver/experimentar a mota e depois "chutar" para cima da mesa uma valor abaixo daquilo que é adequado/justo (ponho-me no lugar do vendedor e não gostaria que mo fizessem). Já percebi que 1100€/1200€ será um valor adequado/justo se a mota estiver em bom estado e com todos os papeis em ordem e será uma proposta dentro destes valores que apresentarei...
@ Pedro Serra: Pedro, muito obrigado pela tua disponibilidade. Em principio não quero sequer "aproximar-me" duma XR650... como é que depois eu voltava a ver a XR 600 com os mesmos olhos?! A questão que se coloca é que os valores de venda das XR estão bem acima dos valores pedidos para uma XR 600 e eu não quero mesmo gastar muito dinheiro... além disso também quero "boicotar" os meus contributos fixos para o bolo que alimenta os "pançudos" que vivem à custa dos nossos "míseros" ordenados - IUC.
@ Pedro BC: O problema é o aspeto... não é que desgoste da DR 650, gosto é muito da XR 600! O "tema" kick assusta-me um pouco, mas como tenho uma estatura razoável (para cima de 1,80m e mais de 80Kg de peso), idade para ainda fazer algumas "macacadas" e como pretendo manter a mota afinada, acho que não será problema de maior.
Quanto à utilização diária, não prevejo necessidade de fazer mais de 30/40Km por dia. Também não estou a pensar colocar uns pneus "mega" cardados para participar no "Herzberg"... A utilização off-road, pelo menos de início, seria algo mais soft (estradões, alguma areia, uns single tracks acessíveis, ...). Não se esqueçam que não tenho grande experiência (basta ver o meu histórico de motas) e não quero partir-me todo logo na primeira saída. Resumindo, seria a minha mota de trail para principiante... removendo a capacidade "estradista" que as reais motas de trail têm.
Obrigado, Gilinho
11 jan 2013 13:38
Nelson Ângelo
Aventureiro
Registado: 15 out 2009 22:16 Mensagens: 607 Localização: Faro
Re: XR 600 - 1992
Sendo assim, negoceia bem a mota e depois faz um tópico de apresentação da bicha!
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
Re: XR 600 - 1992
Nem te vou falar em paixões, se queres uma XR600 compra e não olhes ao que te dizem, tem cuidado é no preço e no estado geral da bicha. Segue em frente, um dia destes estás velho e vais andar de muletas ou cadeira de rodas e depois vais pensar .... ai se eu fosse novo
Em termos de máquina, as coisas são bem diferentes:
XR600
Max Power 46 hp 33.5 kW @ 6000 rpm
Front Suspension 43mm Air assisted telescopic forks
Rear Suspension Pro-link single shock 3-way hydraulic preload 14-way compression and 4-wya rebound damping.
Dry-Weight 122 kg
XR650
Max Power 61.2 hp 44.6 kW @ 6750 rpm
Front Suspension 46mm Kayaba fork with compression- and rebound-damping adjustability, 285mm wheel travel
Suspension Pro-Link Kayaba single-shock with spring-preload, compression- and rebound-damping adjustability, 307mm wheel travel
Dry-Weight 138kg
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
Editado pela última vez por ricardo.teixeira em 11 jan 2013 17:16, num total de 1 vez.
Compra a XR600. Se estás a iniciar vais gostar. Não precisas de mais potência. Como disseste e bem és alto e tens cabedal, por isso a cena do kick não vai ser problema. Resolves isso em meia duzia de kickadas. Se precisares de alguém eu faço-te uma demo, para veres o quão fácil é. Compra é pelo valor justo e não te irás arrepender.
Toma nota que por norma já não têm ignicão!!!! E se é para usares no dia a dia convém que tenha. Boa sorte e n te esqueças de mostrar a menina ao pessoal!
Gilinho, a minha opinião é um pouco diferente das anteriores.
Eu sou da opinião que se deve começar por uma mota mais fraca e só depois evoluir para uma mais potente.
Tendo em conta que não tens experiência, acho que a XR 600 não é a mota ideal para ti.
Devias comprar uma XR 250 e depois, quando tivesses mais à vontade, logo trocavas.
Abraço e bom fds a todos.
11 jan 2013 17:12
Zé Martins
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:05 Mensagens: 1737
Re: XR 600 - 1992
Mais um tópico bastante salutar!
Acho que todas as opiniões aqui expressas são bastante válidas , no entanto, acho que o Ricardo foi mesmo ao cerne da questão:
ricardo.teixeira Escreveu:
Nem te vou falar em paixões, se queres uma XR600 compra e não olhes ao que te dizem, tem cuidado é no preço e no estado geral da bicha. Segue em frente, um dia destes estás velho e vais andar de muletas ou cadeira de rodas e depois vais pensar .... ai se eu fosse novo
Tenta é fazer um bom negócio. Quando tinha a minha DT 50 LC e andava nas XR 600 nessa noite não dormia...
11 jan 2013 17:24
Miguel Castro
Aventureiro
Registado: 02 jan 2010 21:36 Mensagens: 801 Localização: Carcavelos
Re: XR 600 - 1992
Nuno_Dias Escreveu:
Se precisares de alguém eu faço-te uma demo, para veres o quão fácil é.
ahahahah gostava de ver isto
É com gesso ou sem gesso?
Eu acho que ele devia comprar uma Africa Twin que é a melhor mota do mundo, mas isto sou só eu a destabilizar..
Não te esquecas que a XR600 não tem chave...
_________________ AT -RDo7
11 jan 2013 21:18
Gilinho
Aventureiro
Registado: 16 ago 2012 16:11 Mensagens: 14
Re: XR 600 - 1992
Update: A mota de que eu falava no meu primeiro post está fora da equação... aparentemente ela está em estado de "concurso" e o valor pedido (1800€) não é negociável... como eu não quero um bibelot e o número em causa está muito para lá daquilo que eu penso gastar, a potencial aquisição está descartada. Mas como há mais marés que marinheiros, a busca continua!
@ Nuno Dias: Obrigado pela disponibilidade para me ajudares (para ver mota e dicas para depois a pôr a trabalhar). Já sei a quem recorrer se algum dia não conseguir pôr o XaRuto a trabalhar (mais ainda quando me apercebo que não estás muito longe do sítio onde moro (Portela))
@ Ricardo Teixeira e Zé Martins: É isso mesmo... só se vive uma vez... (espero que o kick não seja a minha cruz!)
@ Miguel Castro: Obrigado pelo teu e-mail. Já entrei em contacto.
@ Everyone: Muito obrigado! Vocês são uns "fixes"!
NOTA: Agora uma dúvida muito básica... se a XR não tem canhão/chave (e eu quero andar com ela por Lisboa) convém por-lhe um... isso é possível, certo? Será que fica muito caro fazê-lo (isto é pagar para o fazerem)?
11 jan 2013 22:12
Nelson Ângelo
Aventureiro
Registado: 15 out 2009 22:16 Mensagens: 607 Localização: Faro
Re: XR 600 - 1992
Gilinho Escreveu:
NOTA: Agora uma dúvida muito básica... se a XR não tem canhão/chave (e eu quero andar com ela por Lisboa) convém por-lhe um... isso é possível, certo? Será que fica muito caro fazê-lo (isto é pagar para o fazerem)?
Sim isso é facil, a honda tem uma referencia especifica para isso: 35010-GCF-A20
mas tambem há da concorrencia iguais, ou no ebay... tipo isto
Registado: 23 jun 2011 18:25 Mensagens: 52 Localização: Carnaxide
Re: XR 600 - 1992
...atenção que as cabeças radiais arrefecidas a ar da Honda que equipam a XR 600 a 650l, entre outras, têm o péssimo hábito de rachar o alumínio ao redor das sedes e que muitas vezes originam o descolamento das mesmas com consequente destruíção do motor.
Podem andar anos assim, rachadas.... e passarem de mão em mão.
Tive uma assim, com Wiseco alta compressão a 630, hotcams e cabeça rachada. Nunca tive problemas....e acabei por vender assim.
Se pesquisares por "xr 650 valve seat drop" verás que não é caso isolado.
Na 650R de refrigeração líquida, isso não acontece..... muito embora possam aparecer outras surpresas numa moto que pretendes comprar barata.
Por outro lado, na 600 a troca de pistão é mais barata no caso de precisares de fazer uma reparação uma vez que utiliza camisa de ferro, onde na 650R, por ser nikasil, já implica pelo menos o dobro do preço e o trabalho de enviar o cilindro para a Alemanha.
15 jan 2013 13:00
Gilinho
Aventureiro
Registado: 16 ago 2012 16:11 Mensagens: 14
Re: XR 600 - 1992
Boa tarde Bruno.
Obrigado pelo alerta. Sabes quais os sintomas de motas que tenham o problema indicado? É possível despistar o mesmo sem ter de estar a desmontar o motor?
Obrigado, Gilinho
15 jan 2013 18:04
Bruno
Aventureiro
Registado: 23 jun 2011 18:25 Mensagens: 52 Localização: Carnaxide
Re: XR 600 - 1992
Não há sintomas..é uma lotaria.
Quando os sintomas se manifestam, já é tarde demais.....
16 jan 2013 00:46
Gilinho
Aventureiro
Registado: 16 ago 2012 16:11 Mensagens: 14
Re: XR 600 - 1992
Bruno, obrigado pela resposta.
Agora fiquei preocupado com o problema para o qual me alertaste... Bem, não há-de ser isto que me impedirá de adquirir o XaRuto... problemas todas têm, só temos de saber/aprender a viver com eles. Quando adquirir a XR 600, irei procurar fazer-lhe uma revisão geral e profunda para detetar/reparar eventuais problemas e precaver situações como as que referiste na tua mensagem.
Obrigado, Gilinho
16 jan 2013 14:31
Miguel Castro
Aventureiro
Registado: 02 jan 2010 21:36 Mensagens: 801 Localização: Carcavelos
Re: XR 600 - 1992
Vitor não penses nisso.. Como tu dizes, problemas todas as motas têm é uma questão de sorte..
O Bruno é um alarmista por natureza
_________________ AT -RDo7
16 jan 2013 20:24
Bruno
Aventureiro
Registado: 23 jun 2011 18:25 Mensagens: 52 Localização: Carnaxide
Re: XR 600 - 1992
Citar:
problemas todas as motas têm é uma questão de sorte..
O Bruno é um alarmista por natureza
...é isso. E o Miguel é um superficial por natureza, face ao credo que tem na sorte
...entretanto mais umas (para alarmar):
Eu pessoalmente, esquecia a 600 e optava pela 400, ou pela 650R......
16 jan 2013 23:45
ricardo.teixeira
BOB o Aventureiro
Registado: 07 set 2009 18:23 Mensagens: 2242 Localização: Porto - Boavista
Re: XR 600 - 1992
Bruno Escreveu:
Citar:
Eu pessoalmente, esquecia a 600 e optava pela 400, ou pela 650R......
eu pessoalmente pela XR650R
_________________ A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.
23 jan 2013 18:10
Bruno
Aventureiro
Registado: 23 jun 2011 18:25 Mensagens: 52 Localização: Carnaxide
Eu como orgulhoso proprietário de uma XR600r de 93 posso dizer que me identifico mto ctg... pois desde miudo que era a moto que eu sempre quis ter. E não há nada comparável com a chance de se poder ter a mota que sempre quisemos.
Qnt aos prós e contras podiamos estar nisto mais uns tempos... vai também do gosto pessoal de cada um, como na questão do "kick". A mim nunca me atrapalhou, e reforça o carácter Qnd apanhares o jeito e se ela estiver bem afinada ao segundo "kick" ela já pegou, mesmo a frio. E depois a mota é um monstro de força, quer seja em cidade ou fora de estrada, e desde que se faça as revisões devidas no tempo devido (assim como em todas as motas)... é sempre a andar!
Se é isso que queres msm... faz como eu, vai em frente!
E depois é só curtires o "poder" da tua XR
_________________ XR600R all the way!!
26 fev 2013 19:40
Villas
Aventureiro
Registado: 26 mai 2011 15:39 Mensagens: 600 Localização: Aveiro
Re: XR 600 - 1992
Já agora, só para meter mais lenha na fogueira:
O Mica chegou a fazer um video a pegar a mota de chinelos, para afastar os medos do kick.
_________________ Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!
27 fev 2013 17:45
Vieira
Aventureiro
Registado: 03 ago 2012 19:05 Mensagens: 176
Re: XR 600 - 1992
Eu já pus a minha a trabalhar variadas vezes de chinelos no Verão A questão do kick é mesmo só apanhar o jeito. Tenho agora um escape HMF prontinho para montar na minha XR e é mto similar em termos de aspecto a esse do video... mas tem um som bem mais interessante