Já lá vão alguns meses desde que tenho a KTM EXC 400 e, como era esperado, realizei alguns melhoramentos necessários a esta mota fantástica
Foram melhoramentos simples e típicos para a utilização que uma mota deste tipo recebe. Não é que ela estivesse mal como estava, mas nada como tornar o bom ainda melhor
Um dos aspectos que verifiquei logo no início foi o filtro de ar, componente de grande importância ao bom desempenho de um motor. Para meu espanto, a mota veio para as minhas mãos com o filtro de ar muito sujo, diria com mau aspecto. Procedi à necessária e urgente limpeza do mesmo, e para minha surpresa, o mesmo começou a desfazer-se à medida que o lavava.
Ora vejam lá o aspecto do mesmo após seco:
Bem, foi caso para soar alarme na minha cabeça, isto é, este filtro há muito que estava estragado, porque não é normal uma simples lavagem deixar o filtro assim. E note-se que utilizo os produtos de limpeza próprios para filtros de ar desta natureza.
Enfim, foi caso para ter que desenrascar um filtro de ar à pressa, pois já tinha passeio combinado. Felizmente a SRMOTO, concessionário KTM, tinha um filtro de ar da Race Tech em stock.
Não era o que tinha em mente colocar, pois já tinha feito uma encomenda à MotorXpro, mas serviu para desenrascar, além de que é sempre bom ter mais do que 1 filtro de ar disponível.
Devidamente lubrificado e montado:
Todavia, e tal como referi, tinha feito uma encomenda de algum material, à MotorXpro, os quais são sempre muito atenciosos e eficazes no serviço que prestam (recomendo vivamente!!!), a qual contemplava o desejado filtro de ar, assim como uns purgadores de ar da suspensão dianteira, uma nova tampa de radiador e filtros de óleo.
O filtro de ar encomendado foi um DT1, o qual tem a particularidade de possuir o rebordo em neoprene, o qual no acto de encaixe na caixa de ar, proporciona uma maior protecção à sujidade. Tem muito bom aspecto em termos de construcção.
Os purgadores de ar da suspensão dianteira são da Motion Pro:
Foram outra agradável surpresa, porque além se serem bem pequenos, possuem um aspecto cuidado e interessante. Uma das cores usadas, o laranja, assenta que nem uma luva na mota em causa:
As suas dimensões são o ponto mais positivo deles, porque passam despercebidos e não atrapalham:
A substituição da tampa de radiador foi por segurança, ou seja, a que lá estava parecia já não estar a 100% e, para evitar risco de alguns problemas térmicos, substituí a mesma. Uma substituição acessível e que evita chatices.
Um dos acessórios em falta eram também umas protecções de mãos. Optei por colocar umas protecções da Race Tech que a SRMOTO tinha, as quais assentaram muito bem e por um preço acessível.
Posso dizer que em alguns tombos que já dei, as mesmas não cederam em nenhum aspecto.
Por fim, montei a indispensável protecção de motor.
Este é um acessório obrigatório para quem anda no fora de estrada, porque evita possíveis danos que possam ocorrer, como pancadas em pedras. Um dos danos mais comuns são cárteres rachados ou mesmo com buracos, o que é muito aborrecido e dispendioso.
Optei pela marca portuguesa Cross Pro, através da SRMOTO:
A protecção é construída em alumínio e abrange cárter e laterais do motor, oferecendo uma boa amplitude de protecção.
O alumínio é resistente e a construcção está ao nível de marcas de renome. O melhor de tudo é o preço, ou seja, bem mais baixo que as tais marcas de renome. Além disso, é nacional e é bom!
E, para já, foram os melhoramentos operados à máquina
Possivelmente virão mais alguns melhoramentos ou retoques, mas apenas de pormenor, porque esta mota de série já é muito boa para o fora de estrada, além de que a adquiri em muito bom estado de uso.
Para terminar, a foto junto da irmã maior
O meu obrigado à MotorXpro pela sua disponibilidade e atenção, assim como à SRMOTO