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Alexmonteiro90
Aventureiro
Registado: 14 out 2015 13:40 Mensagens: 26
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Mota para projeto Rally
Boas. Tenho neste momento 2 motas. Uma AfricaTwin das novas e uma AJP PR4 Enduro. Apesar de estar muito satisfeito com o desempenho das 2 sinto que estou no monte a estragar a AT que é uma mota cara, e a dar muito pouco uso a AJP pois moro numa zona de trialeiras pesadas e eu sou mais menino de andar a "passear pelos montes". O problema é que um gajo começa a ganhar o gosto e a destruir tudo. Surgiu portanto a ideia de comprar uma DR650 / DR800BIG / XR650/ XT660Z alguma mota mais velhinha para poder alterar ou nao e fazer um offroad porreiro sem ter tanto medo de estragar. A lógica seria vender a AJP e comprar uma destas motas. No entanto nao percebo muito destes modelos antigos por isso gostava de saber a vossa opiniao. As suzuki sao raridades, as XR quase nenhuma tem motor de arranque. Estou muito inclinado para a tenere 660 modelo de 1996. Mas sera uma boa opção para o efeito ? Abraço
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14 set 2016 17:28 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: Mota para projeto Rally
DR650
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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14 set 2016 18:30 |
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João Nunes
Aventureiro
Registado: 24 mar 2010 07:32 Mensagens: 410 Localização: Porto
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Re: Mota para projeto Rally
Acho que te esqeces-te de uma... se é para andar em maus caminhos e ser dura que nem um tanque... DRZ 400 E
Fazes 90 100 nas ligações (mais se não lhe tiveres amor ou se alongares a transmissão) e é um motor virtualmente indestrutível. Eu tenho uma, mas não sou o único, aqui no fórum há varias e exactamente para fazer o que descreves. Funcionar como segunda mota sem ter medo de ir riscando isto ou aquilo...
_________________ BMW G 650X Challenge Suzuki DR-Z 400e ex-KTM 990 ADV
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17 set 2016 07:21 |
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Galvão
Aventureiro
Registado: 16 mar 2011 18:52 Mensagens: 724 Localização: Oeiras
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Re: Mota para projeto Rally
João Nunes Escreveu: Acho que te esqeces-te de uma... se é para andar em maus caminhos e ser dura que nem um tanque... DRZ 400 E +1
_________________ DR650SE 01'
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18 set 2016 20:07 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Mota para projeto Rally
+1
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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19 set 2016 09:57 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: Mota para projeto Rally
Se é como afirmas para "trialeiras pesadas" nem entendo o porquê de usares a AT quando tens uma AJP.
Se é para criares uma moto para substituir no TT a tua AT e de alguma forma também substituir a AJP, dos modelos que referes, claramente a DR 650, é uma moto com muito razoável comportamento em TT (excelente em ritmo de passeio), muitíssimo fiável e permite deslocações em alcatrão até onde o mundo termina.
A DR400 pouco mais adiciona que a tua AJP para além da potencia do 400cc, em tudo o resto a AJP até é superior (quadro e suspensões muito mais recentes, logo melhores), portanto muito francamente não me parece que te traga uma grande mais valia.
Quanto às restantes: DR800 - Pesada, são motos com muitos anos e de fiabilidade algo duvidosa XR650 - Excelente, mas sem motor de arranque logo para mim nem dada. XT660Z - É outra excelente opção a considerar, muito a par da DR 650, não obstante em a DR tendo roda com medida 18 (a XT é 17) entrega muito mais opções de pneus, mas não deixa de ser de facto uma boa solução.
No que toca a outras soluções, tens uma moto já pronta para o que (eventualmente) pretendes, que não te obriga a grandes invenções, a KTM 640 adv., é claramente a que melhor comportamento te entrega em TT, com suspensões de luxo (comparando com as outras propostas), motor muito fiável e com óptimo conforto. No entanto (há sempre um estúpido óbice) o motor vibra e pode ser desagradável, mas antes de mais é uma questão de hábito. Para mim seria a opção.
_________________ ;-)
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20 set 2016 08:40 |
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gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
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Re: Mota para projeto Rally
a DR650 tem jante 17, tal como a XT660Z... a diferença está no custo de aquisição onde a DR leva larga vantagem.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 Laranjinha Negra #108
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20 set 2016 18:59 |
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pmnsg
Aventureiro
Registado: 23 jul 2016 23:41 Mensagens: 71 Localização: Porto / Gaia
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Re: Mota para projeto Rally
Então e porque não incluir a KTM 690 enduro Pedro? Demasiado grande/pesada face a as opcoes que referiste?
_________________ KTM 690 Enduro R
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20 set 2016 19:08 |
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Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
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Re: Mota para projeto Rally
Jovem pratica com a ajp faz km com força no monte e ao fim de uns meses vais ver que te custa muito menos andares na at e o que dantes era uma subida vai ser uma reta e uma trialeira uma subida, já sabes domingo as 7.30 na rosa!!
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21 set 2016 15:21 |
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Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
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Re: Mota para projeto Rally
até porque a 2 edição do trailmaniacs deve estar ai a porta!!
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21 set 2016 15:23 |
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Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
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Re: Mota para projeto Rally
pmnsg Escreveu: Então e porque não incluir a KTM 690 enduro Pedro? Demasiado grande/pesada face a as opcoes que referiste? Até é mais leve, mas é incomparavelmente mais cara que uma DR, uma XT ou uma KTM 660 Adv. Mas também é de outro campeonato no que ao comportamento diz respeito. A 690 enduro, seja a normal ou a R, joga noutra liga.
_________________ ;-)
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21 set 2016 16:11 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Mota para projeto Rally
Se fores para uma drz 400, convem ser a E( cabeça do motor diferente, caixa ar diferente, quadro mais leve, carburador e escape diferente e mais 10 cv). Um modelo recente 2004 a 2007. As primeiras drzs tem um cdi que lhes dá mais potencia, mas o excesso de rotação costuma rebentar com os parafusos do magnetico. Há gente que diz que é uma mota velha e pesada. Pois bem de origem pesa 119 Kg a seco - Quanto pesa uma ktm exc 450 da mesma idade? A suspensão é convencional, de longo curso, mola aço e oleo, e mais de uma dezena de afinações de compress e rebut quer atrás quer à frente. Já é muito interessante e não tem nada a ver com a dr 650. Para ter um comportamento otimo basta trocar o oleo regularmente e os prós, gastar 100 euros numas molas progressivas. Também há kits pro hidraulico (não sinto necessidade, sou roockie). É uma suspensão boa que permite desenvolvimento - já sei, a WP é excelente Fazem rallys, amities, até dakars chegando ao fim sem problemas de motor. Não há um 400 tão resistente com alguma aptencia roladora. Se for uma mota mais para terreno duro é a drz 400 E. Se for para rolar bastante a dr 650 é melhor, ainda que tenha as melhores baixas de todas - um trator ao relanti a subir - impressionante. Exige menos kit unhas que a drz. Ainda temos a G 650 X. Comparar uma drz 400 com uma ajp 250 dá uma interceção um pouco vazia
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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21 set 2016 20:57 |
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NunoBarbosa
Aventureiro
Registado: 25 ago 2009 10:02 Mensagens: 2828
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Re: Mota para projeto Rally
Assino. Excepto na BMW 650...não fiquei fã confesso. Gamito Escreveu: Se fores para uma drz 400, convem ser a E( cabeça do motor diferente, caixa ar diferente, quadro mais leve, carburador e escape diferente e mais 10 cv). Um modelo recente 2004 a 2007. As primeiras drzs tem um cdi que lhes dá mais potencia, mas o excesso de rotação costuma rebentar com os parafusos do magnetico. Há gente que diz que é uma mota velha e pesada. Pois bem de origem pesa 119 Kg a seco - Quanto pesa uma ktm exc 450 da mesma idade? A suspensão é convencional, de longo curso, mola aço e oleo, e mais de uma dezena de afinações de compress e rebut quer atrás quer à frente. Já é muito interessante e não tem nada a ver com a dr 650. Para ter um comportamento otimo basta trocar o oleo regularmente e os prós, gastar 100 euros numas molas progressivas. Também há kits pro hidraulico (não sinto necessidade, sou roockie). É uma suspensão boa que permite desenvolvimento - já sei, a WP é excelente Fazem rallys, amities, até dakars chegando ao fim sem problemas de motor. Não há um 400 tão resistente com alguma aptencia roladora. Se for uma mota mais para terreno duro é a drz 400 E. Se for para rolar bastante a dr 650 é melhor, ainda que tenha as melhores baixas de todas - um trator ao relanti a subir - impressionante. Exige menos kit unhas que a drz. Ainda temos a G 650 X. Comparar uma drz 400 com uma ajp 250 dá uma interceção um pouco vazia
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22 set 2016 10:23 |
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taxman
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 15:38 Mensagens: 120 Localização: Faro e Sintra
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Re: Mota para projeto Rally
NunoBarbosa Escreveu: Assino. Excepto na BMW 650...não fiquei fã confesso.
Com algumas alterações até fica mais ou menos...
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23 set 2016 09:52 |
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Alexmonteiro90
Aventureiro
Registado: 14 out 2015 13:40 Mensagens: 26
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Re: Mota para projeto Rally
Andei um pouco desligado e já cá estão montes de respostas. =) antes de mais obrigado a todos. Começo por dizer que a KTM 690 está muito fora do meu orçamento .. hehehehe a KTM 640 adv nao se encontra em lado nenhum infelizmente. a DRZ 400 apesar de me parecer uma excelente mota nao me parece ser bem o que pretendo... é demasiado lenta para as ligações não a quero expremer muito... A XTZ660 nao perder para a DR650 só no custo de aquisição ... parece-me bastante mais pesada tambem... o que é pena porque gosto bastante da mota. Vendo todas as opinioes a DR650 parece realmente a que se adapta mais ao que procuro ... segundo me disseram tambem existem XR650 e TTR600 com arranque elétrico o que me parece excelente opçao tambem... infelizmente vejo muito pouco estes modelos a venda. No entanto ainda devo dar um bocado mais uso a AJP , vender e depois vou analisar os melhores negocios dentro do que foi aqui falado. Gravataça apesar de eu nao ser a pessoa mais experiente o que me custa a andar no monte com a AT não é nas unhas é na carteira.. hahahah
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25 set 2016 20:29 |
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Miguel Pedro
Aventureiro
Registado: 13 set 2009 15:48 Mensagens: 574
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Re: Mota para projeto Rally
Gravataça Escreveu: até porque a 2 edição do trailmaniacs deve estar ai a porta!! ... será ? .... a aguardar noticias!!! ....
_________________ "Viajar é atravessar!....................."
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27 set 2016 21:10 |
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Galvão
Aventureiro
Registado: 16 mar 2011 18:52 Mensagens: 724 Localização: Oeiras
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Re: Mota para projeto Rally
XR 650 !
_________________ DR650SE 01'
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28 set 2016 09:22 |
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NunoBarbosa
Aventureiro
Registado: 25 ago 2009 10:02 Mensagens: 2828
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Re: Mota para projeto Rally
Alexmonteiro90 Escreveu: No entanto ainda devo dar um bocado mais uso a AJP , vender e depois vou analisar os melhores negocios dentro do que foi aqui falado. Ora! Sensato. Abr
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28 set 2016 09:39 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Mota para projeto Rally
Gamito, já experimentas-te a sério a nova AJP PR5 com motor refrigerado a água?
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
Editado pela última vez por Agostinho Gomes em 29 set 2016 22:55, num total de 1 vez.
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29 set 2016 22:42 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Mota para projeto Rally
Alexmonteiro90 Escreveu: ... Gravataça apesar de eu nao ser a pessoa mais experiente o que me custa a andar no monte com a AT não é nas unhas é na carteira.. hahahah Alex, usa e abusa da AJP! Já alguma vez atingiste o limite da mota? na PR5 que andei, acabei por meter a cremalheira com menos dentes, não notei diferença. Recordo-me que andei várias vezes em estrada com ela, eu a pesar 99kg e ela a rolar bem nos 80/100km/h. Chega para andar em nacionais. Quando conseguires andar nos limites da mota em offroad, estarás pronto para começar a andar com a AT. Digo começar, pois são motas diferentes, logo terás de aprender a andar com a AT em fora de estrada, mas já terás a experiência suficiente para te safares dos imprevistos ou das situações criticas que surjam. Aproveita a companhia do Gravataça e vai com eles, que vais aprender muito!
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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29 set 2016 22:54 |
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Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
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Re: Mota para projeto Rally
Pedro BC Escreveu: Se é como afirmas para "trialeiras pesadas" nem entendo o porquê de usares a AT quando tens uma AJP.
Se é para criares uma moto para substituir no TT a tua AT e de alguma forma também substituir a AJP, dos modelos que referes, claramente a DR 650, é uma moto com muito razoável comportamento em TT (excelente em ritmo de passeio), muitíssimo fiável e permite deslocações em alcatrão até onde o mundo termina.
A DR400 pouco mais adiciona que a tua AJP para além da potencia do 400cc, em tudo o resto a AJP até é superior (quadro e suspensões muito mais recentes, logo melhores), portanto muito francamente não me parece que te traga uma grande mais valia.
Quanto às restantes: DR800 - Pesada, são motos com muitos anos e de fiabilidade algo duvidosa XR650 - Excelente, mas sem motor de arranque logo para mim nem dada. XT660Z - É outra excelente opção a considerar, muito a par da DR 650...
No que toca a outras soluções, tens uma moto já pronta para o que (eventualmente) pretendes, que não te obriga a grandes invenções, a KTM 640 adv., é claramente a que melhor comportamento te entrega em TT, com suspensões de luxo (comparando com as outras propostas), motor muito fiável e com óptimo conforto. No entanto (há sempre um estúpido óbice) o motor vibra e pode ser desagradável, mas antes de mais é uma questão de hábito. Para mim seria a opção. bom resumo. tendo em vista o que pretendes, acrescentava ainda á lista: TTR 600 com starter tenere 660 modelo de 1996 (fraquinha de suspensões) Dominator 600 (fraquinha de suspensões) XTE 600 (fraquinha de suspensões) esquece o projeto rally! tens uma mota boa para viagem (longas tiradas e andar em estradões de terra), a AT. uma vez que tens uma AT CRF, quando tiveres que te deslocar mais de 100km para ires a passeios (arrisco a dizer, mesmo durante o passeio), vais te lembrar tanto e tantas vezes da AT , pois vais te aperceber das diferenças (arrisco a dizer para pior) quando estiveres em cima todas as motas referidas acima, uma vez que vais compara-las com a AT e todas ficam aquém da tua CRF (isto, tendo em conta que pretendes uma mota "barata" para fazer passeios on/offroad).
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
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29 set 2016 22:59 |
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Gamito
Aventureiro
Registado: 29 dez 2010 19:50 Mensagens: 1031 Localização: Povoa de Varzim
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Re: Mota para projeto Rally
Agostinho Gomes Escreveu: Gamito, já experimentas-te a sério a nova AJP PR5 com motor refrigerado a água? so andei numa de cabeça a ar . São 25 cv, é o que é...
_________________ DRZ 400E Transalp 600 ex RMZ 250 ex Husaberg 400 ex Honda xr ex
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03 out 2016 00:22 |
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