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 Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F) 
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Mensagem Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
O bixo é este e é a minha moto actual.
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Pedia agora ajuda a quem tem ou conhece a burra, para me dar umas dicas.

1º - Os plásticos parecem demasiado rígidos. Parece quase plexiglas ou lá o que é e isso não me agrada muito. Aquilo ca trepidação do off-road não começa a estalar e a raxar, etc etc?

2º - A suspensão é rígíssima no off-road. QUalquer buraco é uma passa do caraças e parece que a suspensão nem chega perto de esgotar.
Também noto que se acelerar em zona sinuosa (aquelas mini lombinhas que a chuva deixa que parece uma esteira e coisas assim) a roda de trás vai a bater muito...da ideia que não acompanha os buracos e ressalta muito... talvez devido á suspensão rija?

3º - Parece que ouço sempre um barulho de qualquer coisa solta na traseira da mota quando passo em irregularidades ou mau terreno.
Ja andei a ver tudo e a única coisa que não está correctamente fixa é a luz traseira que vibra juntamente com o "bacalhau" da matrícula. Mais alguém sente o mesmo problema? A solução é encurtar o bacalhau e prender melhor a luz trazeira...não?

4º - Aquele para lamas da frente... aquilo não se vai estilhaçar com a 1ª pedra que la aterre?
Isto está ligado com o 1º ponto...os plásticos parecem-me muito rígidos e dá ideia que qualquer porrada faz aquilo estalar ou simplesmente esburacar. :confused:

Ajudem-me que eu nunca tive uma mota de menino crescido e estas problemáticas tiram-me o sono! :crybaby: :crybaby: :crybaby:

Obrigado pela atenção [wink]

PS: Se alguém souber onde se vende equipamento e peças para este tipo de motas, diga, porque não tenho tido muita facilidade em encontrar. (ex: suporte para malas, carenagens, etc etc)

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Editado pela última vez por Guerra em 24 jan 2010 22:25, num total de 1 vez.



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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
:D
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24 jan 2010 22:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Guerra, parece-me da maioria das tuas impressões da mota que acima de tudo é o choque de mudares de uma "quase-cabra" para uma mota maior e bem diferente.

Essa é uma verdadeira Trail, podes fazer o que fazias com a outra (embora de forma diferente e com algumas limitações se estiver de origem) mas podes viajar longe etc...

O meu conselho é dá-lhe um tempo para te adaptares à mota e se dentro de 1 mês ou 2 ainda estranhares muito aí pensa no que posas fazer para adaptar a mota ao que queres. [wink]

Cumps!


25 jan 2010 00:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Concordo com o paniguinha Cabral. :nod:

Monteeeeee com ela! :nhnhn:


25 jan 2010 08:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Guerra Escreveu:
Pedia agora ajuda a quem tem ou conhece a burra, para me dar umas dicas.


Eu não tenho , nem nunca tive , mas não me importo de mandar umas "postas de pescada" .

Citar:
A suspensão é rígíssima no off-road. QUalquer buraco é uma passa do caraças e parece que a suspensão nem chega perto de esgotar.
Também noto que se acelerar em zona sinuosa (aquelas mini lombinhas que a chuva deixa que parece uma esteira e coisas assim) a roda de trás vai a bater muito...da ideia que não acompanha os buracos e ressalta muito... talvez devido á suspensão rija?


Verifica a finação com que elas estão , se era mota de estrada , concerteza que o ex-dono lhe deu uns clics , para ter melhor comportamento no asfalto .
Até porque as suspensões dessa mota , são excelentes em termos de conforto .


ps : essa mota estava em Elvas ?

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25 jan 2010 09:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Grande mota!

Ainda a pouco tempo vi uma igual a essa cair de um atrelado a 90km/h e nada simplesmente nada! :eek:


25 jan 2010 10:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Essa aí não era a dos Morangos com açucar ? LoL :D

Aguarda um pouco que eu já te respondo ao resto... :nod:
(continuo a achar estranho dizeres que a suspensão é rija demais. Só se for a de trás, mas mesmo assim...)

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25 jan 2010 11:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Guerra:

Acho que o Lança resumiu bem os conselhos a dar. Rola mais uns km´s na moto para te habituares. Ao qual eu acrescento, dado que as carenagens são muito frágeis, a compra das crash-bar na Touratech - Hepco & Becker (cerce de 167€). Valem cada tostão, pois uma carenagem dessas + colantes tem um valor superior a 300€...

Quanto aos apoios das malas traseiras, fala com o Pedro Azevedo da LandParts - http://www.landparts.com/

Arranja também uma protecção para os faróis como eu fiz para a minha em policarbonato. :okkk:

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Respondendo ás vossas perungas: :D

-A mota veio de um privado no Seixal (A foto que meti aí é que veio do google... :rolleyes: )

-Milagre dos milagres, ja trazia crash-bars...que luxo!

-Vou tentar mexer na suspensão... a de trás está definitivamente demasiado rija.

Obrigado pelos conselhos. Vou dando notícias à medida que fôr testanto melhor a mota :D

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Eu já tive uma! O modelo anterior, em que o farol era um apenas e pequeno.

Acho que em termos de suspensão deve ter havido alguma alteração do antigo dono, pois a Ténere no meu ponto de vista peca pelas suspensões demasiado moles/soft.
O barulho que ouves da traseira deve ser do bacalhau e luz traseira. Ele abana mas é mesmo assim. Sujiro que não o prendas pois sendo um monocilindrico e com as vibrações inerentes pode partir. Isso foi feito assim por isso mesmo.
Quanto a carenagens não te sei reponder, mas se já tens as crashbars resolves bem se puseres os suporte traseiros. Digo eu....
O guarda lamas da frente deixa ficar esse. Se um dia partir então pensa em por um alto.

Espero ter ajudado dentro da medida do possivel.

Abraço!

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Nuno_Dias Escreveu:
Sujiro que não o prendas pois sendo um monocilindrico e com as vibrações inerentes pode partir. Isso foi feito assim por isso mesmo.


Nem mais , e além disso , pode começar a fundir as lâmpadas .
Agora será que os suportes não tem borrachas (sinoblocos) e poderão estar um pouco gastas , provocando uma oscilação maior que o normal ?

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25 jan 2010 15:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
O que o Nuno Dias diz é também a minha sensibilidade, antes de comprar a minha antiga ST andei durante um Inverno com uma Tenere 600, o principal defeito no tt era o brando amortecimento, mas a mola tem afinação e eu coloquei o mais rijo possível, mesmo assim achava que tinha uma recuperação lenta.

Relativamente aos plásticos, é assim mesmo, tudo abana, mas nada cai e nada parte. Eu tenho uma TTR 600 e aquilo abana desde o conta-quilómetros até ao farolim traseiro.

Mas tens neste espaço um especialista nessa moto, o Vítor Costa, acho que ele te pode esclarecer qualquer dúvida no que respeita a essa montada.

No entanto acho que o grande conselho é o do Pedro Cabral, 1º faz-te à moto, e depois adapta-a ao teu estilo e gosto.

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25 jan 2010 16:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
A minha modesta opinião tb é de antes de fazeres qualquer alteração habitua-te primeiro á mota, tal como já sabiamente disseram. Se vens habituado a outro segmento de moto vais achar muita diferença para as trail, diferenças essas que poderão não ser defeito mas feitio.

Guerra Escreveu:
1º - Os plásticos parecem demasiado rígidos. Parece quase plexiglas ou lá o que é e isso não me agrada muito. Aquilo ca trepidação do off-road não começa a estalar e a raxar, etc etc?

Realmente um dos grandes defeitos que as nossas adoradas tés começaram a ter depois de 91 foram os plásticos das carenagens nada vocacionados para off road/quedas. O material em que as carenagens são confeccionadas é demasiado rígido e quase sem a componente elástica que deveriam ter para suportar alguma dobragem. Nada igual aos anteriores modelos de Tés.
às vezes até em estrada com a pressão do vento e trepidação eles estalam.
Neste ponto nada há a fazer sem alterar radicalmente a estética da mota, apenas te aconselharia a colocar umas protecções de carenagens, que pelos vistos já tens.
Para protecção dos restantes plásticos, tenta colocar uns suportes de malas laterais mas adequados tb a protegerem as superfícies traseiras mais frágeis da mota.

Um truque que uso para minimizar o risco de partir carenagens é o usar o mínimo de parafusos de fixação (principalmente ao deposito). Quanto mais solta for a carenagem mais margem de manobra tem, sem partir, ao ser forçada numa queda.


Guerra Escreveu:
2º - A suspensão é rígíssima no off-road. QUalquer buraco é uma passa do caraças e parece que a suspensão nem chega perto de esgotar.
Também noto que se acelerar em zona sinuosa (aquelas mini lombinhas que a chuva deixa que parece uma esteira e coisas assim) a roda de trás vai a bater muito...da ideia que não acompanha os buracos e ressalta muito... talvez devido á suspensão rija?


Neste ponto, decididamente, ainda por cima se estavas habituado a cabras, a suspensão esta alterada ou então tb pode estar avariada.
As suspensões das 660 depois de 94 foram vocacionadas para conforto em estrada e boa aderência em curva alcatroada. Quem usa estes modelos em TT uma das primeiras coisas que faz é alterar as suspensões colocando-as mais rígidas, principalmente a da frente.

Guerra Escreveu:
3º - Parece que ouço sempre um barulho de qualquer coisa solta na traseira da mota quando passo em irregularidades ou mau terreno.
Já andei a ver tudo e a única coisa que não está correctamente fixa é a luz traseira que vibra juntamente com o "bacalhau" da matrícula. Mais alguém sente o mesmo problema? A solução é encurtar o bacalhau e prender melhor a luz trazeira...não?


Realmente a luz traseira abana um pouco, mas é como já disseram, é mesmo assim. No entanto verifica as borrachas (o-rings) que tem entre o parafuso que a fixa e o apoio. Os parafusos têm uma folga para caberem as borrachas e se elas não estiverem lá fica uma folga grande em vazio que poderá fazer bater o conjunto.


Guerra Escreveu:
4º - Aquele para lamas da frente... aquilo não se vai estilhaçar com a 1ª pedra que lá aterre?
Isto está ligado com o 1º ponto...os plásticos parecem-me muito rígidos e dá ideia que qualquer porrada faz aquilo estalar ou simplesmente esburacar.: confused:


Olha que o para lamas é um dos sítios que aguenta muita “pedrada”, talvez devido á sua configuração geométrica pelo menos não sei de problemas com eles. Nas quedas apenas nas fixações ás jarras ás vezes surgem pontos rachados. O para lamas alto é uma questão de opção pessoal.


Guerra Escreveu:
PS: Se alguém souber onde se vende equipamento e peças para este tipo de motas, diga, porque não tenho tido muita facilidade em encontrar. (ex: suporte para malas, carenagens, etc etc)


Neste ponto vai ao TONC_PT e explora os sites homólogos e respectivos tópicos de venda.

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26 jan 2010 11:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
... não sei de onde és, mas se fores de perto ou passares pela minha zona, terei todo o prazer em dar uma vista de olhos na tua montada na minha Tégaragem (como já lhe chamam :ups: ) e ajudar-te no que me for possivel.

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
marioti Escreveu:
Grande mota!

Ainda a pouco tempo vi uma igual a essa cair de um atrelado a 90km/h e nada simplesmente nada! :eek:



Elah!!! Também não íamos a 90, era uma curva... :D :D :D

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CumprimenTTos,

Luís Caetano


26 jan 2010 11:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Scuba Doooooo
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
a única maneira de saberes o que é frágil na tua mota é caires com ela e aprenderem juntos! Tens de conhecer a tua mota ! Estabelece uma relaçao de confiança com a mota e cresce com ela ! ;) Nao há nada que partas que n possas repor, e no todo terreno é assim mesmo! ;) ;) ;) :thumbsup:


Agora te digo, a tua mota tem uma conduçao bestial no todo terreno, basta apertar as suspensoes da frente e de tras para curtires à brava a areia. Outro dia experimentei uma na comporta e acho-a com melhor ciclistica que a minha . em relaçao as protecçoes sao deveras frágeis... compra ou faz umas... a vantagem da nova té é que n tem muito que partir ;) ( mas mm assim eu consigo sempre partir alguma coisa, mas eu tb n sou exemplo... )


grande abraço

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Nicholas Escreveu:
a única maneira de saberes o que é frágil na tua mota é caires com ela e aprenderem juntos! Tens de conhecer a tua mota ! Estabelece uma relaçao de confiança com a mota e cresce com ela ! ;) Nao há nada que partas que n possas repor, e no todo terreno é assim mesmo! ;) ;) ;) :thumbsup:


Estás um craque pah, é mesmo esse o espírito! [wink]


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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Nicholas Escreveu:
Agora te digo, a tua mota tem uma conduçao bestial no todo terreno. Outro dia experimentei uma na comporta e acho-a com melhor ciclistica que a minha .
grande abraço


:lotlol: :lotlol: :lotlol: :lotlol:

Epá e eu que me esqueçi de te dizer para andares na minha no Domingo.... [}:)]

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Vitor, eu sou de Santarém, e tu?
Ja me fui registar no owners club, nem sabia que existia :D ...

O barulho na traseira ja resolvi. Foi só por uma fitinha autocolante almofadada entre o farolim e o plásticozinho onde roçava. Está impeq.

Ainda não mexi nas suspensões, vou testar melhor 1º.

Quantos ao plásticos serem rígidos e frágeis... será uma ideia muito descabida passar 3 ou 4 camadas de fibra de vidro por dentro dos plásticos, para os tornar mais resistentes?
Se calhar ainda piora o problema da rigidez...mas pelo menos tornava o conjunto mais sólido :confused:

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Editado pela última vez por Guerra em 26 jan 2010 18:24, num total de 1 vez.



26 jan 2010 18:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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NINJA Man
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Guerra Escreveu:
Quantos ao plásticos serem rígidos e frágeis... será uma ideia muito descabida passar 3 ou 4 camadas de fibra de vidro por dentro dos plásticos, para os tornar mais resistentes?


Parte na mesma! Não percas tempo.

Guerra Escreveu:
O barulho na traseira ja resolvi. Foi só por uma fitinha autocolante almofadada entre o farolim e o plásticozinho onde roçava. Está impeq.


Espera aí, andaste de estetoscópio a auscultar a mota???? :nhnhn:

Guerra, espero que não transformes o motão que tens numa mota amaricada com sininhos, fitas protectoras e esferovite! :grrr:
Vai mas é para o monte curtir com ela e põe fotos! Já a tens à 3 semanas e ainda não vi fotos dela em acção :stupid:

Anda lá, estámos todos à espera :D
:pop) :pop)

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As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Guerra,

Para mim a XTZ tinha 3 fragilidades e tu já tocaste em 2 delas [wink]


- Carenagens estaladiças, à + pequena pancada já era, principalmente um apoio que segura junto ao radiador. Os ferros são um gd add-on :okkk:
- Consumo de oleo do motor, é normal gastarem até 1 Lt aos 1000 km... ou até +
Cuidado com a medição do óleo no quadro, é manhosa e por vezes parece que ñ tem óleo mas tem.
Se estiver a precisar, coloca 1 dl de cada vez e volta a medir, sempre com a moto em quente e cerca de 10 minutos após desligares o motor.

- Suspensão fraca, tanto à frente como atrás.

Na 1ª foto vez as molas da frente de origem, metade é um tubo e a mola parece de brincar :grrr:
Imagem

Nesta foto vez as molas progressivas da WILBERS PROMOTO que coloquei na minha, em conjugação com um óleo bem espesso ficou outra moto.
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Amortecedor trazeiro pouco há a fazer... para além de "torrar" 600 Eur num WILBERS [hum]
Ver o de origem na foto abaixo... no caso da minha teve de servir :unibrow:
Pouco curso e a afinação tb ñ ajuda muito...
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No entanto é uma máquina mt honesta que me acompanhou durante 25000 km sem registo do + pequeno problema... e olhem que ñ teve vida fácil :sabe:

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Bom TT,
Nuno César
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26 jan 2010 18:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Ainda não viram nada porque ha pouco para mostrar ainda :D
Fica aqui o 1º testezito em areia... não correu mal, mas aquilo também não é subida que se apresente...

http://www.youtube.com/watch?v=-vy_wv6W-e0

Aqui uma pequena curiosidade que descobri hoje na Golegã:


Imagem

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Morais, eu tenho todo o prazer em atulhar a moto de sucata e tentar torna-la uma casa (ou uma tenda tuareg) com rodas!
Não no sentido da mariquísse mas no sentido de saber que aquilo não pára nem avaria :D :D

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Então mas esperem la...a minha menina é suposto gastar óleo? :eek: :crybaby: :crybaby: :crybaby:
Não estou habituado a essas coisas...a XR125 se levou 2 litros nos 35mil que fez foi muito...

Então e a ténéré é de cárter seco, isso significa o quê exactamente? O óleo de motor que leva é à mesma aquele para motos de 4 tempos ou já pode levar um 15-40w normal para automóveis? ..é que ainda vai uma diferença valente de preço entre o oleo pa carro e pa moto...

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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
grande diogo, gostei de conhecer a té!
bom estilo a subir aquela duna, ve se q aprimoraste a tecnica com a nossa visita aos ISDE!
tens aí uma bela maquina!
no passeio de domingo, o fero caiu e a carenagem do radiador partiu se em muitos bocados...e estava ja fibrada...a sorte foram as barras (q tu pelos vistos tb ja tens!)
e que tal irmos à figueira fazer uns trilhos???


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Mensagem Re: Ténéré 660 de 1996/98 (Y3F)
Porquê à Figueira, Luis? Eu já falo contigo... vê la se apareces no forum :D

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