Numa sexta-feira à noite e após uma semana de trabalho, nada melhor que um passeio de mota para relaxar um pouco
Já havia algum tempo que não realizava um passeio destes, fruto de falta de alguma oportunidade, mas com este espaço disponível, não desperdicei e fiz-me à estrada.
A noite estava muito boa, com apenas algum vento e algum frio, típico de Outono e, digo eu, ideal para um passeio nocturno
Em vez de fazer um passeio já muito explorado, ou seja, até às Furnas, aproveitei a abertura da nova scut, que liga o nó dos Barreiros, na Maia, à Lomba da Fazenda, no Nordeste, para realizar este passeio.
Também tinha muita curiosidade para experimentar esta nova estrada que nos liga ao Nordeste, pois ainda não tinha tido a oportunidade.
Claro que de noite não dá para ver com a clareza ideal todos os pormenores desta mega construcção, especialmente as vistas das famosas pontes/viadutos, com altura considerável. Segundo dizem, um dos viadutos tem um comprimento total de 385 metros, tem o tabuleiro a 165 metros de altura e um vão de 185 metros entre pilares.
A constatação destes números ficará para um passeio diurno.
Após deixar a cidade da Ribeira Grande para trás e assim que entrei na nova scut propriamente dita, deu logo para perceber que o asfalto parecia bom, isto é, bom piso e sem desníveis a registar.
Dei por mim a circular quase sempre a direito e com pouquíssimas curvas, mas muito suaves. Afinal de contas, esta obra reduziu as 134 curvas da estrada “antiga” que liga Ribeira Grande a Nordeste para apenas 16. Impressionante!
A iluminação é que não é a mais agradável, ou seja, a mesma existe essencialmente junto às saídas para as várias freguesias que ficam pelo caminho. De resto, temos que confiar na boa iluminação do nosso meio de transporte (graças a Deus que tenho xenon) e na boa sinalização da estrada.
Por falar em sinalização, pareceu-me suficiente e correcta.
Não tardou nada até me deparar com a proximidade a Nordeste:

Posso dizer que da Galp nas Laranjeiras até ao centro de Nordeste, demorei menos de uma hora, o que é notável, tendo em conta que fiz o trajecto de noite e a um ritmo cuidadoso. Também não apanhei trânsito…

Em Nordeste, a tranquilidade de sempre:

Posso dizer que fiquei surpreendido com a rapidez com que se chega a Nordeste, e até consultei o painél de instrumentos para ver quantos kms tinha realizado, pois quase não queria acreditar.
Fiz quase 60 kms em menos de uma hora e quase sem curvas, o que na estrada “antiga” era impossível.
Contudo, não há bela sem senão, ou seja, é espectacular ir de Ponta Delgada ao Nordeste em pouquíssimo tempo, mas perdem-se muitos pontos de interesse e toda a beleza da estrada “antiga”. Além disso, para nós Motociclistas perde-se muito em diversão, isto é, todas aquelas curvas que tornavam a condução divertida…
Para o Turista, a estrada “antiga” é obrigatória, pois é lá que se encontram todas as paisagens espectaculares, todos os miradouros e demais pontos de interesse.
Já que estava em Nordeste, aproveitei para dar uma volta pelo centro e tirar algumas fotos:

Nordeste é impressionante, estava tudo tão calmo e sereno, quase nãi vi pessoas, aliás penso que só vi 2 pessoas (estátua não conta

).

Torna-se agradável andar por aqui, pois não há agitação. Mas pergunto eu, com esta nova scut e com todas as facilidades que a mesma oferece, até quando Nordeste vai ser um local calmo e sem agitação?
Só o futuro dirá…

A sempre rotunda florida:

Sózinho e sem mais nada para fazer, regressei a Ponta Delgada, novamente pela scut:

De Nordeste a Ponta Delgada, já circulei na scut com mais confiança, porque já a tinha feito num sentido e já sabia o que me esperava. Se na ida levei menos de 1 hora, no regresso ainda menos. Mas também enrolei mais um pouco o acelerador…
Em jeito de conclusão, posso dizer que foi um bom passeio, muito relaxante e intressante. Agora e para aqueles que gostam realmente de fazer kms de mota, não há desculpa para não se ir tomar um cafézinho até Nordeste, pois poupa-se em tempo e combustível.
Penso que vou ir mais vezes ao Nordeste, mas também penso que depois deste factor novidade passar, a estrada “antiga” vai ter ainda mais sabor e encanto.
No entanto, na scut anda-se muito a direito, e eu gosto de curvas
Para a população de Nordeste, penso que será uma melhoria na qualidade de vida e abrem-se outras oportunidades. Mas só o tempo dirá as consequências positivas e negativas desta mega construcção, que “invadiu” paisagens de grande beleza deste lado da ilha. Quanto a este último facto, é inegável que a nossa paisagem perdeu muito.
Agora falta realizar um passeio diurno para uma observação mais clara e concreta desta nova via.
Boas Curvas!