Re: XTZ 660 TENERE VS DOMINATR
Onde é que anda o Vítor Costa?
Paulo: andei de olho nessas quando procurava uma trail para a terra, entretanto decidi-me pela Tê. Da experiência ficaram estas impressões:
- Ambas têm motor robusto, simples e fiável, embora, apesar de possuir uma tê, parece-me que o modelo da Honda nesse aspecto suplanta o da Yamaha. O calcanhar de aquiles da tê é a biela e o consumo de óleo (embora discutível pois há quem não controle bem o nível...). No meu caso não noto consumo anormal. Na dommie são os segmentos.
- A tê tem 48cv às 6250 RPM e 171Kg; a dommie 43,5 cv às 6000 RPM e 164Kg. Isto é significativo no desgaste dos orgãos, + desfavorável na tê. Em baixas, as performances são semelhantes e em altas (3500/4000 RPM para cima) as 5 válvulas da tê podem fazer a diferença.
- Ambas vibram bem, devido ao único balde cilindrico!
- Sempre ouvi dizer que a dommie consome +. Porquê? Não sei. Já estou habituado à Varadero…
- São ambas altas, com a mesma altura de assento e divertidas de conduzir;
- Na aerodinâmica a tê tem melhor protecção devido ao encaixe das pernas no depósito, podendo ainda ser melhorado com ecrã alto da MRA; na dommie podes tb comprar um vidro alto, mas esteticamente ficas menos aceitável por ser muito estreito;
http://www.bikepics.com/pictures/1533278/- A capacidade de travagem é proporcional ao diâmetro do disco frontal, o que na tê é um pouco superior (282mm na tê contra 256mm);
- As suspensões de origem na tê (1989-1998) são algo limitadas, o que podes fazer é substituir o óleo por outro + denso, ou até as próprias molas; Na dommie não sei
;
- O painel de instrumentos é + completo na tê, possuindo à volta uma consola com espaço para instalar uma tomada de isqueiro ou de usb, etc, etc… Na dommie há pouco espaço para acessórios;
- A iluminação com os 2 faróis é razoável. Haverá grande diferença para o único da dommie?
- O depósito da tê tem 20L contra 16L na dommie, o que lhe dá + autonomia pelo menos para + 70km. Por isso é que muita gente substitui o depósito de origem da honda por outros maiores da Acerbis, etc…
Conclusão: A protecção aerodinâmica é indispensável para nos fazer transportar com conforto até às pistas. Caso exista um atrelado a história é outra... E o gozo também!
Salvo melhor opinião, devido a essa mais valia e à autonomia, é que eu penso que a Ténéré é a melhor opção dentro destes 2 modelos.
http://www.bikepics.com/pictures/1504014/Há ainda a DR 650 RSE, com carenagens semelhantes à tê. Mas dessas já há poucas. Vê aqui:
http://www.bikez.com/motorcycles/suzuki ... e_1991.phpps-O Vítor Costa (
http://www.makephpbb.com/toncpt/index.php) tem uma Tê de 89 com 600cm3, e tem + de 90 000km, o que é um excelente registo de longevidade e kilometragem.
Aí teu vizinho, o Espenica (Évora), o homem do Alentejo Florido, tb te pode dar umas dicas sobre a dommie.