Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Por a mota a trabalhar!!!
Boas Pessoal, como já referi num tópico anterior tenho tido algumas dificuldades em colocar a minha mota a trabalhar, compreia á cerca de 3 semanas e desde então tem sido o fim do mundo para a por a trabalhar... A mota em questão é uma CRF 450 R de 2006 e os factos são os seguintes:
1º a mota em frio não pega a não ser numa descida embalada!
2o quando tento por a mota a trabalhar com o kick e puxo o ar do carburador 95% das vezes não pega.
3º tenho uma manetezinha pequenina por cima da embraiagem que não sei ao certo a função, ja me disseram que era o "descompressor" ja me disseram que era o " Ar para quente".... basicamente ando todo á nora....
4º acho que no motor não tenho problemas uma vez que ja fiz umas quantas saidas boas com a mota e nem gasta oleo nem fuma pelo escape!
Duvida Terei valvulas desafinadas??? Problemas no Carburador??? Serei Maçarico??
Esta ultima já é certa agora preciso de algumas dicas....
Nota: A manetezinha em questão é igual a esta...
Cumprimentos Vasco Pinto
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 21:41
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Este é um caso de RFM (Read the Fucking Manual)
Essa manete é o descompressor, basicamente move uma das valvulas de escape de forma a facilitar a colocação do piston no ponto de arranque sem ter de vencer a compressão.
Por esta altura deves ter afogado a mota umas tantas vezes.
Chega ao pé da mota, e para limpar a camara de combustao puxa essa manete para ti e mantem na posição puzada e dá ao kick. o motor vai oferecer pouca resistencia, e nem que chova vacas a tossir ele vai pegar. Isto serve apenas para limpar a camara caso esteja cheia de gasolina
Depois largas essa manete e dás ao kick lentamente para perceberes quando é que o piston está no sentido descendente. quando sentires o motor preso a dar ao kick puxa a manete ligeiramente e vai aliviar.
É uma questão de apanhares o jeito.
Assim que estiver no topo, puxas o manipulo do ar, largas a manete do descompressor e das um impulso forte no kick.
Com a prática vais começar a acertar à primeira, por agora ganhas musculo na perna.
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 LaranjinhaNegra #108
12 out 2010 21:50
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: Por a mota a trabalhar!!!
gustavo.ramos Escreveu:
Com a prática vais começar a acertar à primeira, por agora ganhas musculo na perna.
Ainda hoje saiu daqui um de casa a correr ao lado da mota ladeira abaixo . O músculo já estava dorido . Mas é mesmo uma questão de lhe apanhar o jeito com o tempo e práctica
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
12 out 2010 21:55
Jorge Baleizao
JEAN PIERRE
Registado: 15 mai 2010 12:46 Mensagens: 2169 Localização: خورخي بال-Barrancos
Re: Por a mota a trabalhar!!!
gustavo.ramos Escreveu:
Este é um caso de RFM (Read the Fucking Manual)
Essa manete é o descompressor, basicamente move uma das valvulas de escape de forma a facilitar a colocação do piston no ponto de arranque sem ter de vencer a compressão.
Boas essa manete é do ar quente! Isso é uma CRF e nao tem descomprressor mecanico,tem automatico instalado na arvore de cames. Provavelmete sao as valvulas...ou desafinadas ou entao ja gastas...muito normal nas CRFs... Pelos sintomas nao fallha nada.
_________________ So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!
Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Re: Por a mota a trabalhar!!!
gustavo.ramos Escreveu:
Este é um caso de RFM (Read the Fucking Manual)
1º Lugar... não tenho manual da mota... looool
Por esta altura deves ter afogado a mota umas tantas vezes.
2º Sim... já tive vontade de a afogar mas era no monte num rio qualquer!!!
Chega ao pé da mota, e para limpar a camara de combustao puxa essa manete para ti e mantem na posição puzada e dá ao kick. o motor vai oferecer pouca resistencia, e nem que chova vacas a tossir ele vai pegar. Isto serve apenas para limpar a camara caso esteja cheia de gasolina
Depois largas essa manete e dás ao kick lentamente para perceberes quando é que o piston está no sentido descendente. quando sentires o motor preso a dar ao kick puxa a manete ligeiramente e vai aliviar.
É uma questão de apanhares o jeito.
Assim que estiver no topo, puxas o manipulo do ar, largas a manete do descompressor e das um impulso forte no kick.
Com a prática vais começar a acertar à primeira, por agora ganhas musculo na perna.
Pessoal Obrigado pela ajuda, uma coisa que também não sei se é ou não normal nesta mota é não ter relantim mais de 4 a 5 segundos quer esteja quente ou fria....
Cumpriemntos,
Vasco Pinto
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 22:13
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Vasco , acho que a tua mota está a precisar de uma boa afinação .
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12 out 2010 22:15
Vasco Pinto
Aventureiro
Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Jorge Baleizao Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Este é um caso de RFM (Read the Fucking Manual)
Essa manete é o descompressor, basicamente move uma das valvulas de escape de forma a facilitar a colocação do piston no ponto de arranque sem ter de vencer a compressão.
Boas essa manete é do ar quente! Isso é uma CRF e nao tem descomprressor mecanico,tem automatico instalado na arvore de cames. Provavelmete sao as valvulas...ou desafinadas ou entao ja gastas...muito normal nas CRFs... Pelos sintomas nao fallha nada.
Voltei á mesma duvida pessoal......................
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 22:16
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Jorge Baleizao Escreveu:
gustavo.ramos Escreveu:
Este é um caso de RFM (Read the Fucking Manual)
Essa manete é o descompressor, basicamente move uma das valvulas de escape de forma a facilitar a colocação do piston no ponto de arranque sem ter de vencer a compressão.
Boas essa manete é do ar quente! Isso é uma CRF e nao tem descomprressor mecanico,tem automatico instalado na arvore de cames. Provavelmete sao as valvulas...ou desafinadas ou entao ja gastas...muito normal nas CRFs... Pelos sintomas nao fallha nada.
É...?
I stand corrected...
RFM
_________________ Gustavo Ramos
690 & 990 LaranjinhaNegra #108
12 out 2010 22:16
Vasco Pinto
Aventureiro
Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Paulo Lança Escreveu:
Vasco , acho que a tua mota está a precisar de uma boa afinação .
Bem Pessoal.... Obrigado pela ajuda de todos , mas realmente vou mesmo optar por levar a um mecânico que saiba algo disto, porque eu nem com um par de olhos extra consigo ver o que quer que seja nestes bichinhos!!!
Cumprimentos,
Vasco Pinto
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 22:21
Jorge Baleizao
JEAN PIERRE
Registado: 15 mai 2010 12:46 Mensagens: 2169 Localização: خورخي بال-Barrancos
Re: Por a mota a trabalhar!!!
As CRFs nao tem descompressor...Nem a X nem a R. So as XRs 250/400/600/650. YZ/WR 400/426
_________________ So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 22:29
Jorge Baleizao
JEAN PIERRE
Registado: 15 mai 2010 12:46 Mensagens: 2169 Localização: خورخي بال-Barrancos
Re: Por a mota a trabalhar!!!
CRFs com descompressor no volante... Vasco leva a um MECANICO de motas (e nao a um navegador) e depois conta aqui á malta o afinal ela tem. Florival chamado á recepção !!!
_________________ So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!
Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Jorge Baleizao Escreveu:
CRFs com descompressor no volante... Vasco leva a um MECANICO de motas (e nao a um navegador) e depois conta aqui á malta o afinal ela tem. Florival chamado á recepção !!!
Amanhã vai bater á porta do mecânico!!! Assim que souber o diagnóstico digo... So esepro que não se reflita mt nos aerios afinar a mota!! loooool
Cumprimentos,
Vasco Pinto
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
12 out 2010 22:36
gustavo.ramos
Aventureiro
Registado: 11 dez 2009 23:26 Mensagens: 1007
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Este tipo parece mostrar a coisa como sendo fácil:
e já agora, muito para se ler aqui sobre dificuldades em ligar a dita mota:
A CRF como praticamente todas as motos de cross enduro da nova geração tem descompressor automatico na arvore de cames e essa manete é do ar a quente.
Para pegar é so dar ao pedal, mas se meter o piston no ponto morto superior a seguir a compressão é mais facil. Pede a alguem já habituado a motos dessas para saberes se é falta de geito ou se tem algum problema que pode ser valvulas apertadas, o que é normal nelas, ou afinação de carborador, para não falar de coisas piores.
_________________ FFracing
13 out 2010 20:33
Jorge Baleizao
JEAN PIERRE
Registado: 15 mai 2010 12:46 Mensagens: 2169 Localização: خورخي بال-Barrancos
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Florival Faria Escreveu:
Jorge Baleizao Escreveu:
Florival chamado á recepção !!!
A CRF como praticamente todas as motos de cross enduro da nova geração tem descompressor automatico na arvore de cames e essa manete é do ar a quente.
Para pegar é so dar ao pedal, mas se meter o piston no ponto morto superior a seguir a compressão é mais facil. Pede a alguem já habituado a motos dessas para saberes se é falta de geito ou se tem algum problema que pode ser valvulas apertadas, o que é normal nelas, ou afinação de carborador, para não falar de coisas piores.
Tal e qual como eu dizia... Se as valvulas tiverem muito apertadas pode ser que ainda de afinaçao com pastilhas de numero inferior,se ja nao der é que é pior...tem de levar umas valvulas novas. Ao ter que levar opta por umas em ferro que tem maior duraçao,ja nao sao muito caras como antes.
_________________ So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!
Registado: 22 out 2006 21:39 Mensagens: 13 Localização: Gondomar/ Porto PatrolGR 3.0 DI
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Bem pessoal, cada vez estou cada vez mais com a ideia apontada para valvulas(desafinadas) e carburador... falou-me ainda um mecânico que estas motas tbm trazem um problema no descompressor autumático que origina ficar preso na mesma posição e fazer esta fita, mas se apresentar os documentos da mota num concessionário onde eles assumem o material!!!
Amanha em principio vou por mãos ao trabalho!!!
Cumprimentos,
Vasco Pinto
_________________ De patrol ou moto4 eu quero é monte!!
14 out 2010 20:41
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: Por a mota a trabalhar!!!
Vasco Pinto Escreveu:
Bem pessoal, cada vez estou cada vez mais com a ideia apontada para valvulas(desafinadas) e carburador... falou-me ainda um mecânico que estas motas tbm trazem um problema no descompressor autumático que origina ficar preso na mesma posição e fazer esta fita, mas se apresentar os documentos da mota num concessionário onde eles assumem o material!!!
Amanha em principio vou por mãos ao trabalho!!!
Cumprimentos,
Vasco Pinto
Isso é facil de ver, rodas o kic devagar até chegar a compressão, se não conseguir apanhar a compressão poderá ser, mas se arranjares alguem que empurre a moto para tentar pegar, quando começar a trabalhar fica boa, para ajudar a compressão pode deitar-se algum oleo pelo buraco da vela.