
Vadiagem pela Serra da Freita e arredores
Ao meu convite para vadiar respondeu o Henrique Simas decidimos ir dois dias para a Serra da Freita e com a ideia de daí seguirmos para S.Pedro do Sul e Vouzela, locais de grande beleza natural e de rico património arqueológico e bem pertinho do Porto, tentando explorar a enorme profusão de trilhos para off-road existentes na aréa, e deixo umas fotos para cativar mais uns compinchas para fazermos mais uns reconhecimentos de forma no futuro organizar uns passeios.
Locais destes fazem-me perceber a necessidade de comprar uma maqúina fotografica mais sofististicada

A freicha da Mizarela, um clássico da serra da Freita, mas vista do lado oposto ao tradicional que obriga a fazer uma caminhada ou utilizar um veículo todo-terreno.

Mas até lá andamos em bons caminhos

Quando não se conhece acontece que por vezes rolamos até que verificamos que o trilho pura e simplemente desaparece e toca a voltar para traz, seguimos para os lados que aparentemente tinham saída mas a final e a única sáida era subir em frente.

Que belo trilho gostava de ver se é praticavel de moto mas parece muito estreito e íngreme

O bicharoco do meio parece que tá imitar o touro dos reclames espanhoís, o Henrique pergunta-me se falta muito para comer a bela carninha, mas ainda tinha uns estradões para fazer até lá

A fome era tanta que só quando iamos a meio do repasto no Restaurante Mira Freita em Felgueira é que nos lembramos de tirar uma foto.

Depois de almoço bem que o meu parceiro queria uma sombra mas toca a rolar em direcção a S. Pedro do Sul, se conheço um pouco da Serra da Freita, o caminho pela serra de S. Macário era-me desconhecido.


Apanhamos um belo engarrafamento de cabras que ordeiramente retomaram a sua mão
Estradões, trialeiras,corta-fogos, é olhar em volta até perder a conta


Mas nas voltas que dou com o Henrique procuramos sempre um local para dar uns mergulhos e beber umas fresquinhas, desta feita a praia fluvial de Porto de Varzea - Vouzela perto de Campia.


Depois de refrescar toca a rolar pelos estradões da zona aproveitando para marcar um ponto para montarmos o acampamento perto do local escolhido para jantar e num sitio abrigado de olhares indiscretos para evitar visitas indesejaveis que é sempre um risco ao acampar fora dos locais destinados para o efeito.


Jantamos em Campia uns belos nacos de vitela com abacaxi, um verdadeiro manjar no que parecia ser o único restaurante da terra, é para dizer: poucos mas bons.

Amanhecer no acampamento:

O regresso através de Arouca após almoço em S. Pedro do Sul sempre por belas paisagens e por estradas secundárias com um ou outro estradão à mistura.




Resta pedir desculpa se me alonguei mas gostava de cativar mais candidatos para explorarmos esta zona, e não posso deixar de deixar um agradecimento a duas belas, fiáveis e jovens japonesas,sem as quais este passeio não seria possivel

Um abraço do Cruiser