Data/Hora: 02 mai 2026 08:49

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
 DÚVIDA - REFRIGERAÇÃO 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Mensagem DÚVIDA - REFRIGERAÇÃO
Pessoal, como ainda estou num estado de maçarico aos comandos da KTM 950 ADVENTURE, surgem lá de vez em quando algumas dúvidas, as quais mais não são do que desconhecimento da forma como este "canhão" funciona.
A última dúvida que me surgiu, e a qual peço uma opinião vossa, especialmente do pessoal das ADVENTURE, prende-se com o sistema de refrigeração, mais concretamente o nível do líquido refrigerante.
-Recentemente, fiz um teste de montanha (asfalto), bem como um teste em meio urbano, de forma a testar o comportamento da KTM.
-Na cidade, apenas pretendia verificar de o sistema de refrigeração estava a funcionar em pleno, incluindo o funcionamento da ventoínha, o que veio a confirmar-se :nod:
-Contudo, verifiquei que o nível do líquido refrigerante no reservatório estava antes deste passeio entre o MIN e o MAX, mas após o teste de cidade e com alguns disparos (talvez 3/4) da ventoínha, ficou um pouco acima do MAX.
De salientar que alguns dias após este passeio, o nível mantem-se tal como referi acima, ou seja, um pouco acima do MAX.
-Consultei o manual do proprietário e lá dizem que o nível deverá estar entre o MIN e o MAX, após o motor arrefecer:
"CHECK THE LEVEL OF COOLING LIQUID WHEN THE ENGINE IS COLD. IT SHOULD FALL BETWEEN THE MIN AND MAX MARKS ON THE COMPENSATING TANK..."
-Hoje, na minha deslocação diária para o local de trabalho, voltei a verificar que este nível se mantém inalterado, nem encheu mais, nem vazou para um ponto entre o MIN e o MAX.
-Voltei a consultar o manual e diz lá o seguinte:
"ANY EXCESS COOLING LIQUID CAUSED BY THERMAL EXPANSION IS CONDUCTED TO THE COMPENSATING TANK (reservatório transparente). IT WILL BE SUCKED BACK IN AS SOON AS THE TEMPERATURE IN THE COOLING SYSTEM DROPS."
-A minha questão é: tendo em conta que desde que o líquido refrigerante subiu para um nível um pouco acima do MAX, nunca mais imprimi um andamento que levasse a um aquecimento superior e consequente disparo da ventoínha, será normal o nível ficar um pouco acima do MAX?
-Será que assim que imprima um andamento "agressivo" e que exija arrefecimento do motor, o líquido refrigerante volta a entrar no circuito de refrigeração e o nível desce para o normal (entre MIN/MAX ou coisa parecida)?
NOTA: no painél de instrumentos, o nível da temperatura tem estado em valores normais, ou seja, com 4 (acho que são 4 e não 3) barras.
Estou a perguntar-vos estas questões, porque além de novato com a ADVENTURE, não encontrei no manual resposta para esta situação e gostaria de saber as vossas opiniões, pois podem já ter passado por estas mesmas dúvidas.
Segundo a minha análise, tudo parece-me normal e não há motivos para preocupação. Aliás, se fosse o contrário, isto é, o reservatório transparente estivesse sem líquido refrigerante ou abaixo do MIN, estaria preocupado.
Mas de qualquer forma, opinem sobre estas minhas dúvidas, se faz favor :ups:

http://www.motoazores.com

05 jan 2010 00:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagem Re: DÚVIDA - REFRIGERAÇÃO
Controla a temperatura , pelo que descreves , é normal .
Controla o liquido refrigerante no vaso de expansão .

A única coisa que faço é , a frio , se ela necessitar de um pouco de anti-congelante , acerto o nível .

Diga-se que em 40 mil kms , acertei 2 ou 3 vezes porque sou muito picuinhas .

Se o sistema nunca foi mexido , provavelmente está bem "ferrado" , apesar de , se não estou em erro , houve uma série que trazia ar no sistema de fábrica .

Mas tu sabes como se ferra isso , se tens dúvidas ou tás preocupado , mãos à obra :okkk:

05 jan 2010 09:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Olá Paulo,
Eu ainda não tou preocupado, porque é como disse, no painél de instrumentos os níveis da temperatura estão normais e, assim que ela necessita, a ventoínha dispara.
Até agora, ela nunca atingiu valores de temperatura anormais.
Apenas estranhei o nível do líquido ter ficado um pouco acima do MAX.
Penso que, quando o motor precisar, ele voltará a puxar a água que está a mais no reservatório.

Paulo Lança Escreveu:
Se o sistema nunca foi mexido , provavelmente está bem "ferrado"

Segundo sei, o sistema nunca foi mexido.
Em princípio, o líquido que está lá será o que estaria em excesso no circuito de refrigeração, penso eu de que...

Paulo Lança Escreveu:
Mas tu sabes como se ferra isso , se tens dúvidas ou tás preocupado , mãos à obra

Ora bem, se a dúvida persistir nem penso 2 vezes [wink]
Obrigado pela tua opinião :okkk:
By the way, achei o manual da KTM muito rico em informação de manutenção :nod:

05 jan 2010 10:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Há poucos manuais como os das KTM :thumbsup:

05 jan 2010 10:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Boas Bruno
Referes-te ao líquido do reservatório plástico, chamado de vaso de expansão.

A função do vaso de expansão é precisamente fornecer liquido ao radiador sempre que este é preciso e quando o liquido está em demasia no radiador (normalmente devido a temperaturas médias a fugir para o altas), o radiador devolve esse liquido ao vaso de expansão.

Deves-te preocupar em manter o nível entre o médio e máximo. Quando acrescento liquido normalmente também fica acima do nível, mas nem me preocupo porque mais tarde ou mais cedo numa inclinação lateral perco algum liquido e tudo volta ao normal.

No verão vais ver que a LC8 tem tendencia a aquecer um pouco mais, mas para mim continua a ser uma excelente moto!

Desfruta e não te preocupes mais com o nivel do liquido. :okkk:

BLACK ADV | WHITE XR

10 jan 2010 14:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Olá Morais,
Muito obrigado pelo teu feedback :okkk:
Com a tua opinião fico ainda mais despreocupado :nod:

morais Escreveu:
mas para mim continua a ser uma excelente moto!

É um ESPECTÁCULO!!! :cool:

10 jan 2010 14:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido