Data/Hora: 19 abr 2026 11:21

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
 Um passeio diferente…, com mota de TRIAL 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagem Um passeio diferente…, com mota de TRIAL
No Domingo passado e a convite do Rui Cabral, embarquei numa aventura diferente das habituais, isto é, participei num passeio com uma mota de Trial
O Rui adquiriu recentemente uma nova mota de Trial, uma Gas Gas de 300 cc, mas ainda tem lá na garagem a sua mota anterior, uma Montesa de 250 cc.
Então, convidou-me para lhe acompanhar num passeio de Trial com a Montesa, convite que me agradou e despertou muito interesse em experimentar algumas sensações do Trial.

Imagem

A nova Gas Gas TXT 300 do Rui, uma beldade com vários pormenores de construcção interessantes e de topo:

Imagem

Bem, à partida já sabia que este era um daqueles passeios em que não ia ser possível fotografar muito, pois o equipamento para este passeio tinha que ser mais “light”, e a máquina fotográfica nem sempre esteve “à mão”.
Quanto ao passeio, o Rui escolheu a zona das Feteiras como ponto de partida, mais concretamente o Cascalheiro, seguindo-se todos os trilhos circundantes, que nos levam em direcção à Covoada e Sete Cidades.
Portanto, não iam faltar várias situações para me porem à prova, ou melhor dizendo, para me darem trabalho, pois a minha experiência com este tipo de motas é zero.
As primeiras dificuldades surgiram na mata paralela ao Cascalheiro, onde alguns “drops” me deram algumas dores de cabeça, mas nada que o Rui não me ajudasse, quer com dicas, ou mesmo ele a ultrapassar os obstáculos.
Nesta 1ª fase, deu para perceber que, apesar das dimensões e peso reduzido destas motas, não é fácil fazer manobras/habilidades como vemos na televisão. Para chegar lá, é preciso muito treinos, muitas horas em cima da mota e muita persistência.
Uma coisa notei logo, ultrapassam os obstáculos com muita facilidade, chegando a ser desconcertante.
Paragem para o meu descanso, porque para o Rui ainda era cedo:

Imagem

Enquanto descansava um pouco, algumas motas de Enduro chegaram junto de nós:

Imagem

Era o nosso amigo e companheiro de passeios Vítor Ferreira, também a aproveitar a bela manhã de Domingo:

Imagem

Imagem

http://www.motoazores.com

30 ago 2011 20:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Mensagem Re: Um passeio diferente…, com mota de TRIAL
Fôlego recuperado, seguimos em frente pela mata e depois por mais alguns trilhos em direcção à famosa “canada” das Couves, onde ia, uma vez mais, ser posto à prova nesta trialeira.
Até chegarmos lá, comecei a sentir-me mais à vontade com a Montesa, o que não significa que estivesse a ser um mar de rosas, mas estava melhor.
E chegamos às Couves:

Imagem

Nesta trialeira, o meu desempenho teve um pouco de tudo, ou seja, falta de confiança e experiência com uma mota de Trial, momentos de inspiração, partes com boa progressão, tombos e no fim, um voo da Montesa.
Sim, leram bem, na última parte deste trilho passeio por um bom momento de inspiração e estava a conseguir a progredir bem no terreno, só que mesmo chegando ao fim, a Montesa levantou de frente mais do que o desejado, e com a velocidade que vinha, simplesmente voou, ou seja, não consegui segurar a mota e ela voou em direcção ao céu, passando com a roda traseira na minha barriga e aterrando numa zona de vegetação. Este momento é vísivel ao minuto 4:06 do vídeo que se encontra mais abaixo.
Mota sem consequências, mas já eu fiquei com a tatuagem do Michelin X11 na minha barriga:

Imagem

Parece mau, mas após o banho apenas tinha alguns arranhões e menos alguns pêlos. Obrigado Michelin pela depilação.
Mas nem tudo foi mau, nesta trialeira passei por bons momentos de progressão no terreno, e também foi possível verificar que podia confiar totalmente nas capacidades deste tipo de mota, pois passa por buracos, pedras, regos, etc, com uma facilidade incrível. É tudo uma questão de confiança, equilíbrio e, no meu caso, treinar mais a técnica.
Uma vez mais, encontramos o Vítor e a restante malta do Enduro nesta trialeira:

Imagem

Vítor em acção com a sua novíssima KTM EXC 250 SIX DAYS de 2012:

Imagem

O restante pessoal, cada um com a sua técnica e dificuldades:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

30 ago 2011 20:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Após uma breve conversa com os nossos amigos, regresso aos trilhos, com o Rui a levar-me por alguns percursos que desconhecia, e bem mais ao jeito/acessíveis a motas de Trial, e sempre com paisagens espectaculares, como as que se seguem, alusivas ao miradouro Lagoa do Canário, com uma vista magnífica das lagoas das Sete Cidades:

Imagem

Imagem

É incrível, mas com uma mota de Trial quase não existem percursos inacessíveis, e damos por nós a atingir determinados pontos, mas através de percursos improváveis.
Que vista…

Imagem

O Rui voltou a levar-me por mais alguns trilhos que desconhecia, e bem ao meu gosto, ou seja, pelo mato:

Imagem

Voltamos à zona do Cascalheiro e andamos por lá a explorar mais algumas zonas e a “brincar” um pouco com as motas, aliás, mais o Rui, porque eu bem que tentava, mas ainda preciso de muitas horas com este “brinquedo”.

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, por esta altura já era hora de regressarmos, pois já estava na nossa hora e também já não havia gasolina para muito mais.
Mas pelo caminho, o Rui encontra sempre motivos para “brincar” mais um pouco:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Grande Rui, com ele ainda tenho muito para aprender:

Imagem

30 ago 2011 20:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Vídeo do passeio:

Qual a lição que tiro deste passeio?
Simples, gostei muito desta experiência aos comandos de uma mota de Trial, pois percebe-se o porquê das grandes capacidades destas motas ultrapassarem obstáculos de todo tipo, sem causar cansaço como uma mota de Enduro e sem exigir força física como estas exigem.
É certo que uma mota de Trial exige muitas horas e kms de treino para se desenvolver a técnica, o equilíbrio e o à vontade, mas basta apanharmos um pouco o jeito que percebemos de imediato o que elas são capazes.
O mais interessante é que não exigem acelerador a fundo, toques de acelerador…

Imagem

Ao Rui, o meu MUITO OBRIGADO pela cedência da Montesa e pela experiência porporcionada, bem como pelas suas indicações e ajuda preciosa. Adorava repetir e, quem sabe, um dia ter um brinquedo destes na garagem.
Até podia ser a Montesa, pois senti alguma empatia por ela.

Boas Curvas!

30 ago 2011 20:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 nov 2010 13:21
Nice volta! :clapp:

30 ago 2011 23:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:05