Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
2t vs 4t
Nesta senda dos pessoal andar a preterir as "vacas" pelas "cabras", tenho reparado que,
Os prós, no enduro mais extreme usam sempre motas a 2 tempos. E no caso deles que até têm disponibilidade financeira não é para poupar. Devem ser mesmo melhores que as restantes.
Erzberg, Romaniacs, Lagares. A preferencia vai para as 2 tempos.
_________________ Agostinho Gomes e a sua KTM 990 Adventure RS Branquinha
20 out 2010 10:45
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Re: 2t vs 4t
As 2T tem motores mais explosivos e que obrigam a uma condução mais exaustiva. Para o condutor normal são mais dificeis de conduzir, para a malta das provas Xtreme não faz diferença.
o que os leva a escolher as 2T é o menor peso das 2T pura e simplesmente
Numa prova como as Xtreme, os 10 kilos que uma 250 ou 300 2T pesam a menos, faz muita diferença quando chega a hora de passar obstáculos.
Além disso são mais faceis de colocar a trabalhar, pois em provas como estas não há bateria que aguente, e quando chega a hora do kick, raios parta as 4T
não será por serem mais leves? muito mais leves....
não será pq os PRÓS do enduro vêm actualmente do trial e a resposta do motor é identica
nas 4T sente-se o balanceamento do motor que numa 2T não se sente.
o kick tb é um factor importante....
no PDII vai estar lá o Marco Lopes que faz provas extreme com uma ktm 250 a 2T. Perguntas-lhe porquê que ele melhor q ninguém te responde na primeira pessoal
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
20 out 2010 13:00
FGBranco
Aventureiro
Registado: 16 abr 2010 08:59 Mensagens: 543 Localização: Alcobaça
Re: 2t vs 4t
sempre tive curiosidade sobre este tema.. e sempre recolhi opiniões repartidas..
e uma vez um mecânico aconselhou me uma 2t, para uma voltinhas esporádicas ao fim de semana.. referindo mesmo o facto de ter uma manutenção menos dispendiosa que uma 4t..
na altera deixei fugir uma yz 250 2t por uns 800€
_________________ XTZ660 TÉNÉRÉ
20 out 2010 14:05
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
Re: 2t vs 4t
Opinião de quem só vê e lê (pouco)
A resposta das 2 t é mais imediata, que para o extreme é importante, não esquecer o cavalo que é necessário fazer num palmo de terreno, ou no meio do calhau.
A diferença de pesos é ainda substancial.
A resistência do motor é superior.
Agora isso é para o extreme, mas para o pessoal que não tem pretensões de se enfiar num Romaniacs, mas que gosta de pegar numa cabra e fazer passeios onde se procura um pouco de todos os ingredientes, como uma ida para as pistas da Figueira, umas voltas com umas encostas mais apimentadas, uns caminhos com calhaus mais agressivos, umas dunas com curva e contra curva e tudo pincelado com lameiros e outros mimos, creio que uma vulgar 4 tempos é mais que suficiente e muito mais interessante.
Compra a porra da 570, é a melhor cabra do mundo.
Pessoal: Vamos todos dizer muito bem da 570 e dizer mal de tudo o resto, a ver se o tipo se convence e compra o raio da moto.
Já agora as dois tempos deitam fumo, cheiram a óleo e fazem uma barulheira horrorosa.
_________________ ;-)
20 out 2010 14:16
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Re: 2t vs 4t
Pedro BC Escreveu:
Já agora as dois tempos deitam fumo, cheiram a óleo e fazem uma barulheira horrorosa.
Pedro sabias que desde que as 4T se generalizaram, aumentou o numero de queixas contra a malta do TT por essa europa fora, por causa do barulho que estas fazem.
à poizé....
Mas a 570 é uma ganda máquina
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
20 out 2010 14:24
Z Monteiro
Aventureiro
Registado: 21 mai 2010 20:58 Mensagens: 164 Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Re: 2t vs 4t
Foi ?????
António Lopes Paulo Marque
Que ponderaram.... (não sei se participaram ) em CR 500 No Dakar ???
lembro-me de uma entrevista MOTO jornal...A CR era a opção á XR
tenho que ir baú dos tesourinhos.
_________________ "Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo
20 out 2010 14:45
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Re: 2t vs 4t
Eu recomendo esta
CR 500 AFX, é basicamente um motor de CR500 metido num quadro de uma CRF
os gajos dos mega saltos, backflips etc usam quadros de 125cc e motores da CR 500 2T
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
20 out 2010 16:27
RuiSpratley
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 20:53 Mensagens: 1486 Localização: Matosinhos
Re: 2t vs 4t
morais Escreveu:
os gajos dos mega saltos, backflips etc usam quadros de 125cc e motores da CR 500 2T
Tinha ideia que eram 250 2T. Acho que já vi 1 ou outro maluco a fazê-lo de 4T mas 99% é em 2T. Nas 4T como o travão motor é maior uma desacelaradela mais forte a meio de um salto pode ser a morte do herói.
_________________ Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo
20 out 2010 16:59
JaimeX
Aventureiro
Registado: 19 out 2009 08:08 Mensagens: 1674 Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Re: 2t vs 4t
usam 2T porque os 2T funcionam em qualquer posição, já os 4T se os virares de cabeça para baixo calam-se.
E um motor calar-se a meio de um backflip.....
_________________ Abraço JaimeX
Laranjinha 990 :-)
20 out 2010 18:04
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: 2t vs 4t
JaimeX Escreveu:
usam 2T porque os 2T funcionam em qualquer posição, já os 4T se os virares de cabeça para baixo calam-se.
E um motor calar-se a meio de um backflip.....
no problem... não é isso que vai fazer cair o homen antes de aterrar aperta-se a embraiagem...
Ainda vais confundir o Barroso... ainda vem com esta, -então é para comprar a FE300!??
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
20 out 2010 19:26
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: 2t vs 4t
pbar Escreveu:
Nesta senda dos pessoal andar a preterir as "vacas" pelas "cabras", tenho reparado que,
Os prós, no enduro mais extreme usam sempre motas a 2 tempos. E no caso deles que até têm disponibilidade financeira não é para poupar. Devem ser mesmo melhores que as restantes.
Erzberg, Romaniacs, Lagares. A preferencia vai para as 2 tempos.
Alguém sabe a razão disto???
He pá, vou deixar de dar as minhas ideias ao pessoal neste forum, é que eu já falei disso umas 10 ou 20 vezes, tou a ver que ninguem le o que escrevo.
_________________ FFracing
20 out 2010 19:31
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: 2t vs 4t
JaimeX Escreveu:
usam 2T porque os 2T funcionam em qualquer posição, já os 4T se os virares de cabeça para baixo calam-se.
E um motor calar-se a meio de um backflip.....
Esta é uma razão muito válida para os artistas do freestyle . Mas como o Spratley , recentemente já vi em vídeos , 4T a serem usadas .
Uma 2T 250 ou 300 cc , consegue ter quase tantas baixas como uma 4T , mudando o balão e a mola na válvula , e depois em altas é aquela bruteza que já se sabe . Mas para enduro extreme , não percebo porque optam pelas 2T ...
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
20 out 2010 19:52
pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
He pá, vou deixar de dar as minhas ideias ao pessoal neste forum, é que eu já falei disso umas 10 ou 20 vezes, tou a ver que ninguem le o que escrevo.
Pois, mas para quem chega é mais fácil ter este assunto individualizado num tópico, do que andar á pesca em todo o fórum. E parece-me ser um assunto interessante.
E estou na duvida se compro antes a TE300....
20 out 2010 20:02
Paulo Li
Aventureiro
Registado: 11 out 2009 02:13 Mensagens: 3341 Localização: LX
Re: 2t vs 4t
Paulo Lança Escreveu:
Mas para enduro extreme , não percebo porque optam pelas 2T ...
Leveza as vezes só de puxar a frente para um lado ó para outro as 2t fazem uma diferença enorme e escolhem principalmente a 300 porque tem mais baixas que a 250 e eles não andam em alta, excepto nas ligações e também tem starter
_________________ "It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it. The hard.... Is what makes it GREAT"
Dirty Bikes what else?
Li Mene.
20 out 2010 20:43
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: 2t vs 4t
11 kg de diferença no caso das Bergs ........
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
20 out 2010 20:51
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
Re: 2t vs 4t
Alguns pormenores no que respeita às 2T das Bergs :
Estas 300 devem ser um valente de um avião ........
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
20 out 2010 21:01
Florival Faria
Aventureiro
Registado: 29 dez 2009 16:12 Mensagens: 971
Re: 2t vs 4t
Paulo Lança Escreveu:
11 kg de diferença no caso das Bergs ........
Paulo, estas a comparar 250 2t com 250 4t, mas uma 250 2t tem de ser comparada com 450 4t e a 300 2t tem de ser comparada com uma 500 e tal 4t. e assim a diferença de peso é muitissimo maior.
_________________ FFracing
20 out 2010 21:15
pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
Re: 2t vs 4t
Paulo Lança Escreveu:
Alguns pormenores no que respeita às 2T das Bergs :
Estas 300 devem ser um valente de um avião ........
Grande video e boa dica. Aquele deposito suplementar que o gajo fala será que dá nas FE ??? Mais 11 litros....
20 out 2010 21:31
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Re: 2t vs 4t
As Husa são muito bacanas... Ou essas ou as Husky...
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...
21 out 2010 06:41
Lança
Aventureiro
Registado: 10 ago 2005 09:22 Mensagens: 16161 Localização: Beja Desert
_________________ "... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."
21 out 2010 07:19
Freebiker
Aventureiro
Registado: 26 nov 2009 19:54 Mensagens: 345 Localização: msul
Re: 2t vs 4t
Nem sempre alta cilindrada é equivalente a velocidade
_________________ para a frente é que é o caminho...e nós escolhemos o nosso... GSXR1300R-HAYABUSA/ BERG TRAILROCK 4.7HD
21 out 2010 11:44
Paulo Machado
Aventureiro
Registado: 04 mar 2010 11:51 Mensagens: 1993 Localização: Setúbal - Margem Sul Powa
Re: 2t vs 4t
Quantas peças deixou ele para trás?
_________________ A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...