Data/Hora: 25 abr 2024 16:21




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
 WR sem compressão 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem WR sem compressão
Viva,
ainda agora comprei a mota e acho que já fiz asneira. :crybaby:

Há coisa de 1 semana emprestei-a a uns amigos para darem uma volta, coisa pequena. No fim reparei que tinha agua a pingar junto ao motor. Na altura, pensei que tinha aquecido um bocado, embora sem nenhuma razão aparente, e que tinha mandado água fora.
Fiquei de ver o nível da água depois, mas nunca mais me lembrei :stupid:
Conclusão, neste fim de semana fui dar uma volta e senti que estava a aquecer demais. Quando parei, não tinha água nenhuma. Repus água, aproveitei e também lavei filtro de ar que estava sujo, etc.
A partir daí não a consigo por a trabalhar, não tem compressão, consigo baixar o kick com a mão...
Como não estava em casa, pu-la a trabalhar numa descida e pegou bem. Fiz o caminho para casa (não é longe) e não notei nenhuma diferença. Ao chegar à garagem, ficou ao relanti e era certo. Desliguei-a e depois consegui po-la a trabalhar, mas foi a ultima vez. (deve ter sido por estar quente, não sei)
Se alguém tiver alguma dica do que possa ser, agradecia. Queria eliminar algumas coisas, antes de a por no mecanico.

Lembro-me que quando dei ao kick as primeiras vezes, saiu água pelo escape. Não lavei a mota, será que possa ter posto água a mais no radiador ou no deposito de trás? Tem alguma relação? :help:

Peço desculpa pelo testamento.

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


17 set 2013 20:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: WR sem compressão
A água só sai pelo escape se por lá entrar (ex: quando lavas a moto, ou qd deixas a moto cair dentro d uma ribeira), Ou então, junta da cabeça queimada, perde compressao e por vezes deita água pelo escape porque deixa passar. Normalmente isto acontece qd o motor sobreaquece.

_________________
XR 650 R


17 set 2013 22:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
Diogo Soares Escreveu:
A água só sai pelo escape se por lá entrar (ex: quando lavas a moto, ou qd deixas a moto cair dentro d uma ribeira), Ou então, junta da cabeça queimada, perde compressao e por vezes deita água pelo escape porque deixa passar. Normalmente isto acontece qd o motor sobreaquece.


Obrigado pela resposta.
A primeira opção exclui-se, pois não lavei a mota.
Mas só saiu água no inicio, não voltou a perder água por lado nenhum. E se fosse isso, ela trabalharia na mesma? É que pegou de empurrão e não notei nenhum barulho ou diferença. E a quente consegui po-la a trabalhar com o kick. Mas desde então não voltei a tentar po-la a trabalhar para não fazer pior.

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


17 set 2013 23:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: WR sem compressão
Como feliz ex-proprietário de uma WR426F cá vai uma achega

Os teus amigos quando andaram nela, não a deixaram cair dentro de água?

Tira a vareta do oleo e vê se tens algum residuo acastanhado, sinal de que passou agua para o motor ou tira a tampa do filtro de oleo para ver o estado.

A WR por baixo da bomba de água tem um pequeno furo para a água sair quando o retentor vai à vida porque o veio costuma ganhar um vinco ao roçar no retentor, a minha perdeu água por aí.

Se a moto aqueceu muito pode ter dado cabo do cilindro ou dos segmentos e por isso perde compressão. Na minha montei um manómetro de temperatura

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


18 set 2013 08:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
JaimeX Escreveu:
Como feliz ex-proprietário de uma WR426F cá vai uma achega

Os teus amigos quando andaram nela, não a deixaram cair dentro de água?

Tira a vareta do oleo e vê se tens algum residuo acastanhado, sinal de que passou agua para o motor ou tira a tampa do filtro de oleo para ver o estado.

A WR por baixo da bomba de água tem um pequeno furo para a água sair quando o retentor vai à vida porque o veio costuma ganhar um vinco ao roçar no retentor, a minha perdeu água por aí.

Se a moto aqueceu muito pode ter dado cabo do cilindro ou dos segmentos e por isso perde compressão. Na minha montei um manómetro de temperatura


Eles não andaram fora do alcatrão, mal sabem andar de mota, mais depressa andaram sempre na mesma mudança :mutley:
E isto aconteceu uma semana antes e a mota pegou facilmente, como sempre.
Só no fim do dia é que não pegou. Será que pus água quando ela ainda estava quente, terá influencia? Eu deixei-a arrefecer, mas já me interrogo de tudo. :stupid:
Vou tentar ver o óleo, mas para isso tenho que a por a trabalhar, não haverá problema?
Eu nunca notei que ela aquecesse em demasia, só mesmo desta vez. Mas também sou maçarico e não lhe dou razões para aquecer muito.
:crybaby: :crybaby: :crybaby: :crybaby:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


18 set 2013 10:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: WR sem compressão
A WR se andares devagar ou quando paras e fica a trabalhar, começa logo a aquecer, não chega ao ponto das KTM :mutley: , mas aquece

Deita a moto no chão e tira a tampa do filtro de oleo, se teve água no motor, o filtro vai estar cheio de nhanha, e assim não precisas de meter a moto a trabalhar

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


18 set 2013 12:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
JaimeX Escreveu:
A WR se andares devagar ou quando paras e fica a trabalhar, começa logo a aquecer, não chega ao ponto das KTM :mutley: , mas aquece

Deita a moto no chão e tira a tampa do filtro de oleo, se teve água no motor, o filtro vai estar cheio de nhanha, e assim não precisas de meter a moto a trabalhar


Obrigado, a ver se no fim-de-semana já faço isso.
Se tiver tido água, devo substituir óleo e filto? Será que isso resolveria a questão?

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


18 set 2013 19:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: WR sem compressão
Se tiver água no motor, teve de entrar por algum lado.

Pelo que será necessário descobrir por onde entrou, assim como descobrir por onde saiu a água que desapareceu.

Depois será preciso Limpar bem o motor, fazendo duas ou três mudas de oleo, antes de levar o filtro e o oleo novo

A questão da falta de compressão, na minha o descompressor chegou a ficar preso, resolvi desmontando e voltando a montar....mas não acredito que seja por aí.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


19 set 2013 08:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
JaimeX Escreveu:
Se tiver água no motor, teve de entrar por algum lado.

Pelo que será necessário descobrir por onde entrou, assim como descobrir por onde saiu a água que desapareceu.

Depois será preciso Limpar bem o motor, fazendo duas ou três mudas de oleo, antes de levar o filtro e o oleo novo

A questão da falta de compressão, na minha o descompressor chegou a ficar preso, resolvi desmontando e voltando a montar....mas não acredito que seja por aí.

O descompressor já vi e não é.
No fim-de-semana, vou tentar ver isso do óleo e ver se entretanto perdeu mais água. Se fosse só limpar, não era tão mau... :confused:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


19 set 2013 10:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
Já pus a mota no mecânico para reparar e a lista é grande... :crybaby:
Desde piston, cilindro, junta, cabeça e mais outras coisas que nem fixei o nome... :stupid:

A conta não vai ficar pequena, mas deve ficar como nova :leiam: :rlx:

Obrigado pela ajuda :okkk:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


25 set 2013 11:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: WR sem compressão
Bela coisa que tens aí :eek:

Isso é o tipo de avaria que vais ter de abrir o motor todinho peça por peça, porque se vais gastar dinheiro a reparar convem aproveitar e reparar como deve de ser, trocando carretos e rolamentos, para evitar outras avarias daqui a uns meses :sabe:

Ou então reparar apenas para por a andar e tentas enganar outro :pum2:

Além dos problemas que teve devido ao aquecimento, tens a questão, o que causou o aquecimento.

há peças que têm de ser de origem , outras arranjas na concorrencia, mas em material secalhar andará bem perto dos 1000 euros só em peças.

Pensamento positivo, se fosse de 2002 tinha as valvulas em titâneo, mesmo na concorrencia custavam 130 euros cada uma. :D

Boa Sorte

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


25 set 2013 12:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
Já está aberta e por isso é que vai doer :leiam:

Irá levar o que tiver que ser, mas creio que não chega a esses valores, espero bem que não...

Já ponderei vende-la, não para enganar ninguém, até foi antes dela se avariar, mas porque acho que é mota a mais para mim, tanto a nivel de condução, como de conhecimento. Isto porque requer uma manutenção mais apertada, etc.Acho que para a utilização que lhe dou, uma DRZ ou até uma XR fico com mais autonomia, conforto e menos dores de cabeça por ser maçarico.
Mas depois de a arranjar, penso melhor nisso e com mais calma. Agora quero é que fique pronta para andar que já tenho saudades :vrumm:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


25 set 2013 16:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 12 ago 2013 10:42
Mensagens: 62
Localização: Trancoso - Guarda
Mensagem Re: WR sem compressão
Olá Amigo.

Sei que custa dizer este tipo de coisas, mas à uns anos cai na asneira de emprestar a minha mota a um amigo sem muita experiência e o resultado foi quase sem água no radiador! Porquê? Porque esse amigo na vez de ter andado com ela em Offroad, andou em estrada muito tempo sempre a topo. conclusão as motas de todo o terreno aguentam muita coisa nos montes mas não gostam muito de velocidades por muito tempo.

O ARTISTA entregou-me a mota sabendo o que tinha feito e pronto, palmadinha nas costas e até uma próxima.

Bom só devemos emprestar as nossas meninas a quem sabe o que faz e os teus amigos, se a deixaram tombar na água, rápida-mente te tinham dito.

Sem ofender ninguém.

Abraços

_________________
Kawasaki KLX 650R de 1994


25 set 2013 21:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
mike Escreveu:
Olá Amigo.

Sei que custa dizer este tipo de coisas, mas à uns anos cai na asneira de emprestar a minha mota a um amigo sem muita experiência e o resultado foi quase sem água no radiador! Porquê? Porque esse amigo na vez de ter andado com ela em Offroad, andou em estrada muito tempo sempre a topo. conclusão as motas de todo o terreno aguentam muita coisa nos montes mas não gostam muito de velocidades por muito tempo.

O ARTISTA entregou-me a mota sabendo o que tinha feito e pronto, palmadinha nas costas e até uma próxima.

Bom só devemos emprestar as nossas meninas a quem sabe o que faz e os teus amigos, se a deixaram tombar na água, rápida-mente te tinham dito.

Sem ofender ninguém.

Abraços


Viva mike,
Não ofendes ninguém e sim, creio que foi isso que aconteceu. Não a deixaram cair na água porque andaram só alcatrão. Mas acredito que, devido ao não saberem andar muito bem de mota, tenham andado sempre na mesma mudança durante bastante tempo e com acelerações de mota de 2 tempos... :pum2:
Mas que sirva de lição :)

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


25 set 2013 22:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 20 nov 2012 18:44
Mensagens: 37
Localização: São Domingos de Rana - Cascais
Mensagem Re: WR sem compressão
Já dizia o outro "motos e mulheres não se emprestam a ninguém".

Mas tirando isso, que tudo corra pelo melhor e certamente que vai ficar como nova depois dessa reparação. :okkk:

Abraço


26 set 2013 14:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 out 2012 18:26
Mensagens: 324
Localização: Coimbra
Mensagem Re: WR sem compressão
Lá teria as suas razões :mutley:

Mas enquanto me lembrar desta, vai ser díficil empresta-la a alguém que não saiba o que está a fazer :pum2:

_________________
2015 F 800GS
2002 TRX 400 EX
2011 CBF 125
2001 WR 426f


26 set 2013 15:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.