Data/Hora: 22 abr 2026 22:20

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Mais um lego =) 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 16 mar 2011 18:52
Mensagem Mais um lego =)
Estava a afinar a carburação da mota, quando pedi ajuda a um amigo....

Para ver se estava tudo bem com a carburação, o resultado foi este :unibrow:

Imagem

Alguem suspeita o que vai sair daqui ?

24 ago 2013 17:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 05 dez 2012 21:31
Mensagem Re: Mais um lego =)
Eu sei .... ratos ?!

:mutley:

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008

24 ago 2013 17:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Por acaso já houve um piloto que fez 1000 milhas, com esse nome... :)

24 ago 2013 17:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 05 dez 2012 21:31
Uma coisa eu sei .... daí vai sair uma grande trabalheira....

sorte com isso!

KTM 690 ENDURO R - 2015
VESPA GTS 250 I.E. - 2008

24 ago 2013 18:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
xr!?

25 ago 2013 05:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

:nod: uma lenda !

25 ago 2013 07:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2010 19:50

Husaberg 400 ex
Honda xr ex

25 ago 2013 16:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 11 out 2009 02:13
Finalmente o Bob vendeu o xaruto dele!! :mutley:

Dirty Bikes what else?

Li Mene.

30 ago 2013 01:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Um charuto, que é considerada por muitos como a "Rainha da Baja"... Fiabilidade da "antiga" Honda, uma boa performance... para mim uma bela mota.

E como eu não quero uma mota que esteja sempre a parar para mudar uma cabeça, uma transmissão, porque rachou um carter ou tantas outras coisas, opto por boas obras de engenharia...

...mas cada um com a sua.

30 ago 2013 15:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Bem... as evoluções:
Os aros, o quadro e o subquadro vão ficar lacados a preto brilhante, o braço oscilante por sua vez fica preto fosco.
Os raios e cabeças e todos os parafusos serão zincados.
Quando eu e o Bruno abrimos o motor para ver se esta tudo bem, o que é que vemos ?? uma biela ProX "comida" no cavilhão, o que indica que houve falta de óleo no motor (falta de manutenção, possivelmente no filtro), resultado?? uma biela nova Falicon... simplesmente a melhor biela que há para este motor !!
A bomba de óleo será recondicionada, o cilindro vai para a Alemanha para levar um banho de nikasil, e há de trazer um "amigo" wossner, um pistão forjado !

29 set 2013 21:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 23 jun 2011 18:25
Citar:
uma biela ProX "comida" no cavilhão, o que indica que houve falta de óleo no motor

..uma coisa deste género..

Imagem

30 set 2013 08:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Não sei se será o caso da XR650, mas acontecia nas 600 e 400, e em muitas outras motos monocilindricas

Por vezes a bomba de oleo está colocada na frente do carter e ao andar durante muito tempo de roda no ar, ou ter o motor a trabalhar durante muito tempo em subidas de grande inclinação origina que a bomba deixe de sugar o oleo e provocar essas situações de desgaste excessivo por falta de oleo.

Laranjinha 990 :-)

30 set 2013 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Não é o caso:

A XR é carter seco, a bomba interior que chupa do fundo do carter, é a bomba de retorno ao reservatório, não sendo essa a bomba responsável diretamente pela lubrificação:

Imagem

..isso pode ocorrer nas DR 650 e nas 1as gerações de XR 250 que eram carter húmido....

30 set 2013 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Mas se a bomba de retorno não tiver oleo para puxar de volta ao reservatório (quadro) a bomba principal deixa de ter oleo suficiente para ter a pressão necessária.

Laranjinha 990 :-)

30 set 2013 10:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Citar:
Mas se a bomba de retorno não tiver oleo para puxar de volta ao reservatório (quadro) a bomba principal deixa de ter oleo suficiente para ter a pressão necessária.

Nesse caso o motor gripa (genericamente falando) por falta de óleo, aliás, não marca sequer na vareta.

Bombas à parte, verificar o nível na vareta é o mínimo.... se não marca, não tem, independentemente de estar ou não todo no fundo do cárter por entupimento da bomba de retorno.

...mas voltando às bombas, estou a perceber o teu pensamento, no entanto existe um desfasamento de débitos entre ambas as bombas.

A de retorno é de alto débito e a de lubrificação é de baixo débito. Num sistema perfeito todo o óleo estará no reservatório quando o motor está em funcionamento à excepção do estritamente necessário para lubrificação dos componentes, pressurizado pela bomba de lubrificação.

Enquanto existir óleo no reservatório existirá sempre lubrificação, independentemente de ir em subidas inclinadas ou de roda no ar

30 set 2013 17:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Hoje fui buscar umas "pecinhas"...

Acho que estão a ficar com bom aspeto !

todos os componentes a preto brilhante...
Imagem

...exceto o braço oscilante que ficou preto fosco
Imagem

a XR tem uma fechadura para trancar a direção de um dos lados da caixa...mas como já não havia chave resolvi furar a fechadura, retirar o canhão, serrar o mais junto possível e preencher o buraco com massa de alumínio para não entrarem impurezas para os rolamentos da direção...
Imagem

03 out 2013 15:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Eu só questiono uma ou outra coisa, não obstante de gostar muito de ver estes projectos.
A mota custou "x" e provavelmente não foi comprada ao desbarato, no final do projecto a mota vai ter um valor superior ao de mercado em muitooooos mais €€. Qual o objectivo? Fazer Amitiés, bajas e afins? Se for esse o caso até entendo, mas se for para umas voltinhas...já não entendo!
Um dia que queiras vender essa mota pouco mais do que o valor real de mercado de qq outra XR irá valer. Basta ver um tópico que por aqui anda em que a mota mesmo com os extras que tem e com acessórios de valor, ainda não apareceu comprador, pelo valor justo. E não acho que esteja exagerado.
Ou seja, imaginando que a mota custou 2000€ e se gastares mais outro tanto, ou mais... um dia que a venderes (caso seja o objectivo, ou a necessidade) dificilmente te darão o valor que consideras justo. Porque não deixa de ser uma XR...
E podia dar outros exemplos, mas...é só a minha opinião. De qualquer das formas vai colocando fotos, pois o resultado final deve ficar muito porreiro e de deixar agua na boca.

03 out 2013 15:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Entendo o que dizes e já tinha falado com o Diogo Soares acerca disso... Por exemplo, já fiz o mesmo a Africa Twin, e não tenciono vende-la pois embora a mota esteja impecável, tendo em conta que levou praticamente tudo novo, não há quem de o dinheiro que ela vale... ou melhor, haver ate há, mas prefer comprar uma crf novinha, uma BMW toda xpto, não que não concorde, mas... não estou a equacionar vende-las...
E depois de 15 ou 20 anos de abusos e uma serie de proprietários, estas motas precisam de uma nova vida, assim tenho a certeza de que toda a manutenção é feita atempadamente...
Orgulho-me de andar num veiculo "feito" por mim !

Mas a parte disso, depois de ver que a XR tinha uma biela prox, que até é boa, estava a começar a gripar, corria o risco de ir dar uma volta e partir os carters e ai sim, ficava um "arranjo" muito mais caro...

03 out 2013 16:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Galvão Escreveu:
Entendo o que dizes e já tinha falado com o Diogo Soares acerca disso... Por exemplo, já fiz o mesmo a Africa Twin, e não tenciono vende-la pois embora a mota esteja impecável, tendo em conta que levou praticamente tudo novo, não há quem de o dinheiro que ela vale... ou melhor, haver ate há, mas prefer comprar uma crf novinha, uma BMW toda xpto, não que não concorde, mas... não estou a equacionar vende-las...
E depois de 15 ou 20 anos de abusos e uma serie de proprietários, estas motas precisam de uma nova vida, assim tenho a certeza de que toda a manutenção é feita atempadamente...
Orgulho-me de andar num veiculo "feito" por mim !

Mas a parte disso, depois de ver que a XR tinha uma biela prox, que até é boa, estava a começar a gripar, corria o risco de ir dar uma volta e partir os carters e ai sim, ficava um "arranjo" muito mais caro...

:okkk:

03 out 2013 16:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Para quem não percebe o valor de recuperar um veiculo que foi "rainha" no seu tempo... Tal como vou mostrar nestes vídeos, vou poder ter a experiencia de conduzir uma mota feita por mim de raiz, uma mota que no seu tempo, venceu uma das mais difíceis provas de rally. No entanto vai estar melhor equipada que a de origem, tendo como alguns componentes: uma biela falicon, pistão wossner, etc... estar "a trabalhar numa caixa de ferramentas, com um cao a dormir aos meus pes, olhar e dizer: ali está o meu Z..."

Porque é que este carro vale tanto dinheiro ?? Uma xr nova também custava cerca de 6000€ ?? as que andam por ai já tem alguns 13 anos, muitos km em cima, pouca manutenção... agora imaginando que uma xr nova, saída da Honda mas com alguns componentes que a valorizam, porque não dar mais dinheiro por ela ??

isto é um canal do youtube, Petrolicious, vejam que vale a pena !

12 out 2013 22:38 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Ric Pastrana

Registado: 15 abr 2009 21:49
Esse 240Z.... my god..... :humm: :humm: :humm:

Já conhecia esse canal

12 out 2013 23:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Também já conhecia o vídeo da BMW, acho que este canal está espetacular... Pessoas com uma paixao verdadeira pelos veículos que têm... e podem estar artilhados até ao nariz, mas não é preciso andar sempre a rasgar com aquilo só porque temos uma boa maquina...

13 out 2013 08:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Depois das rodas foi tempo de começar a tratar do quadro.

As suspensões já estão apontadas, o braço oscilante já tem todos os componentes montados, começa a ganhar forma...
Imagem

Para apoiar o motor, há um veio que assenta numa porca castelar, e é travada por outra castelar... infelizmente não há muitos sítios que venda ferramentas para estas porcas... uma solução é comprar na Honda, mas 40€ cada uma é caro.... outra solução poderá ser a utilização de chaves de caixa, e depois cortadas à medida...... fui a umas quantas casas de motas e nenhuma me fazia isto, ate que fui a um que já conhecia chamado fabrizio (tem oficina em tires) e ele fez-me aquilo...
Imagem

09 nov 2013 20:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 mar 2011 15:21
Galvão Escreveu:
Depois das rodas foi tempo de começar a tratar do quadro.

As suspensões já estão apontadas, o braço oscilante já tem todos os componentes montados, começa a ganhar forma...
Imagem

Para apoiar o motor, há um veio que assenta numa porca castelar, e é travada por outra castelar... infelizmente não há muitos sítios que venda ferramentas para estas porcas... uma solução é comprar na Honda, mas 40€ cada uma é caro.... outra solução poderá ser a utilização de chaves de caixa, e depois cortadas à medida...... fui a umas quantas casas de motas e nenhuma me fazia isto, ate que fui a um que já conhecia chamado fabrizio (tem oficina em tires) e ele fez-me aquilo...
Imagem

Está a ficar nice :okkk:

11 nov 2013 09:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 28 ago 2011 23:07
:pop)

11 nov 2013 09:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: