Data/Hora: 28 mar 2024 17:18




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 59 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Porto - DAKAR - Porto 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Porto - DAKAR - Porto
Olá malta!

Já falta cada vez menos para a minha primeira grande aventura por terras africanas...

Vou fazer parte da expedição a Dakar chamada "DAKAR DESERT CHALLENGE", contudo devido à necessidade de conseguir apoios e patrocínios, criei o meu próprio logo, com a "minha" viagem dentro da preparada pela organização:

Imagem

O percurso serão cerca de 11 mil kms, ida e volta, contudo apenas na ida teremos pistas e fora de estrada, o regresso é todo feito por alcatrão.

Aqui está o percurso da expedição:

Imagem

Porto - Coruche (partida oficial) - Espanha - Marrocos - Mauritânia - Senegal - Guiné Bissau - Gâmbia - Senegal - Mauritânia - Marrocos - Espanha - Porto

Será o segundo ano que se irá realizar esta expedição, sendo que este ano também possui um carácter solidário, com a entrega de bens e materiais tanto escolar como hospitalar a algumas ONG's da Guiné-Bissau:

Imagem

http://www.go.dakardesertchallenge.com/pt_missao.html

A partida será a 26 de Dezembro, e segundo a organização, "trata-se uma grande expedição trans-sahariana, sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Guiné-Bissau, Gâmbia e termina em Dakar, capital do Senegal. A expedição pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico «Rally Paris-Dakar», com custos de participação bastante reduzidos e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados e de pessoas com diferentes níveis de experiência em grandes viagens. Uma boa dose de coragem, espírito de aventura e boa disposição, são os ingredientes indispensáveis para empreender a fantástica rota definida para esta expedição.

O participante do «Dakar Desert Challenge» não necessita ter grandes conhecimentos técnicos de condução ou de navegação fora de estrada, e as suas viaturas para que estejam aptas a participar não necessitam de especial preparação para todo terreno (as viaturas 4x4 e as motos todo terreno estão originalmente capacitadas a participar, em relação às viaturas 4x2 estas deverão ser equipadas com pneus adequados, protecção de cárter e elevação possível da suspensão).

Em 2013 surge o “Marocco Adventure”, uma categoria do Dakar Desert Challenge, que permite uma participação mais curta na Grande Aventura Africana. Com etapas em Portugal, Espanha e Marrocos (incluindo fantásticas etapas de pista no Sahara Ocidental e passagem de ano em pleno deserto do Sahara). Esta categoria, que liga Coruche, Marrakech e Dakhla (de 26/12/2013 a 01/01/2014), é uma solução ideal para aqueles que têm pouco tempo disponível ou um orçamento mais limitado, permitindo fazer parte da grande aventura e do seu espírito audaz.

A navegação durante a expedição é feita com recurso a um “road-book” de leitura fácil e com auxílio de GPS. O “road-book” contém informação diversa, nomeadamente a discrição do percurso, as coordenadas GPS dos pontos obrigatórios (“waypoints”), os kms parciais e totais, informação diversa sobre o local de finalização de cada etapa, contacto das autoridades locais, dos centros de saúde e hospitais, de oficinas mecânicas, lojas de peças auto/moto, etc.

Esta é uma aventura acessível a maiores de 16 anos (a participação de pessoas com idades inferiores está condicionada à análise e aceitação da organização) com um estado de saúde normal, ativas e apreciadoras de viagens de aventura com desafios a ultrapassar. As dificuldades que os participantes enfrentarão são de nível baixo/médio, sendo a entreajuda e a camaradagem entre os participantes essenciais para as ultrapassar.

O Dakar Desert Challenge é organizado por uma equipa com bastante experiência, há mais de 12 anos que organiza expedições por todo o deserto do Sahara, atravessando países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Mauritânia, Mali, Niger, Senegal, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné Bissau e Guiné Conakri. É uma organização dedicada e sempre presente, realizando checkpoints de partida e chegada em cada etapa, prestando assistência mecânica especializada nas pequenas e médias reparações que as viaturas participantes necessitem e prestando assistência médica quando necessário."

_________________
www.emAzimute.com


17 set 2013 10:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Aqui ficam algumas imagens da edição do ano passado para abrir o apetite!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
www.emAzimute.com


17 set 2013 10:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Imagem

_________________
www.emAzimute.com


17 set 2013 10:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
...e aos poucos a Miss África vai ficando (ainda mais) composta!

Imagem

O que já foi feito, recentemente e não só...

- amortecedor traseiro totalmente revisto pela Race Tech (fica o agradecimento especial ao Paulo Teixeira e à Radikal Components pela ajuda)
- bomba de gasolina facet (só falta instalar...)
- filtro de ar pipercross
- mudança de óleo das bainhas da frente para um mais espesso
- tomada de isqueiro (também só falta a ligação...)
- banco mais alto e mais confortável + airhawk

Em breve...

- roda traseira 18''
- rectificador de corrente novo
- rever instalação elétrica e instalar nova relé
- pinhão de origem 16 dentes e cremalheira de 45 (neste momento tenho 15/47, e não passo dos 120 km/h...)
- guia de corrente (partida e desaparecida em combate à muito...)
- passador de corrente novo
- instalar voltímetro
- comprar bagagem (wolfman bags)
- guiador Protaper com aumentos maiores e novo leitor de roadbook (elétrico)

Mais novidades em breve!

_________________
www.emAzimute.com


17 set 2013 10:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Top :okkk:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


17 set 2013 11:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
:pop)


17 set 2013 11:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
É verdade, faltou-me mencionar mais um check up a fazer:

- limpar e substituir o líquido do radiador e de todo o sistema

Falaram-me num liquido refrigerante específico que não aquece, alguém me sabe dar alguma dica sobre isso?

_________________
www.emAzimute.com


17 set 2013 14:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 nov 2012 18:44
Mensagens: 37
Localização: São Domingos de Rana - Cascais
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Felicidades para esta aventura, tudo por melhor. :okkk:

Abraço


17 set 2013 17:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Top! :okkk:
Boa sorte e tira muitas fotos! :pop)

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


17 set 2013 21:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagens: 695
Localização: Famalikon
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Invejo muito quem faz estas viagens .... é preciso tempo, dinheiro mas essencialmente vontade e uma boa dose de "doideira"!

Vou ver o que me falta.....


BOA VIAGEM e relata tudinho, ok?

:music:

_________________

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008


17 set 2013 21:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
PARAFLU é top

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


17 set 2013 23:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mai 2012 16:03
Mensagens: 192
Localização: Amsterdam
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Fui só eu que fiquei :eek: com o clio?? ehehe, ganda maluco!


18 set 2013 10:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Obrigado pelo feedback malta =)

Mico, o que já aprendi com os preparativos para esta viagem é de que se tiveres mesmo vontade de fazer algo do género, é fulcral não ter receio de falar com as pessoas e apresentar o projecto. Fiquei mesmo abismado com o feedback positivo que tive de praticamente toda a gente com quem falei, no sentido de obter apoios e ajudas e "patrocínios"!

Gamito Escreveu:
PARAFLU é top


Boa, obrigado! Tem nome de remédio lol, onde encontro disso?!

AndréAlright Escreveu:
Fui só eu que fiquei :eek: com o clio?? ehehe, ganda maluco!


...é verdade, por mais que tenha tido alguma ajuda em certos sítios, e tenha ido à volta noutros, fez a viagem toda até ao fim... e lá ficou hehehe

Imagem

Este ano também vai alinhar outro maquinão!!

Imagem

_________________
www.emAzimute.com


18 set 2013 12:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Imagem

_________________
www.emAzimute.com


19 set 2013 10:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 07 out 2012 16:46
Mensagens: 192
Localização: Sintra
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
vou acompanhar de perto... :pop)

_________________
...the in between is mine...


19 set 2013 20:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 jun 2012 13:19
Mensagens: 58
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Viagem fantástica. Boa sorte, vamos ficar por aqui todos a roer-nos :nod:


19 set 2013 21:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Ora aqui está uma grande aventura [clap]
Boa sorte e mantém-nos actualizados :okkk:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


20 set 2013 11:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
BOB o Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 07 set 2009 18:23
Mensagens: 2242
Localização: Porto - Boavista
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Quem sabe um dia destes uma equipa cá do Porto :okkk:

_________________
A ignorância é uma virtude. Se conhecêssemos tudo não havia mais nada a descobrir.


21 set 2013 17:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Malta, vasculhem o baú e o sótão: quem estiver interessado pode fazer doações de roupa de criança (e não só) para serem entregues em mão ao longo da expedição, nomeadamente em Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Aceitam-se trapinhos novos e velhos, tudo será entregue pessoalmente nas aldeias e vilas por onde vamos passar, e com certeza fará alguma(s) criança(s) mais feliz(es).

Vou contar com a ajuda de uma das equipas inscritas para o transporte do material que conseguir reunir, por isso quem estiver interessado, por muito ou pouco que seja, é só entrar em contacto comigo para ver o que se arranja :)


Imagem

_________________
www.emAzimute.com


14 out 2013 10:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Alo malta =)

Back to real life!

Imagem

Foram sem dúvida os 21 dias mais intensos da minha vida, tanto fisicamente como mentalmente. Acordar as 7 da manhã todos os dias, entre campismos e hoteis, gerir a tralha, o GPS, a GoPro, as fotos, as gasolinas, os kms, as comidas... foi uma experiência que sem dúvida mexeu muito comigo, por todos os sentidos.

Tantas culturas para absorver, pessoas para conhecer, paisagens para ver...sem contar com a condução. Tivemos dias de puro êxtase, com pistas no Senegal de 160 kms por entre as árvores da savana, pistas de deserto na Mauritânia e Saara Ocidental onde a Miss África completou 100.000 kms...!! E sem um único problema, muito graças ao grande trabalho que foi feito em conjunto com o Rui Marques (o mestre das ATs cá do Norte) e à ajuda de quem me apoiou, e às dicas que me foram dadas pela malta mais experiente que eu.

Sinto que o ginásio que fiz todos os dias nos 8 meses anteriores foram fundamentais para conseguir aguentar a pedalada, uma vez que mesmo apesar de em termos de dificuldade de percurso não ser muito complicado, a quantidade de kms diários davam cabo de cada um. Sem contar com o regresso, uma vez que fui o único que voltei com a moto a rolar por estrada, com tiradas de até 1000 kms diários. Mas valeu cada segundo. Fazer algo deste género com uma organização que está sempre 120% disponivel para nos ajudar facilita muito as coisas, por exemplo com o transporte do material que possibilita que nos possamos focar no prazer da condução, nas fronteiras e paragens constantes feitas pela polícia que em qq um dos países sabia quem nós éramos e mandavam-nos sempre seguir após dois dedos de conversa sempre sem qq tipo de problema (coisa que não acontece numa viagem entre amigos) assim como também nas ajudas mecânicas que no meu caso resumiu-se a um furo no regresso.

De qualquer forma, a qualquer um que cogite alinhar numa futura edição, sem dúvida: preparação física, e preparação mental para entrar em modo "papa kms" =)

Havia dois momentos muito esperados nesta aventura, um era a chegada à vila de Gambasse na Guiné-Bissau onde iriamos entregar parte do material escolar/hospitalar e não só recolhido previamente, e a chegada ao Lago Rosa e à Praia de Dakar.

No primeiro caso, foi dos momentos mais emocionantes que já pude sentir na pele. Não tinha ideia, mas aquando da nossa chegada à vila tinhamos toda a sua população de 500 habitantes a nossa espera, desde de manhã, com cartazes, música e muita festa. Foi um momento que nos marcou a todos, inclusive depois na manhã seguinte quando fomos entregando algum do material. Impagável. Principalmente tendo em conta o material que foi, escolar e as roupas e os brinquedos. É impressionante a quantidade de crianças que se vê em todo o lado, de 500 em 500 metros. E na vila não era excepção, dos 500 habitantes cerca de 300 são crianças. Estes dias tivemos direito a um vídeo de agradecimento por parte deles feito na escola da vila que não deixou ninguém indiferente.

O resto do material foi sendo entregue durante a viagem, contudo é apenas de Marrocos para baixo que trago mais memórias. Isto porque achei uma grande diferença entre as crianças de Marrocos pré e pós atlas das crianças da Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau, mas principalmente destes últimos dois. Aqui vi, conviví e ofereci material a crianças que não tinham ponta de malícia, e quando não tinhamos nada para oferecer não eram chatas e insistentes, apenas queriam ficar ali conosco e tentar falar conosco e perceber que raio estavamos ali a fazer e que armaduras estranhas eram aquelas que usavamos, entre outras coisas. Além disso, estar a almoçar no meio do nada alguns enlatados acompanhado de meia dúzia de crianças, oferecer as últimas duas salsichas da lata a uma delas fazendo sinal para que seja para dividir por todos, e ela caminhar meia dúzia de metros até encontrar os outros e dividir com elas o pouco que lhe foi oferecido não se esquece tão cedo, nem tão pouco é uma coisa que vemos acontecer normalmente por aqui com as "nossas" crianças.

E da mesma forma que notei esta diferença entre Marrocos/resto nas crianças, o mesmo aconteceu para os adultos e crianças mais velhas que nos acenavam sempre que passavamos. Vemos claramente que em Marrocos estão mais habituados aos viajantes, e poucos acenam mas muitos pedem. Daqui para baixo, notava-se na cara das pessoas a felicidade de nos ver passar, porque inverteu-se o número de pessoas a pedir, e simplesmente acenavam para nós de sorriso na cara. Na Guiné-Bissau então parecia que em certas zonas nunca ninguém tinha ali passado, toda a gente parava para cumprimentar. Nunca acenei tanto como nestes dias lol...

Para culminar todas estas experiências, chegar ao Lago e à praia são momentos que nunca mais se esquecem. Principalmente a praia, cujo acesso era um caminho em areia com algumas centenas de metros a subir em que no topo a paisagem se abre e damos de caras com a praia ao fundo. Memorável. Acelerar ali, na areia, na água, dar uns saltitos, parar e absorver tudo foi tudo e muito mais do que tinha imaginado.

A-C-O-N-S-E-L-H-O =)

...mas como tudo, não é fácil, temos que manter horários e cumprir kms, não fazemos o ritmo que queremos e temos que cumprir com tudo isso a que fazer parte duma organização obriga, mas vale a pena. Sendo fisicamente super desgastante, fazer uma viagem desta envergadura sem o apoio logístico e principalmente fronteiriço e policial de hora em hora seria um pesadelo.

Em breve sai o report completo no emAzimute com um par de vídeos à maneira.

Para já, ficam algumas fotos que fui partilhando no facebook durante a viagem, assim como mais algumas por parte da organização, para vos abrir o apetite =)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
www.emAzimute.com


23 jan 2014 10:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Grande descrição!

Fiquei colado a cada palavra, conseguiste transmitir as tuas sensações ainda que para nós de uma intensidade menor, mas igualmente verdadeira.

Estamos à espera de mais :pop)


23 jan 2014 11:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
AquAmAn
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 14:37
Mensagens: 6114
Localização: Oeiras, Lisboa
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
:pop)


23 jan 2014 11:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mar 2010 10:43
Mensagens: 116
Localização: Faro
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
:pop)

Muito Bom!

_________________
Quero viajar, quero conhecer, quero saber mais, quero fazer mais. Quero divertir-me com os outros. Quero olhar para trás e pensar que valeu a pena tudo isto. Quero sentir a terra, o verde e o azul... e o mamute a rolar!


23 jan 2014 12:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
gabe Escreveu:


Este ano também vai alinhar outro maquinão!!

Imagem


Vi esta máquina aqui perto de Moura (na estrada que liga Moura a Espanha - Rosal de la Frontera) estavam numa sessão fotográfica na antiga linha do comboio! :okkk:

Parabéns pelo relato! :study: :hello:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


23 jan 2014 12:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jun 2011 14:59
Mensagens: 95
Mensagem Re: Porto - DAKAR - Porto
Obrigado malta!

Aqui ficam algumas imagens da etapa final na praia de Dakar!



Vejam a playlist que tem os vídeos de todas as etapas :thumbsup:

_________________
www.emAzimute.com


23 jan 2014 13:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 59 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.