Data/Hora: 28 mar 2024 16:51




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 
 Opinião - moto para viagens 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Opinião - moto para viagens
Boas caros colegas,

Tenho uma duvida que deve ser também de muitos vós.
Ando à procura de moto para comprar, e tenho visto lá fora pois tenho facilidade de a ir lá buscar, no entanto, não sei o que ver...

Que moto aconselham dentro destes parâmetros
confortável
económica
rápida
capaz de ir à terra, mas não é para fazer offroad puro

e o ponto principal, não pode ser muito cara que isto anda mau de finanças.

obrigado


17 ago 2016 11:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Qual o budget ?

_________________
DR650SE 01'


17 ago 2016 19:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Comparando diretamente os preços de alguns modelos que vi, valores que correspondem cá em Portugal cerca de 7mil euros.

"não é muito", mas comprei casa, e fiquei depenado...


18 ago 2016 07:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mar 2016 20:27
Mensagens: 6
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Boas,

Já que ninguem dá opinião vou dar eu.

Se tivesse cerca de 7000 mil euros para gastar ia optar por comprar uma mota usada pois consegues potenciar melhor o teu investimento.

No meu caso ia optar por algum destes modelos:
- Suzuki V-Strom 650 XT - Este modelo é bastante recente pelo que vais custar a encontrar usado. Novas custam 8 mil e tal;
- Bmw f 700 gs / f 650 gs - Encontras algumas com poucos kms por volta desses valores;
- Honda transalp 700 - Encontras abaixo dos 7 mil. Confesso que não sou fã da mota mas parece-me boa para aquilo que procuras;
- Honda Nc 750 x - Esta nem se pode considerar uma trail, é mais uma mota de estrada um pouco mais alta que o normal, mas se procuras uma mota para ir à terra uma vez por ano serve perfeitamente.

Estas motos que te disse são modelos que consegues encontrar dentro do teu orçamento com relativamente poucos kms.

É claro que se isso não for muito importante para ti encontras também motas com mais kms de gamas um pouco superiores como a ktm 990 adventure ou até já gs 800 ou gs 1200 entre outras.

É uma questão de definires o que realmente queres e começares a procurar no mercado.

Abraço


20 ago 2016 17:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Obrigado pela opinião, realmente vou partir para motos com mais km, porque estas motos, menos a Vstrom que já andei e fiquei surpreendido, são motos que não me dizem nada ... a compra será feita fora de Portugal, por isso também aparecem por vezes alguns modelos mais economicos que por cá...

Ando na duvida nas KTM, porque nunca andei em nenhuma :( não sei se são economicas.
Mas no geral tenho visto motos de maior cilindrada.
Vi e perdi à pouco tempo uma ducati Multistrada 1200 por +-7500euros com poucos kms, mas também já ouvi dizer que tem alguns problemas...


20 ago 2016 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mar 2016 20:27
Mensagens: 6
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Se vais optar por comprar fora de portugal então vai realmente para algo melhor.

A minha máquina de eleição para fazer viagens em conforto seria mesmo a gs 1200 LC, no entanto essa já está fora do teu orçamento. Têm havido também reviews positivas da nova africa twin, mas sendo uma mota nova dificilmente a vais encontrar abaixo de 12 ou 13 mil euros.

No que toca à economia em qualquer mota isso vai ter relação directa com o controlo que tens na mão direita [bigsmile] todas elas têm consumos aceitaveis se tratarmos bem o acelerador, de resto não há milagres.

Também não tenho muita experiencia no que toca a KTM mas ouvi dizer que a 990 adventure tinha um acelerador sensivel o que a tornava instavel a baixas velocidades não sendo a melhor mota para andar em cidade por exemplo (alguém que tenha uma que confirme se isto é verdade ou é um mito).

A multistrada é uma mota estradista com uma posição mais elevada e possivelmente não te vai satisfazer fora de estrada. Desse genero de mota tens também a nova Yamaha Tracer 900 e até és capaz de já encontrar alguma por 8 mil euros ou pouco mais mas lá está, são motas que a unica semelhança que têm às trail é mesmo a posição de condução e a altura em que estás na mota pois já são motas estradistas.

Olha também para a Yamaha xt1200z e vê se encontras alguma dentro do valor que pretendes gastar.


20 ago 2016 22:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
milheiros Escreveu:
Se vais optar por comprar fora de portugal então vai realmente para algo melhor.

A minha máquina de eleição para fazer viagens em conforto seria mesmo a gs 1200 LC, no entanto essa já está fora do teu orçamento. Têm havido também reviews positivas da nova africa twin, mas sendo uma mota nova dificilmente a vais encontrar abaixo de 12 ou 13 mil euros.

No que toca à economia em qualquer mota isso vai ter relação directa com o controlo que tens na mão direita [bigsmile] todas elas têm consumos aceitaveis se tratarmos bem o acelerador, de resto não há milagres.

Também não tenho muita experiencia no que toca a KTM mas ouvi dizer que a 990 adventure tinha um acelerador sensivel o que a tornava instavel a baixas velocidades não sendo a melhor mota para andar em cidade por exemplo (alguém que tenha uma que confirme se isto é verdade ou é um mito).

A multistrada é uma mota estradista com uma posição mais elevada e possivelmente não te vai satisfazer fora de estrada. Desse genero de mota tens também a nova Yamaha Tracer 900 e até és capaz de já encontrar alguma por 8 mil euros ou pouco mais mas lá está, são motas que a unica semelhança que têm às trail é mesmo a posição de condução e a altura em que estás na mota pois já são motas estradistas.

Olha também para a Yamaha xt1200z e vê se encontras alguma dentro do valor que pretendes gastar.



Andei numa VFR 1200 crosstourer, (testdrive) e como foi em passeio, consegui consumos perto dos 5litros, mas não experimentei fora de estrada.
a Yamaha XT1200Z já ouvi dizer que não é mazinha de todo para viagens e pequeno offroad, alguem conhece?
obrigado


21 ago 2016 08:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mar 2016 20:27
Mensagens: 6
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Pelo que tenho ouvido dizer a xt1200z é uma excelente mota e chega a ser superior à GS 1200 OC.

Claro que a nova GS 1200 LC acabou por a superar mas se fores ver preços de usados, pelo menos em portugal, a diferença é bastante substancial pelo que eu optava pela yamaha num piscar de olhos.

Procura pelo forum, talvez encontres algumas opiniões acerca da xt1200z. É uma mota que já apresenta algumas tecnologias atuais, tem 2 mapas de potencia instalados, não dá problemas de maior e pelo que tenho lido faz consumos na casa dos 5l/100.

Vê também pelo youtube, tens imensas reviews por lá que te irão concerteza ajudar a tomar uma decisão.


21 ago 2016 13:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
nuty Escreveu:
Obrigado pela opinião, realmente vou partir para motos com mais km, porque estas motos, menos a Vstrom que já andei e fiquei surpreendido, são motos que não me dizem nada ... a compra será feita fora de Portugal, por isso também aparecem por vezes alguns modelos mais economicos que por cá...

Ando na duvida nas KTM, porque nunca andei em nenhuma :( não sei se são economicas.
Mas no geral tenho visto motos de maior cilindrada.
Vi e perdi à pouco tempo uma ducati Multistrada 1200 por +-7500euros com poucos kms, mas também já ouvi dizer que tem alguns problemas...


Uma Multistrada por 7500 euros, mesmo comprada lá fora acho demasiado barata, uma boa parte dos problemas das Ducati é porque quem as compra não faz uma manutenção adequada..... São motos com manutenção apertada e cara. E poucos sabem mexer nelas em condições.

A KTM 990 ( tenho uma) é bruta, gasta muito, a manutenção by the book não sendo astronómica é mais cara que uma japonesa, mas é mais apertada. È má para andar no transito, para quem só faz alcatrão como eu ( sim eu sei é heresia e devia ser queimado vivo) e com pneus de ir ao morango trava mal, com algumas alterações tornei a minha mais dócil ( dentro do possível)

se trocava por outra?
não , quando ando nela parece que faço anuncio à Colgate, tal o sorriso que deixa.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


22 ago 2016 09:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Aconselho-te a ser o mais racional possível devido à restrição orçamental que tens... e acredita que todos passamos por isso.

Queres esgotar o teu orçamento todo na moto? Vais colocar extras? Ou preferes comprar uma mais baratinha artilhada e o restante do budget vai para os passeios e viagens?
Eu escolheria este último cenário. Se for este o teu caso tens na XTZ 750 uma excelente opção. Tenho um exemplar deste em casa e um colega meu comprou uma "em cima" de uma viagem para Marrocos e aquilo foi só por gasosa e siga..mais nada! Bom e barato, enquanto nós todos fomos nas nossas bigtrails artilhadas até ao tutano. A antiga Africa Twin pode ser opção, apesar de ser mais cara que a XTZ no actual mercado.
Tens tb a Tenere 660, apesar de monocilindrica, é competente mas nada nervosa. As Yamaha's arranjas a bons preços, já com extras e o restante do teu orçamento é para fazer kms.
A própria VStrom, já acima mencionada, é excelente mota. Modelos com uns 10 anos andam por aí completamente novas.

A XT1200Z é uma grande mota...literalmente. Adoro-a, sei que há melhor e maior, mas poucas me enchem as vistas como esta. Irei trocá-la um dia, mas gostava de chegar aos 100.000 kms com ela :nod:

Há uns tempos tb fiz umas pesquisas em sites estrangeiros e olha que a GS 1150, nomeadamente a Adventure, é um must!


22 ago 2016 22:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
JaimeX Escreveu:
nuty Escreveu:
Obrigado pela opinião, realmente vou partir para motos com mais km, porque estas motos, menos a Vstrom que já andei e fiquei surpreendido, são motos que não me dizem nada ... a compra será feita fora de Portugal, por isso também aparecem por vezes alguns modelos mais economicos que por cá...

Ando na duvida nas KTM, porque nunca andei em nenhuma :( não sei se são economicas.
Mas no geral tenho visto motos de maior cilindrada.
Vi e perdi à pouco tempo uma ducati Multistrada 1200 por +-7500euros com poucos kms, mas também já ouvi dizer que tem alguns problemas...


Uma Multistrada por 7500 euros, mesmo comprada lá fora acho demasiado barata, uma boa parte dos problemas das Ducati é porque quem as compra não faz uma manutenção adequada..... São motos com manutenção apertada e cara. E poucos sabem mexer nelas em condições.

A KTM 990 ( tenho uma) é bruta, gasta muito, a manutenção by the book não sendo astronómica é mais cara que uma japonesa, mas é mais apertada. È má para andar no transito, para quem só faz alcatrão como eu ( sim eu sei é heresia e devia ser queimado vivo) e com pneus de ir ao morango trava mal, com algumas alterações tornei a minha mais dócil ( dentro do possível)

se trocava por outra?
não , quando ando nela parece que faço anuncio à Colgate, tal o sorriso que deixa.


tenho visto algumas a 8/9mil euros, mas realmente a 7500 foi aquela e mais nenhuma, mas como vou lá fora todos os anos pelo menos 1 vez e vivi lá algum tempo com Amigos com motos, é mais facil de arranjar alguma coisa.
por exemplo, um Amigo tem uma Aprilia Capnord 1200 das novas a venda que não tem meia duzia de km, mas embora muito boa as peças e reparações em Portugal são muito fracas.


22 ago 2016 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
VitorF Escreveu:
Aconselho-te a ser o mais racional possível devido à restrição orçamental que tens... e acredita que todos passamos por isso.

Queres esgotar o teu orçamento todo na moto? Vais colocar extras? Ou preferes comprar uma mais baratinha artilhada e o restante do budget vai para os passeios e viagens?
Eu escolheria este último cenário. Se for este o teu caso tens na XTZ 750 uma excelente opção. Tenho um exemplar deste em casa e um colega meu comprou uma "em cima" de uma viagem para Marrocos e aquilo foi só por gasosa e siga..mais nada! Bom e barato, enquanto nós todos fomos nas nossas bigtrails artilhadas até ao tutano. A antiga Africa Twin pode ser opção, apesar de ser mais cara que a XTZ no actual mercado.
Tens tb a Tenere 660, apesar de monocilindrica, é competente mas nada nervosa. As Yamaha's arranjas a bons preços, já com extras e o restante do teu orçamento é para fazer kms.
A própria VStrom, já acima mencionada, é excelente mota. Modelos com uns 10 anos andam por aí completamente novas.

A XT1200Z é uma grande mota...literalmente. Adoro-a, sei que há melhor e maior, mas poucas me enchem as vistas como esta. Irei trocá-la um dia, mas gostava de chegar aos 100.000 kms com ela :nod:

Há uns tempos tb fiz umas pesquisas em sites estrangeiros e olha que a GS 1150, nomeadamente a Adventure, é um must!



este é o meu problema, não estar a conseguir racional... parece que comprar uma Vstrom 650 é regredir, isto tendo em conta as minhas motos, e não sei se ao comprar uma destas, me vai satisfazer a totalidade da moto... por isso a ideia de gastar o total do plafond na moto, que por vezes poderia ter a hipotese de ter uma com alguns km mas já com bom equipamento, e sim, é como diz, ha por ai muitas motos que mal tocaram a terra e andam só por alcatrão sem grande desgaste.

a GS1150, não sei porque, não consigo gostar da moto, a Yamaha mesmo diferente e de certeza existir quem diga BMW é a melhor, gosto mais da Yamaha.


Sim, as Ducati o problema é a manutenção, mas sendo residente em Torres Novas, aqui não ha nada para fazer uma revisão a uma moto deste genero.


22 ago 2016 22:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Queres uma mota para viajar por onde?! estrada, estrada e fora de estrada, fora de estrada?

Eu acho que as motas mencionadas acima são boas escolhas, mas tens outras que também são boas para viagem...

_________________
DR650SE 01'


24 ago 2016 20:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Galvão Escreveu:
Queres uma mota para viajar por onde?! estrada, estrada e fora de estrada, fora de estrada?

Eu acho que as motas mencionadas acima são boas escolhas, mas tens outras que também são boas para viagem...



principalmente para estrada, mas com alguns caminhos fora de estrada, a primeira viagem a fazer é aos picos da europa e quero passar num caminho que já vi por aqui :)


25 ago 2016 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Vale assim tanto a pena uma mota trail, quando há melhores opçoes para estrada? se for para a cada 10000 km fazer 10 por fora de estrada, ou por uma estrada de terra eu optaria por uma fjr 1300, uma gtr 1400 etc... sao muito mais confortaveis para viagem, e fazem estradoes se for necessario...

_________________
DR650SE 01'


25 ago 2016 09:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Galvão Escreveu:
Vale assim tanto a pena uma mota trail, quando há melhores opçoes para estrada? se for para a cada 10000 km fazer 10 por fora de estrada, ou por uma estrada de terra eu optaria por uma fjr 1300, uma gtr 1400 etc... sao muito mais confortaveis para viagem, e fazem estradoes se for necessario...


fiz 90mil km numa fjr 1300 de 2005, quero mudar de estilo, comprei essa moto em "cachopo" que não era o estilo de moto normal e agora já me fartei um bocado, e depois também é os consumos... uma Honda VFR 1200 crosstourer gasta quase metade de uma FJR1300.

a titulo de exemplo, fiz uma viagem de quase 5mil km com a FJR e o consumo mais baixo foi de 7.8litros aos 100, e ia sozinho e com pouca carga, em velocidade cruzeiro, acima dos 140, passava logo para os 9litros/100km

a Kawa não conheço.


25 ago 2016 10:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:05
Mensagens: 1737
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
milheiros Escreveu:
Também não tenho muita experiencia no que toca a KTM mas ouvi dizer que a 990 adventure tinha um acelerador sensivel o que a tornava instavel a baixas velocidades não sendo a melhor mota para andar em cidade por exemplo (alguém que tenha uma que confirme se isto é verdade ou é um mito).


Boas.
Essa é nova e olha que por aqui já ouvimos muitas....na sua maioria mitos, sim.
Por acaso não gosto de andar na minha na cidade a não ser pelo conforto ou andar feito hooligan...Mas resido numa cidade pequena.

Do meu ponto de vista depenado não ficaste, senão andavas à procura de uma mota de 1000€... :D
Motas, como dizes, capazes de ir à terra são quase todas. Queres viajar? Ir muito ao campo? O que te diz o coração quando olhas para esse já vasto leque que mencionaste, e o restante pessoal?
Sinceramente não sei qual aconselhar, tens de dar mais pistas... :thumbsup:

VitorF Escreveu:
Há uns tempos tb fiz umas pesquisas em sites estrangeiros e olha que a GS 1150, nomeadamente a Adventure, é um must!


Sem dúvida Vítor. :thumbsup:


31 ago 2016 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Epa, nunca andei de KTM, mas tenho amigos que tem vindo a usar a alguns anos e dizem bem delas...
Andei na Suzuki vstrom deste ano, já com algumas alterações e senti-me confortável mas o consumo era um pouco alto.
e depois pouco mais posso dizer, ando á procura das ideias para ir fazer o teste drive as maquinas :)


13 set 2016 22:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
nuty Escreveu:
a Yamaha XT1200Z já ouvi dizer que não é mazinha de todo para viagens e pequeno offroad, alguem conhece?
obrigado


Eu tenho uma!

Moto do caneco, velocidades de cruzeiro tranquilas acima dos 160km/h, travões do caneco, muito mas muito confortável, de uma fiabilidade à prova de bala. Em TT dizem que se safa, não sei, nunca fiz mais que ir até às praias da costa da caparica.

Tem ainda instalado de origem 2 mapas de potencia, no sport, fica com mais "pedrada" que as ktm 950/990, e a malta das ktm não me venha com coisas, porque também tenho uma :D

_________________
;-)


20 set 2016 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Vai ser uma Suzuki Vstrom 1000, ou a Yamaha tenere 1200... estou em negociação com um stand :)

vamos ver se não é difícil legalizar.


20 set 2016 15:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 12 ago 2016 16:01
Mensagens: 20
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
Boas, já me encontro a preparar a viagem lá para meados de novembro para ir buscar uma nova montada...
a primeira moto que vou buscar vai ser uma vstrom de um Amigo, e é para venda, depois vou buscar a minha no final de novembro.


11 out 2016 09:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: Opinião - moto para viagens
F800GS


14 out 2016 09:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.