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 Baterias para totós! 
Autor Mensagem
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Mensagem Baterias para totós!
A minha DR custa a pegar. Cada vez mais. E antes pegava quase sempre à primeira. A última vez que peguei nela esgotei a bateria a tentar.

Será da bateria? Será do alternador? Será do motor de arranque? Mais alguma coisa?

A minha suspeita é a bateria. Dá-me ideia que não tem "força" para pôr o motor de arranque a andar como deve ser. Também pode ser o alternador que não a recarrega como devia, não é?

Sou um absoluto ignorante no que diz respeito a electrónica, electricidade e afins.
Estive a ler o tópico da XR e aquilo para mim é ucraniano. :confused:

Tenho um multímetro, mãozinhas, e não sou nenhum burro. Só não quero levar um esticão. :(

Algum elucidado pode fazer aqui um tutorial para diagnosticar o problema, que sirva também para outras alminhas como eu?

Obrigado :hello:

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


29 fev 2012 15:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Viva

então é assim por alto

com o multimetro ligado para corrente continua VDC, mede a voltagem nos bornes da bateria.
1-Sem a moto estar a trabalhar a bateria deve dar 12v e mais qualquer coisa, ou mesmo uns 13V, menos que 12V a bateria está fraca

2-Depois com a moto a trabalhar ao ralenti faz a mesma medição, tens de ter acima de 13V podendo ir aos 14V,

3-De seguida aceleras um bocado e mantem a aceleração e mede enquanto estás a acelerar, deve dar por volta de 14V pode ir até aos 15V .

Se não acontecer o descrito no ponto 2 e 3 então é porque existe problema ou no alternador, ou no rectificador/regulador

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


29 fev 2012 15:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
:pop) :thumbsup: Isto sim dava workshop engraçado :okkk:


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Mensagem Re: Baterias para totós!
Ora aí está! Simples e directo.
Muito obrigado, JaimeX :ave:
Vou testar amanhã e depois ponho o resultado

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


29 fev 2012 15:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Se esgotaste a bateria e demoraste algum tempo é pq a bateria tinha carga e estava a passa-la.

Se esgota logo pode ser alternador ou bateria.

Dá mais sintomas para percebermos o que acontece antes de a bateria esgotar.

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Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!


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Mensagem Re: Baterias para totós!
Demorei algum tempo, sim. A mota estava parada há mais de 1 semana. Diria que entre 30 segundos e 1 minuto, talvez. Mas antes também demorava e a bateria não esgotava. Não sei se é relevante, mas depois de a bateria morrer, desligo a chave, espero um bocado e volto a tentar e ela ainda dá umas espirradelas antes de voltar ficar KO outra vez.

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


29 fev 2012 15:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
A tua foto tem uma f800gs; pq não ligas a bateria de gs à dr para ver se é da bateria?

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joão pedro barreiros
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29 fev 2012 15:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Ok então não me cheira que seja bateria.
Segue as excelentes indicações do Jaime para aferires a carga da tua bateria mas pelo que dizes já morreu.
Procura carrega-la com 1 carregador de baterias ou na mota de algum amigo teu que tenha kick.

Sugestão:
Mete na tua mota outra bateria de um amigo. Tenta. Se não pegar nos primeiros 10 a 15 segundos tens de começar um diagnostico diferencial:

Se esgotas a bateria e é pq a bateria tinha carga e estava a passa-la.
Assumo que a mota tem gasolina, e que chega gasolina à carburação.

Pelo que me dizes pode ser vela. Começa por ver se a bobine passa corrente ao cachimbo da vela.

Se passar corrente passamos a outro passo.

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29 fev 2012 15:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
mendti Escreveu:
pelo que dizes já morreu.
Procura carrega-la com 1 carregador de baterias ou na mota de algum amigo teu que tenha kick.


Neste momento, à partida, a bateria tem alguma carga. Isto porque da última vez pu-la a andar de empurrão e das vezes seguintes nesse dia pegou sempre à primeira.

mendti Escreveu:
Assumo que a mota tem gasolina, e que chega gasolina à carburação.


Correcto :thumbsup: Só custa a pegar quando está fria e depois de parada há dias. É muito fácil pegá-la de empurrão, por isso presumo que ao nível do carburador estará tudo ok.

mendti Escreveu:
Começa por ver se a bobine passa corrente ao cachimbo da vela.


Ok. Como? :D A DR tem 2 velas. Basta ver no cachimbo que está mais acessível? Meço com o multímetro no cachimbo com a chave ligada, é isso?

João Pedro Escreveu:
A tua foto tem uma f800gs; pq não ligas a bateria de gs à dr para ver se é da bateria?


Nã, nãaa, Obrigado. Pode pegar o vírus :D

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


Editado pela última vez por Varanda em 29 fev 2012 16:31, num total de 1 vez.



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Mensagem Re: Baterias para totós!
Varanda, bateria para testar - tens a minha que é igual à tua. De qualquer forma segue o que o JaimeX disse pois já despista e eu não sei o estado da minha bateria pois nunca a troquei.

A tua mota depois de andar um bocado até pegou bem por isso penso que possa ser derivado do problema da mota custar a pegar depois de estar parada. A minha se fica uma semana ou mais parada precisa de 10 a 15seg com o start para reagir, mesmo com o ar ligado, gasolina na posição PRI, 3 aceleradelas e embraiada (pelo menos diz para fazer assim no manual). Com este método é menos mau pagar a mota mas nunca percebi a dificuldade, uma vez que a minha Pegaso com mais anos, mais km, mesma cilindrada e de carburadores também pegava só de chegar com o dedo perto do starter.

Varanda Escreveu:
mendti Escreveu:
Começa por ver se a bobine passa corrente ao cachimbo da vela.


Ok. Como? :D A DR tem 2 velas. Basta ver no cachimbo que está mais acessível? Meço com o multímetro no cachimbo com a chave ligada, é isso?


Eu lembro-me que dava ao starter com o vela fora e encostada ao motor, se desse faisca era porque estava ok, Não sei se é o método correto.

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Mensagem Re: Baterias para totós!
Amanhã vou fazer esses testes, depois digo.
Obrigado a todos.

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Serus Spielberg
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Mensagem Re: Baterias para totós!
RuiSpratley Escreveu:
Eu lembro-me que dava ao starter com o vela fora e encostada ao motor, se desse faisca era porque estava ok, Não sei se é o método correto.


Ópá há dois metodos mais correctos que esse:

1. Metes a vela encostada á lingua com uma mão no quadro da mota e carregas no starter

2. Encostas a vela á pila e fazes a mesma coisa.

Se sentires alguma coisa quer dizer que tens lá os 10.000V e que a bobina está boa.

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".... a partir de agora é só estradões"
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Serôdio Escreveu:
RuiSpratley Escreveu:
Eu lembro-me que dava ao starter com o vela fora e encostada ao motor, se desse faisca era porque estava ok, Não sei se é o método correto.


Ópá há dois metodos mais correctos que esse:

1. Metes a vela encostada á lingua com uma mão no quadro da mota e carregas no starter

2. Encostas a vela á pila e fazes a mesma coisa.

Se sentires alguma coisa quer dizer que tens lá os 10.000V e que a bobina está boa.


[}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)] [}:)]

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


29 fev 2012 17:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Serôdio Escreveu:
RuiSpratley Escreveu:
Eu lembro-me que dava ao starter com o vela fora e encostada ao motor, se desse faisca era porque estava ok, Não sei se é o método correto.


Ópá há dois metodos mais correctos que esse:

1. Metes a vela encostada á lingua com uma mão no quadro da mota e carregas no starter

2. Encostas a vela á pila e fazes a mesma coisa.

Se sentires alguma coisa quer dizer que tens lá os 10.000V e que a bobina está boa.


Estás a brincar mas com a porcaria do xenon uma vez ao fazer as ligações na mota tinha um fio junto à testa (sem estar a tocar) e ao ligar a mota fez arco elétrico e até vi estrelas. Outros testes deixo para quem estiver interessado :mutley: :mutley: :mutley: :mutley:

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Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


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Mensagem Re: Baterias para totós!
Esse da língua conheço eu bem. Era o clássico teste de carga das pilhas de 9V dos comandos dos carrinhos telecomandados em mil novecentos e oitentas!
Ahhhhh! Parece que ainda sinto o sabor do metal e a língua adormecida! :rlx:

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


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Mensagem Re: Baterias para totós!
ONDE SE PÕE LIKEEEEEEEE NESTE TÓPICOOOOO??? CUM CATANO!!! :D :okkk:


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Registado: 15 fev 2010 02:04
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Serôdio, estás inspirado! [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Fizeste-me lembrar de um senhor que foi abrir vedação eléctrica!
E depois ficou ao pinchos! Como se não houvesse gravidade.
:fiu: :fiu: :fiu:

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Agostinho Gomes
e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha


01 mar 2012 01:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Agostinho Gomes Escreveu:
Serôdio, estás inspirado! [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]
Fizeste-me lembrar de um senhor que foi abrir vedação eléctrica!
E depois ficou ao pinchos! Como se não houvesse gravidade.
:fiu: :fiu: :fiu:


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"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


01 mar 2012 10:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
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:shi:


01 mar 2012 12:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Começa pelo mais simples. a bateria tem quanto tempo?

Há uma modificação de bateria para para a DR650SE, passa de 9Ah para 14Ah com muito mais pujança de arranque.

Liga a mota, com bateria de mota, carro, etc... testa a voltagem nos bornes da bateria. <12volts não está a carregar a bateria, 13~14 volts está ok, 14~15 está ok se estiveres a acelerar, >15volts desliga e foge porque vai explodir. Não vai explodir, mas vai queimar.

Se neste teste, ela está ok, o circuito de carga está operacional. Se não está ok, voltagem a menos (<12) o motor está a funcionar com a carga da bateria, e não ha passagem do alternador para o regulador/rectificador que por sua vez liga à bateria. Alternador marado, ou rectificador queimado. Ambos raros de acontecer na DR650SE. Para testar o alternador, basta desligar a ficha com 3 fios amarelos, e ligar no lado do alternador uma lampada, ou multimetro. Se ao acelerar a lampada der uma luz imensa e com tendencia a rebentar, está ok (geralmente ela rebenta), por isso o melhor é utilizar o multimetro. a voltagem oscila entre os 50 e os 80 volts.

A maioria dos casos é bateria a morrer ou mau contacto.

Só depois é que avanças para bobines e cablagens e o diabo a sete....

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Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


01 mar 2012 12:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Varanda Escreveu:

Neste momento, à partida, a bateria tem alguma carga.

Só custa a pegar quando está fria e depois de parada há dias. É muito fácil pegá-la de empurrão, por isso presumo que ao nível do carburador estará tudo ok.


Parece que a bateria já teve melhores dias, o frio mata as baterias, e o pouco uso também... mas se custa a pegar a frio é sintoma de velas sujas ou desgastadas, assim do tipo com cáries ou falta de fluor... :D

Tira as velas e vê como estão, talvez tenham uma carie escura e gordurosa, se a mota estiver a queimar algum oleo, que provoca o isolamento das mesmas... talvez a solução mais facil é 2 velas novas (barato), ou então limpa-as bem e passa uma lixa a tirar todas as crostas acumuladas e afina a distância do polo 0,8 a 0,9mm, se não tiveres como medir, é aproximadamente a grossura de uma folha de serrar ferro a entrar folgada...

Outro ponto não menos importante é o filtro de ar, sem boa entrada de ar custa a pegar a frio...

Também não sei de essa DR tem bomba de gasolina, mas se tiver e como a bateria está fraca, o motor de arranque absorve toda a força da bateria e não deixa passar o suficiente para a bomba de gasolina para encher as cubas que quando (a mota) parada vários dias se esvaziam...


João Pedro Escreveu:
A tua foto tem uma f800gs; pq não ligas a bateria de gs à dr para ver se é da bateria?

Varanda Escreveu:
Nã, nãaa, Obrigado. Pode pegar o vírus :D


As japonesas para além de terem muita mais experiência no mundo das 2 rodas, vêm com vacinas que combatem todos os virus que as europeias lhes possam transmitir... :nhnhn:

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Que se lixe os estradões, estão cheios de pó...


02 mar 2012 01:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Muito obrigado pela ajuda.
Hoje decidi testar a bateria e:

Mota desligada: 12,22V
Chave da ignição ligada e motor desligado: 12,14V
Motor ao ralenti: 12,44V
A acelerar um pouco: desceu até aos 9,5V :confused:

Será melhor medir outra vez? Não é fácil medir a acelerar, admito que possa haver alguma margem de erro.

Hoje voltou a não pegar com o starter. Pegar de empurrão é facílimo, por isso presumo que seja mesmo do sistema eléctrico, correcto?

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


04 mar 2012 18:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Varanda Escreveu:
Muito obrigado pela ajuda.
Hoje decidi testar a bateria e:

Mota desligada: 12,22V
Chave da ignição ligada e motor desligado: 12,14V
Motor ao ralenti: 12,44V
A acelerar um pouco: desceu até aos 9,5V :confused:

Será melhor medir outra vez? Não é fácil medir a acelerar, admito que possa haver alguma margem de erro.

Hoje voltou a não pegar com o starter. Pegar de empurrão é facílimo, por isso presumo que seja mesmo do sistema eléctrico, correcto?


Sim, testa novamente, mas pelo que apresentas, a bateria não está a ser carregada.

Acelera mais, meio punho, a carga deve subir ate aos 14 v.

Verifica as ligações todas, bornes de bateria, regulador, alternador, etc...

Testar o alternador/stator:

Desliga a ficha que vem do alternador (3 fios amarelos, ficha preta). Liga a mota, pega no multimetro, mete em corrente AC a 200v, coloca o positivo e negativo do multimetro em 2 dos 3 fios da ficha que delisgaste proveniente do alternador. Ao ralentim, deve dar cerca de 30v, em aceleração 50v, e pode chegar aos 80v. Testar todas as combinações desses 3 fios.

OK= +/- 50 volts
MAU= 0 volts numa ou mais combinações.

Se estiver ok, aparenta ser o regulador que está avariado. Lembra-te q estes reguladores dissipam o excesso de corrente através de calor, dai terem alhetas de refrigeração.

Testar o regulador:

Verifica se ha continuidades entre os 5 pontos de saida. 3 sao do alternador, os outros dois sao positivo que vai para a bateria e negativo de massa.

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Gustavo Ramos


690 & 990 Laranjinha Negra
#108


04 mar 2012 21:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
como foi que ficou resolvido????
essa moto veio parar as minhas mãos com os mesmos sintomas já meti 2 baterias no espaço de 1 mês.


23 jan 2014 10:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Baterias para totós!
Na altura o meu mecânico chegou à conclusão que o problema estava nas escovas do motor de arranque. Limpou-se e ficou impecável.
De qualquer forma levou uma bateria nova porque a outra já era velha, mas estava tudo ok com o alternador e com o regulador.
Vê ou manda ver o motor de arranque, às tantas é o mesmo problema :thumbsup:

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'96 Gilera RK 50 Cannibal


23 jan 2014 19:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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