Tal como já tinha referido na parte 1 desta crónica, o Miranda cedeu-me a sua KTM 950 ADVENTURE durante as minhas férias, dado que a minha mota estava na revisão, tendo eu aproveitado para efectuar alguns passeios, mas também para me divertir um pouco com esta “menina”.
No dia a seguir do 1º passeio fiz-me novamente à estrada, mas desta vez com um objectivo em mente, visitar os parques naturais da lagoa das Empadadas e lagoa do Canário.
Estes 2 parques situam-se na Covoada, mais concretamente na estrada de montanha que liga esta freguesia às Sete Cidades, onde somos brindados com um contacto muito íntimo com a natureza, bem como uma beleza paisagística sem igual.
Um regalo para os olhos!
Assim que começamos a subir a estrada de montanha da Covoada, as vistas magníficas começam a surgir no nosso horizonte, sendo impossível seguir em frente sem antes parar uns segundos para as contemplar.

À medida que subimos esta estrada, a vista é sempre a mesma, mas os ângulos vão variando, mas sem nunca retirar a grandiosidade que esta possui.

A ADVENTURE sentiu-se como “peixe na água” nesta estrada de montanha, onde a limitação maior vinha dos pneus cardados.
Mas ainda assim, fói-me possível atingir inclinações bem interessantes

Percorridos alguns kms, tempo para alguma diversão, mesmo antes de entrar na lagoa das Empadadas

Esta é uma zona que possui um piso mole, o qual alterna entre areia e cascalho, sendo ideal para nos divertirmos um pouco. É uma espécie de “playground”.

Para quem tiver coragem, é seguir em frente e tentar a subida. Mas atenção, aquele piso é super mole…

Neste tipo de piso a KTM foi de uma precisão e eficácia surpreendentes, sendo um gozo rodar o acelerador.
Com esta mota, a diversão está mais que garantida.

Nesta área existe uma pequena lagoa:

Estas marcas não deixam margem para dúvidas…

Com tanta diversão, decidi descansar um pouco antes de iniciar a minha visita às lagoas.

E bora lá visitar a Lagoa das Empadadas:

O trilho de acesso é de terra batida, maioritariamente coberto por árvores e vegetação, não oferecendo qualquer tipo de dificuldades.
No fim deste trilho começa o deslumbramento, com a Lagoa das Empadadas a ser o nosso cartão de visita.

No trilho que circunda esta lagoa é possível ir observando a mesma sob várias perspectivas, onde salta à vista a grande quantidade de vegetação e árvores que envolvem esta área.

Paz, tranquilidade, sôssego e beleza são adjectivos que se aplicam na perfeição a este local.

E mesmo ao lado desta lagoa, outra lagoa, igualmente de grande beleza

Existe outro trilho que circunda igualmente esta lagoa.

Simplesmente lindo!

Mas agora ficou ainda mais lindo

Para quem gosta de natureza, este é um local a ser visitado.

Ainda dentro deste parque, entrei num trilho ascendente de acesso a outros miradouros naturais, os quais oferecem vistas magníficas.

Uma das vistas é sob as várias zonas de montanha e pastagem existentes nesta zona da ilha.
O verde desta zona é de tal forma intenso que dá para ficarmos embriagados

Vista sob uma lagoa que se situa no interior de uma pequena montanha.

Esta lagoa tem um nome, mas infelizmente não me recordo…

Neste parque existe um miradouro fantástico, que oferece uma vista magnífica sob este lado da ilha

E vista sob o ”playground”

Os maiores beneficiados de toda esta natureza estes e outros seres vivos:

O que mais podia eu pedir, uma KTM ADV, vistas fabulosas e trilhos para me divertir

Visita à última lagoa deste parque, a lagoa Rasa:

No entanto, o deslumbramento ainda não tinha terminado.
Alguns kms adiante existe outro parque, o da Lagoa do Canário, o qual possui, na minha opinião, a melhor vista sob as várias lagoas que existem nas Sete Cidades

Ao longo de um pequeno trilho pedestre somos brindados com aquilo que de melhor São Miguel tem, ou seja, beleza paisagística sem fim

E vista sob a Lagoa de São Tiago:

Atenção, esta não é a lagoa verde das Sete Cidades, é uma das lagoas que antecede a lagoa azul e verde das Sete Cidades.
Na foto abaixo é possível ver a lagoa principal ao fundo:

E o artista, já com a lagoa das Sete Cidades ao fundo:

Depois de tanto verde, precisava e voltar ao asfalto, de forma a que a minha visão recuperasse algumas das cores em falta
Antes de terminar este passeio, entrei no trilho das Sete Cidades situado junto às 9 janelas (zona que se parece com uma ponte, possuindo vários arcos), o qual me levou às Cummeiras de cima das Sete Cidades.
Neste trilho, o piso estava um pouco degradado, exigindo alguma atenção.

Alguns dos motivos de atenção prendiam-se com algumas valas inesperadas:

Mas tirando uma ou outra zona mais duvidosa, a diversão foi total, com a KTM a ser um autêntico TGV nestes trilhos.
Já começava a parecer o Meoni (que sacrilégio)

No final, já me encontrava na freguesia das Capelas, dando por terminado mais um excelente passeio com a KTM 950 ADVENTURE do Miranda.
Foram dias fantásticos que passei com esta mota, onde a mesma me brindou SEMPRE com um comportamento à altura de todas as minhas exigências, proporcionando-me grandes doses de prazer e diversão.
No segmento das Maxi-Trails verdadeiramente mistas, esta mota é “sexo sobre rodas” !
Ok, não se assustem, o que eu quero dizer é que esta mota em termos de polivalência e eficácia no fora de estrada é qualquer coisa de outro mundo.
Uma vez mais, o meu MUITO OBRIGADO ao Miranda pela oportunidade
Esta mota ocupa um lugar especial no meu coração…
Boas Curvas!