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 Yamaha xtz 750 STeneré 
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Mensagem Yamaha xtz 750 STeneré
Tenho um amigo interessado num modelito deste e como tal perguntou-me que tal era a fiabilidade da máquina... não lhe soube responder porque nao tinha conhecimento de causa, nem sequer andei numa para saber como se porta! Portantos...

Que tal se porta este arado em termos de fiabilidade de motor? A unica coisa que sei é que os reguladores de tensao dão o berro e levam o cdi junto, problemas electricos. Há mais problemas a relatar?

Com algum dinheiro e paciencia dá para transformar em coisas engraçadas...

Imagem

Esta foto por causa da alteraçao da suspensao:
Imagem

Imagem

Imagem

Mais umas fotos:

http://www.rallye-tenere.net/Thoennies%20Website.htm" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

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19 mar 2014 14:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
gastam óleo, Não é defeito,é feitio :leiam:
São Grandes maquinas, as melhores depois da África Twin :vrumm:

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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Carburadores! Por vezes comecam a falhar (como se tivessem falta de gasolina, aos soluços) e a mota gasta quase o mesmo que uma LC8. Resolve-se com um kit da marca Kedo que fica por volta dos 100€. Ficam com o motor mais linear e a gastar bastante menos.
Acho que é isto x 2:
Item 94020: KEDO Carburettor Rebuild Kit (For One Left Or Right Carburettor, Required 2x For One Motorcycle)
Application: XTZ750 (45.50 cada) mais portes.
Podes ver no site: http://www.kedo.com/
A questão do óleo...não fosse uma ela uma Yamaha, mas acho que nada de transcendente.

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20 mar 2014 09:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Oh, e digam-me lá o motor que nao gasta oleo? Todos os motores, sejam eles de carro, mota ou batoneira gastam oleo, uns mais, outros menos, mas todos gastam! As yamahas gastam, as Hondas gastam, as Ktm gastam (mentira esta ultima parte)!

Essa parte dos carburadores é boa dica, obrigado. Portanto, se mudar os retificadores de corrente pelo das Banshees, o kit de carburadores da Kedo e umas boas suspensoes, a mota fica impecavel! É isso?

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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Bruno Monteiro Escreveu:
gastam óleo, Não é defeito,é feitio :leiam:
São Grandes maquinas, as melhores depois da África Twin :vrumm:


Tirando o facto da AT nem os escapes conseguirn cheirar a ST :music: :music: :music: :music: :music: :music: :music:


20 mar 2014 17:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Nuno_Dias Escreveu:
Carburadores! Por vezes comecam a falhar (como se tivessem falta de gasolina, aos soluços) e a mota gasta quase o mesmo que uma LC8. Resolve-se com um kit da marca Kedo que fica por volta dos 100€. Ficam com o motor mais linear e a gastar bastante menos.
Acho que é isto x 2:
Item 94020: KEDO Carburettor Rebuild Kit (For One Left Or Right Carburettor, Required 2x For One Motorcycle)
Application: XTZ750 (45.50 cada) mais portes.
Podes ver no site: http://www.kedo.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
A questão do óleo...não fosse uma ela uma Yamaha, mas acho que nada de transcendente.


Sabes de algum kit semelhante para a AT RD07?

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20 mar 2014 20:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Os kit para os carburadores devem ser mudados a cada 40.000km (aprox), conforme o Nuno disse tens o kit da kedo que é muito bom e não vale a pena comprar o de origem. Os regulador de tensão de origem davam problemas mas, se já foi alterado para um mais recente julgo que já não vais ter problemas.
De resto com relação ao oleo, olha a minha não gasta oleo.

Acho que é como em tudo, é preciso sorte e ir fazendo a manutenção como deve de ser. :vrumm:


21 mar 2014 08:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Ricardolr Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:
Carburadores! Por vezes comecam a falhar (como se tivessem falta de gasolina, aos soluços) e a mota gasta quase o mesmo que uma LC8. Resolve-se com um kit da marca Kedo que fica por volta dos 100€. Ficam com o motor mais linear e a gastar bastante menos.
Acho que é isto x 2:
Item 94020: KEDO Carburettor Rebuild Kit (For One Left Or Right Carburettor, Required 2x For One Motorcycle)
Application: XTZ750 (45.50 cada) mais portes.
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A questão do óleo...não fosse uma ela uma Yamaha, mas acho que nada de transcendente.


Sabes de algum kit semelhante para a AT RD07?


Não sei. Mas não é comum a AT ter este tipo de problemas. Pelo menos que eu tenha conhecimento.

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21 mar 2014 11:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
chambas Escreveu:

De resto com relação ao oleo, olha a minha não gasta oleo.

Acho que é como em tudo, é preciso sorte e ir fazendo a manutenção como deve de ser. :vrumm:



Exacto. O tempo que a tive também não gastava. :okkk:

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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Boas

o problema do rectificador neste modelo foi resolvido nos modelos posteriores a 1994

os primeiros modelos tinham um rectificador idêntico ao da XT600E antiga
e por vezes começava a deixar passar para o circuito 16V 18V ou mais e rebentava com um transístor no CDI

se tiver o rectificador de 1994 em diante, e a bateria em bom estado, nunca dá chatices...


Os carburadores trabalham na horizontal e faz com que as agulhas desgastem os impulsionadores
(acho que é esse o nome)

é "facil" de se trocar e está longe dos preços que li nos posts anteriores... :sabe:

Imagem



O seu grande defeito é o seu peso
e quando tem o deposito cheio é um autentico mamute
tem plásticos estaladiços e que não gostam do chão
mas o motor envergonha as rivais da época, e nenhuma a consegue acompanhar...

o famoso consumo de óleo, deve-se em grande parte à malta insistir em usar 10W40
mas mesmo assim bebe tanto como uma AT, TA, e muito menos que uma GS das recentes :shi:

A manutenção é barata e pouca coisa necessita... (isto em circunstancias normais)
por exemplo, vai a ver válvulas de 60 em 60 mil.
e conheço motores com muito mais de 100 mil a rolar
um dos quais com 180mil


É conhecida no mundo das XT´s por "Mota Velha" ou seja "Nunca acaba" :D

MAS É MUITA PESADA :rolleyes:


https://www.youtube.com/watch?v=_LSMNtUPWC8

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22 mar 2014 02:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Edgar Escreveu:
...
O seu grande defeito é o seu peso
e quando tem o deposito cheio é um autentico mamute
tem plásticos estaladiços e que não gostam do chão
mas o motor envergonha as rivais da época, e nenhuma a consegue acompanhar...
...
MAS É MUITA PESADA :rolleyes:
...


Com relação ao peso, acho que o problema é ter centro de massa elevado.

http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=443204

Citar:
TWO Magazine, face-off Africa Twin - Super Tenere (used)
The March edition of TWO Magazine is featuring a face-off Africa Twin 750 and Super Tenere, a good read though.
However I located some inaccuracies:

Africa Twin power 62 ch, false, real power for RD04 was 59 ch(it's the RD07 that was bumped to 62 ch), weight 205 kg dry(452 lb), false, real weight for RD04 210 kg dry (463 lb.)

Super Tenere power 69 ch, false, real power 70 ch, weight 203 kg dry (448 lb), false, real weight 195 kg (430 lb).


22 mar 2014 12:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Pois deve ser isso
o deposito está muito alto,
e os dois cilindros em linha, não dão espaço para que o deposito possa envolver o motor
deve ser essa a origem de parecerem pesadas
Mas mesmo assim tiveram a sua Gloria...

e vinte e tal anos depois ainda rolam com a mesma força :nod:

Olha esta com 23 anos :unibrow:

:ave: https://www.youtube.com/watch?v=NX4qdFuXPvA



Neste video https://www.youtube.com/watch?v=CG2PoMFhV_M
podemos ver a explicação porque o consumo da ST 750 vai aumentando com os kms
e porque aos 40 mil devemos trocar os impulsionadores


ABR

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22 mar 2014 13:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Boas!

Tens ai um pouco de uma história e até acho que o dono a vende...

http://www.clubextportugal.com/t433-xtz-super-tenere-750-novo-look

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26 mar 2014 20:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Uma das minhas motos é uma ST de 1990, rola como nova e não deve ter um parafuso que eu não conheça.

O consumo normal deste modelo situa-se entre os 6 e os 7 Litros em condições normais de utilização. Quando o consumo dispara, deve-se normalmente ao desgaste dos tubos de emulsão nos carburadores. Como os carburadores trabalham com as agulhas na horizontal, a utilização e o tempo, fazem com que, pela vibração, o cromo-níquel das agulhas desgastem os tubos de emulsão, tornando-os ovais em vez de redondos. Por vezes, o revestimento das agulhas também se deteriora. Este desgaste nem sempre é perceptível a olho nú, mas quando ocorre, faz com que os consumos disparem.

A substituição do kit original pelo da Kedo conforme o sugerido neste tópico é, a meu ver, desaconselhável. O kit da Kedo, não é mais do que o kit também original para o modelo 3TD, o modelo da XTZ750 comercializado nos países transalpinos, ou seja, países cuja altitude é considerada elevada, como a Suíça.
Para quem gosta de mecânica, é fácil entender que a elevadas altitudes o ar é mais rarefeito do que cá por baixo e, por esse motivo, a quantidade de combustível a queimar deverá ser também inferior. Mas aqui por baixo, as coisas não se passam assim, e a regulação ar/gasolina é diferente.
O kit da kedo, sobretudo, torna a mistura muito pobre, provocando sobreaquecimento do motor e desgaste prematuro. Consegue-se obter na pratica o mesmo resultado com material com as especificações originais 3LD. Basta descer as agulhas nos carburadores. Quem conhecer bem o funcionamento destes Mikuni, saberá a que me refiro.

O regulador eléctrico é um dos 'calcanhares de Aquiles' deste modelo, se bem que o problema verdadeiramente não lhe deva ser atribuído. Nos modelos mais antigos, a alteração do local de montagem, passando-o para debaixo do banco, e o reforço da secção dos condutores eléctricos que ligam o regulador à bateria e esta à massa constitui a resolução do problema. Quando esta anomalia ocorre, ou o CDI ou o conta-rotações entregam a alma ao criador. Quem tiver o CR danificado, poderá encontrar um 'post' meu no Fórum ST internacional, que explica como o recuperar.

Relativamente ao consumo de óleo exagerado, nunca senti esse problema, mas poderá estar ligado a desgaste, ou aos retentores das válvulas.

De resto, como já foi dito, esta moto não tinha rivais. O motor é 'pontudo' e sempre disponível. Apenas precisa da 5ª (já que não tem mais) e nem sei por que razão a dotaram de mais 4 velocidades, tão poucas vezes são utilizadas. [wink]


14 abr 2014 18:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
jOta Escreveu:
...
A substituição do kit original pelo da Kedo conforme o sugerido neste tópico é, a meu ver, desaconselhável. O kit da Kedo, não é mais do que o kit também original para o modelo 3TD, o modelo da XTZ750 comercializado nos países transalpinos, ou seja, países cuja altitude é considerada elevada, como a Suíça.
...


Olá Jota,
então mas a kedo não vende dois kits? Um normal e outro para a versão suiça( artigo 33072)?


Cumprimentos.


14 abr 2014 21:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
chambas Escreveu:
então mas a kedo não vende dois kits? Um normal e outro para a versão suiça( artigo 33072)?


Olá chambas,
Não. A kedo comercializa um único kit (33072), o suiço, que não é mais do que um conjunto de componentes idênticos (senão OEM) para o modelo 3TD, ao qual se deverão juntar 2 tubos de emulsão (28768) comuns ao modelo 3TD e 3LD.
Eu, pelo que expus, não recomendo fazê-lo. Substituo o material deteriorado (normalmente agulhas e tubos de emulsão) por material original ou não (é uma questão de €€€ ), mas com o mesmo calibre [2x(28768+28092)].


14 abr 2014 22:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Olá Jota,
na altura recordo-me de ter andado a pesquisar em foruns e a ideia com que fiquei é que o kit (94020) era o normal e caso quisese ter consumos mais baixos era colocar o kit swiss (33072).

Se calhar estou errado mas, foi com essa a ideia com que fiquei. Além de que a kedo nas especificações, costuma colocar a indicação (Swiss Specification) e no kit que julgo ser o normal não tem lá indicação nenhuma.


Cumprimentos


14 abr 2014 23:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Olá Chambas,
A referência Kedo 94020, é um kit de reconstrução para cada carburador. Trata.se de componentes standard, onde estão incluídas as 2 referências que citei.


15 abr 2014 02:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Sendo assim, estamos sempre a aprender. :hello: :vrumm:


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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
jOta Escreveu:
chambas Escreveu:
então mas a kedo não vende dois kits? Um normal e outro para a versão suiça( artigo 33072)?


Olá chambas,
Não. A kedo comercializa um único kit (33072), o suiço, que não é mais do que um conjunto de componentes idênticos (senão OEM) para o modelo 3TD, ao qual se deverão juntar 2 tubos de emulsão (28768) comuns ao modelo 3TD e 3LD.
Eu, pelo que expus, não recomendo fazê-lo. Substituo o material deteriorado (normalmente agulhas e tubos de emulsão) por material original ou não (é uma questão de €€€ ), mas com o mesmo calibre [2x(28768+28092)].



Boas
Então é esta referencia que sugeres? ou não é esta referencia ? (imagem em baixo :leiam: )

ABR

Edgar Escreveu:

Imagem


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15 abr 2014 12:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Olá Edgar,

É exactamente isso. São elementos com o mesmo calibre dos originais (3LD), e não o 'milagroso' kit suíço da Kedo.
[wink]


15 abr 2014 15:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
jOta Escreveu:
Olá Edgar,

É exactamente isso. São elementos com o mesmo calibre dos originais (3LD), e não o 'milagroso' kit suíço da Kedo.
[wink]



Boas

Mas olha que essa imagem foi retirada do catalogo da KEDO

aquilo que dizes ser o mesmo calibre dos originais é o que a KEDO vende

Imagem do catalogo da Kedo de 2014
e a outra imagem era do ano de 2008
Imagem



e sempre pensei que o ajuste para zonas com ar rarefeito fosse feita nas 5 posições que a agulha tem
no nosso clima e altitude trabalha no 3º ponto... ou seja no meio :rolleyes:


ABR

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15 abr 2014 16:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
Olá Edgar,

Esses componentes da Kedo, são exactamente iguais em calibre (dimensões) aos originais destinados ao modelo 3LD.
Porém, a Kedo comercializa também um kit (33072), que designa por suíço, que não é mais do que uma selecção de componentes utilizados no modelo 3TD, ao qual atribui aforro de combustível. É com a utilização deste kit que eu não concordo nem recomendo, pelas razões que expus.

Estás equivocado quando atribuis ao deslocamento da agulha a afinação para altitude.
Para pores uma 3LD a carburar em condições nos Alpes, necessitas utilizar todos os componentes específicos do Mikuni que equipa a 3TD, a saber, agulha e gigleurs de minimo e de máximo.

Quando baixas a agulha, o que provocas é a diminuição da curva de resposta em aceleração entre o baixo (fora do ralenti) e o médio regime. Menor resposta, menor consumo. É isto que advogo.

Espero ter esclarecido.


16 abr 2014 00:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
jOta Escreveu:
Olá Chambas,
A referência Kedo 94020, é um kit de reconstrução para cada carburador. Trata.se de componentes standard, onde estão incluídas as 2 referências que citei.


Boas, então sendo assim, o kit recomendado pelo Nuno Dias e que por norma, se costuma comprar é o normal para a 3LD.


16 abr 2014 08:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: Yamaha xtz 750 STeneré
jOta Escreveu:
... ...
Porém, a Kedo comercializa também um kit (33072),
.... ...


Boas

bom esse 33072 nem aparece no catalogo :confused:


mas adiante... onde eu quero realmente chegar é que:
quem comprar o kit da Kedo fica muito bem servido (porque é igual ao de origem)
e na Kedo compra-se por uma fracção do preço daquilo que a Yamaha vende
:leiam:



e a conversa estava a ir noutro sentido, e podia induzir pessoas em erro :rolleyes:
jOta Escreveu:
... ...A substituição do kit original pelo da Kedo conforme o sugerido neste tópico é, a meu ver, desaconselhável.
... ...



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16 abr 2014 09:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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