Autor |
Mensagem |
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
|
Mod escape de origem LC8
Parece-me que li algures que alguém andava a pensar meter-se numa destas : http://www.ktm950.info/how/Farkels/adve ... haust.html
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
|
30 nov 2009 16:46 |
|
|
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
|
Re: Mod escape de origem LC8
O morais acho que tinha isso feito nos originais...
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
|
30 nov 2009 18:54 |
|
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Re: Mod escape de origem LC8
O que eu fiz foi diferente, mas o resultado foi o mesmo com menos trabalho e menos "marcas" no escape. Passo a explicar: A moto deixou logo de aquecer estupidamente como fazia quando tinha os escapes originais. O motivo eram obviamente os catalizadores que só anulam os gases se estiverem a altas temperaturas. Também ficaram mais leves. Os dois CATs pesavam quase 1KG. Além disso ficou com um barulhinho bem melhor Os escapes ficaram sem qualquer marca de terem sido abertos porque o fiz pela solda que fica à beira dos parafusoso que os seguram aos colectores. Fiz este trabalho todo em casa. Quando foi para soldar levei-os a uma loja de escapes aqui perto e paguei 5€ pela soldadura dos dois.
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
01 dez 2009 11:34 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
Boas! Morais, ainda tens os escapes originais que alteras-te? Gostaria de testa-los a ver como ficam. Podes empresta-los por uns dias? Quando alteras-te os originais, mudas-te alguma coisa no carburador? tipo, se configuras-te os carburadores de acordo com os Ackrapovic, uma vez que tires-te os catalisadores? Caso não goste vou avançar para esta solução que descobri no ADVRider: http://www.advrider.com/forums/showthre ... amorphasisPelo que vi, os custos serão baixos! Os escapes serão reciclados e a lâ de vidro tenho em casa. Só vou ter de comprar eletrôdos para soldar a aço-inox. Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
20 abr 2010 12:46 |
|
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Re: Mod escape de origem LC8
Quando retirei os catalizadores apenas afinei os carburadores. Simples. Na 990 é que tens de mapear de novo a centralina com o mapa dos akra (sem catalizador), e convém fazeres isso para notares a diferença. Não convém andares com a moto sem CAT e com o mapa original. E sim, empresto. Tens é de descravar um ou dois parafusos nos escapes porque partiram quando coloquei os wings, mas isso é coisa fácil... dás calor e um pingo de solda e já devem desapertar
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
21 abr 2010 14:13 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
morais Escreveu: Na 990 é que tens de mapear de novo a centralina com o mapa dos akra (sem catalizador), e convém fazeres isso para notares a diferença. Não convém andares com a moto sem CAT e com o mapa original.
1 - Porque dizes "Não convém andares com a moto sem CAT e com o mapa original. " ? 2 - Estraga alguma coisa na mota? Pergunto porque vejo o pessoal a colocar escapes de rendimento sem mudar o mapa de injecção. Até há quem não aconselhe a alterar o mapa de injecção, pois dizem eles que quando se poe a mota a trabalhar nos primeiros 15 segundo a centralina ajusta a injecção. 3 - Estas afirmação dos "15 segundos" , tem alguma coisa de razão? 3 - Quais as vantagens de alterar o mapa de injecção? 4 - Ao alterar o mapa de injecção para a configuração "Akropovic sem CAT", é desactivado o SAS? Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
21 abr 2010 16:18 |
|
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Re: Mod escape de origem LC8
Agostinho, O mapa original trabalha em função da catalização dos gazes. Para o catalizador funcinar tem de atingir temperaturas elevadas. Já para não falar do SAS e do EPC. Claro que faz mal andares com o mapa original nuns escapes abertos. Já para não falar na afinação de valvulas que terás de fazer com mais frequencia. Não é 15 segundos. Para a centralina ajustar o relenti tem de estar 15 minutos a trabalhar em standby. Liga com o teu concessionário e esclarece isso
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
21 abr 2010 17:40 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
viva!
os 15 minutos ou segundos, acho que li algures num forum!
Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
21 abr 2010 17:58 |
|
|
Guimaraes
Aventureiro
Registado: 02 fev 2010 12:11 Mensagens: 533 Localização: Porto
|
Re: Mod escape de origem LC8
Viva,
São 15 minutos. E não adianta de nada, a unica solução é mesmo o remap. Com o mapa de origem vais ter muitos rateres em desaceleração. Ainda andei uns 15 dias com o mapa de origem e os db killers... depois acabei por carregar o dos akras e sacar os db killers fora.
No teu lugar não estragava as ponteiras de origem. Por 400€ compras uns Leo Vince ou Wings e ficas muito bem servido!
|
21 abr 2010 20:34 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
Viva!
Onde é que compro por esse valor?
Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
22 abr 2010 15:24 |
|
|
Guimaraes
Aventureiro
Registado: 02 fev 2010 12:11 Mensagens: 533 Localização: Porto
|
Re: Mod escape de origem LC8
Qualquer loja que nao meta margens exorbitantes, eBay, etc.... Comprei os meus onde comprei a moto - Moto Terra, Vila Nova de Cerveira. Ex.: http://cgi.ebay.de/AUSPUFF-ENDTOPF-LEOV ... 124wt_1167
|
22 abr 2010 20:54 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
Viva!
Esqueci-me de referir que na quarta-feira estive na Moto Peças Usadas e eles comercializam os escapes Viper. Para a Branquinha, as duas panelas, fica por 400€.
Alguém conhece estes escapes? Vantagens e desvantagens?
Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
23 abr 2010 12:39 |
|
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Re: Mod escape de origem LC8
Esquece essa marca AKRA ou WINGS ou LEO VINCE Por essa ordem de preferência.
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
23 abr 2010 13:19 |
|
|
Agostinho Gomes
Aventureiro
Registado: 15 fev 2010 02:04 Mensagens: 3305 Localização: Braga - Paços de Ferreira
|
Re: Mod escape de origem LC8
viva!
OK! Obrigado.
Abraço
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
|
23 abr 2010 14:35 |
|
|
RMDVENTURA
Aventureiro
Registado: 01 mar 2010 20:19 Mensagens: 1309 Localização: Moura - Baixo Alentejo
|
Re: Mod escape de origem LC8
As ponteiras LeoVince resolvem o problema do calor na Lc8???
_________________ KTM 450 EXC '05 KTM 990 Adventure '07
|
15 fev 2011 15:39 |
|
|
Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
|
Re: Mod escape de origem LC8
RMDVENTURA Escreveu: As ponteiras LeoVince resolvem o problema do calor na Lc8??? Ajuda bastante mas como é uma ready to race o que elas querem é mesmo calor....se fosse hoje opetava pelos wings, os leo vince é muito tiro parece uma metrelhadora mesmo afinada...
|
15 fev 2011 15:59 |
|
|
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
|
Re: Mod escape de origem LC8
RMDVENTURA Escreveu: As ponteiras LeoVince resolvem o problema do calor na Lc8??? De a mota aquecer? Não. De te ou a pendura se queimar? Sim!
|
15 fev 2011 16:01 |
|
|
RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
|
Re: Mod escape de origem LC8
Miguel Escreveu: RMDVENTURA Escreveu: As ponteiras LeoVince resolvem o problema do calor na Lc8??? De a mota aquecer? Não. De te ou a pendura se queimar? Sim! Eu ainda estou a recuperar de um ligeiro encosto numa ponteira de uma LC8. No imediato senti só impressão e passado umas horas tinha uma bolha do tamanho de um carro. Solução - agulha para tirar liquido e gaze gorda para ser mais rápida a recuperação .
_________________ Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo
|
15 fev 2011 16:20 |
|
|
RMDVENTURA
Aventureiro
Registado: 01 mar 2010 20:19 Mensagens: 1309 Localização: Moura - Baixo Alentejo
|
Re: Mod escape de origem LC8
OK, obrigado! É mesmo para evitar o calor (e queimadelas) que as de origem mandam.....que não é pouco. Agora até sabe bem, mas daqui a uns mesitos...... E Entre Wings e Leo, o melhor é mesmo Wings, certo? E com remap?!
_________________ KTM 450 EXC '05 KTM 990 Adventure '07
|
15 fev 2011 16:53 |
|
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
Re: Mod escape de origem LC8
O calor que as LC8 geram na zona do escape tem a ver com o facto de o catalizador só cumprir a sua função se atingir temperaturas elevadas. Por isso é que as ponteira estão sempre a ferver.
A substituição do escape resolve isso, mas não te esqueças de reajustar o carburador caso seja a 950 ou reprogramar a centralina caso seja a 990!
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
15 fev 2011 21:17 |
|
|
Guimaraes
Aventureiro
Registado: 02 fev 2010 12:11 Mensagens: 533 Localização: Porto
|
Re: Mod escape de origem LC8
Eu meti os leos, mais baratos em relação a todos os outros, com a vantagem que trás o colector intermédio. Podes por a mão em cima das ponteiras que não te queimas. Se não os queres barulhentos, deixas os DB killers. Ao trocares de escape e manteres o mapa de origem vais ficar com uma mistura mais pobre, no entanto tens de ser tu a avaliar se precisas ou não do remap (a cor das velas e a presença de bastantes ratéres, principalmente em desaceleração são bons indicadores). Se não removeres os DBK em principio não vais notar grande necessidade, se os tirares, ai sim vais notar. O Mapa da Akrapovic é muito mais "rico" pelo que conta com uns consumos mais elevados.
|
15 fev 2011 21:24 |
|
|
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
|
Re: Mod escape de origem LC8
Eu tenho uns wings à cerca de 1 mês e ainda não fiz a reprogramação mas sou sincero, acho que não necessito de reprogramar porque não oiço rateres... se calhar ao tirar as velas posso tirar a certeza absoluta se preciso ou não...
|
16 fev 2011 08:59 |
|
|
Nuno_Dias
Aventureiro
Registado: 08 set 2009 15:11 Mensagens: 3212 Localização: Póvoa Sto. Adrião
|
Re: Mod escape de origem LC8
Guimaraes Escreveu: Eu meti os leos, mais baratos em relação a todos os outros Mais baratos que os Wings? Já agora quanto custam os Leovince?
_________________ Two Big for me...
|
16 fev 2011 09:19 |
|
|
Miguel
AquAmAn
Registado: 21 abr 2009 14:37 Mensagens: 6114 Localização: Oeiras, Lisboa
|
Re: Mod escape de origem LC8
Menos 60€ ... mais ou menos... Antes de comprar os meus, andei a ver e conseguia arranjar uns Leo Vince por 490€ e os Wing ficavam por 550€... Mas os Wings são mais giros Depois de comprar os meus, fiquei a saber que as peças (tipo capas e terminações em carbono, no meu caso) que são baratas...
|
16 fev 2011 09:36 |
|
|
RMDVENTURA
Aventureiro
Registado: 01 mar 2010 20:19 Mensagens: 1309 Localização: Moura - Baixo Alentejo
|
Re: Mod escape de origem LC8
Obrigado malta! Ontem contactei a Wings e recebi logo um email com os preços, aqui fica para alguem que precise também: "Here are the prices for KTM 950/990 Adventure/ Adventure S/ Adventure R (03- ): - Titanium mufflers (pair- OVAL or NOS* shape) without carbon end caps____549.-EUR - Titanium mufflers (pair- OVAL or NOS* shape) with carbon end caps_______599.-EUR - SAS blanking plates (pair) made of aluminium____15.-EUR - postage (additional)_________________________21.-EUR" As "placas SAS" são necessárias? A minha moto é a 990.
_________________ KTM 450 EXC '05 KTM 990 Adventure '07
|
16 fev 2011 10:23 |
|
|
|