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 Conhecer Marrocos 
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Mensagem Conhecer Marrocos
Marrocos já estava na mira à algum tempo. Nenhum dos 3 tinha visitado Marrocos. Fomos atraídos por um país que (ainda) conseguiu fugir ao crescimento desmesurado a que estamos habituados na Europa. Tinhamos 9 dias para conhecer o país e ter contacto com uma cultura completamente diferente da nossa. Procurámos sempre que possível as pistas em alternativa ao alcatrão, porém, tendo em conta a nossa experiência off-road (ou a falta dela!) não nos aventurámos para além das nossas limitações.

Dia 1 (765Km)
Deixámos Olhão no sábado às 2h00 porque queríamos estar em Algeciras perto das 8h locais.

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Este objectivo foi cumprido, apanhámos o ferry rápido da FRS às 8h com destino a Ceuta.

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Chegámos à fronteira com a lição estudada (obrigado Lança :thumbsup:) e passados 20min e 5€ já estávamos em território Marroquino. Seguímos direitos a Chefchauen para tomar o peq. almoço e esticar um pouco as pernas.

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Não perdemos muito tempo e continuámos rumo a sul. Não conhecíamos nenhum track por estas bandas mas pelo menos a estrada era interessante e a paisagem era uma novidade. Parámos para almoçar numa cidade cujo nome parece ter sido retirado de um personagem do Star Wars... Jorf El Melha!

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Comemos uma sandes com um bocado de carne daqueles que estavam pendurados e uma Coca-Cola. Custou-nos cerca de 2€.
Continuámos para sul e parámos em Moulay Idriss, cidade fundada por um santo com o mesmo nome, sendo por isso uma cidade importante do ponto de vista religioso. Ficou aquém do esperado, felizmente aceitámos a proposta de um guia que, depois de negociado, explicou-nos a cidade e um pouco da cultura árabe por 5€ (uma fortuna, mas ainda eramos maçaricos).

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Voltámos à estrada. O objectivo era dormir fora das grandes cidades, por isso passámos Meknés e quando chegámos a Ifrane vimos que não era um sitio para o nosso bolso. Lemos algures que haviam vários albergues na estrada para Fés. Já era de noite e estava fresco mas ao fim de 10km encontrámos um albergue junto à estrada. Conseguimos descer o preço para 150Dh com meia pensão. Ao jantar comemos a primeira de muitas tagines.

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... continua

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Rui Puga
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27 out 2010 21:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Já chegaram :clapp:
:pop) :pop) :pop) :pop)
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
espero que tenha corrido tudo bem!!!!! :pop)

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João Dias

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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Boa moscanteiros!

vou estar atento ...

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Agostinho Gomes
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27 out 2010 21:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
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28 out 2010 08:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
:clapp: :clapp: :clapp:
Já agora expliquem lá essa da lição estudada do Lança...
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Na fronteira há uns manhosos que te "ajudam" durante todo o processo, indicando o que deves preencher e onde deves ir. No final querem "propina". Se eles se aperceberem que tens mais dinheiro do que o que deste, fazem sinal ao último guarda que verifica a documentação antes de te deixar passar. Este desaparece com os teus documentos e demora a voltar. O manhoso da fronteira vem ter contigo outra vez e diz que o processo está demorado e que precisa de mais dinheiro. Por isso levámos apenas 5€ no bolso, dissémos que era o troco da gasolina e que não tinhamos mais nada. Eles aparentemente convenceram-se disso e o guarda esteve ausente com os nosso papéis apenas 5 min. Se já souberes onde tens de te dirigir e tiveres paciência para esperar podes logo afastar os tipos e fazes tudo sozinho. Como era a primeira vez não quisémos arriscar.

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Rui Puga
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28 out 2010 11:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Ciganões.... :pum: [bigsmile] [bigsmile]

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28 out 2010 12:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 2 (465Km)

Deixámos o Albergue às 9h. O patrão fala um pouco de francês e conversa conosco enquanto carregamos as motas. O Albergue não é mau, mas o patrão é manhoso. Queria cobrar o pequeno almoço que tinha sido oferecido na negociação de ontem à noite.

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Passados 5 min. estávamos em Ifrane. Explicaram-me que a arquitectura servia para resistir à queda de neve no Inverno, mas continuo a pensar que quiseram fazer um destino de neve igual aos da Europa para atrair turismo.

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Não perdemos muito tempo, voltámos para o verdadeiro Marrocos rumo a Azrou e à tão famosa Floresta dos Cedros. Na estrada de Ifrane para Azrou encontrámos as dezenas de Albergues que nos tinham falado. Na próxima viagem aponto directo para esta zona. De acordo com o mapa, a Floresta dos Cedros fica a sul de Azrou, por isso seguimos pela R13 à procura do desvio.

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No primeiro corte virámos para Ait-Leuh numa estrada estreita, com piso de alcatrão antigo e com muitas curvas. No início as arvores quase não deixavam ver a paisagem, mas de repente a vegetação desapareceu e parecia que tínhamos chegado à Lua.

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O percurso era interessante e a paisagem impressionava, mas ainda não tínhamos encontrado as famosas pistas. Dou uma olhadela no GPS e vejo uns tracks mais à frente. Finalmente vamos largar o alcatrão!

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Rui Puga
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Editado pela última vez por Rui Puga em 28 out 2010 20:23, num total de 1 vez.



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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
O caminho coincidiu com o track nos primeiros 100mts, depois estávamos por nossa conta. Umas ribeiras e umas pedras mais à frente chegámos ao país dos Teletubbies. Um fantástico tapete de relva com socalcos. Surpreendentemente o piso agarrava bastante, o que desiludiu o Armando que queria brincadeira.

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O lago estava perto o GPS mostrava um track nos montes à nossa frente. Esta zona deve estar cheia de água no Inverno, mas como ainda choveu pouco decidimos arriscar e atravessámos o vale.

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Voltámos ao track e um pouco depois ao alcatrão. Ao seguir para sul voltei a ver outra marcação no GPS. Seguimos sem saber para onde, o que interessava era descobrir a zona e evitar a estrada. Foi um percurso espectacular que durou grande parte da manhã.

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Como ainda tínhamos o Atlas para atravessar, fomos à procura da N13. É difícil descrever a calma e a liberdade que se sentimos. Na próxima viagem quero explorar esta zona com mais detalhe.

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Já na N13 parámos para abastecer em Zeida. Num restaurante encontrava-se uma excursão do Nick Sanders. Um casal levanta-se da mesa e vem admirar a Africa Twin do Nelson. Aproveitámos o ambiente motard e almoçámos também. Os comentários da mesa dos ingleses viraram-se para a AT “…best bike ever made!”. Em tom de brincadeira (ou não) o casal da GS propôs a troca mas o Nelson não aceitou. Dizem que para o ano vão comprar uma mota destas.

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O almoço foi um bocado caro (8€), mas não estava mau. Dizem que a pista do Cirque du Jafar está em mau estado, não quisemos arriscar e continuámos pela N13 rumo a sul.

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A travessia do Atlas deslumbrava a cada minuto. Parámos várias vezes para contemplar a natureza. Quando pensávamos que tínhamos visto uma paisagem espectacular aparecia outra de cortar a respiração.

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Rui Puga
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Editado pela última vez por Rui Puga em 28 out 2010 20:10, num total de 3 vezes.



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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Estava a anoitecer e tínhamos de procurar alojamento. Já vimos tanto e ainda ia ser a nossa segunda noite em Marrocos. Zouala era perto e havia uma casa de hóspedes que vinha referenciada no Guia Routard a 200-250dh a meia pensão. Parámos numa área de descanso para procurar a entrada para a vila. O dono da tenda do chá veio falar conosco e perguntou se procurávamos alojamento. Disse que sim e que tinha visto no routard uma Maison D’Hote que parecia porreira. Ele trabalhava no local que procurávamos! Ficou acordado o preço em 200dh (tentei baixar para 150dh mas como algures na conversa tinha referido o guia já não deu).

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Foi o melhor sítio onde ficámos durante toda a viagem. Simples, com um ambiente calmo, pouca luz e decorado com gosto e atenção aos pormenores. O Moha e o Sahid são atenciosos e simpáticos. Aproveitei para tirar algumas dúvidas sobre o que nos faltava percorrer. O Moha diz que organiza com um amigo viagens pelo deserto em autonomia total durante 2-3 dias para percebermos como vivem (ou viviam) os berberes no deserto. Leva um 4x4 com bivouacs, cabras, farinha, verduras, água e tudo o que precisamos. Fiquei com o contacto para pensar nisso na próxima vez. Só não sei se aguento 3 dias de mota nas dunas!

Continua…

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28 out 2010 18:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
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28 out 2010 19:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
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28 out 2010 20:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 3 (100Km)

Tomámos o pequeno-almoço e fomos visitar a vila. Perdemo-nos pelos jardins, onde a rega é feita com regos na terra, um sistema que já se vai perdendo em Portugal. O palmeiral perde-se no horizonte, é impressionante o contraste entre os montes terracota e o vale verde vivo.

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Regressámos ao Albergue e preparámos as motas. O Moha falou-nos da pista de Erfoud para o Erg Chebbi e o Sahid diz que quer vir conosco para montar um restaurante marroquino em Portugal. Falei-lhe do estado do país e disse-lhe para esperar mais uns anitos.

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Despedimo-nos desta gente simpática rumo ao famoso Erg Chebbi. Em Erfoud virámos à esquerda no segundo banco e seguimos para este, na direcção da Argélia. Aproveitámos e subimos o monte das antenas para apreciar a vista.

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Continuámos até o alcatrão acabar e seguimos pela pista. Que sitio espectacular. Temos liberdade para seguir por onde nos apetecer, apenas tínhamos de ir na direcção do Erg que se via no horizonte. São cerca de 40Km de diversão onde quase não se vê ninguém, apenas de vez em quando aparecia uma tenda berbere.

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Quando estávamos mais perto do Erg começam a surgir os albergues e o movimento de motas e 4x4.

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Falaram-nos no Kasbah Tombouctou, que para além dos quartos organiza também uma noite no deserto. Olhando para o parque automóvel vimos que talvez fosse demasiado caro. Havia disponibilidade e mostraram-me o quarto. Que espectáculo, tinha 4 camas de casal e a casa de banho era do tamanho da minha sala. Tinha piscina, SPA, Hamman e outras coisas que não me lembro o nome. Quando me disseram o preço (683Dh por pessoa/meia pensão) fiz cara feia e disse que não estava disposto a gastar tanto dinheiro. Ainda baixaram para 500dh (50€ aprox) e penso que talvez chegasse aos 400, mas nunca à fasquia máxima de 250 que tínhamos acordado gastar. Da próxima vez faço um mealheiro só para esta noite.

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Seguimos para Merzouga e um rapaz coloca-se ao meu lado numa espécie de mobilette. Falava comigo mas eu tive de desligar a mota para perceber alguma coisa. Oferecia tudo, sitio para comer, para dormir, excursões nas dunas, … Para dormir tinha um albergue a 80dh, mas nós queríamos com piscina e fomos parar ao local que o pessoal do trailaventura já se habituou.

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Estava cheio porque havia um Rally polaco qualquer, mas depois de procurar lá encontraram um quarto para os 3. Foi negociado a 180Dh/meia pensão. Demos um mergulho na piscina, almoçámos e fomos brincar ao Dakar para as dunas.
A lição estava estudada, peso para trás, manter o momento, não desacelerar e sempre que começar a atascar acelerar ligeiramente. Correu bem até eu me lembrar que devia ter baixado a pressão dos pneus. Parei, vazei os pneus e já não consegui arrancar. A roda de trás estava sempre atascada. Ao lado da mota consegui desatascar, mas sempre que me montava a roda traseira afundava.

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Ao fim de 10 minutos e de gastar a energia do almoço, fui buscar ajuda (ainda estou a dever uma cerveja ao Armando e ao Nelson). Finalmente continuei e ainda me diverti um pouco para cima e para baixo, tombei de lado numa duna que acabava na vertical, deixei-me de aventuras e voltei para terreno mais amigável.
O Armando estava a descobrir os segredos na mota nova e não parava de levantar pó.

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Ainda parámos um pouco para ver o Lancer do Van Loon em testes. Digamos que as habilidades a conduzir nas dunas eram diferentes do resto do pessoal que por lá andava.

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Já tínhamos a barriga cheia de areia e decidimos voltar para mais um mergulho na piscina e jantar. Depois do jantar, fomos para o terraço do Albergue beber uma garrafa de tinto que ia na bagagem.

Continua…

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Rui Puga
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Editado pela última vez por Rui Puga em 29 out 2010 10:41, num total de 1 vez.



28 out 2010 22:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 4 (322Km)

Os mecânicos do rally polaco trabalharam a noite toda nos dois Pajeros e na KTM. De manhã o trabalho estava terminado.

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Ainda pensámos na pista para Zagora e no Erg Chegaga, mas como são cerca de 300Km e pelo que dizem não é muito fácil, optámos pela mesma pista do dia anterior de regresso a Erfoud.

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Em Erfoud aproveitámos para abastecer e levantar dinheiro. Seguimos na R702 rumo aos Gorges do Todra e Dadés. Pelo caminho encontrámos este Sr. a caminhar sozinho pela estrada.

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As capacidades de carga dos camiões em Marrocos são bem diferentes das de cá.

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A estrada até Tinejdad é um pouco monótona, mas como não havia muito trânsito seguimos rapidamente até ao Todra.

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O local impressiona, mas o excesso de turistas tira a graça toda. Parámos apenas para uma foto e seguimos para norte. O objectivo era seguir até Agoudal e descer para o Gorge du Dadés por Msemrir. O tempo não estava famoso, apanhámos chuva e em Tamtattouchte decidimos parar para almoçar. Como não havia muita escolha parámos num tasco de aspecto duvidoso. Um dos marroquinos que estava sentado na esplanada dirigiu-se a nós e eu perguntei se havia algo para comer. Das sugestões dele aceitámos as espetadas porque iam ao fogo e uma omolete berbere. Tudo negociado por 150Dh para os três. Levantou-se o cozinheiro, acendeu o fogareiro e começaram a tratar do repasto. Inesperadamente, passados 15min. tínhamos à nossa frente a melhor refeição da viagem.

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O serviço e a atenção foram excepcionais e a comida estava deliciosa. Numa próxima viagem quero voltar a este simples tasco.
Como o tempo estava cada vez pior e o combustível não abundava, aceitámos a sugestão de fazer a pista directa para Msemrir. Disseram-nos que os primeiros 10Km estavam porreiros e depois piorava, mas com as nossas motas não teríamos problemas.

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Haviam zonas um bocado técnicas, especialmente porque o chão de pedra escorregava bastante, mas mesmo com chuva divertimo-nos bastante.

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Demorámos cerca de 1h para fazer os 40Km, um pouco cansados chegámos ao alcatrão.

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Descemos para o Dadés sempre a chover e como já era quase de noite, parámos num Albergue junto à estrada onde pernoitámos. No mesmo local estavam 3 GS de espanhóis cheias de malas e extras, todas limpinhas. Eles não quiseram grandes conversas com os portugueses todos molhados e cheios de lama!

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Rui Puga
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28 out 2010 22:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 5 (320Km)

O amanhecer sem chuva elevou o ânimo. Descemos o resto do Gorge e fomos a Boumalne abastecer. Já tínhamos cerca de 300Km com um depósito.

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Não perdemos muito tempo, seguimos para Ouarzazate, mas em El-Hart virámos para norte para fazer uma pista que o tipo do Albergue nos aconselhou. Chamam o Vale Rosa e termina em Bou-Thrarar. O GPS tinha o track assinalado, mas mais uma vez o caminho desapareceu e tivemos de inventar.

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Para tentar encontrar a pista para Bou-Thrarar decidi subir um monte. Como havia muita pedra, o Nelson e o Armando perderam tracção e precisaram de ajuda. Claro que fiz-me pagar de uma cerveja para compensar a dívida das dunas.

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Encontrámos a pista e seguimos montanha acima.

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Uns kms mais tarde avistámos civilização.

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Continuámos para norte e encontrámos uns espanhóis com uma GS650, uma XT660 e uma DRZ450, equipados até aos dentes. Trocámos umas impressões e pareciam experientes nas pistas Marroquinas. Seguimos com eles até Amesker. Perguntámos aos locais qual era a saída, disseram-nos que uma das pistas acabava passados 5Km e a outra foi desaconselhada por um dos espanhóis. Ele disse que a tinha feito em Maio e não queria repetir a dose. Disse que era muito difícil e que acabava numa descida íngreme que ele fez de lado agarrado à mota. Eles iam voltar para trás. Não é uma coisa que me agrade, mas perante este cenário negro não quisemos arriscar. Para a próxima quero tirar isto a limpo.

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Voltámos para Ait-Youl e seguimos a estrada para El-Kelâa-des-Mgouna. Aí apanhámos a N10 até Ouarzazate. Uma cidade moderna e limpa, mas não é isto que procurávamos nesta viagem. Vimos muita polícia, pessoal a trabalhar e muitas bandeiras e fotografias do Rei. Algo se passava mas não percebemos o quê. O objectivo do dia era chegar a Marrakesh. Almoçámos e seguimos para a rota dos Kasbahs.

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Viagem interessante. O alcatrão deu lugar a uma pista rápida que está em obras. No caminho cruzámo-nos com um pelotão de 10 GS800 em fila indiana, com malta equipada até aos dentes mas sem um grão de pó em cima! Pessoal que se diverte de outra forma. A pista deu lugar a alcatrão novamente e aproveitámos para ganhar tempo porque estava a anoitecer.

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Uns kms mais adiante apanhámos a N9. Nunca pensei que me pudesse divertir tanto em estrada com os MT21 e a mota carregada. Como já era tarde decidi pedir à Rosa para fazer uma reserva on-line num sitio porreiro em Marrakesh, perto da praça Jemaa El-Fna para não termos de pegar nas motas nem apanhar táxis. Entretanto continuámos a curtir as curvas da N9.

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Os últimos kms até Marrakesh foram difíceis porque havia muito trânsito. Muitas motas e bicicletas circulavam sem luz. Chegámos a Marrakesh já de noite e a confusão era muita. O dinheiro gasto em sinais de trânsito e marcações na estrada foi mal empregue. Tínhamos apenas a morada do Riad que a Rosa mandou por sms. Passados cerca de 30min tivemos de aceitar a ajuda de um local. Quando lhe dei 20dh ele disse que era pouco, insistiu mas não teve sorte. Nunca teríamos encontrado o Riad, fica dentro da Medina escondido numa rua estreita onde não passa trânsito.

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Felizmente o Riad era um oásis dentro da cidade. Calmo e bem decorado e com um clima agradável. Deixámos o material no quarto e fomos procurar um parque para as motas. O primeiro não aceitou mas no segundo (fechado e mais organizado) deixámos as motas por 20dh (negociados, claro!). Fomos para a praça jantar e passear. Habituados à calma dos locais onde ficámos, Marrakesh provoca um impacto enorme. Primeiro comemos (já eram 22h) e depois passeámos um pouco pela cidade para contemplar a confusão.

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Continua…

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Rui Puga
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Que show.... :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Não se arranja o track para essa pista de ligação ao Erg??? :fiu:

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29 out 2010 07:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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AquAmAn
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Muito bom Rui [clap]

:pop) :pop) :pop)


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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Então quer dizer que a pista inter-gorges está transitável :D

:pop)

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29 out 2010 10:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Varanda Escreveu:
Então quer dizer que a pista inter-gorges está transitável :D

:pop)


Por agora sim, quando começar a chover a sério deve piorar um pouco. As obras estão a avançar de Tamtatouchte para Msmerir, por isso aproveitem agora.

whizzkidd Escreveu:
Não se arranja o track para essa pista de ligação ao Erg??? :fiu:


Claro, manda-me o e-mail. Esta pista específica está marcada nos mapas do Olaf, claro que não seguimos à risca, fomos percorrendo à nossa vontade e isso é o que torna esta pista interessante.

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Rui Puga
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 6 (183Km)

Fomos contemplados com o melhor pequeno-almoço da viagem. Saímos a pé para dar uma volta pela praça e pelos souks. A praça de dia transforma-se, as dezenas de vendedores de comida deixaram espaço aos encantadores de cobras. O mais divertido foi o passeio pelo souk e as mil negociações que fizemos para comprar meia dúzia de souvenirs.

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Não conseguimos evitar e fomos “agarrados” por um vendedor de lenços. Escapámos aos 3 primeiros mas o 4º apanhou-nos distraídos e num instante já estávamos vestidos a rigor. Como era algo que estávamos interessados em comprar, negociámos durante +-10min e fizemos a compra. A seguir fez-nos uma visita guiada à fábrica onde é aplicada a cor aos tecidos.

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Continuámos o passeio, negociando o que nos interessava e afastado todos os vendedores que nos abordavam com quinquilharia desinteressante. Decidimos ir buscar as motos para carregar o material que estava no Riad.

No caminho para o parque, o que aparentava ser um acidente era apenas um táxi com o semi-eixo partido. Estes carros não param, andam frequentemente com a lotação acima dos 5 lugares e o óleo deve ser trocado uma vez por ano. Acabam por ceder. Arranja-se o problema e continua-se a andar até que, ao fim de 10 ou 20 anos, os problemas acumulam-se e vai para a sucata. Em Portugal troca-se de carro de 4 em 4 anos porque “pode começar a dar problemas”!

Chegámos ao parque. O tipo que nos guardou as motas tem uma 125 e diz que só lhe faltam as luvas. Faz esta conversa duas ou três vezes a ver se tem sorte. Ainda lhe disse que as minhas estão velhas e cheias de buracos, mas vão fazer falta porque está frio em Portugal. Para a próxima levo um par de luvas velhas e troco pelo estacionamento da mota.

Apanhámos as motas e seguimos na confusão do trânsito até ao Riad. Como não quisemos entrar na rua estreita de ontem andámos perdidos, Vinte minutos depois estávamos à entrada do parque outra vez. Vai ter de ser, as pessoas e os burros que se afastem porque só conhecemos aquele caminho.

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Carregadas as motas, saímos de Marrakesh perto da hora de almoço. O calor apertava, decidimos almoçar a caminho de Essaouira. Vinte kms depois parámos num café à beira da estrada para mais uma tagine.

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De barriga cheia partimos para Essaouira numa estrada de rectas sem interesse.

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Foram 180km de uma monotonia extrema, só pensava em fazer o Atlas outra vez!
Já em Essaouira ficámos no 2º Hotel que procurámos, o primeiro esta muito porreiro mas ficava a 30€ por pessoa. Este ficou por 35€ para os 5 (nós, a barata da casa de banho e o cheiro a mofo!). Trocámos de roupa e demos um passeio junto ao mar.

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Saímos à noite para jantar e ficámos impressionados com o movimento na Medina. Antes de dormir, fomos para a praia e abrimos mais uma garrafa de tinto para comemorar o sucesso da viagem.

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Continua…

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Rui Puga
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29 out 2010 10:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 7 (421Km)

Hoje a roupa não secou a tempo da partida. Felizmente não chove e podemos usar o secador natural.

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Tirámos as motas da “garagem” que ficava numa sala atrás da recepção. Com o cheiro a maresia e o mar a “bombordo” seguimos costa acima.

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A parte mais interessante da viagem já acabou, a subida pela costa serviu para satisfazer a curiosidade e conhecer algumas cidades com vestígios da presença portuguesa em Marrocos. Não volto a repetir esta parte, o interior é muito mais interessante.

A zona a norte de Essaouira assemelha-se com a nossa costa vicentina. Não conhecemos tracks por aqui, mas sempre que podemos saímos do alcatrão.

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Uns pontos pretos no mar atraíram a nossa atenção. Eram pescadores que, à falta de barco, sentam-se numa bóia improvisada com uma câmaras de ar e uma rede.

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Perto de Safi tudo se altera e as chaminés das zonas industriais quebram o ar natural que nos acompanhava.

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Parámos em Oualidia para almoçar. Fartos de comer borrego e galinha, fomos aliciados com umas sardinhas assadas e não resistimos. Oualidia é uma zona balnear, agora quase deserta e onde o empregado de mesa oferece-nos alojamento numa casa com piscina a 40€ por dia.

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Já em El-Jadida visitámos a citadela portuguesa, e fomos atrasados pela complicação no trânsito devido à afluência de centenas de pessoas à feira do cavalo.

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Depois de El-Jadida, como a paisagem já não interessava, apanhámos a AE para ganhar terreno. Pagámos 53Dh de portagem e saímos depois de Casblanca. Na N1 existem várias zonas balneares ao estilo europeu, mas como o luxo é muito, parámos para dormir num Hotel junto à estrada poucos kms de Rabat. Os preços começaram a subir e o interesse a baixar. O restaurante do Hotel é caro, por isso optámos por um café que fica a 100mts. Como o Armando regressa amanhã a casa, abrimos a última garrafa de vinho.

Continua…

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Rui Puga
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29 out 2010 10:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Conhecer Marrocos
Dia 8 (515Km)

O que desconfiávamos confirmou-se, o hotel serve de casa de engate. Não percebemos como funcionava o esquema, mas as mulheres que à noite fumavam no bar, de manhã saiam de fininho.
Tomámos o pequeno-almoço no bar que ainda cheirava a tabaco. O Armando tinha compromissos familiares e arrancou AE fora até Tanger. Eu e o Nelson seguimos nas calmas pelas estradas secundárias. Visitámos Rabat e na estrada secundária de Kénitra para Larache vimos a zona mais pobre e suja da viagem. A estrada tinha mais buracos e areia do que alcatrão, o ritmo foi lento e exigia muita concentração para não deixarmos uma roda numa das crateras. Larache pareceu interessante e em Asilah parámos para almoçar. Como há muito turismo optámos por um restaurante mais afastado. Avisámos o empregado que só tínhamos 180dh, isso deu direito a uma salada, uma fritura mista de peixe e duas Coca-Cola. Até Tanger ainda apanhamos chuva, e às 15h estávamos no barco prontos para voltar para a Europa.

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A travessia foi rápida e em Tarifa seguimos rumo a Sevilha. Como em Portugal as coisas não estão grande coisa, decidimos ficar a última noite em Espanha. Depois de muito procurar encontrámos uma pensão a 45€. Comemos umas tapas e demos uma volta pelos bares com mais movimento. A vida nocturna desta cidade é impressionante e convida a ficar acordado toda a noite.

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Dia 9 (194Km)

Foram perto de 200km até casa. Fizemos o último abastecimento antes da fronteira. Acabou a viagem e já penso em voltar.

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Custos aproximados:

Gasolina: 10.50Dh = 0.90 cents
Estadia com meia pensão: 200dh = 18€ (média)
Almoço: 50dh = 4.5€
Ferry rápido: 44€ (ida) e 32€ (regresso)

O custo total da viagem para os nove dias foi perto de 500€.

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Rui Puga
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29 out 2010 10:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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