Data/Hora: 28 mar 2024 17:18




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ] 
 A minha primeira Baja Portalegre 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Mensagens: 104
Localização: Matosinhos
Mensagem A minha primeira Baja Portalegre
Fica aqui um resumo da minha participação na Baja Portalegre.
No meu blog tenho mais fotos e está mais completa http://www.viajaremduasrodas.bolgspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;

A minha participação na 25ª Baja Portalegre 500 começou com um desafio feito pelo Pedro Carrilho:

- João não queres participar na Baja?
- Deves estar doido, aquilo é para prós.
- Vão abrir uma classe para as Maxi Trails.
- Não vai dar, devo ir à Áustria nessa altura.

A viagem não se concretizou e a participação na Baja começou a tomar forma. Passo seguinte falar com o Hélio. Resposta: “Estou pronto” alias como sempre. Começámos a preparar as coisas, data das inscrições, valores, número de Kms, etc. A grande maioria das pessoas com quem falávamos sobre a Baja, diziam que era uma loucura, muito duro, com muita lama, que as nossas motos não eram próprias. Mas o nosso lema é: Ver para crer.

Inicialmente a Classe Maxi Baja iria fazer 300 Kms e a Classe Classic Baja 150 Kms, depois passou para 150 e 75 Kms respectivamente. Eu podia inscrever-me na Classic porque a minha AT é de 1992, mas optei pela Maxi Baja por serem mais Kms. No final as duas classes acabaram por fazer o mesmo percurso.

Pormenores:
- Inscrição na prova 100 €
- Licença para uma prova da federação (necessário atestado médico) 100 €
- 27/10/2011 Vistorias Técnicas
- 28/10/2011 Prólogo 5,52 Km
- 29/10/2011 Prova 172,56 Km

Uma prova em grande para comemorar as bodas de prata da Baja Portalegre e para homenagear os seus fundadores: José Megre e Pedro Villas Boas

Para a Baja decidi rectificar o motor da minha Africa Twin, estava a gastar mesmo muito óleo e aos 19 anos já merecia. Mais uma vez levei-a ao Pedro “Barbaças” para tratar da menina. Ficou como novo:

Imagem
Imagem
Imagem

Para além disso coloquei um pneu de trás novo Continental TKC 80 e um pára-brisas antigo que estava partido, mais pequeno.


Dia da partida para Portalegre - 27 de Outubro

Saímos do Porto por volta das 9 horas, em direcção a Coimbra para ir buscar a AT que ainda estava no Barbaças. O Hélio aproveitou para mudar o pneu de trás. Colocámos as motos no atrelado e alá que se faz tarde.

A viagem correu bem. Fomos, por engano, até Leiria pela nacional e depois AE até Portalegre.

Paragem para meter gota e almoçar e por volta das 16 horas chegámos ao destino.

Imagem
o meu patrocinador oficial Barbaças Racing Corporation

Fizemos a creditação e entramos no recinto da NERPOR.

Quando lá chegámos já lá estava a equipa Bomcar (http://www.bomcar.pt" onclick="window.open(this.href);return false;" que iria dar assistência à BMW do Hélio e por simpatia à minha AT. Pessoal muito porreiro, bem disposto e sempre pronto a ajudar.

Descarregámos as motos e fomos tratar da papelada e preparar as motos para as verificações técnicas, que estavam marcadas para as 18 horas.

Imagem
as meninas do ACP muito simpáticas e sempre prestáveis

Colocámos os Autocolantes e os dorsais e lá fomos para as vistorias técnicas. Verificaram as luzes, o tapete ecológico, capacete, nº do quadro e pintaram o motor e a ponteira.

Imagem
já com os colantes
Imagem
o pintor de serviço
Imagem
isto de pintar as nossas máquinas sem pedir autorização…

Como estava tudo nos conformes, estacionámos as motos no parque fechado onde passaram a noite.

Ainda esperámos pelo Briefing, que para os motards, não teve grande interesse. Valeu pela homenagem a Pedro Vilas Boas um dos fundadores da Baja Portalegre, que este ano voltou a participar de moto e com a bonita idade de 70 anos.

Imagem

Prólogo - 28 de Outubro

A saída para o prólogo foi às 8:23. Tivemos que acordar bem cedo e chegámos mesmo em cima da hora. Infelizmente perdi a peça que liga a GoPro ao capacete, resultado nada de filmagens do prólogo, imperdoável.

Fomos a correr para o parque fechado e arrancámos para o inicio do prólogo.

Imagem

Imagem

Imagem
à espera da oredem de partida

Ia começar a Baja e o nervoso miudinho também já tinha começado. O Hélio saiu à frente e logo a seguir arranquei eu, seguido do Filipe Elias.

O Filipe apanhou-me e ainda o consegui acompanhar durante uns metros. Depois apanhámos o Hélio. O Filipe foi-se embora e o Hélio acabou logo a seguir a mim. Ficam as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

o Hélio já com o pneu da frente em baixo

Havia duas passagens por um riacho muito fixes e um pequeno salto no fim.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Correu bem. O Hélio acabou o prólogo com o pneu da frente em baixo. Se não, não o conseguiria apanhar. Fomos logo procurar uma oficina que pudesse resolver o problema. Na primeira estação de serviço, parámos, para encher o pneu e por incrível que pareça, nunca mais perdeu ar.

Imagem

Depois do almoço fomos dar uma espreitadela ao prologo dos carros e ainda tivemos a companhia do Carlos Begonha e do Pedro Carrilho que vieram dar uma forcinha, montados nas suas bonitas Africa Twins. Grandes emAzimutianos.

Imagem
um blog que vale a pena visitar


30 de Outubro

Tinha chegado o grande dia. Esperavam-nos 172 Km de TT. Para nós, Maxi Baja, estava reservado a parte sul do circuito. Às 11 da manhã estávamos a sair do parque fechado e pouco depois começava a prova.

Imagem

Imagem

Ao meu lado saia o nº 409 (André Nunes), andámos juntos durante a primeira meia hora. Terreno bastante acessível, com zonas muito rápidas onde se podia, para quem os tinha bem no sítio, rolar mesmo muito depressa. O meu limite foram os 120 Km/h e mesmo assim só pensava o que poderia acontecer se um simples caracol se atravessasse à minha frente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O pior foi à passagem da meia hora. Numa zona em asfalto, devia ir a uns 90 Km/h e falhei completamente a travagem para uma curva. Não sei como, mas não me magoei e a AT só se safou porque tinha todas as protecções, mesmo assim ficou com o depósito amolgado e as carnagens raspadas e soltas. O Hélio que vinha logo atrás parou para dar uma ajudinha e me dar nas orelhas. Seguimos caminho logo a seguir. Em pouco tempo mais duas quedas, estas quase parado. Foi então que pensei, se continuo assim vou passar mais tempo no chão do que em cima da AT. Passei a ter mais concentração e mais cuidado na abordagem aos obstáculos. Resultou, devo ter andado pelo menos uma hora sem cair.

Imagem

Imagem
foto João Girão
Imagem
foto João Girão
Imagem
foto João Girão
Imagem
foto João Girão

Depois disso as quedas voltaram, mais duas, o cansaço começava a fazer moça. Na primeira a AT recusou-se a pegar. Tive que trocar um fusível, mais uma vez com a ajuda do Hélio, e pouco depois tive que voltar a parar porque a protecção da mão encravou a manete do travão da frente.
Na última passei com a roda da frente por cima de uma rocha, quando foi a vez da roda de trás levei um coice que me fez passar por cima da moto e aterrei de cabeça. Mais uma vez tive sorte, a AT acabou por perder o pará-brisas e mais uns plásticos.
O Hélio fez uma prova fantástica, com a sua GSA com 260 Kg, sempre na minha roda. Com um bom ritmo e quase sem ir ao chão. E uma grande ajuda aquando das minhas quedas.

Finalmente o fim. Onde mais uma vez estava o Pedro Carrilho à nossa espera para nos dar um abraço e os parabéns.

Imagem

Fiquei todo dorido, pernas, braços, ombros, costas, pescoço. Para além de umas nódoas negras.

Mas valeu bem a pena. O ambiente é fantástico, ver toda a logística das grandes equipas, principalmente dos carros. Que grandes máquinas.

A organização é fantástica, tudo programado ao segundo. Estava tudo controlado, as vistorias técnicas, saída do parque fechado, inicio do prologo e da prova no sábado e chegada ao parque fechado.

Não achei o percurso muito duro, porque atipicamente não tinha muita lama, mas passámos por zonas com pedra, regos (dava para bater com os poisa pés no chão - provocados pelos carros que arrancaram primeiro), alguma areia, lama, riachos e estradões que para alguns deu para chegar aos 180 Km/h. Ou seja de tudo um pouco.
O que torna a prova dura é o número de Km. Para mim foram 3h e 25 minutos sem parar, excepto quando caía.

Mas temos umas grandes motos, aguentam tudo, se não fossem as quedas a minha Rainha tinha vindo para casa impecável. E o que elas sofrem. Pedradas, protecção do cárter a bater no chão, o suspensão a bater no fundo. É incrível.

Imagem
a minha AT no final

Imagem
a GSA do Hélio, imaculada

Uma palavra para o Jacinto Rodrigues, GRANDE HEROI, 395 Km, 9h14m numa AT – é verdadeiramente inspirador.

Uma coisa que aprendi com a Baja é que é muito fácil termos um azar. Apesar de dizer que o objectivo era só acabar. O facto de termos um cronometro a marcar o tempo, altera o nosso comportamento. Até em relação ao Hélio. Arrisquei mais do que devia e sem necessidade. Felizmente tive sorte…

Fica prometida uma próxima participação na Baja Portalegre, mas desta vez para fazer os 400 Km. Bem mais devagar e com muito mais cuidado.

Para acabar queria agradecer ao Pedro “Barbaças” da Barbaças Racing Corporation, Bom Car, ao Filipe Elias, José Bacelar, João Girão, Pedro Carrilho, Carlos Begonha e claro ao Hélio.

The End

_________________
www.viajaremduasrodas.blogspot.com


04 jan 2012 23:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Mas que bela foto-reportagem João!!
Eu tambem adorei a prova e claro que este ano la estarei outra vez de Tenere!!
Desta vez com mais preparaçao fisica,pois tambem cheguei ao fim todo partido,apesar de nao ter tido quedas no percurso.
Cheguei a andar a velocidades de cortar a respiraçao,tipo...se falha aqui algo...estou bem fud***...!!!E com o peso destas meninas,levei imensa porrada no corpo TODO!!
Como tu dizes,andar ao cronometro,nada tem a ver com as passeatas ao fim-de-semana...o bichinho da competiçao muda completamente os andamentos.
Ver se este ano a malta adere mais a esta prova que eu acho que para quem nunca fez deveria fazer,fica um pouco cara mas é a mitica prova do TT em Portugal,tem um habiente dentro e fora da pista que é expectacualr.!!

Os meus parabens pela participaçao.

ps:acho que tivemos sentados juntos no secretariado nao foi?

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


05 jan 2012 00:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagens: 724
Localização: Oeiras
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Excelente !!

Belas fotografias e grande espirito !!

Parabens !

:okkk: :okkk:

_________________
DR650SE 01'


05 jan 2012 08:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Ric Pastrana
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:49
Mensagens: 1810
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
mt fixe o relato! Ab.

_________________
www.xplora.pt - Fotografia Ricardo Andrés


05 jan 2012 09:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Muito bom João ! Obrigado pela partilha , que me deixou ainda mais com uma roda na próxima :thumbsup:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


05 jan 2012 09:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 25 ago 2009 10:02
Mensagens: 2828
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
:ave: :okkk:


05 jan 2012 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 jul 2009 14:17
Mensagens: 514
Localização: Aroeira
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Like!

_________________
Uma AT sem riscos não é uma AT!
XR600 Punkecastech
Drz400


05 jan 2012 10:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 nov 2009 21:17
Mensagens: 1313
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Muito bom :okkk:


05 jan 2012 10:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Olá João,
Excelente reportagem, pena o azar com a AT, mas o importante foi não te teres magoado :thumbsup:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


05 jan 2012 11:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 fev 2010 22:14
Mensagens: 320
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
és ter descoberto que és amigo do Joel? :lol:

obrigado pela partilha

_________________
João Dias

https://www.facebook.com/EquipadeEnduroPrott


Editado pela última vez por joaodias em 05 jan 2012 18:27, num total de 1 vez.



05 jan 2012 18:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 08 jun 2009 15:34
Mensagens: 1926
Localização: Vila do Conde / Valença
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Belo report!!

Obrigado! :thumbsup:

_________________
CumprimenTTos,

Luís Caetano


05 jan 2012 18:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 out 2010 19:29
Mensagens: 103
Localização: Estremoz
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
As fotos e o relato está muito porreiro.
Eu tambem entrei mas nao foi na MAXI foi na geral do 400 km e gostei muito da prova, o mais importante é chegar ao fim sem partir nada e divertir o resto nao interesa.
Se para o proximo ano houver MAXI talvez entre nessa classe vamos ver!!
Belo post :thumbsup:

_________________
Beijos ou Abraços


05 jan 2012 22:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 16 jan 2011 16:19
Mensagens: 167
Localização: Algés
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Muito bom!

Excelente reportagem! :okkk:

_________________
HUSABERG FE 390
BMW R1200 GS Adv


05 jan 2012 23:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Mensagens: 104
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Jorge Baleizao Escreveu:

ps:acho que tivemos sentados juntos no secretariado nao foi?


Penso que sim mas não tenho a certeza

joaodias Escreveu:
és ter descoberto que és amigo do Joel? :lol:

obrigado pela partilha


o dentista?

Muito obrigado pelos vossos comentários. Estou a tentar preparar a reportagem sobre a minha ida a São Miguel, mas o tempo é pouco.

_________________
www.viajaremduasrodas.blogspot.com


05 jan 2012 23:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
João Coimbra Escreveu:
Estou a tentar preparar a reportagem sobre a minha ida a São Miguel, mas o tempo é pouco.


Arranja lá tempo, porque se não o fizeres é imperdoável :pum2: [wink]

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


05 jan 2012 23:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 03 mai 2011 21:17
Mensagens: 609
Localização: Lisboa
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Muito bom relato. Realmente dá vontade de andar lá.
Parabéns! :ave: :ave:

_________________
Menos de 1% da Terra é asfaltada!
Carpe Diem


05 jan 2012 23:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 fev 2010 22:14
Mensagens: 320
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
João Coimbra Escreveu:
Jorge Baleizao Escreveu:

ps:acho que tivemos sentados juntos no secretariado nao foi?


Penso que sim mas não tenho a certeza

joaodias Escreveu:
és ter descoberto que és amigo do Joel? :lol:

obrigado pela partilha


o dentista?

Muito obrigado pelos vossos comentários. Estou a tentar preparar a reportagem sobre a minha ida a São Miguel, mas o tempo é pouco.



O Joel é o gajo que esta ao teu lado na 5º foto, mas nao é dentista

_________________
João Dias

https://www.facebook.com/EquipadeEnduroPrott


06 jan 2012 19:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 09 dez 2011 15:13
Mensagens: 27
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Parabéns João. Excelente reportagem. :thumbsup:

_________________
Amílcar Vigário Tavares


06 jan 2012 19:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Mensagens: 104
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
joaodias Escreveu:
O Joel é o gajo que esta ao teu lado na 5º foto, mas nao é dentista


:lol:
Foi um prazer conhecer o Joel. Manda-lhe um abraço

_________________
www.viajaremduasrodas.blogspot.com


06 jan 2012 23:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Fantástico relato, realmente até dá vontade... o homem da 1200 é cá dos meus... o pneu da 1200 vazou porque descolou da jante (tubeless) é só voltar a encher, com o máximo de pressão que o pneu aguentar e já não vaza outra vez.

:rlx:

_________________
XR 650 R


07 jan 2012 18:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Mensagens: 104
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
Após uns tempinhos de descanso a AT está pronta para novas aventuras. Depósito e carnagens arranjadas e pintadas.

Agora é fazer algumas alterações e treinar para o Amitie.

Imagem

_________________
www.viajaremduasrodas.blogspot.com


24 jan 2012 15:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
João Coimbra Escreveu:
Após uns tempinhos de descanso a AT está pronta para novas aventuras. Depósito e carnagens arranjadas e pintadas.


Boa! :okkk:

João Coimbra Escreveu:
Agora é fazer algumas alterações e treinar para o Amitie.


Força João [clap]

O Filipe Elias anda a tirar-me o juízo para fazer este ano a Baja Portalegre 500 (classe Maxi-Baja), mas ainda é cedo para me decidir em definitivo :ups:

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


25 jan 2012 17:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 11 set 2011 18:45
Mensagens: 104
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
BRUNO BOTELHO Escreveu:
O Filipe Elias anda a tirar-me o juízo para fazer este ano a Baja Portalegre 500 (classe Maxi-Baja), mas ainda é cedo para me decidir em definitivo :ups:

Olá Bruno

Como estão essas costelas?

Acho que o Filipe faz muito bem. É uma prova a não perder. Se precisares de uma velhinha de 20 anos, com 230 Kg, está à tua disposição.

Um grande abraço

_________________
www.viajaremduasrodas.blogspot.com


27 jan 2012 12:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagens: 2485
Localização: São Miguel - Açores
Mensagem Re: A minha primeira Baja Portalegre
João Coimbra Escreveu:
Como estão essas costelas?


Tão a recuperar bem, mas ainda incomoda [wink]

João Coimbra Escreveu:
Acho que o Filipe faz muito bem. É uma prova a não perder. Se precisares de uma velhinha de 20 anos, com 230 Kg, está à tua disposição.


Obrigado João, mas tudo indica que leve a minha LC8 para esta prova :clapp:

Abraço!

_________________
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com


27 jan 2012 15:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 24 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.