Cada vez mais aparecem Motociclistas dispostos em efectuar uma viagem de mota, mas não uma viagem qualquer, mas sim uma viagem de aventura, uma viagem por percursos pouco habituais, de díficil acesso e transposição e onde a componente de exploração e de conhecer novos países e culturas está sempre presente.
Estas viagens são feitas maioritarimente em motas do segmento Trail e são viagens de longo curso. Também são viagens que demoram muito tempo a planear, que requerem muita burocracia, uma mota adequada e com um bom nível de preparação, alguma experiência de condução, etc, etc, enfim, são viagens que exigem muito do viajante, antes, durante e depois da mesma.
Tendo em conta estas necessidades, Robert Wicks (com a ajuda de Ted Simon), escreveu o livro
“Adventure Motorcycling”:

Este é um livro que pode ser encarado como um manual de preparação para uma viagem de aventura. É um livro que aborda vários temas cruciais para este tipo de viagem, tais como a escolha e preparação da mota, burocracia/documentação necessária nos vários países e Continentes, técnicas de condução, material necessário para uma viagem deste tipo, escolha de acessórios, mapas e GPS, manutenção, entre outros. Também conta com testemunhos de vários viajantes e ilustrações (algumas reais) de grande qualidade.
Trata-se de um livro de leitura indispensável para quem pretende realizar uma viagem de aventura. Apesar de não estar a planear uma viagem deste tipo, estou a adorar a leitura deste livro e aconselho a leitura do mesmo a qualquer Motociclista.
Este livro encontra-se escrito em inglês e pode ser adquirido na “travel store” do site
http://www.globebusters.comBoas curvas!