Data/Hora: 29 abr 2026 09:46

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 KTM 950 ADV travao de trás!!!!! 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 03 mar 2010 10:56
Mensagem KTM 950 ADV travao de trás!!!!!
Hoje foi dia de ir buscar a menina à oficina depois de uma bela revisão, e que revisão, pois agora está uma verdadeira LC8, ao que parece a mota estava toda desafinada e tremia por todos os lados, agora parece outra toda certinha ate se torna muito melhor a condução!!!!

Mas ainda está uma coisa que não bate certo à qual preciso da vossa ajuda:
O travão de trás aquece de uma maneira tal que deixa de travar, acontece quando tenho uma condução mais agressiva, umas belas derrapagens.... Falei com o mecanio e ele perguntou se não andava com o pé em cima do travão, fazer o teste 1º antes de mexer em qq coisa, hoje mais uma vez não é esse o caso!
A própria maxila fica mais quente do que o disco, bloqueando o embolo... Numa condução "normal" isto não acontece embora a maxila aqueça de uma maneira anormal...

Sei que é normal os discos aquecerem bastante não podendo tocar sequer, mas acho que não é normal ser a maxila aquecer ainda muito mais do que o disco????

Alguém tem ideias dicas????

24 ago 2011 19:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagem Re: KTM 950 ADV travao de trás!!!!!
Os calços sao os recomendados de origem ?

24 ago 2011 19:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Boa pergunta!!!! Não sei...

24 ago 2011 19:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 jan 2010 21:36
Tens que ver que isso não é uma XR... não podes conduzir agressivamente, alias o melhor é nem conduzires isso e guardares direitinha na garagem sem lhe mexer para não dar problemas... :fiu: :fiu: :zum: :zum: :zum:

24 ago 2011 19:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 04 mar 2010 11:51
Pode ser o bombito a precisar de uma limpeza, podem ser as pastilhas que estejam a prender... Mas aposto mais na hipótese da limpeza (ou falta dela)... :okkk:

O óleo está em bom estado e no nível?

A minha também fazia isso mas foi devido á roda não estar alinhada. No último passeio ao tirarem-na da lama com as cordas devem-na ter deslocado um pouco, o que fazia com que o disco estivesse numa parte sempre em contacto com as pastilhas, aquecendo e por isso perdendo a capacidade de travar convenientemente...

24 ago 2011 19:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 dez 2009 23:26
Mete a mota no descanso e em ponto morto com o motor desligado gira a roda de trás com a mão.

Se tiver demasiada resistencia é o embolo da bomba traseira que não recolhe correctamente e fica a fazer pressao na pastilha que por sua vez faz a sua função: trava o disco!

Ainda agora vim da rua com a minha e o disco estava frio... também não utilizo muito o travão de trás..

E com essa revisão, não deram com isso!?

Desmonta!

690 & 990 Laranjinha Negra

24 ago 2011 19:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

A roda desliza perfeitamente, as pastilhas não tocam no disco... o disco em si não aquece muito o que aquece é mesmo a maxila.. Se tivesse em a tocar no disco o disco tambem aquecia muito, o estranho é que é a maxila que aquece! Poderá ser sujidade... mas mesmo assim.. :rolleyes:

Na revisão ele não mexeu ate ter a certeza que não era eu que andava com o pé em cima do travão...

24 ago 2011 19:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
nas oficinas ninguém limpa os bombitos/embolos das pinças

Tira a pinça fora, dá uma ou duas bombadas no pedal para o embolo sair um bocadito para fora, mas com cuidado, arranja uma escova de dentes ou palha de aço fininho, com um desengordurante dá uma passadela à volta dos bombitos empurra para dentro e para fora até o embolo deslizar sem esforço, já agora vê se não acrescentaram o óleo em demasia.

ab

Laranjinha 990 :-)

24 ago 2011 20:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

procoelho Escreveu:
A roda desliza perfeitamente, as pastilhas não tocam no disco... o disco em si não aquece muito o que aquece é mesmo a maxila.. Se tivesse em a tocar no disco o disco tambem aquecia muito, o estranho é que é a maxila que aquece! Poderá ser sujidade... mas mesmo assim.. :rolleyes:

Na revisão ele não mexeu ate ter a certeza que não era eu que andava com o pé em cima do travão...

A maxila não aquece sozinha. Geralmente aquece por transferencia de calor das pastilhas resultante da fricção acentuada no disco.

Se dizes que a roda gira livremente, sem grande contacto das pastilhas com o disco, pega na mota vai dar uma volta e nunca toques com o pé no pedal de travão de trás.

Depois pára e verifica se realmente é só a pinça, ou se o disco também está quente.

Já me aconteceu numa mota com o descanso central não haver atrito nas pastilhas de trás, mas quando se rolava, ja fora do descanso, o movimento do braço oscilante afectava a tubagem do circuito hidraulico e fazia pressao no conjunto de travagem traseiro mesmo sem acção do pedal e estava sempre em fricção. Quando se parava, deixava de fazer pressão e a roda girava livremente para gaudio dos espectadores.

24 ago 2011 20:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Também acho estranho ser só a maxila...
Faz como o Jaimex diz, eu uso uma lixa muito finhinha embebida em WD40, mas é tudo uma questão de gostos... Aproveita e tira os pernos das pastilhas e dá também uma lixadela com o WD40 nisso e um pouco de lubrificação nos foles... O que acontece é os pernos ficarem gastos e começaram a criar "cama", o que acaba por prender as pastilhas...

24 ago 2011 21:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mas isso só acontece com a tal condução agressiva.

Pode ser muitas coisas, por exemplo:

As pastilhas não terem a chapa de amiento que diminui a passagem de calor para os embolos da bomba

O pedal de travão não ter a folga suficiente para a diferença provocada pelo oscilar do braço e roda

O oleo não ser o indicado, mete 5.1

Os embolos presos, se roda bem não será

Oleo a mais, tambem não será, porque tem a borracha que quando se mete atira o oleo a mais para fora.

Ve a folga do pedal e como já foi dito dá a tal voltinha sem travar para ver se aquece.

Deixa de travar porque com o aquecimento o oleo começa a ferver criando bolhas de ar, quando arrefece essas bolhas desaparecem e fica a travar novamente.

24 ago 2011 21:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 mar 2011 18:52
Florival Faria Escreveu:
Mas isso só acontece com a tal condução agressiva.

Pode ser muitas coisas, por exemplo:

As pastilhas não terem a chapa de amiento que diminui a passagem de calor para os embolos da bomba

O pedal de travão não ter a folga suficiente para a diferença provocada pelo oscilar do braço e roda

O oleo não ser o indicado, mete 5.1

Os embolos presos, se roda bem não será

Oleo a mais, tambem não será, porque tem a borracha que quando se mete atira o oleo a mais para fora.

Ve a folga do pedal e como já foi dito dá a tal voltinha sem travar para ver se aquece.

Deixa de travar porque com o aquecimento o oleo começa a ferver criando bolhas de ar, quando arrefece essas bolhas desaparecem e fica a travar novamente.

Concordo !
Isto é so engenheiros, acho que pode ser (como o Florival) diz:
- as pastilhas nao terem qualquer coisa para nao deixar passar o calor, eu costumo usar uma massa resistente ao calor;
- o oleo que la tens dentro nao ser o aconselhado, ou estar estragado, o que pode tornar isso esponjoso quando travas mais forte, e perde qualidades

24 ago 2011 23:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
O concessionário/oficina é agente KTM???
Houve uns modelos das LC8 que tiveram um recall feito para substituição de qualquer coisa na bomba de travão traseira. A minha quando a comprei, verificaram-me isso e como ainda não tinha sido substituido, fizeram-no ao abrigo da garantia!!!

25 ago 2011 07:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Nuno_Dias Escreveu:
Houve uns modelos das LC8 que tiveram um recall feito para substituição de qualquer coisa na bomba de travão traseira. A minha quando a comprei, verificaram-me isso e como ainda não tinha sido substituido, fizeram-no ao abrigo da garantia!!!

Nop, nao é agente... Tenho que me informar sobre isso!!

Bem estou a ver que tenho que trocar as pastinhas limpar bem aquilo tudo e trocar o oleo para ver se tenho melhoras... Quando voltar da Vidigueira já tenho trabalho para fazer... :nod:

25 ago 2011 10:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

E vais para a Vidigueira nessa caixa de pregos? Home de corage... :D
Também tens razão, quando éramos putos também sacávamos os travões da biclas para fora e não era por isso que um gajo deixava de fazer o que fazia... Até andávamos mais depressa e arriscávamos mais...:lotlol:

25 ago 2011 10:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

procoelho Escreveu:
Nuno_Dias Escreveu:

Nop, nao é agente... Tenho que me informar sobre isso!!

Bem estou a ver que tenho que trocar as pastinhas limpar bem aquilo tudo e trocar o oleo para ver se tenho melhoras... Quando voltar da Vidigueira já tenho trabalho para fazer... :nod:

Então vais desmontar tudo sem investigar minimamente qual a causa? Isso é desperdicio de tempo. Primeiro investiga, depois de descobrires a causa, lida com a mesma senão arriscas-te a desmontar tudo para nada...

25 ago 2011 11:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 01 fev 2011 09:48
Tenho o mesmo problema na minha... que é de 2004 e fez o recall... entretanto o que eu noto é que no inicio trava bem, mas depois com o andar/utilização do travão começa a ficar esponjoso.

No WTC já quase só travava de calcanhar :eek:

Pelo que fui lendo por aí parece-me que é o óleo que aquece muito e forma bolhas de ar...e puff rien de travão!

O que eu vou fazer é mudar o óleo para melhorar as caracteristicas e ver se resulta...

Abraço

25 ago 2011 12:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

O oleo aquece devido ao calor gerado pela fricção constante das pastilhas sobre pressao no disco, esse calor passa para a pinça que por sua vez aquece o liquido de travoes que forma bolhas por ebulição e torna-se compressivel quando o liquido de travoes deve ser incompressivel para aguentar a pressao de travagem.

uma solução relativamente simples e que funciona com relativa frequencia é empurrar os embolos totalmente para dentro da pinça, vai obrigar o liquido de travão a voltar ao reservatorio e aplicar novamente pressão no travão para que os embolos voltem a sair, mas não fiquem com tanta pressão nas pastilhas.

25 ago 2011 16:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Efeito de travagem reduzido , devido a líquido de travões velho .

A KTM recomenda , trocar os líquidos de travão a cada 15 mil kms , ou de 2 em 2 anos .

Quem faz isso ? Ninguém ! Quem se queixa ? Toda a gente [bigsmile]

Na minha ex 990 , apenas me aconteceu uma vez , já a mota tinha 30 e qq coisa mil kms . Mudei o líquido e nunca mais me aconteceu .

A partir dos 15 mil kms ou dos 2 anos , o liquido atinge um ponto de degradação grande , e as suas performances começam a cair a pique .

27 ago 2011 19:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 out 2009 02:13
Lança Escreveu:

trocar os líquidos de travão de 2 em 2 anos .

Quem faz isso ?

Bom, eu não faço!! .... mas mando fazer! :D

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

27 ago 2011 21:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
Lança Escreveu:
A KTM recomenda , trocar os líquidos de travão a cada 15 mil kms , ou de 2 em 2 anos .

Quem faz isso ? Ninguém ! Quem se queixa ? Toda a gente [bigsmile]

Eu fazia as revisões da GSA na BMW e eles faziam isso tudo.
Na LC8 também fazia as revisões na KTM e tenho ideia de eles também o fazerem.

Luís Caetano

28 ago 2011 23:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pois a mim nunca me fizeram isso . Mas nunca mesmo .

29 ago 2011 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 06 ago 2009 10:26
Lança Escreveu:

A partir dos 15 mil kms ou dos 2 anos , o liquido atinge um ponto de degradação grande , e as suas performances começam a cair a pique .

És capaz de ter razão.
Na minha 950 aos 17/18000km no regresso de uma viagem perdi o travão de trás. O mecânico purgou-me o circuito e ficou ok.

Aos 20000 e poucos kms começou a dar novamente sinais de ineficácia. Troquei o líquido e ficou resolvido !

29 ago 2011 11:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 11 out 2009 02:13
Lança Escreveu:

Se calhar, tens cara de quem não gosta pagar muito :D

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

29 ago 2011 14:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Paulo Li Escreveu:
Lança Escreveu:

Se calhar, tens cara de quem não gosta pagar muito :D

Cara e não só [bigsmile] Não gosto mesmo nada [bigsmile]

29 ago 2011 15:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: