Data/Hora: 29 mar 2024 05:25




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ] 
 Problemas com MT21 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Problemas com MT21
Boas tardes a todos!

Venho aqui descrever um problema que tenho com o meu MT21 a ver se é caso único ou se alguém já sentiu o mesmo.
Muito devido às boas opiniões que o pessoal tinha a cerca do MT21, na altura de mudar o pneu da frente, optei por esse mesmo, uma vez que precisava de algo com maior aderência e que me transmitisse maior segurança em off road, sem comprometer em demasia em on road (onde percorro mais km).
Desde do primeiro dia, quando saí da oficina com a mota, ao inclinar-me nas curvas, parecia sentir o volante presso, não era capaz de curvar com a mesma fluidez. No princípio não liguei muito, pensei que fosse da minha inexperiência com pneus de piso mais agressivo, que pudesse sentir o mesmo por o pneu ser novo, etc...
A verdade é que nunca mudou... Em todas as curvas sinto o volante rijo, a contrariar o movimento naturar de curvar. Por vezes tenho mesmo de imprimir alguma força, sendo que repente o volante vira der repente, até parece que existe ali um ponto de resistência ao rodar o volante, que depois de ultrapassado até provoca um pequeno solavanco que depois importa corrigir. Até agora correu sempre bem, mas a verdade é que não sinto confiança nenhuma ao curvar.
Outra coisa que sinto é que esse "ponto de resistência", com o tempo e à medida que o pneu vai aquecendo, vai diminuindo, ou seja, já não faz assim tanta resistência como inicialmente...
Não sei se me consegui explicar da melhor forma e se conseguiram entender alguma coisa [:p]

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


20 set 2012 11:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 25 mar 2010 23:12
Mensagens: 116
Mensagem Re: Problemas com MT21
(suponho que estejas a falar no alcatrão em curvas 'rápidas')

Estou agora no fim de vida de um MT21 a frente, e nunca senti nada disso, antes pelo contrário, frente bastante solta, escorrega muito, mas de forma progressiva e previsível.
Não noto ter de fazer mais ou menos força no guiador!


20 set 2012 12:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Problemas com MT21
Viva

Qual é a pressão que tens no pneu. Se for muito baixa pode provocar a sensação de direcção pesada.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


20 set 2012 13:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
O que descrevi sinto em todo tipo de curvas, curvas rápidas, lentas, até em velocidade de passo sinto o guiador presso...
Já verifiquei a pressão "n" vezes, aliás foi das primeiras coisas de que me lembrei... Não estou mesmo a perceber o que poderá ser... Já estou a ponderar mudar de pneu, apesar deste estar completamente novo... Se tiver 1000 km é muito.

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


20 set 2012 13:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 fev 2011 09:48
Mensagens: 381
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Problemas com MT21
Rolamentos da caixa de direcção? Levanta a mota e vai rodando a direcção para ver se sentes alguma coisa.


20 set 2012 13:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 jul 2012 09:41
Mensagens: 92
Mensagem Re: Problemas com MT21
Oliveira Escreveu:
O que descrevi sinto em todo tipo de curvas, curvas rápidas, lentas, até em velocidade de passo sinto o guiador presso...
Já verifiquei a pressão "n" vezes, aliás foi das primeiras coisas de que me lembrei... Não estou mesmo a perceber o que poderá ser... Já estou a ponderar mudar de pneu, apesar deste estar completamente novo... Se tiver 1000 km é muito.


Se conseguires monta outro pneu na mota e vai experimentar, pode ser alguma coisa no processo de montagem no pneu que tenha provocado isso.

_________________
SUZUKI LTR MY 09
AFRICA TWIN RD07 1995


20 set 2012 13:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 set 2010 13:05
Mensagens: 954
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Problemas com MT21
Oliveira Escreveu:
Boas tardes a todos!

Venho aqui descrever um problema que tenho com o meu MT21 a ver se é caso único ou se alguém já sentiu o mesmo.
Muito devido às boas opiniões que o pessoal tinha a cerca do MT21, na altura de mudar o pneu da frente, optei por esse mesmo, uma vez que precisava de algo com maior aderência e que me transmitisse maior segurança em off road, sem comprometer em demasia em on road (onde percorro mais km).
Desde do primeiro dia, quando saí da oficina com a mota, ao inclinar-me nas curvas, parecia sentir o volante presso, não era capaz de curvar com a mesma fluidez. No princípio não liguei muito, pensei que fosse da minha inexperiência com pneus de piso mais agressivo, que pudesse sentir o mesmo por o pneu ser novo, etc...
A verdade é que nunca mudou... Em todas as curvas sinto o volante rijo, a contrariar o movimento naturar de curvar. Por vezes tenho mesmo de imprimir alguma força, sendo que repente o volante vira der repente, até parece que existe ali um ponto de resistência ao rodar o volante, que depois de ultrapassado até provoca um pequeno solavanco que depois importa corrigir. Até agora correu sempre bem, mas a verdade é que não sinto confiança nenhuma ao curvar.
Outra coisa que sinto é que esse "ponto de resistência", com o tempo e à medida que o pneu vai aquecendo, vai diminuindo, ou seja, já não faz assim tanta resistência como inicialmente...
Não sei se me consegui explicar da melhor forma e se conseguiram entender alguma coisa [:p]


O sintoma que referes parece-me ter a ver com o facto de o mt21 ser um bocado "quadrado", de modo a ter boa tração em fora de estrada, e o que acontece é que a partir de determinado grau de inclinação os bordos do pneu começam a ter mais contacto com o chão, daí sentires um ponto de resistência.
Ao inclinares mais, imagina que estás no vértice de um angulo recto sentes de repente um reduzir da resistência e parece-te que a mota vai cair.

Eu também já senti isso e sinto isso sempre que uso um pneu mais quadrado à frente, mas essa sensação de insegurança depois passa.

Ou seja, não é defeito do pneu, é feitio :)

_________________
Que malas do cacete. Gobi 10!!! Alumínio 0.


20 set 2012 13:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Problemas com MT21
Rui Dinis Escreveu:
Rolamentos da caixa de direcção? Levanta a mota e vai rodando a direcção para ver se sentes alguma coisa.


Boas.
A mim ja me aconteceu isso depois da troca de um pneu...tambem me "partiu" a cabeça toda!!
Cheguei ate montar de novo o pneu velho e a mota fazia exatamente o mesmo do que com o novo, ate que cheguei á conclusão dos rolamentos da caixa de direçao.
Desmontei os Ts de direçao lavei os rolamentos, lubrifiquei-os voltei a montar tudo ate o pneu novo e voilá!!
A mota ficou toda catita :dance:
O que foi estranho foi é que so desde que montei o pneu novo é que senti a direçao da mota presa.

Da uma vista de olhos na caixa de direçao, é facil de desmontar e ves logo se o problema está ai, no meu caso nao foi preciso substituir os rolamentos, apenas lavar e lubribricar.

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


20 set 2012 14:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
Mas se fosse da caixa de direção, não deveria sentir a mesma resistência, mesmo de uma forma mais ligeira, com a mota parada??? É que aí não sinto nada...



Tipo, já fiz este tipo de testes e não noto nada...

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


20 set 2012 15:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Problemas com MT21
Boas :hello:

Como já alguém disse...
eu arrisca na caixa de direcção...

não quero estar a ser chato, mas olha que na XT660R isso é de certa forma comum...
e na nova XT660 Téréré também... :rolleyes:


No outro troquei um TKC80 numa Ténéré que diziam estar com problemas...
mas assim que tiramos a roda da frente vimos que era o rolamento de direcção com uma ligeira prisão...

Tiramos a coluna de direcção e saio quase uma litrada de agua preta de dentro da coluna...

Imagem


o rolamento depois de limpo e lubrificado (1 hora de roda dele) ficou bom ou razoávelmente remediado...

Imagem



A XT660R tem o mesmo problema... embora o rolamento seja da Koyo...
mas a agua que entra, não sai... :confused:
já vi isto acontecer 4 vezes em 3 XT660R/Z diferentes :(
e os sintomas é como dizes...

por isso baixa de pressão ou pneu quadrado talvez não deva ser equacionado num pneu que é novo, e acabado de ser montado :rolleyes:


ABR

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


20 set 2012 15:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
JEAN PIERRE
Avatar do Utilizador

Registado: 15 mai 2010 12:46
Mensagens: 2169
Localização: خورخي بال-Barrancos
Mensagem Re: Problemas com MT21
Boas Edgar
A minha nao chegou bem a esse ponto mas o problema era mesmo na caixa de direçao, na WR faço essa manuntençao com muita mais frequencia visto a andar mais no campo e lavala mais vezes.
Na Tenere nunca me tinha acontecido, mas em 2 anos nunca tinha desarmado essa parte, so agora mesmo quando troquei de pneu é que notei a direçao presa.
Agora vou fazer com muita mais frequencia visto que ela acumula muita porcaria nessa zona, como tu dizes e bem "a agua entra e nao sai".

_________________
So ando de mota por duas razões!!Por tudo e por nada!

KTM Adventure 1090R 2017
KTM EXC 500 sixdays spain


20 set 2012 15:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Problemas com MT21
isso que descreves é sintoma de:

1 - pouca pressão no pneu frente
2 - problemas rolamentos direcção


20 set 2012 18:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
Muito Obrigado Pessoal, a ver se este fim de semana já trato disso...vou mesmo desmontar a caixa a verificar os rolamentos... Depois digo qq coisa! ;)

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


20 set 2012 19:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Problemas com MT21
Boas

Mas antes de abrir a caixa... devemos detectar a tal prisão no movimento...
até pode ser um pequeno "pico" tipo grau de areia na engrenagem... :sabe:
o guiador tem que mover-se apenas por simpatia... até a soprar para o punho ele tem que virar se tiver a roda no ar :nod:

tem que ser tipo direcção assistida :)


se for os rolamentos... ou o rolamento de baixo...
devemos comprar um novo numa casa de rolamentos...
compra-se um Koyo (igual) porque na Yamaha eles vendem igual mas muito mais caro...
os dois rolamentos na Yamaha podem custar 80€ ou mais...


A pista do rolamento de baixo é do caraças para tirar... tem que sair com um escopo e basicamente é cortada ou partida à martelada de escopo...

a pista que está no quadro... temos que fazer uma pequena ferramenta para servir de escopo e vai de martelada com jeito e bem distribuído em todos os lados...

mas tentava limpar e lubrificar o actual caso seja possível...

AQUI tens um pequeno Tutorial duma XT660R

AQUI tens a causa que originou esse tutorial anterior

AQUI outra situação parecida...



E nesta imagem tens o da minha (XT600E) com 65mil kms
apenas abrir por curiosidade e estava novo e bem lubrificado :unibrow:

Já não se fazem Motas com antigamente :zum: :zum:

Imagem

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


21 set 2012 11:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagens: 341
Localização: Lisboa
Mensagem Re: Problemas com MT21
Aconteceu-me o mesmo numa XTZ660Z e com MT21. Assim que o montei pensei que o problema era do pneu/pressão/etc.

Resultado: rolamentos da caixa de direção. :leiam:

_________________
Duarte BC


21 set 2012 11:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 set 2011 16:39
Mensagens: 23
Mensagem Re: Problemas com MT21
Duarte Cornacho Escreveu:
Aconteceu-me o mesmo numa XTZ660Z e com MT21. Assim que o montei pensei que o problema era do pneu/pressão/etc.

Resultado: rolamentos da caixa de direção. :leiam:



ao fim de quantos KM?


21 set 2012 16:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Problemas com MT21
@Arqui

Não é uma questão de quilometros...
mas sim de lavagens de alta-pressão ou de utilização mais dura com muita agua à mistura...

mas penso que as lavagens deva ser o principal problema...
ou talvez mesmo 2 ou 3 lavagens em que se projecte a agua para a zona da parte de baixo do rolamento superior

ou talvez problemas com o retentor que existe em cima...
e nada disto tem haver com os kms...

No inicio do ano desmontei uma XT660R com uns 16 mil kms e estava tudo OK...
apenas abrimos a coluna de direcção porque aconteceu ISTO :leiam:

Por isso, arrisco dizer:
deve ser causado pelas lavagens ou problemas com o retentor de cima... :rolleyes:

já vi isso acontecer numa XT660Z Ténéré que nunca andou fora de estrada... mas era uma grande cliente do Elefante Azul :nod:

ABR

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


22 set 2012 00:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
Edgar Escreveu:
@Arqui

Não é uma questão de quilometros...
mas sim de lavagens de alta-pressão ou de utilização mais dura com muita agua à mistura...

mas penso que as lavagens deva ser o principal problema...
ou talvez mesmo 2 ou 3 lavagens em que se projecte a agua para a zona da parte de baixo do rolamento superior

ou talvez problemas com o retentor que existe em cima...
e nada disto tem haver com os kms...

No inicio do ano desmontei uma XT660R com uns 16 mil kms e estava tudo OK...
apenas abrimos a coluna de direcção porque aconteceu ISTO :leiam:



Não deve ser mesmo problema dos Km já que a minha apenas tem 10 mil.
De qualquer das formas também não costumo lavar a minha mota com água sob pressão nem ando muito com ela por maus caminhos quando chove.
DE qualquer das formas, hoje fui com a minha mota ao mecânico e expus-lhe o problema, o primeiro palpite dele foi que a caixa estivesse demasiado apertada. Lá se soltou um pouco, e fomos testar. O problema continua. Segundo palpite foi que estivesse algo a obstruir o guiador, tipo um cabo mais curto ou que estivesse a passar por onde não deveria, verificamos e nada. Terceiro palpite, rolamentos da caixa de direção fod*** ou entupidos com lixo. Vamos ter mesmo de desmontar a frente toda e verificar a caixa de direção e os respectivos rolamentos. Hoje não havia disponibilidade para isso, mas durante a próxima semana já tenho mais novidades.

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


22 set 2012 17:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
Bem amigos, está confirmado. O problema era mesmo da caixa de direção, nomeadamente dos rolamentos... Estavam completamente enferrujados e cheios de porcaria... Rolamento novo e problema resolvido.
Sendo assim, se calhar o título do tópico está errado e o local do post também, uma vez que nada tinha haver com o pneu. Mas acho estranho apenas ter notado o problema precisamente quando troquei o pneu, levando-me a pensar que o problema estaria mesmo aí...lol
Muito Obrigado pelas dicas. [wink]

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


03 out 2012 22:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Problemas com MT21
Boas...

lembras-te do preço dos rolamentos ??

parece que isso quer é massa com fartura
e uma inspecção de tempos a tempos... :)


ABR :okkk:

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


03 out 2012 23:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 dez 2011 22:10
Mensagens: 89
Mensagem Re: Problemas com MT21
Mais uma coisa para rever na minha Tenere!

Não que sinta a direcção de alguma forma presa, mas acham que se deve fazer esta verificação de forma "profilática"? Ou dá demasiado trabalho (i.e. tempo de mão de obra)?

Como vou ter de mudar o oleo da suspensão...

_________________
Yamaha XT660Z Tenere


04 out 2012 08:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Problemas com MT21
Só para terem ideia como ele (Rolamento de baixo) estava

Imagem

Edgar, o mecânico arranjou-me um SKF (se não me engano é o 32006) por 30€.
Os originais eram da Koyo, mas não arranjei e na marca eram bem mais caros!!! :confused:

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


04 out 2012 21:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 dez 2010 03:54
Mensagens: 390
Localização: Moita do Ribatejo
Mensagem Re: Problemas com MT21
@Oliveira

SKF é excelente...


andre_rod Escreveu:
Mais uma coisa para rever na minha Tenere!

Não que sinta a direcção de alguma forma presa, mas acham que se deve fazer esta verificação de forma "profilática"? Ou dá demasiado trabalho (i.e. tempo de mão de obra)?

Como vou ter de mudar o oleo da suspensão...


Já fiz isto umas 5 vezes
e na Ténéré ou na Super Ténéré é muito fácil..

na XT660R ou XT600E é muito chato de se fazer
por exemplo, na XT600E até a parte eléctrica tem que ser toda desligada nas fichas...
depois temos que sacar o conta kms e o RPM... mas a aranha da óptica e a óptica, piscas, etc... etc etc...
é uma lista de coisas para quase 1 hora de trabalho
até ficar assim:

Imagem



Na XT660 Ténéré basta tirar os dois plasticos onde fixa os piscas
desligar as fichas dos piscas

tira-se o guarda-lamas
tira-se a roda
desaperta-se a fixação das pinças
a fixação dos tubos do travão na mesa inferior e aquela argola
tira-se as bainhas

depois retiramos o guiador e fixamos o gajo com uma cinta para que não caia...

com uma chave inglesa de 12 polegadas desapertamos a bem apertada porca cromada

a mesa superior sai

com um pulsão e um martelo desaperta-se a porca e contra porca que fixa e aperta o veio da coluna de direcção

depois é inverter o processo para montar tudo...
convém ter alguma sensibilidade e experiência para ficar tudo com peso e medida...

Imagem


ABR

_________________
VADIO da XT .blogspot.com

XT 600 Edventure


05 out 2012 00:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.