Data/Hora: 30 abr 2026 03:43

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 150 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Ktm Lc8 950 com 45mKm motor morreu!!! 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 30 jun 2010 17:25
Mensagem Ktm Lc8 950 com 45mKm motor morreu!!!
Pois é...no fsm passado depois de muita animação no monte a lc8 deixou-me ficar mal, morreu na auto-estrada junto à saída de Tavira.

A mota simplesmente parou depois enquanto circulava depois dum som parecido com o soltar da corrente.

Na oficina em Loulé dizem que o motor não parece estar agarrado mas que há qualquer coisa a bater e teriam que abrir para descobrir o que se passa.

A Ktm 950 tem cerca de 45mkm.

Os problemas de fiabilidade desta mota são mais que conhecidos e sempre justificados pelas elevadas performances desta, o que não justifica coisa nenhuma, muito menos a incompetência da marca, dos concessionários e dos mecânicos.

A minha mota sempre fez revisões a tempo e horas...pior, sempre fez muito mais revisões que o indicado como revisões periódicas.

Tem certamente mais de 3.500€ de revisões em cima a última delas de mais de 1.000€ na Caismotor.

A verdade é que chegou à conclusão que não vale a pena...é mota que mais gozo me deu conduzir, mas com todos este problemas e despesas de manutenção...

Esta vai levar um motor semi-novo que espero dure mais que o de origem...mas 45mkm é uma miséria!!

É verdade que a mota é fabulosa, mas mais um pouco é fabulosa mas...só durante 365 dias!!

Babuja

01 jul 2010 00:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Mensagem Re: Ktm Lc8 950 com 45mKm motor morreu!!!
O processo está praticamente concluido e o resultado é o seguinte, no que diz respeito ao problema mecânico do motor com 45.000km:

Após falar quer com o Canu quer com o Vasco as suas indicações são as seguintes:

1- A falha do motor nada teve que ver com erro de diagnóstico ou de manutenção incorrecta por parte da Caismotor.
2- A falha do motor é normal e deve-se principalmente à utilização dada à mota;
3- É normal um motor Lc8 utilizado em fora de estrada ter um desgaste prematuro e resultar na falha agora observada;
4- O facto do motor ter tido falha com 45.000km é normal tendo em conta que a utilização da mota é fora de estrada;
5- As válvulas a quando da última afinação estavam “encostadas”, pelo que na próxima intervenção teria que levar válvulas novas, o que também é normal numa lc8 com 45.000km e uma utilização fora de estrada;
6- Pelo menos uma das válvulas partiu no clindro posterior, o que é normal numa mota com 45.000km e com uma utilização fora de estrada;
7- O facto de ter gasto cerca de 4000€ em manutenção (não estou a falar de consumíveis tipo pneus, transmissões, etc) ao longo de aprox. 4 anos permitiu que o motor tivesse uma longevidade superior, de forma que se não tivesse investido nessa manutenção tão cuidada, provavelmente nem teria chegado as 20.00km;

A mota teve sempre uma utilização exclusivamente ao fim-de-semana e num fez nenhuma expedição ou viagem com mais de 5.000km.

A resposta da Vouga é a seguinte:

Estive a analisar o problema, e de facto a explicação dada pela Caismotor está dentro do correcto, independentemente das questões anteriores, este tipo de avaria é normal que surja de uma utilização dura fora de estrada, é uma avaria que provém única e exclusivamente da falência da válvula.
Quando referencia, que numa revisão Levou oleo susp.,velas, oleo, filtros, afinação de válvulas (que segundo o vasco da caismotor estão no limite e teriam que da proxima vez levar valvulas novas), esta situação deveria ter sido bastante acautelada pois, é claro que em 5000 Km com terra, asfalto, areia, deserto, se pode infligir um esforço severo ao motor, todos os componentes sofrerão em conformidade, caso existam elementos com baixa tolerância de utilização em termos de tempo de vida, estes devem ser bastante acautelados, devendo evitar-se uma utilização dita normal e exigente, pois não existe margem de manobra nessa altura. A participação em Raids e provas duras de deserto, que ambos sabemos que o César faz, provoca um desgaste prematuro dos componentes e isso tem de se ter sempre em consideração, 45000 Km debaixo de condições severas de utilização acaba por não ser um mau comportamento.

Quando analisei as imagens todas e o historial concluo que não existe uma relação entre problemas, apenas entre desgaste de utilização e o facto de ter havido componentes que chegaram ao limite de segurança de utilização e fracturaram por fadiga, a fractura por fadiga pode acontecer nas válvulas quando o limite de vida desta está perto do fim, pois a frequência de funcionamento destas é na casa dos milhões de movimentos de abertura e fecho, a utilização fora de estrada inflige um esforço bastante severo dependendo do condutor, se rolar suave com a moto é uma situação, se circular e puxar pelo motor como normalmente faz quem o sabe fazer, tem de se ter debaixo de extremo controle todos os elementos em esforço, se um destes elementos estiver no limite será extremamente grave a sua falha, como neste caso foi.

Lamento César, mas esta moto iniciou a garantia a 06-01-2005 e neste momento temos mais de 5 anos volvidos com utilização dura, o que inviabiliza uma proposta de garantia.

Daqui só posso concluir que:

- É normal uma LC8 MORRER passados 45mkm ou até menos tendo em conta que a utilização da mota é fora de estrada (isto com cerca de 4000€ de manutenção em cima);

- 7- O facto de ter gasto cerca de 4000€ em manutenção (não estou a falar de consumíveis tipo pneus, transmissões, etc) ao longo de aprox. 4 anos permitiu que o motor tivesse uma longevidade superior, de forma que se não tivesse investido nessa manutenção tão cuidada, provavelmente nem teria chegado as 20.00km;

Acrescento apenas que coloquei a seguinte questão quer à Vouga quer à Caismotor e estou a aguardar esclarecimentos:

Neste momento em que a mota deu problemas graves exigindo uma reparação de avultado valor, fico um pouco sem perceber qual a mais valia que o proprietário obtêm de ter efectuado de forma sistemática e rigorosa a assistência/manutenção da mota num agente oficial, mesmo após o final da garantia…para mim é ainda mais importante esta questão porque desloquei sempre a mota do Algarve para Alcabideche propositadamente para efectuar as ditas operações na Caismotor, com todos os encargos que isso acarreta, pelo que gostaria de introduzir o peso desta variável na minha decisão a quando da aquisição de uma outra mota.

Não vou fazer nesta fase mais comentário já que considero que o exposto fala por si só!

Babuja

01 jul 2010 00:40 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Ja tinha dado um olhinho a este teu problema num outro fórum, mas ainda não tinhas resposta.

Realmente é de ficar bem fod***.....Não se percebe!!!

Dá que pensar...

01 jul 2010 07:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
IrOn bUTT

Registado: 09 mai 2009 23:21
Que chatisse, 45K km é de facto muito pouco César.

Também compreendo que o uso quase exclusivo off-road provoca um desgaste muito prematuro nas nossas motas, não é à toa que no circuito de Rallys FIM muitas são abertas diariamente, mas isso só vem acentuar a necessidade de um cuidado extremo nas revisões e manutenções.

A meu ver quando foi detectado que as valvulas estavam "coladas" ou de alguma forma comprometidas devia ter sido feita imediatamente a substituição em vez de deixar o problema agravar... não sei se te foi dado a conhecer ou se te foi dada essa hipótese :confused:

De resto continuo a achar que com manutenção primorosa por parte dos concessionários o motor LC8 é fabuloso.

Boa sorte com o novo motor, e não permitas desleixos, nas minhas daqui para a frente faço questão de assistir a todo o processo.

01 jul 2010 07:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Nem queria fazer comentarios sobre isto.

Continuo a dizer que as nossas motas a fazer todo-terreno NÃO DESGASTAM O MOTOR PREMATURAMENTE, com a devida ressalva para a areia, mas mesmo assim com a devida manutenção periodica não devia dar problemas, afinal a mota foi desenvolvida mesmo para isso. Podem desgastar as suspensões, a caixa, as carenagens, até pode empenar um quadro, mas o motor até anda a regimes baixos.

Só um aparte, a Super Enduro é igual a uma Adventure, não é? Só muda as carenagens, e o deposito de óleo e bateria são em lugares diferentes. Porque raio é que uma é feita para enduro e outra para estrada? Aliás uma S até tem mais suspensões que a SE.

01 jul 2010 09:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Serus Spielberg

Registado: 16 abr 2009 22:31
Citar:
5- As válvulas a quando da última afinação estavam “encostadas”, pelo que na próxima intervenção teria que levar válvulas novas, o que também é normal numa lc8 com 45.000km e uma utilização fora de estrada;
6- Pelo menos uma das válvulas partiu no clindro posterior, o que é normal numa mota com 45.000km e com uma utilização fora de estrada;

Aqui é que está o busilis da questão.

Não é falta de fiabilidade, não é utilização fora de estrada, não é ter 45000km, é quem tem a responsabilidade sobre uma coisa que foi observada antes de haver a falha. Se calhar não tinham peças (aquilo está a mudar tudo e parece que estão a derreter os stocks todos) e deixaram para a proxima intervenção.

01 jul 2010 09:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
Serôdio Escreveu:
as nossas motas a fazer todo-terreno NÃO DESGASTAM O MOTOR PREMATURAMENTE, com a devida ressalva para a areia. Podem desgastar as suspensões, a caixa, as carenagens, até pode empenar um quadro, mas o motor até anda a regimes baixos.

Com a ressalva adicional para quem anda na competição (se é que alguem anda na competição de LC8), NÃO POSSO ESTAR MAIS DE ACORDO.

01 jul 2010 09:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 06 ago 2009 10:26
.

Vamos analisar a questão com objectividade colocando as seguintes questões:

1 – Em que critérios se fundamentam os srs. que elaboraram o relatório, para considerarem normal a falha do motor em análise? Há estatísticas? Está escrito no manual?
2 – Como é que os mesmos autores do relatório conseguem afirmar que, se a moto em causa não tivesse realizado aquela manutenção tão cuidada, a longevidade do motor não teria chegado aos 20000km?

(Isto para não falar da irresponsabilidade de não substituírem material que atingiu o limite de segurança, sujeito a partir daí, à rotura por fadiga.)

Editado pela última vez por Victor Figueiredo em 01 jul 2010 11:41, num total de 1 vez.

01 jul 2010 11:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 02 fev 2010 12:11
Pedro BC Escreveu:
Com a ressalva adicional para quem anda na competição (se é que alguem anda na competição de LC8), NÃO POSSO ESTAR MAIS DE ACORDO.

Subscrevo, pois entraram pelo menos duas SE no Tuareg Rallye:
http://www.tuareg-rallye.com/index.html e http://tuaregrallye2010.blogspot.com/

O motor em questão foi feito para esta utilização...

vfigueiredo Escreveu:
.

Vamos analisar a questão com objectividade colocando as seguintes questões:

1 – Em que critérios se fundamentam os srs. que elaboraram o relatório, para considerarem normal a falha do motor em análise? Há estatísticas?
2 – Como é que os mesmos autores do relatório conseguem afirmar que, se a moto em causa não tivesse realizado aquela manutenção tão cuidada, a longevidade do motor não teria chegado aos 20000km?

(Isto para não falar da irresponsabilidade de não substituírem material que atingiu o limite de segurança, sujeito a partir daí, à rotura por fadiga.)

Victor, se me é permitido faço minhas as tuas palavras, com especial ênfase no ponto 2 assim como "irresponsabilidade de não substituírem material que atingiu o limite de segurança"...

Independentemente da resposta do importador e concessionário, expunha o assunto à "Casa Mãe".

Boa sorte!

01 jul 2010 11:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Pois eu acho , que apenas o ponto 5 é suficiente para entregares o assunto a um advogado , e fazê-los pagar pelo erro de te terem entregue a mota sem substituir a válvula .
Foste tu que disseste , NÃO METAM AS VÁLVULAS ?

Segundo percebo entregaram-te a mota e disseram : Olha lá que para a próxima isto tem que levar as válvulas .........

E confia-se e paga-se aos profissionais por isso mesmo , eles é que sabem destas coisas , tu só tens que acreditar que não há problema até à próxima revisão .

Mas afinal não chegou até à próxima ! Avariou exactamente por ter partido a válvula e estragou uma série de material consequente dessa falha mecânica e HUMANA .

E quem são os humanos que falharam ? Há que pedir responsabilidades a quem de direito ! A quem cometeu o erro !

Na minha profissão lido com problemas , com o mesmo nível de responsabilidade , quase todos os dias .
Se o erro é nosso , há que assumi-lo , logo , como entidade credível que somos e posição séria no mercado , que queremos ter .

Quando não somos culpados , pagar pelo erro de outro porquê ? Não faz sentido nem é justo .

Normalmente não gosto de opinar sobre questões sensíveis como estas , especialmente em público .
Mas tenho acompanhado o processo e trocado umas postas de pescada com o César , e sinto-me quase na obrigação de escrever o que penso sobre o assunto .
Se parecer mal a alguém , azar .

01 jul 2010 14:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 set 2009 15:11
Paulo Lança Escreveu:
Pois eu acho , que apenas o ponto 5 é suficiente para entregares o assunto a um advogado , e fazê-los pagar pelo erro de te terem entregue a mota sem substituir a válvula .
Foste tu que disseste , NÃO METAM AS VÁLVULAS ?

Segundo percebo entregaram-te a mota e disseram : Olha lá que para a próxima isto tem que levar as válvulas .........

E confia-se e paga-se aos profissionais por isso mesmo , eles é que sabem destas coisas , tu só tens que acreditar que não há problema até à próxima revisão .

Mas afinal não chegou até à próxima ! Avariou exactamente por ter partido a válvula e estragou uma série de material consequente dessa falha mecânica e HUMANA .

E quem são os humanos que falharam ? Há que pedir responsabilidades a quem de direito ! A quem cometeu o erro !

Na minha profissão lido com problemas , com o mesmo nível de responsabilidade , quase todos os dias .
Se o erro é nosso , há que assumi-lo , logo , como entidade credível que somos e posição séria no mercado , que queremos ter .

Quando não somos culpados , pagar pelo erro de outro porquê ? Não faz sentido nem é justo .

Normalmente não gosto de opinar sobre questões sensíveis como estas , especialmente em público .
Mas tenho acompanhado o processo e trocado umas postas de pescada com o César , e sinto-me quase na obrigação de escrever o que penso sobre o assunto .
Se parecer mal a alguém , azar .

Ora nem mais!!!!

01 jul 2010 15:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Taddy Barrosiak

Registado: 15 abr 2009 21:47
Eu falo bastante com Advogados e vou nestes próximos dias avançar com um processo contra a KTM relativamente a problemas com a bomba de gasolina.
Gostava de, qualquer dia desses publicar aqui uma decisão judicial favorável. A ver vamos! :nod:

Se quiseres avançar com o teu processo judicialmente, pode ser que não te fique caro e ganhes com isso.

Apita querendo.

Editado pela última vez por pbar em 01 jul 2010 16:38, num total de 1 vez.

01 jul 2010 16:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Parece-me que a relação entre a Vouga e a KTM Austria não está nos melhores dias...

Parece-me também que tem os dias contados...

E as coisas podem ficar pior

:puke:

BLACK ADV | WHITE XR

01 jul 2010 16:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 20 mar 2010 01:12
Babuja, realmente é uma pena o que se passou...

Facilmente se conclui que um importador e uma rede de concessionários/oficinas autorizadas conseguem estragar uma máquina mundialmente conceituada em menos de um fósforo...

Honda CN 250 1996

01 jul 2010 21:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 24 abr 2010 13:11
A tal explosividade do 950 tem as suas partes boas, mas tras as más a trás...nas 990 isso não deve ser bem assim, até porque muita coisa foi revista!

Mas como só tenho EXC's e todas elas super fiáveis apesar das lenhas de Enduro...não tenho que dizer mal da KTM nessas versões...adoro as Adventure e se pudesse comprava a 990 Adv' R sem dúvida!

KTM 450EXC 2006

01 jul 2010 22:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
Força César, não tenhas pena deles!!! :pum:

Luís Caetano

01 jul 2010 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Obrigado pelos V/ comentários...têm sido muito úteis para ajudar a formar uma opinião do que fazer a seguir.

A proposta de reparação do motor pela Caismotor é de 3000€.

Neste momento coloquei uma questão à Vouga e estou a aguardar resposta...logo que haja novidades informarei no forum.

Este meu post serve para além de outras coisas para informar os proprietários de lc8's do problema e da resposta dos diferentes intervenientes.

Quanto à hipotese de avançar juridicamente contra os intervenientes, não está excluida, muito pelo contrário, é uma hipotese em cima da mesa.

No entanto nesta fase, prefiro aguardar pelo posicionamento/resposta destes.

Babuja

05 jul 2010 10:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 mai 2009 10:36
Infelizmente, na área das motas trabalha-se muito mal em Portugal. Há claramente uma responsabilidade a atribuir ao concessionário.
Espero que consigas resolver o problema.

05 jul 2010 11:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 15 fev 2010 02:04
se precisares de motor:
http://cgi.ebay.co.uk/KTM-LC8-990-ENGIN ... _570wt_911

http://cgi.ebay.co.uk/KTM-990-ADVENTURE ... 212wt_1137

05 jul 2010 14:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 03 jun 2009 22:28
é claramente falha da Caismotor!

Eu já me aconteceu uma identica com a Ténéré há quase um ano:

- depois de 20 anos de bons traTTos, quase 100.000Km´s onde uns 70.000 foram de maus caminhos e a maquina ter sido assistida umas boas 3 ou 4x no representante da Yamaha resolvi ir fazer uma perninha á Baja de Portalegre. Para isso, a muito custo (cada revisão normal nesses senhores são uns bons 130€)coloquei novamente a Té nas mãos desses Senhores Vermelhos e Brancos...resultado - um rolamento da roda de trás morrido!!

Como é possivel uma mota com esta idade e rodagem ter já um rolamento na sucata???

...e ainda por cima na mesma revisão em que trocaram o Oleo do motor, filtro de Oleo e oleo dos travões (este em excelente estado apenas com 60.000Km´s)

A sorte desse Senhores foi eu não ter tempo a perder para ir para Portalegre pois não queria partir atrasado na Baja para não chegar ao final da prova mto depois da acelera...senão iam ver!! Ainda hoje estaria a pagar juros pela indeminização de danos psicologico... sim, porque ainda hoje tenho pesadelos em que fico apeado com o rolamento da frente gripado na viagem comemorativa dos 150.000Km´s da maquina....

=:) =:)

(desculpem...não resisti :shi: )

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc

05 jul 2010 15:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 03 jun 2009 22:28

Eu tb tenho um motor lá em casa que te posso dispensar...mas é 600. [wink]

XT 600Z Ténéré 89
CM125C Scrambler 92

www.TENERECLUBEPORTUGAL.pt.vc

05 jul 2010 15:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

babuja Escreveu:
Acrescento apenas que coloquei a seguinte questão quer à Vouga quer à Caismotor e estou a aguardar esclarecimentos:

Neste momento em que a mota deu problemas graves exigindo uma reparação de avultado valor, fico um pouco sem perceber qual a mais valia que o proprietário obtêm de ter efectuado de forma sistemática e rigorosa a assistência/manutenção da mota num agente oficial, mesmo após o final da garantia…para mim é ainda mais importante esta questão porque desloquei sempre a mota do Algarve para Alcabideche propositadamente para efectuar as ditas operações na Caismotor, com todos os encargos que isso acarreta, pelo que gostaria de introduzir o peso desta variável na minha decisão a quando da aquisição de uma outra mota.

Não vou fazer nesta fase mais comentário já que considero que o exposto fala por si só!

Sobre a questão colocada obtive a seguinte resposta da Vouga:

Relativamente ao ponto que refere, terá sempre toda a vantagem em proceder à manutenção da sua moto em concessionário oficial, pois são estes os mesmos que recebem formação, informação técnica, ferramentas, e todo um sem fim de dados que possibilitam uma manutenção correcta dos veículos, e que evitam problemas consequentes, problemas estes que são muitas vezes atirados pelas oficinas exteriores, para os ombros da marca.

Agora também lhe peço que compreenda, que seria incomportável para a fábrica, dar garantia de determinado material para além do prazo normal, quando o que se trata é de desgaste severo de utilização e não de falência inexplicada do material, isto é, suponhamos que coloca válvulas novas , e estas válvulas compradas em concessionário oficial e para as quais existe factura, fracturam ao fim de um dia, é óbvio que terá apoio da fábrica, e este apoio tem 6 meses de garantia sobre as peças novas aplicadas, acresce a isto a garantia que deve ser dada pelo concessionário sobre a reparação feito pelos mesmos, mas isto será um assunto que normalmente será tratado entre o cliente e o concessionário.

Devo frizar, que a KTM no que toca à abordagem de garantias e apoio a clientes, é uma das pouquíssimas marcas a suportar problemas, e a ter uma atitude benevolente contra incumprimentos dos clientes e também falhas do material, estou como é óbvio à vontade para lhe dizer isto, pois conheço a realidade dos dois lados, e temos concessionários também eles a comercializar e a trabalhar noutras marcas conceituadíssimas como sabe.

Todas as marcas têm problemas, embora os clientes acérrimos defensores de determinada marca, se mantenham em silêncio quando esta lhes dá igualmente problemas, pois como defensores, não querem perder a razão devio ao prestigio em causa, e isto verifica-se constantemente.

Babuja

05 jul 2010 22:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Como resultado enviei à pouco o seguinte email à Caismotor pelo que darei conhecimento à posteriori sobre o conteúdo da resposta destes:

Até agora o focus tem estado na utilização da minha mota sendo apontada como a origem da ruptura da válvula que originou como consequência outros danos no motor.

No entanto o busílis da questão não é este.

Independentemente da utilização que dei à mota efectuei poucos dias antes da falha da válvula e consequente problema no motor uma revisão na Caismotor com, entre outras coisas, afinação de válvulas.

Fui informado quando fui buscar a mota após a intervenção que as válvulas foram afinadas e que a manutenção/revisão fora concluída.

No decurso da intervenção o Vasco observou e relatou-me no final apenas que:

...as válvulas estariam "encostadas" pelo que numa próxima intervenção teria que levar válvulas novas não havendo tolerância para novas afinações.

Referiu ainda que achava que o motor estava muito barulhento/ruidoso/que batia mto (ponto).

Não me foi apresentada qualquer sugestão ou indicação de que deveria proceder a qualquer intervenção sobre risco de existir falha do equipamento.

Concluo agora que não era na próxima manutenção passados 5.000km, mas imediatamente que o motor carecia de intervenção adequada, e de acordo com as V/ indicações, substituição de válvulas, pelo que houve aqui um erro grave de avaliação/diagnóstico/intervenção.

Isso é ainda mais premente porque a Caismotor tinha conhecimento que a moto tinha um tratamento mais “duro”, como já foi por V/ várias vezes referido (em relação ao que V/ consideram uso normal) pelo que era obrigação informar o cliente que o melhor era substituir já e não esperar mais 5000 km's.

Mas não foi isso que foi feito, pelo que há aqui uma responsabilidade de V/ parte.

Como sabes e bem eu sempre informei o concessionário e o mecânico da utilização que dava a mota por uma razão: porque pretendia o melhor tratamento, e para a tratarem e perceberem o seu estado e do que deveria ser feito, corrigido, mantido, substituído, informava sempre de forma detalhada sobre a utilização...pensei que os €€ gastos em manutenção eram um investimento na mota, e fiz alguma vezes manutenções com intervalos de cerca de 1000km quando achava que o uso o exigia.

Quando a Vouga indicou ” Quando referencia, que numa revisão Levou oleo susp.,velas, oleo, filtros, afinação de válvulas (que segundo o vasco da caismotor estão no limite e teriam que da proxima vez levar valvulas novas), esta situação deveria ter sido bastante acautelada pois, é claro que em 5000 Km com terra, asfalto, areia, deserto, se pode infligir um esforço severo ao motor, todos os componentes sofrerão em conformidade, caso existam elementos com baixa tolerância de utilização em termos de tempo de vida, estes devem ser bastante acautelados, devendo evitar-se uma utilização dita normal e exigente, pois não existe margem de manobra nessa altura.” estaria precisamente a retratar esta questão.

Houve um erro de V/ parte no que diz respeito à manutenção da minha mota e que esteve na origem da falha do motor.

Esta falha está seguramente abrangida pela garantia dada pelo concessionário ao proprietário do veículo em cada operação de manutenção.

Face ao exposto, não estarei à espera de outra coisa de V/ parte que não seja assumir o erro cometido.

Se fizeres uma análise do cliente que sempre fui e do sucedido, de certo que não poderás tomar outra atitude que não seja reconhecer que efectivamente existiu aqui uma falha V/ e que é preciso reparar o erro.

Para tal bastará que o motor seja reparado de acordo com os pressupostos da proposta que me apresentaste, seguro que, se essa foi a V/ avaliação da intervenção necessária efectuar para o motor ficar em condições de fazer mais 45.000km, será certamente a opção correcta a implementar.

Babuja

05 jul 2010 22:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Bom, de acordo com a leitura do Canu da Caismotor não existe qualquer relação entre o facto das válvulas estarem "encostadas" e a fractura da válvula, pelo que foi uma questão de azar, não se pode concluir que houve um erro na avaliação/diagnóstico/intervenção, razão pela qual não faz sentido a Caismotor assumir a responsabilidade pela reparação.

Qual é a V/ opinião?
A discussão formal ou legal desta questão passará sempre por uma troca de argumentos de caractér muito técnico.

Babuja

07 jul 2010 09:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Scuba Doooooo

Registado: 03 jun 2009 21:22
babuja Escreveu:
Bom, de acordo com a leitura do Canu da Caismotor não existe qualquer relação entre o facto das válvulas estarem "encostadas" e a fractura da válvula, pelo que foi uma questão de azar, não se pode concluir que houve um erro na avaliação/diagnóstico/intervenção, razão pela qual não faz sentido a Caismotor assumir a responsabilidade pela reparação.

Qual é a V/ opinião?
A discussão formal ou legal desta questão passará sempre por uma troca de argumentos de caractér muito técnico.

faz-te sócio da deco, e participa isso À deco eles pagam-te os custos juridicos acho eu!

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com

07 jul 2010 09:57 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 150 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: