Data/Hora: 28 abr 2024 10:42




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ] 
 Carburador DRZ 400 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mar 2014 10:21
Mensagens: 7
Mensagem Carburador DRZ 400
Boa tarde,

Necessitava da vossa ajuda/opinião para o seguinte:

Tenho uma Drz 400 de 2004, que comprei em segunda mão em 11/2013. A moto quando veio para mim parecia que estava em boas condições, depois de alguma voltas a moto não aguentava o ralenti e ia abaixo, pensei que era o carburador sujo e enviei a moto para a oficina para ver o que se passava e limpar o carburador. O carburador da moto é um Keihin FCR 39 mm. Segundo me disse o mecânico o carburador estava muito sujo e que o limpou, agora aguenta o ralenti, mas ao acelarar a moto tenho um buraco e muita das vezes a moto vai abaixo. Parece me que a gasolina não chega e faz com que a mota não responda. Também me disse que falta ligar um cabo de acelerador... A oficina onde coloquei a moto é oficial Suzuki, mas acho que foi um grande erro, pois não percebem muito do assunto. Nem conheciam o carburador em questão, só conhecem o que vem de origem, Mikuni 36mm. Agora não sei que fazer à mota, eu não tenho conhecimentos para mexer no carburador e tenho receio de inventar e piorar a situação. Adoro a moto e os meus passeio no campo, mas neste momento estou a ficar um pouco desmotivado com esta situação. Alguma sugestão para resolver o problema? Ou sabem de alguma oficina de confiança que saiba do assunto?
Cumprimentos


31 mar 2014 16:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 12 ago 2013 10:42
Mensagens: 62
Localização: Trancoso - Guarda
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
De onde és?

Escuta! Limparam o depósito também? A Mota tem Pré Filtro de gasolina?
Viram a Vela? A Vela é a indicada para ela? Filtro de Ar, foi visto?

Estes detalhes são muito importantes quando se limpa um Carburador.

Tens que pedir ajuda a um amigo que te ajude e aproveita e aprende algo, porque estes detalhes por vezes fazem jeito para uma intervenção rápida na véspera de um passeio, é como mudar uma roda.

_________________
Kawasaki KLX 650R de 1994


31 mar 2014 18:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
NMFR Escreveu:
Boa tarde,

Necessitava da vossa ajuda/opinião para o seguinte:

Tenho uma Drz 400 de 2004, que comprei em segunda mão em 11/2013. A moto quando veio para mim parecia que estava em boas condições, depois de alguma voltas a moto não aguentava o ralenti e ia abaixo, pensei que era o carburador sujo e enviei a moto para a oficina para ver o que se passava e limpar o carburador. O carburador da moto é um Keihin FCR 39 mm. Segundo me disse o mecânico o carburador estava muito sujo e que o limpou, agora aguenta o ralenti, mas ao acelarar a moto tenho um buraco e muita das vezes a moto vai abaixo. Parece me que a gasolina não chega e faz com que a mota não responda. Também me disse que falta ligar um cabo de acelerador... A oficina onde coloquei a moto é oficial Suzuki, mas acho que foi um grande erro, pois não percebem muito do assunto. Nem conheciam o carburador em questão, só conhecem o que vem de origem, Mikuni 36mm. Agora não sei que fazer à mota, eu não tenho conhecimentos para mexer no carburador e tenho receio de inventar e piorar a situação. Adoro a moto e os meus passeio no campo, mas neste momento estou a ficar um pouco desmotivado com esta situação. Alguma sugestão para resolver o problema? Ou sabem de alguma oficina de confiança que saiba do assunto?
Cumprimentos


Em que zona estás ?

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


31 mar 2014 18:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Fiz uma pequena busca e o que acontece é que à malta mete o FCR 39mm da YZF 450, que se encontra a bom preço no Ebay enquanto o especifico da DRZ400 custa uma fortuna.

Basta que tenham mexido no sensor do TPS e isso vai ser o cabo dos trabalhos para meter em condições.

Esse buraco que dizes pode ser excesso de ar que provoca um poço, a moto não responde, parece que bloqueia.

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


31 mar 2014 18:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 22 jul 2009 20:56
Mensagens: 707
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Resumidamente
Tás fod###do :cachaço:


31 mar 2014 19:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
que confusão do crg
1º que mota é:
Uma drz 400 sem pedal?
Ou uma drz 400 E de motor de arranque? se é esta, o carburador é um fcr de 39mm.

Sem ver e ouvir não dá para fazer diagnostico nenhum, mas não te preocupes que isso não é nada de especial, quase de certeza. Uma coisa é certa não voltes mais onde foste com a mota. Procura alguém de confiança. Diz de onde és que alguém te encaminhará.

Isso do poço por exemplo pode também ser a falanje de borracha do carburador mal apertada, mas lá está, são tudo conjeturas.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


31 mar 2014 21:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mar 2014 10:21
Mensagens: 7
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Boa tarde,

mike - Eu acho que eles viram todos esses aspectos. Mas como disse não gostei do serviço da oficina onde a mota foi, por isso já coloco tudo em duvida.

nuno_cesar - A moto está em Vila Viçosa, Évora. Alentejo.

Jaimex - Eu acho que o carburador é mesmo para a Drz400, pelo que perquisei.

http://www.frankmxparts.com/epages/6291 ... iewProduct

Neste momento não tenho aqui fotos do carburador da minha moto, mas no link acima está um precisamente igual ao que está montado na minha mota.

snake - espero bem que não. Gosto muito das voltinhas na amarelinha.

Gamito - é uma Drz400 de 2004 de arranque electrico. Sim é um fcr de 39mm, como o que está no link acima. Nunca mais levo a mota para essa oficina. O problema é levar a um sitio de confiança. Como é a minha primeira mota de enduro não sei onde estão os mecânicos de confiança.

Cumprimentos


01 abr 2014 16:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 nov 2009 15:42
Mensagens: 1221
Localização: Montijo / Odivelas
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
NMFR Escreveu:
Boa tarde,

mike - Eu acho que eles viram todos esses aspectos. Mas como disse não gostei do serviço da oficina onde a mota foi, por isso já coloco tudo em duvida.

nuno_cesar - A moto está em Vila Viçosa, Évora. Alentejo.

Jaimex - Eu acho que o carburador é mesmo para a Drz400, pelo que perquisei.

http://www.frankmxparts.com/epages/6291 ... iewProduct" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Neste momento não tenho aqui fotos do carburador da minha moto, mas no link acima está um precisamente igual ao que está montado na minha mota.

snake - espero bem que não. Gosto muito das voltinhas na amarelinha.

Gamito - é uma Drz400 de 2004 de arranque electrico. Sim é um fcr de 39mm, como o que está no link acima. Nunca mais levo a mota para essa oficina. O problema é levar a um sitio de confiança. Como é a minha primeira mota de enduro não sei onde estão os mecânicos de confiança.

Cumprimentos


Olá,

Se poderes trazer a moto para Lisboa recomendo-te o Rui Fernandes da DRMOTOS.
O Rui é piloto de enduro veterano e mecânico de motos de enduro há várias décadas.
Fechou a loja e oficina e actualmente trabalha por conta própria perto de Queluz.
Tenho confiança total no trabalho dele, de certeza que te diz o que está errado e apresenta a solução.
Para além disso costuma trabalhar em conta :okkk:
Se quiseres mando-te o contacto por MP

A minha DR para além da manutenção básica que eu lhe faço mais ninguém lhe mexe, só o Rui :cool:

_________________
Bom TT,
Nuno César
Super Ténéré
Suzuki DR-Z400 E


01 abr 2014 18:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
A malta ai do Alentejo diz-te concerteza um magano de confiança para mexer nisso.

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


01 abr 2014 18:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mar 2014 10:21
Mensagens: 7
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Boa noite,

nuno_cesar - muito obrigado pela dica, agradecia te imenso que me enviasses o contacto. Tenho possibilidades de a trazer. Embora a mota esteja no Alentejo eu trabalho em Lisboa.


Cumprimentos


01 abr 2014 21:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mar 2014 10:21
Mensagens: 7
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
nuno_cesar - nelson_m_ramalho@hotmail.com


01 abr 2014 21:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Boas,

Onde levas-te a mota?

Em reguengos de Monsaraz tens concessionário suzuki, acho até que têm loja física em Évora.

Tens aí outras oficinas, motodiana em Évora, por exemplo, é oficina Honda mas mexem em todo o tipo de motos, Monformotos em Elvas, etc...

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


04 abr 2014 07:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 29 mar 2014 10:53
Mensagens: 23
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
NMFR
Se tens vontade de aprender alguma coisa no que respeita às manutenções da tua própria moto, não tens outra alternativa senão meteres a mão na "massa", e neste caso, podes muito bem ir começando a pensar nisso pois, a dificuldade é mínima.
Como já disse alguém, o "poço" que neste momento tens quando aceleras, deve-se à falta de combustível na fase inicial da aceleração, se o carburador não tem um injector, verifica se na dita limpeza já efectuada não terá ficado algo a obstruir o gigleur principal, pode ainda dar-se o caso da agulha estar mal afinada.
Tens imensa informação na net acerca, pesquisa, mexe, testa e vais ver que no fim, terás a recompensa, mãos à obra!! :)


04 abr 2014 18:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 12 ago 2013 10:42
Mensagens: 62
Localização: Trancoso - Guarda
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Rui Resende Escreveu:
NMFR
Se tens vontade de aprender alguma coisa no que respeita às manutenções da tua própria moto, não tens outra alternativa senão meteres a mão na "massa", e neste caso, podes muito bem ir começando a pensar nisso pois, a dificuldade é mínima.
Como já disse alguém, o "poço" que neste momento tens quando aceleras, deve-se à falta de combustível na fase inicial da aceleração, se o carburador não tem um injector, verifica se na dita limpeza já efectuada não terá ficado algo a obstruir o gigleur principal, pode ainda dar-se o caso da agulha estar mal afinada.
Tens imensa informação na net acerca, pesquisa, mexe, testa e vais ver que no fim, terás a recompensa, mãos à obra!! :)


Tenho a mesma opinião e como disse à dias atrás, deves começar de novo com as limpezas do carburador. Retira o gigleur e limpa bem volta a motar e coloca um pré filtro de gasolina, a minha à uns tempos também tive que fazer o mesmo.

Amigo, lá tens que sujar as unhas...!!!

_________________
Kawasaki KLX 650R de 1994


04 abr 2014 19:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 31 mar 2014 10:21
Mensagens: 7
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Bom dia,

Obrigado a todos pelas dicas. Tenho andado a pesquisar bastante e acho que vou conseguir fazer qualquer coisa, pelo menos vou tentar. Este fds em principio vou desmontar o carburador para tentar perceber o funcionamento. Em ultimo caso se não conseguir vou pedir ajuda a profissionais.
Acho que é importante pelo menos tentar, assim começo a conhecer a mecânica da mota.

Cumprimentos
Nelson Ramalho


07 abr 2014 09:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2010 19:50
Mensagens: 1031
Localização: Povoa de Varzim
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
Vai com calma

lê uns posts no advrider, arranja um manual e tira fotos de tudo para remontar

_________________
DRZ 400E
Transalp 600 ex
RMZ 250 ex
Husaberg 400 ex
Honda xr ex


07 abr 2014 21:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 23 jun 2011 18:25
Mensagens: 52
Localização: Carnaxide
Mensagem Re: Carburador DRZ 400
O FCR39mx da DRZ 400 tem um injetor.

Tens de saber se está a atuar ou não.... A pressurização do injetor é feita por um diafragma de borracha... se este tiver sido danificado na montagem apos a "revisão ao carburador" poderá originar os sintomas que referes.

No entanto pode estar tudo ok e ser apenas o timing da injeção mal afinado....


15 abr 2014 23:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.