Data/Hora: 17 abr 2026 11:57

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
 De férias na ilha 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagem De férias na ilha
Esta semana, estou a gozar umas merecidas férias, as quais tiveram como destino a ilha onde vivo, ou seja, São Miguel, mais conhecida por ilha verde.
Como se trata de apenas uma semana de férias, segui um slogan que está muito na moda, “vá para fora cá dentro” :unibrow:
E com uma ilha tão bonita e interessante como São Miguel, não faltam motivos de interesse para saltar para a mota e realizar uns belos passeios.
E foi isso que fiz na passada terça-feira!
O destino já estava escolhido: costa norte, mais concretamente Lagoa do Fogo, Ribeira Grande, Monte Escuro e, finalmente, um saltinho até Vila Franca do Campo.
Para começar, não estava mau!
O dia estava perfeito, sem vento, com muito sol e a temperatura a subir aos poucos, fazendo lembrar que é Verão.
Embalado por um ritmo calmo e aproveitando da melhor forma as estradas serpenteantes da ilha, num “abrir e fechar de olhos” já estava a “trepar” a montanha em direcção à Lagoa do Fogo, zona com alguma actividade sísmica.
Mas antes de visistar a Lagoa do Fogo, fiz uma pequena paragem na Caldeira Velha, ponto turístico muito procurado, devido à sua piscina natural de água quente.
O acesso até lá é simples e muito acessível, o qual é feito a pé:

Imagem

Ainda me lembro dos meus tempos de criança, em que vinha com a família até à Caldeira Velha e cujo acesso era muito menos civilizado que agora, ou seja, este acesso que vêm na foto era em terra, mais estreito e com uma densidade de vegetação mais forte.
Digamos que era mais selvagem e conferia a estas deslocações um espírito mais aventureiro. Era uma festa.
Agora, tudo está mais civilizado e acessível, mas não perdeu nem um pouco da sua beleza e encanto.
Pelo caminho, somos brindados com muita vegetação e várias zonas de passagem de água:

Imagem

Na zona da Caldeira, os turistas divertem-se com as fotos e apenas dois jovens atreveram-se a experimentar a água.
Estavam radiantes! :nod:

Imagem

Imagem

Aqui, os nossos problemas dão lugar a um relaxante banho na companhia da natureza.

Imagem

Imagem

No meio de tanta vegetação, a água consegue sempre achar o seu caminho.

Imagem

Mas atenção, algumas zonas da Caldeira Velha possuem zonas cuja temperatura da água atinge níveis escaldantes.
Mas estas zonas estão devidamente sinalizadas e as fumarolas que emanam de lá são mais que vísiveis e esclarecedoras quanto à sua origem, isto é, vulcânica :D

Imagem

Voltei para a mota e rodei mais alguns quilómetros na estrada que sobe a montanha, até que parei num miradouro que oferece uma vista fabulosa:

Imagem

É impressionate a quantidade de verde que esta ilha tem…

Imagem

Ao fim de mais alguns quilómetros, chego ao miradouro principal da Lagoa do Fogo, onde a vista é simplesmente BRUTAL!!!

Imagem

Neste miradouro havia uma grande quantidade de turistas Espanhóis e Italianos, que se preparavam para descer até lá baixo e passar um dia em grande.
Uma caminhada que vale apena, nem que seja pelo sôssego que se vive junto da lagoa.

Imagem

Contudo, ao logo da restante subida, é possível obter mais algumas vistas igualmente interessantes sob a Lagoa do Fogo.
Mas à medida que fui subindo, o nevoeiro surgiu e começou a tapar alguns pontos de vista de grande beleza. Que pena…

Imagem

No topo, a altitude quase que chegou aos 1000 metros :cool:

Imagem

Ainda tentei descobrir algum percurso que me levasse aos 1000 metros, mas com tanto nevoeiro, não valia a pena correr riscos desnecessários.
No entanto, durante a descida consegui roubar ao nevoeiro mais duas vistas magníficas:

Imagem

Agora sim, a foto ficou mais completa [bigsmile]

Imagem

O próximo destino já estava à espreita, mais concretamente o porto de pescas de Ribeirinha:

Imagem

Este porto de pescas possui uma ligaçao com o mar muito boa em termos de banhos, ou seja, fica numa zona envolta por rochas e que oferece áreas muito interessantes para de desfrutar de um bom banho de mar.

Imagem

Uma zona que poderia ser aproveitada sob o ponto de vista turístico. Os acessos são óptimos, o clima desta zona é bom, a água é do melhor, o que é que falta? Simples, investimento inteligente, porque se for para estragar, o melhor é ficarem sôssegados.

Imagem

Quem aproveita bem esta zona são os mergulhadores de lazer, os quais costumam a fazer boas pescarias :unibrow:

Imagem

Que pena que eu tenho de não ter trazido os calções e toalha de banho…

Imagem

A água estava com um aspecto fantástico…

Imagem

Até a Strom estava com vontade de mergulhar :eek:

Imagem

Bem, decidi que tinha que me afastar daquela zona, porque se não o fizesse, acabava por mergulhar de calças :D
Nesta mesma zona, existe um miradouro de interesse paisagístico, bem como um faról:

Imagem

O miradouro chama-se Ponta do Cintrão e, nos tempos dos nossos avós, servia como ponto de avistamento de baleias.

Imagem

Imagem

Da minha parte, não vi baleias, mas a vista compensa a falta das mesmas :nod:

Imagem

Após esta última paragem, fui almoçar com o companheiro Miranda e com a sua família ao restaurante “Silva” na Ribeira Seca, onde o tema de conversa foi, naturalmente, motas, passeios, próximos passeios TT, enfim, falamos daquilo que move a nossa alma
O meu obrigada ao sogro do Miranda pelo almoço oferecido. Um senhor de grande simpatia e com histórias muito interessantes para contar :)
Para a tarde, estava reservado mais uma zona da ilha de grande beleza e a qual já não visitava algum tempo, as Lombadas e o Monte Escuro.
O acesso até lá convidava a um ritmo calmo, de forma a aproveitar em pleno bonitas e frescas estradas:

Imagem

Ao longo da subida em direcção às Lombadas, somos cosntantemente bombardeados por paisagens de grande beleza, as quais levam-nos facilmente a algumas distracções…

Imagem

Apesar de ser uma zona de montanha, o nevoeiro não marcou presença nesta zona e ao descer para as Lombadas, o tempo continuou 5 estrelas.

Imagem

Em tempos, a zona das Lombadas e a sua nascente, forneciam água para a famosa e já desaparecida “Água das Lombadas”, a qual era conhecida pela sua água gasificada. Esta água era procurada por muitos, pois diziam que as suas propriedades ajudavam a digestão.

Imagem

Hoje em dia, apenas encontramos ruínas daquilo que foi uma pequena indústria de água.
Contudo, em tempos houve interesse em voltar reactivar esta pequena indústria, só que este interesse não passou disto mesmo, de interesse.
Por outro lado, talvez seja melhor manter esta zona livre de pequenas indústrias, de forma a evitar alguma descaracterização da natureza e possível poluição.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois das Lombadas, subi até à zona do Monte Escuro, a qual possui uma estrada de montanha super agradável, onde apenas temos que ter cuidado com alguma degradação de algumas partes da estrada. Nada de alarmante.

Imagem

No Monte Escuro, encontrei um trilho tentador, mas que acabei por não fazer, porque não o conhecia e pelo facto de estar sózinho. Este trilho era uma incerteza e se alguma coisa corresse mal, ou se precisasse de ajuda em alguma parte mais complicada, não iria ter, por isso, joguei pelo seguro.
Mas futuramente, este é um trilho a ser explorado, mas com companhia.

Imagem

Continuei no Monte Escuro e a tomar os vários percursos que me iriam levar até Vila Franca do Campo.
Pelo caminho, uma imagem típica, mudança de pastagens:

Imagem

Apesar de não ter explorado aquele trilho que mencionei acima, fiquei com o “bichinho” do TT a roer cá dentro e, assim que apanhei outro trilho, fiz-me a ele.
Foi inevitável… :D

Imagem

No entanto, esta incursão na terra foi segura, dado que nesta zona existem vários trilhos que servem de acesso a pastagens, bem como de atalho de ligação a outros percursos. Alguns são trilhos que oferecem estradões muito simples e óptimos para matar o “vício”.
No final, volto ao asfalto e não foi preciso andar muito até dar de caras com o famoso ilhéu da Vila Franca do Campo, que, por esta altura, deve estar apinhado de banhistas. Com o dia que estava, o escaldão e bronze estavam mais que garantidos.

Imagem

De regresso a casa, uma passagem rápida pela praia de Água d’Alto.
Uma vez mais, que vontade de dar um mergulho…

Imagem

Esta foi a última paragem de um óptimo passeio de férias, que, mais do que um simples passeio, foi uma óptima forma de relaxar e esquecer a rotina do trabalho, que nos consome durante vários meses.
“Vá para fora cá dentro” provou uma vez mais que tem todo sentido!

Esta foi a última paragem de um óptimo passeio de férias, que, mais do que um simples passeio, foi uma óptima forma de relaxar e esquecer a rotina do trabalho, que nos consome durante vários meses.
“Vá para fora cá dentro” provou uma vez mais que tem todo sentido!

Alguns dados do passeio:
Tempo Deslocação: 02:24
Parado: 02:35
Deslocação Média: 44.6 Km/h
Média Geral: 21.5 Km/h
Velocidade Máxima: 179 Km/h
Elevação Máxima: 949 m
Ascenção Total: 2814 m
Odómetro: 107.29 Km/h

Mapa com o trajecto do passeio:

Imagem

Boas Curvas! :yesss: