| Trail Aventura https://trailaventura.pt/ |
|
| Um cheirinho de Enduro https://trailaventura.pt/viewtopic.php?f=81&t=15949 |
Página 1 de 1 |
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 04 nov 2010 23:45 ] |
| Assunto da Mensagem: | Um cheirinho de Enduro |
No Domingo passado realizou-se mais um passeio aventura, o qual juntou 2 novos elementos ao grupo, nomeadamente o Rodrigo Eloi na sua KTM EXC 250 e o Ricardo na sua Husqvarna WR 300. Contudo, entanto, este não seria apenas mais um passeio aventura, seria um passeio que poderia vir a assumir contornos mais enduristas, ou seja, estavam previstas algumas passagens por alguns percursos um pouco mais exigentes e bem ao estilo do Enduro. Afinal de contas estamos em São Miguel, ilha riquíssima em percursos de Enduro. Desta vez o ponto de encontro foi na pista de Motocross da ilha, onde partiram para esta aventura os já mencionados Rodrigo e Ricardo, bem como Eu e o Miranda nas DR 400 e 650, o Pedro na KTM 640 Adventure e o Filipe na Yamaha Super Teneré 750. ![]() O passeio desenrolou-se inicialmente em percursos muito simples e do tipo estradão, de forma a que todos fossem ganhando ritmo gradualmente. A direcção escolhida foi a Ribeira Grande, com passagem pela zona Geotermica, em direcção ao Monte Escuro, o qual era um dos objectivos delineados para este passeio. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Com a chegada ao Monte Escuro surgiram algumas dúvidas quanto à viabilidade das motas maiores conseguirem ultrapassar alguns possíveis obstáculos. Tendo em conta isso, o Pedro e o Filipe separaram-se do grupo temporariamente e seguiram um percurso diferente, voltando a encontrar-nos no final do percurso que iriamos seguir. ![]() Quanto a mim e ao Miranda, seguimos com o Rodrigo e Ricardo, embalados por algum entusiasmo e curiosidade. ![]() ![]() ![]() Para trás ficava uma paisagem absolutamente bonita:
|
|
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 04 nov 2010 23:47 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Este percurso de montanha do Monte Escuro estava a ser muito interessante, com um nível de dificuldade muito acessível, onde apenas era preciso ter atenção com algumas valas mais pronunciadas e o piso mole, feito de pedra pomes. ![]() ![]() ![]() Eis que chegamos às primeiras verdadeiras dificuldades, aliás, dificuldades não, digamos que o percurso começou a assumir características mais enduristas. Uma excelente oportunidade para testar as capacidades da minha DR, bem como a mim mesmo. ![]() ![]() O Miranda estava a ir bem com a sua DR 650, que apesar de mais pesada estava a digerir bem o terreno: ![]() ![]() Ao longo deste percurso as vistas são impressionantes e de grande beleza: ![]() Mais um obstáculo, desta vez a exigir algum trabalho físico, ou seja, 1º colocava-se a roda dianteira em cima e depois puxava-se a braços a traseira: ![]() ![]() Importante referir que, apesar das dificuldades e menor grau de experiência meu e do Miranda, o Rodrigo e o Ricardo estavam a ser impecáveis, ajudando-nos em tudo, quer com as dicas que forneciam, as quais eram sempre preciosas, quer com a sua paciêrncia e disponibilidade, pois o nosso ritmo era claramente inferior ao deles. Em algumas zonas as suas “cabrinhas” voavam baixinho… ![]() Paragem para recuperar energias:
|
|
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 04 nov 2010 23:49 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Sempre com boas vistas, desta vez para o ilhéu da Vila Franca do Campo: ![]() De regresso aos trilhos, começamos progressivamente a avançar em direcção à Vila Franca do Campo, onde em poucos minutos esperava-nos uma descida um pouco acentuada e que dependendo da escolha do caminho, poderiam haver ou não dificuldades, não é Miranda? ![]() ![]() Mais uma vista fabulosa: ![]() Depois seguiu-se uma incursão por alguns trilhos pelo meio do mato, em que o Miranda preferiu não tomar, pois estava com receio que fossem inapropriados para a sua DR. ![]() Bem, estavas enganado Miranda, o percurso era acessível e apenas há a registar muita lama, muita vegetação e uma ou outra descida mais manhosa devido à lama. Ricardo e a sua Husky 300 a 2 tempos, que mota!!! ![]() O Rodrigo sempre a abrir o caminho para o grupo: ![]() Mais lama e mais vegetação: ![]() ![]() De salientar o ritmo do Rodrigo e da sua KTM 250 a 2 tempos, simplesmente muito rápidos e eficazes. Eu bem que tentei acompanhar, mas rapidamente desisti, pois não tenho rapidez suficiente para tal… Ainda tenho que fazer muitos kms de terra… ![]() Paragem para relaxar um pouco e reagrupar:
|
|
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 04 nov 2010 23:51 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Seguiram-se mais alguns percursos acessíveis a todos, mas em que não me livrei de um pequeno tombo, fruto de alguma insegurança nas descidas: ![]() O Pedro e o Filipe estavam a ser os bravos deste passeio, pois enfrentaram por vezes trilhos mais complicados para as suas montadas. ![]() ![]() ![]() ![]() Num determinado trilho deparamo-nos com uma grande árvore a barrar-nos o caminho e que nos obrigou a alguns trabalhos, nomeadamente desbastar alguns galhos e ramos da árvore, de forma a ser mínimamente ultrapassável para nós: ![]() ![]() ![]() ![]() Os próximos kms foram com a presença de alguma pedra e lama, mas ao alcance de todos: ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Vídeo da 1ª parte do passeio: CONTINUA... |
|
| Autor: | Paulo Machado [ 05 nov 2010 08:06 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Cada vez continuo a achar que os Açores são num planeta diferente... Espectáculo....
|
|
| Autor: | Miguel [ 05 nov 2010 08:26 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Antes demais... as paisagens são E os trilhos muito porreiros também
|
|
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 05 nov 2010 12:29 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
CONTINUAÇÃO... Apesar de toda a diversão, era chegada a hora do grupo tomar uma decisão, ou seja, na mira do Rodrigo e do Ricardo estavam alguns percursos mais duros, nomeadamente subir a Barrosa, mais concretamente o caminho das pedras da lagoa do Fogo. Estes são percursos tipicamente enduristas e, em determinadas partes, chegam a ser um pouco mais extremos, pois circula-se em sentido ascendente e num piso recheado de pedras e valas. Portanto, era chegado à hora do grupo separar-se pela última vez, com o Miranda, o Pedro e o Filipe a seguirem para casa e Eu, o Rodrigo e o Ricardo a optarmos por continuar pelos maus caminhos. E assim foi, começamos com a nossa ascensão em direcção à Barrosa, onde a minha curiosidade era muita, apesar de alguns receios, pois já tinha visto fotos e vídeos do percurso e sabia que não iria ser fácil. ![]() ![]() Uma pequena paragem na montanha, com uma vista magnífica, muito ajudada pelas excelentes condições climatéricas: ![]() O grupo que continuou, o Ricardo, Eu e o Rodrigo: ![]() O nosso objectivo final ainda estava distante… ![]() Continuando… ![]() E eis que chegamos às primeiras reais dificuldades deste percurso da Barrosa, ou seja, o 1º caminho de pedras: ![]() ![]() Este 1º percurso ainda era um aperitivo, porque o pior ainda estava para vir. Até aqui a coisa não estava a correr muito mal, apesar de piloto e mota estarem em constante luta com o terreno, de grande instabilidade, devido à muita pedra e irregularidades. As suspensões estavam a ser super testadas. ![]() ![]() ![]() O melhor era não pensar na distância que faltava para terminar a subida e continuar a insistir, só que a mota perdia tantas vezes tracção e ficava tantas vezes em posições esquisitas para arrancar, que sem darmos conta estavamos a gastar o dobro da energia físicam para ultrapassar estas questões. Foi a partir daqui que vi que a minha condição física estava muito má e a necessitar de uma intervenção, pois estava a cansar-me muito rapidamente… ![]() O que vale é que a boa disposição esteve sempre presente, sendo um elemento determinante a ajudar-nos a relaxar e a manter a moral em alta. ![]() No entanto, conseguimos ultrapassar a 1ª subida e a 2ª e última subida já se avizinhava:
|
|
| Autor: | BRUNO BOTELHO [ 05 nov 2010 12:31 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Esta 2ª e última subida era a pior de todas, pois era ainda mais pedregosa, mais acentuada e mais irregular. O Rodrigo foi o primeiro a iniciar a escalada, sendo notório o seu à vontade em percursos deste género, não obstante a algumas partes em que lutou mais com o terreno. Mas no geral, foi espectacular ver este jovem a superar as dificuldades do terreno. ![]() Seguiu-se o Ricardo, também ele com à vontade, mas com um pneu traseiro já em fim de vida e a causar-lhe algumas dificuldades de tracção acrescidas: ![]() Quanto a mim, olhei para cima, enchi-me de coragem e arranquei decidido a não desistir. ![]() Contudo e apesar de toda a motivação que possamos sentir, as dificuldades surgiram de imediato e essencialmente sob a forma de cansaço físico, ou seja, o piso provocava tantas dificuldades de tracção e era de tal forma irregular, que eu estava constantemente a lutar com a mota, cansando-me mais do que devia. Apesar de tudo, mérito à DR-Z 400, que estava a portar-se lindamente, com o motor a revelar-se um grande aliado através do seu excelente binário e as suspensões a digerirem bem as irregularidades. ![]() Mas a minha falta de técnica e de forma física aliada aos 119 kg da DR, faziam-me ficar cansado muito rapidamente, obrigando a mais paragens para descanso. Contudo, o espírito do grupo era de entre ajuda e camaradagem e paramos as vezes que eram necessárias, pois era preferível fazer aos poucos e bem, do que rápido e acidentado. ![]() O Rodrigo Eloi estava a ser uma GRANDE ajuda, porque ajudou-me sempre muito com as suas indicações, com os seus empurrões e até com as suas palavras encorajadoras. O Ricardo também não foi excepção e numa determinada altura forneceu-me uma dica que muito me ajudou a ultrapassar estas pedras. Para trás ficavam vários metros de conquista: ![]() Mas olhando em frente, ainda faltavam muitos metros de tortura: ![]() Um percurso intimidante e que para quem o faz convém ter a mota minimamente preparada em termos, por exemplo, de protecções, como a do cárter, pois as pancadas nas pedras são uma constante. Abençoada protecção de cárter da CRD que coloquei na DR! ![]() ![]() Com persistência e ajuda lá consegui chegar ao fim do caminho das pedras da lagoa do Fogo, sentindo uma grande sensação de realização pessoal e de vitória, pois superei-me a mim mesmo e superei um percurso duro e que não é indicado para pessoal “verdinho” no Enduro. Mas ainda faltava o Ricardo: ![]() O Ricardo também chegou ao fim, mas com algum cansaço extra, pois o seu pneu traseiro deu luta e tinha desperdiçado energia num percurso alternativo a este, que o obrigou a voltar para trás. ![]() ![]() ![]() Chegar ao cimo desta montanha e olhar para a Lagoa do Fogo é a melhor recompensa que se pode ter: ![]() Restava-nos descansar, pois bem merciamos, e conversar sobre esta grande aventura: ![]() Vídeo da 2ª parte do passeio: E assim terminou este grande passeio de todo terreno! Foi um passeio que, apesar das dificuldades e do carácter mais endurista, foi magnífico, pois o Rodrigo e o Ricardo levaram-nos para vários trilhos muito interessantes e muito bonitos, com uma grande variedade de terreno e paisagens fantásticas a acompanhar. É certo que nem todos puderam fazer o percurso na totalidade, mas tenho a certeza que adoraram e que contribuiu para o seu conhecimento geral. Foi muito bom desbravar novos caminhos com estes senhores do Enduro e foi bom superar as dificuldades que foram surgindo, especialmente porque a DR mostrou serviço e revelou estar à altura dos desafios. O nosso muito obrigado ao Rodrigo e ao Ricardo pela companhia, disponibilidade e ajuda, e esperamos fazer mais alguns passeios na sua companhia. Boas Curvas! |
|
| Autor: | Amigosmetralha [ 06 nov 2010 20:11 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Dá para alugar motos de enduro nos Açores?????????? Que paisagens!!!!!!!!! |
|
| Autor: | Zé Martins [ 06 nov 2010 21:23 ] |
| Assunto da Mensagem: | Re: Um cheirinho de Enduro |
Amigosmetralha Escreveu: Dá para alugar motos de enduro nos Açores?????????? Que paisagens!!!!!!!!! Transalp's também servem... desculpem o off topic mas não resisiti...Bruno, ainda bem que compraste outra mota, agora vais a outros lugares tanto ou mais espectaculares ainda....Mais um GRANDE Passeio....
|
|
| Página 1 de 1 | Os Horários são TMG |
| Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group http://www.phpbb.com/ |
|