Pessoal, como ainda estou num estado de maçarico aos comandos da KTM 950 ADVENTURE, surgem lá de vez em quando algumas dúvidas, as quais mais não são do que desconhecimento da forma como este "canhão" funciona.
A última dúvida que me surgiu, e a qual peço uma opinião vossa, especialmente do pessoal das ADVENTURE, prende-se com o sistema de refrigeração, mais concretamente o nível do líquido refrigerante.
-Recentemente, fiz um teste de montanha (asfalto), bem como um teste em meio urbano, de forma a testar o comportamento da KTM.
-Na cidade, apenas pretendia verificar de o sistema de refrigeração estava a funcionar em pleno, incluindo o funcionamento da ventoínha, o que veio a confirmar-se
-Contudo, verifiquei que o nível do líquido refrigerante no reservatório estava antes deste passeio entre o MIN e o MAX, mas após o teste de cidade e com alguns disparos (talvez 3/4) da ventoínha, ficou um pouco acima do MAX.
De salientar que alguns dias após este passeio, o nível mantem-se tal como referi acima, ou seja, um pouco acima do MAX.
-Consultei o manual do proprietário e lá dizem que o nível deverá estar entre o MIN e o MAX, após o motor arrefecer:
"CHECK THE LEVEL OF COOLING LIQUID WHEN THE ENGINE IS COLD. IT SHOULD FALL BETWEEN THE MIN AND MAX MARKS ON THE COMPENSATING TANK..."-Hoje, na minha deslocação diária para o local de trabalho, voltei a verificar que este nível se mantém inalterado, nem encheu mais, nem vazou para um ponto entre o MIN e o MAX.
-Voltei a consultar o manual e diz lá o seguinte:
"ANY EXCESS COOLING LIQUID CAUSED BY THERMAL EXPANSION IS CONDUCTED TO THE COMPENSATING TANK (reservatório transparente). IT WILL BE SUCKED BACK IN AS SOON AS THE TEMPERATURE IN THE COOLING SYSTEM DROPS."-A minha questão é: tendo em conta que desde que o líquido refrigerante subiu para um nível um pouco acima do MAX, nunca mais imprimi um andamento que levasse a um aquecimento superior e consequente disparo da ventoínha, será normal o nível ficar um pouco acima do MAX?
-Será que assim que imprima um andamento "agressivo" e que exija arrefecimento do motor, o líquido refrigerante volta a entrar no circuito de refrigeração e o nível desce para o normal (entre MIN/MAX ou coisa parecida)?
NOTA: no painél de instrumentos, o nível da temperatura tem estado em valores normais, ou seja, com 4 (acho que são 4 e não 3) barras.
Estou a perguntar-vos estas questões, porque além de novato com a ADVENTURE, não encontrei no manual resposta para esta situação e gostaria de saber as vossas opiniões, pois podem já ter passado por estas mesmas dúvidas.
Segundo a minha análise, tudo parece-me normal e não há motivos para preocupação. Aliás, se fosse o contrário, isto é, o reservatório transparente estivesse sem líquido refrigerante ou abaixo do MIN, estaria preocupado.
Mas de qualquer forma, opinem sobre estas minhas dúvidas, se faz favor