Data/Hora: 17 abr 2026 12:00

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
 Terra, pó, areia, paisagens e quedas 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagem Terra, pó, areia, paisagens e quedas
No passado Domingo, dia 3 de Maio, o Azores Trail TT realizou mais um magnífico passeio, o qual, infelizmente, apenas contou com presença dos elementos do costume, ou seja, Eu na minha Suzuki V-Strom 650 Adventure, o Gregório na sua Honda Dominator 650 e o Miranda na sua KTM 950 Adventure.
Para este passeio não havia nenhum objectivo em concreto a não ser verdascar e retirar alguma diversão. Contudo, para este passeio havia que ter alguns cuidados, nomeadamente na circulação nos trilhos, dado que estavamos em véspera do SATA Rally Açores e poderíamos encontrar pessoal do Rally a treinar em alguns trilhos.
Assim sendo, encontramo-nos o local do costume e após um bem apetecido café, fizemo-nos à estrada e entramos no trilho da Vigia das Feteiras, o qual já é um velho conhecido.

Imagem

O dia estava bom, com a temperatura a apresentar-se a um nível muito agradável, só que os percursos estavam com o piso muito seco, provocando muito pó, tornando a circulação atrás do nosso parceiro um autêntico castigo. Por isso, começamos a distanciar-nos uns dos outros, de forma a evitar uma refeição de pó :rolleyes:

Imagem

Além disso, o piso deste trilho apresentava-se muito duro, com várias depressões no mesmo e alguma pedra solta. Havia que ter cuidado, porque a dureza dele misturada com as depressões poderiam causar surpresas, como empeno ou de jantes :stupid:

Imagem

Imagem

Mas o pessoal estava atento e melhor que tudo, estavamos animados
Seguiu-se um trilho na zona das Feteiras, em sentido ascendente, o qual estava ainda mais poeirento . Apesar disso, o messmo era muito divertido, devido à existência de várias lombas e terra solta, provocando o atravessar da traseira, que é sempre divertido :unibrow:

Imagem

Imagem

Este trilho era muito acessível, onde a única dificuldade era mesmo o pó.

Imagem

Imagem

Lá vem o Miranda em grande estilo com o seu “canhão” [:p]

Imagem

Uma pequena paragem para relaxar, conversar e exibir os novos brinquedos para os passeios, o GPS.
Reparem na alegria, ou devo dizer, mania destes 2 artistas com o seu brinquedo novo :unibrow: :ups:

Imagem

O GPS pode, para muitos, ser considerado um elemnto dispensável para quem vive numa ilha. Mas com a grande diversidade de trilhos que temos e as várias variantes que os mesmos possuem, este é um acessório muito prático para gravar o percurso dos nossos passeios e orientar-nos para futuros passeios na mesma zona.
Além disso, fornece várias informações de grande interesse e utilidade, como a altitude, coordenadas, velocidade máxima, média, tempo total de passeio, etc, etc. Digamos que me rendi aos encantos deste acessório
Após alguns quilómetros, chegamos a uma zona muito interssante e que nos despertou a curiosidade, ou seja, havia um pequeno trilho com uma zona de areal.
Ficamos curiosos em experimentar a condução no mesmo, dado que este é um tipo de piso em que possuímos pouca experiência e a oportunidade não podia ser melhor, dado que havia 3 são mais que suficientes para ajudar a desatascar
O Gregório foi o primeiro a experimentar e, diga-se em abono da verdade, com sucesso e sem qualquer dificuldade de maior. A sua Dominator portou-se à altura do desafio! :nod:

Imagem

Com a facilidade aparente que o Gregório efectuou o pequeno trajecto, Eu e o Miranda ficamos motivados para experimentar, apesar de lá no fundo existirem alguns receios
Dito isto, o Miranda aceitou o desafio da areia e tentou a sua sorte. Infelizmente, ficou atascado [clap]

Imagem

Esta situação ocorreu por culpa do Miranda, dado que assim que entrou na areia, não atacou com convicção e quando chegou à pequena subida que lá havia, não ia com velocidade suficiente e acabou por atascar.

Imagem

Ele ainda fez uma segunda tentativa, só que arrancar em areia, especialmente junto a uma zona que começa a subir, não é fácil e voltou a ficar atascado:

Imagem

Com uma pequena ajuda do Gregório e depois minha, retirou-se a mota de lá, mas empurrar uma mota com um peso de 200 e qualquer coisa quilos em areia, não é fácil, exige um bom pequeno almoço :friends:

Imagem

O Miranda não estava nos seus dias e também já estava um pouco cansado, por isso o Gregório foi o voluntário para retirar a KTM daquele areal:

Imagem

É nestas alturas que dá jeito ter umas pernas longas :nod:

Imagem

Depois estava na minha vez de tentar, mas ao ver a KTM atascar pensei: “bem se a KTM que é um autêntico “canhão” e tem características mais mistas que a minha V-Strom não conseguiu, vou de certeza atascar”.
Mas após o pessoal “apertar” um pouco cmigo, decidi tentar. Se atascasse, eles iam ter mais uma sessão de ginásio no areal :twisted:
Mas antes, havia que preparar a minha subida, como a filmagem deste desafio: V-Strom 650 VS areia :nod: :unibrow:

Imagem

Arranquei com convicção, acelerei de forma decidida e lá consegui atravessar o areal, bem como subir a duna minúscula que lá havia. Estava super contente e impressionado com a minha V-Strom.

Imagem

Pensei que esta “menina” não estaria à altura do desafio, mas uma vez mais ela demonstrou-me que posso contar com ela. É incrível a capacidade de superar adversidades do terreno que esta Maxi-Trail tem demonstrado, tendo em conta que de série é praticamente 100% estradista.
Para os curiosos, um pequeno vídeo com a V-Strom 650 a brilhar na areia:

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=fe_ftyje7ME

Contudo, nem tudo são rosas :( , quando efectuei a volta de regresso para celebrar o momento com o pessoal, fui ao tapete . A queda aconteceu da forma mais simples, inofensiva e estúpida, ou seja, quando estava praticamente parado, a roda da frente oscilou na areia mole e num ápice a direcção trancou para o lado direito levando-me ao desiquílibrio e consequente tombo.
São coisas que acontecem e deu para constatar que à medida que se perde velocidade na circulação em areia, a roda da frente começa a oscilar e a ganhar um rumo próprio. O melhor mesmo é não contrariar esta vontade própria.
Resultado do tombo, uma protecção de mão danificada, ou seja, partiu junto ao parafuso. A manete do travão também partiu-se, mas apenas na zona da ponta.
Paciência e lá tive que colocar alguma fita adesiva para segurar a protecção de mão:

Imagem

Apesar da queda, formam momentos muito divertidos e que serviram para ficar a conhecer um pouco a areia e a forma de circular na mesma. O pessoal ficou com vontade de voltar a repetir este tipo de piso
Depois da areia, seguiu-se novamente trilhos com muito pó e terra solta:

Imagem

Por esta altura já estavamos muito próximos das Sete Cidades e não tardou muito até chegarmos ao miradouro da Vista do Rei, onde nem paramos e decidimos descer o Caminho dos 3 Kms, outro trilho que já conhecemos e que nos proporciona momentos muito interessantes.
Iniciamos a descida, de forma cautelosa, dado que a inclinação é um pouco acentuada e, para piorar, havia muita terra e pedra solta durante a descida.
Infelizmente, não evitei outro tombo no ínicio da descida, o qual foi algo aparatoso e levou-me a pensar que tinha danificado a V-Strom de forma significativa. Mas as minhas teorias provaram estar erradas e após eu e o Miranda levantar-mos a mota, verificamos que apenas a crash-bar tinha cedido um pouco e estava ligeiramente esfolada.
Uma vez mais fiquei surpreendido com a resistência da minha “menina”
Definitivamente não estava nos meus dias e já começava a temer o pior, tipo, “quantas mais quedas vou dar?” :rolleyes:
O que vale é que a paisagem durante a descida ajuda-nos a esquecer estes maus momentos e afastar algum mau karma :unibrow: :)

Imagem

E lá continuamos, sempre de forma cautelosa.

Imagem

Durante a descida, nem sinais do Gregório. O homem seguiu sempre e sem quaisquer problemas. Grande piloto e grande mota, sempre na linha da frente.
Após alguns quilómetros de descida, viramos para um troço que adoramos fazer, o qual é super coberto por vegetação. Parece que estamos a circular no desconhecido :dance:

Imagem

Neste trilho, o qual leva-nos até ao centro das Sete Cidades, apenas é precido ter cuidado com alguns troncos de árvores que se encontram atravessados. Se nos distraímos podemos bater com a cabeça em alguns deles :stupid:

Imagem

Este trilho foi muito fixe!!! :nod: :cool:

Imagem

Imagem

No final, junto à lagoa das Sete Cidades:

Imagem

Imagem

A paisagem que nos rodeia nesta zona é simplesmente fantástica! :cool:

Imagem

Imagem

Não ficamos muito tempo no centro das Sete Cidades e rapidamente voltamos á terra e ao pó, mas desta vez nas Cumeeiras.

Imagem

As Cumeeiras são um trilho que circunda as 2 lagoas das Sete Cidades e caracteriza-se por ser um trilho rápido, entusiasmante e, melhor que tudo, proporciona-nos vistas magníficas sob as lagoas:

Imagem

Imagem

Ao longo deste trilho, temos a oportunidade de visualizar as lagoas sob diversos ângulos e, às vezes, parece que cada ângulo é melhor que o anterior.

Imagem

Imagem

No entanto, a partir de uma certa zona começamos a apanhar algum nevoeiro, o qual começou gradualmente a tapar-nos as vistas :roll:

Imagem

Mas ainda conseguimos ver mais qualquer coisa [wink]

Imagem

Imagem

Mas já estava perto da nossa hora de regresso a casa e decidimos começar a tomar um percurso de regresso.

Imagem

Imagem

A partir de uma certa zona das Cumeeiras, apanhamos outro trilho, que nos levaria até à freguesia das Capelas.

Imagem

Antes da descida, a paisagem da despedida:

Imagem

Terminamos a verdasca nas Capelas e regressamos a casa uma vez mais satisfeitos com o passeio que tinhamos feito.
Foi um passeio muito bom e nem mesmo as minhas quedas conseguiram manchar a diversão que tivemos, especialmente na areia, a qual foi uma experiência super interessante e para voltar a repetir.
Deixo-vos o vídeo do passeio:

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=c69Baz7gNdg

O grupo voltará à terra em breve! :nod: :D

Boas Curvas! :yesss:

http://www.motoazores.com

10 mai 2009 17:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagem Re: Terra, pó, areia, paisagens e quedas
Esse caminho dos 3 kms :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Muito boa , a reportagem !

10 mai 2009 19:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Muito bom!
Excelentes paisagens e o relato faz crescer agua na boca!

Continuem a maravilhar o pessoal do continente :clapp:

BLACK ADV | WHITE XR

10 mai 2009 19:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
Que espectaculo de fotos :thumbsup:

11 mai 2009 07:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 abr 2009 22:47
Boas :okkk: