Data/Hora: 04 mai 2024 20:24




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
 XTZ 660 TENERE VS DOMINATR 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 ago 2009 14:01
Mensagens: 9
Localização: Elvas - Alentejo
Mensagem XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Caros companheiros,

Tenho a aquisição da nova menina mais ou menos encaminhada, mas ainda assim estou indeciso entre estas 2 maquinas:
- Yamaha XTZ 660 Tenere
- Honda Dominator 650

As motos que tenho debaixo de olho são sensivelmente do mesmo ano (com 10 ou mais anos) e com Km semelhantes (rondam os 48.000/50.000), e, aparentemente ambas estão em bom estado, com preços muito próximos.

A duvida prende-se com 3 aspectos:
- Ao nível da fiabilidade, qual é a melhor?
- Ao nível do conforto, qual a melhor para um ou outro eventual passeio a 2 ?
- Subjectivamente e dada a experiência ou conhecimentos (daquilo que também tenham ouvido falar) qual a melhor?

Desde já o meu obrigado

_________________
Um abraço

Paulo Casacão
Um dia é preciso parar de sonhar e ..., de algum modo partir...


24 ago 2009 17:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Em caso de dúvida, eu escolhia a Honda.
Pura e simplesmente por ser Honda.

Mas espera pela opinião de alguém que saiba mesmo o que está a dizer :rolleyes: :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


24 ago 2009 18:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Ajudava-te se pudesse, mas não tenho experiencia pessoal com nenhuma das duas, embora seja ambas grandes icones, parece-me talvez mais robusta a Te.

Só para ajudar à confusão:
Já consideraste a hipotese de uma LC4 Adv? :D :D


24 ago 2009 21:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 ago 2009 14:01
Mensagens: 9
Localização: Elvas - Alentejo
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Pedro Cabral Correia Escreveu:
...
Só para ajudar à confusão:
Já consideraste a hipotese de uma LC4 Adv? :D :D



Não à tempo €€€ para isso :crybaby: , quero uma coisa que não de chatices (por isso referi como ponto importante a fiabilidade) e que dê para me iniciar, depois logo se vê a evolução, acima de tudo neste momento também não quero investir muito, pois quando se está a aprender é quando se estraga mais... por isso é que por enquanto prefiro estes dois modelos.

De qualquer das formas obrigado pela confusão [:p] , se quiseres podes colocar também uma GSA no roll :lotlol: (essa sim que um dia pde vir a gerar confusão [bigsmile] ) :okkk:

_________________
Um abraço

Paulo Casacão
Um dia é preciso parar de sonhar e ..., de algum modo partir...


24 ago 2009 21:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 02 ago 2009 22:36
Mensagens: 329
Localização: lyon, france
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
nao é por ter uma :D :D mas para mim a escolha vai para:DOMINATOR :okkk:
moto robusta, fiável, de baixo custo de manutenção pois podes fazer muita coisa tu próprio e economica :lotlol: nao tou a brincar por acaso ate gasta um bocadinho.
tens de ter só cuidado com o nível do óleo.
se beber um bocadinho é normal
se beber muito aie,aie aie.
tambem sou como tu agora tenho a japonesa depois pro ano vem a austríaca :dance: :clapp: :D
voila, espero ter ajudado!!

_________________
Honda dominator
ktm lc8 adventure


24 ago 2009 23:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 ago 2009 14:01
Mensagens: 9
Localização: Elvas - Alentejo
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
O único inconveniente que vejo na Dominator é a questão da falta de ecrã frontal, alguém conhece algum que dê para adaptar e mais ou menos que preço poderá ter?

_________________
Um abraço

Paulo Casacão
Um dia é preciso parar de sonhar e ..., de algum modo partir...


25 ago 2009 09:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 02 ago 2009 22:36
Mensagens: 329
Localização: lyon, france
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
claro que existe!
agora não me lembro da marca, muito menos do preço mas sei que existe.
vou ver isso e logo já te digo alguma coisa :dance:

_________________
Honda dominator
ktm lc8 adventure


25 ago 2009 09:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 10:26
Mensagens: 658
Localização: Viseu
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Onde é que anda o Vítor Costa? :) :D

Paulo: andei de olho nessas quando procurava uma trail para a terra, entretanto decidi-me pela Tê. Da experiência ficaram estas impressões:

- Ambas têm motor robusto, simples e fiável, embora, apesar de possuir uma tê, parece-me que o modelo da Honda nesse aspecto suplanta o da Yamaha. O calcanhar de aquiles da tê é a biela e o consumo de óleo (embora discutível pois há quem não controle bem o nível...). No meu caso não noto consumo anormal. Na dommie são os segmentos.

- A tê tem 48cv às 6250 RPM e 171Kg; a dommie 43,5 cv às 6000 RPM e 164Kg. Isto é significativo no desgaste dos orgãos, + desfavorável na tê. Em baixas, as performances são semelhantes e em altas (3500/4000 RPM para cima) as 5 válvulas da tê podem fazer a diferença.

- Ambas vibram bem, devido ao único balde cilindrico! [bigsmile] [bigsmile]

- Sempre ouvi dizer que a dommie consome +. Porquê? Não sei. Já estou habituado à Varadero… :eek:

- São ambas altas, com a mesma altura de assento e divertidas de conduzir;

- Na aerodinâmica a tê tem melhor protecção devido ao encaixe das pernas no depósito, podendo ainda ser melhorado com ecrã alto da MRA; na dommie podes tb comprar um vidro alto, mas esteticamente ficas menos aceitável por ser muito estreito; http://www.bikepics.com/pictures/1533278/

- A capacidade de travagem é proporcional ao diâmetro do disco frontal, o que na tê é um pouco superior (282mm na tê contra 256mm);

- As suspensões de origem na tê (1989-1998) são algo limitadas, o que podes fazer é substituir o óleo por outro + denso, ou até as próprias molas; Na dommie não sei :ups: ;

- O painel de instrumentos é + completo na tê, possuindo à volta uma consola com espaço para instalar uma tomada de isqueiro ou de usb, etc, etc… Na dommie há pouco espaço para acessórios;

- A iluminação com os 2 faróis é razoável. Haverá grande diferença para o único da dommie?

- O depósito da tê tem 20L contra 16L na dommie, o que lhe dá + autonomia pelo menos para + 70km. Por isso é que muita gente substitui o depósito de origem da honda por outros maiores da Acerbis, etc…



Conclusão: :clapp:
A protecção aerodinâmica é indispensável para nos fazer transportar com conforto até às pistas. Caso exista um atrelado a história é outra... E o gozo também!
Salvo melhor opinião, devido a essa mais valia e à autonomia, é que eu penso que a Ténéré é a melhor opção dentro destes 2 modelos. :thumbsup: :thumbsup:
http://www.bikepics.com/pictures/1504014/


Há ainda a DR 650 RSE, com carenagens semelhantes à tê. Mas dessas já há poucas. Vê aqui: http://www.bikez.com/motorcycles/suzuki ... e_1991.php


ps-O Vítor Costa (http://www.makephpbb.com/toncpt/index.php) tem uma Tê de 89 com 600cm3, e tem + de 90 000km, o que é um excelente registo de longevidade e kilometragem.
Aí teu vizinho, o Espenica (Évora), o homem do Alentejo Florido, tb te pode dar umas dicas sobre a dommie.

_________________
Suzuki DRZ E 400 + ?
http://picasaweb.google.pt/victorfig


25 ago 2009 11:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 27 abr 2009 18:45
Mensagens: 262
Localização: Faro
Mensagem Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Para começar tenho uma dominator, como tal sou suspeito. Consumo 3.8l/100km, 4 e tal em cidade. É alta sim, que eu não chego ao chão. É a minha primeira mota como tal não me aventuro muito com ela, por enquanto. Já fiz uma tirada de 300km com ela e não fiquei cansado. A luz não vale a ponta, mas já lhe acrescentei uns farois de longo alcance. Consumo de óleo nem ver, e a minha tem 20 anos. Tenho uns problemas com o motor de arranque, mas nada de mais ( tenho que buzinar para ela pegar??? ainda não entendi). Estou a curtir muito com ela e ando todos os dias tanto que só tenho carta desde 8 de Maio e já tenho mais de 4000km feitos. Com isto o que quero dizer é que a considero uma mota muito fiavel, com uma condução agradável e bastante divertida. Mais não posso dizer pois nunca tive experiência com outras.


27 ago 2009 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.