Data/Hora: 18 abr 2026 10:47

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 XT1200Z - MINHA opinião 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagem XT1200Z - MINHA opinião
Antes que seja bombardeado sobre o assunto, vou fazer copy&paste LONGO com a minha opinião anteriormente colocada noutro forum. Espero que ajude a causar confusão :zum: :pum2:

Ter em conta que quando escrevi já era muito tarde (ou cedo :) ) pelo que pode have umas barbaridades pelo meio até porque tive que escrever tudo 2 vezes :(

Performance:

Off-road: No comments. Sou virgem :ups:

On-road:

1 - Modo turismo
É perfeito para passear, andar com pendura, fazer tiradas longas poupando combustivel, andar em cidade e andar à chuva (se não gostarem de adrenalina)
Ligando o TCS no modo 1 e dificilmente se consegue fazer uma asneira de pilotagem. Perfeito para andar à chuva (se não gostarem de adrenalina)

Com o TCS 2 temos mais margem de manobra sem correr o risco de estarmos constantemente a ficar "presos" pelo "corte" de potencia. Normalmente ando com a minha filha neste modo e das duas uma; Funciona tão bem que não se sente ou nunca o pus em acção mas também só uso este modo ao andar com a minha filha. Também se poupa o pneu traseiro Very Happy

O TCS1 é o default cada vez que se liga a mota o que é uma M3RDA

2- Modo sport

Não é para usar com TCS1 Smile Com TCS2 dá para brincar e manter o nivel de confiança. Como TCS off... ehehehhe diversão garantida mas é melhor saber o que se faz. A mota permite muitos erros, mas tudo tem um limite e esta mota pode muito bem estar acima da capacidade da maior parte de nós numa condução mais aplicada.

O binario desta mota é impressionante. Puxa desde as 1500rpm com força que eu nas outras precisava de estar nas 8000rpm ou acima para ter sensação identica.

A caixa é uma Yamaha pós 1999 Razz com a 1a e o respectivo CLUNK e manteiga acima das 4 mil. Falhar passagens de caixa só mesmo com um granda prego. Se possivel :S

O motor é tão suave, mesmo no modo sport que parece uma mota "fraca"... até olharmos para o velocimetro e vermos velocidades próprias para multas avultadas No

Ciclistica:

Esta mota não fica atrás de qualquer outra que eu tive. Sentimos sempre a mota plantada no chão e o muito baixo centro de gravidade fazem das curvas algo que podemos disfrutar. Curvas lentas, rápidas, com vários apex, em mau piso... É impressionante a facilidade com que se curva de um lado para o outro. A estabiidade da mota nos S ou a 200km/h a direito é fantastica mesmo com vento. Ninguem acredita no peso que a mota de facto tem. É mesmo um prazer conduzir esta mota.

De realçar ainda que mesmo empurrando não parece assim tão pesada. É tão equilibrada que podemos facilmente segurá-la com uma mão e parar nos semaforos sem por os pés no chão passa a ser um desporto Very Happy

Se usarmos malas o caso muda de figura especialmente com ventos cruzados. A 130km/h temos que saber lidar com as chicotadas. A mota é grande e o vento tem muito onde bater. Alem disso não é desenhada em tuneis de vento.

Consumos:

No fim, tudo se resume ao punho direito Rolling Eyes Eu estou a fazer 5.4l (medidos à moda antiga) e o computador de bordo marcava 5.2. Mas parece estar a ficar mais certo desde que passei os 500kms feitos desde o ultimo reset. Quanto mais se andar maior a precisão confused

Há relatos entre os 5l e os 7l mas acho que os 7l é demais a menos que se aperte com ela durante algum tempo com doi e malas ou nas voltinhas em cidade a 2...

Manutenção:
É cedo... Obviamente, há cuidados adicionais se puxamos por ela no mato tipo o filtro de ar, oleo se andarmos sempre com temperaturas elevadas ou em para-arranca com a ventoinha a trabalhar. Mas isto é o obvio. Em condições normais, realço a verificação do óleo do veio aos a cada 10mil kms impares e troca nos pares (ver aos 10mil, troca aos 20mil...). O oleo do motor, pelo manual, é para trocar de 10 em 10mil com o filtro aos 20...

Verificação da folga das valvulas de 40 em 40mil. A minha 1a R6 aos 72mil ainda estava dentro das folgas e fez mais 10mil depois disso (qd morreu). Não antevejo grandes problemas com esta Very Happy

Travagem:

Trava exemplarmente. É um dos pontos MUITO fortes desta mota e foi muito (bem) pensado pelos engenheiros. A travagem é composta pelo sistema de normal de travagem e inclui ABS e o UBS (sistema de travagem unificada).

Os Tourance EXP fazem com que seja dificil por o ABS a funcionar em alcatrão. Existem relatos de que se porta muito bem também fora de estrada.

Quando de facto se precisa do ABS (e fiz o teste com a minha filha na mota) a estabilidade e o controlo mantêm-se. Como vantagem, só precisamos de usar o travão da frente. O UBS encarrega-se de calcular a força necessária para travar a roda de trás.

Mesmo assim podemos usar o travão de trás e tomar o controlo. Para isso, basta aplicar no pedal mais força que o sistema e ficamos nós com o controlo.

Outro ponto forte é o facto de podermos usar o travão de trás sem afectar o travão da frente. Sempre que se carrega PRIMEIRO no travão traseiro, o UBS é desligado permitindo, por exemplo, controlar a mota em curva sem afectar a frente. BRILHANTE. Aliás, jamais compraria uma mota com um sistema de travagem combinado que não tinha opção de desligar a travagem posterior usando a anterior.

Conforto:

A mota é extremamente confortavel comparando com tudo o que já tive. A FJR leva vantagem, mas a menos que sejamos picuinhas, esta mota está perfeitamente dentro dos parametros que permitem longas viagens mesmo com pendura. Quanto ao lugar do pendura, quem já andou comigo não tem palavras negativas. Há espaço suficiente para o pendura sem incomodar o condutor e o condutor também não está confinado a uma posição pois o banco é amplo.

A protecção aerodinamica é demais Very Happy Uma das 1as coisas que notei é que o vento que passa é tão pouco que fica dificil desembaciar a viseira. É um ponto positivo/negativo confused Shocked

Eu tenho o vidro na posição mais alta (a troca de posições requer uma chave philips) e tenho uma ligeira turbulencia no topo do capacete com o banco na posição mais baixa (tenho 1m80). Não tenho de momento outro capacete para ver se o próprio capacete tem influencia mas de qualquer modo, não é uma situação que incomode no dia-a-dia.

Em viagem, nada que o vidro mais alto não resolva sendo preciso comprar também os defletores laterais. Em opção há uns defletores que se aplicam nos vidros que devem sair mais baratos e resolvem a situação sem comprometer a estetica.

Se gosto da mota? Alem da resposta obvia eu tenho algo a acrescentar. Eu tive 1 'cat, 2 R6 (Mk1 e Mk3) e uma FZ1. Sim, só Yamahas mas é por acaso. Sempre tiveram motas que eram o que eu queria na altura que as queria. E sempre fui bem servido até nos problemas. Mas uma coisa que nunca pensei foi trocar de estilo e estava convencido que ia para uma FJR a seguir. Esta mota converteu-me. Não é facil fazer-me mudar de ideias porque normalmente têm que me provar que eu estou errado. Eu tinha uma decisão feita e mudei...

Recomendo?
Não se:
- tiverem menos de 1m80. Mas podem sempre comprar o banco mais baixo e ver como se sentem. Há duas posições e demora 30s a mudar.
- só for para andar em cidade ou maioritariamente em trajectos curtos
- fôr a 1a mota

Sim se:
Qualquer razão é boa mas a minha favorita, porque é uma mota lindissima capaz de causar inveja àquelas coisas das outras marcas lol!

10 ago 2010 15:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagem Re: XT1200Z - MINHA opinião
é mais cara ou mais barata que as concorrentes: RT's, FJ, PAN EUROPEAN?

BLACK ADV | WHITE XR

10 ago 2010 16:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Taddy Barrosiak

Registado: 15 abr 2009 21:47
Essa mota é um espectaculo.
(Pena existirem as KTM e GS... :D )

10 ago 2010 17:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 fev 2010 12:11
Pessoalmente gosto bastante.
Pelos extras que esta 1st edition trás, seria a minha eleição vs a GS.

10 ago 2010 17:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
IrOn bUTT

Registado: 09 mai 2009 23:21
morais Escreveu:

:D :D :D

Guimaraes Escreveu:
... seria a minha eleição vs a GS.

a GS tem provas dadas em fora de estrada, fiabilidade, etc... esta ainda tem anos pela frente para mostrar o que vale... :rolleyes:

10 ago 2010 17:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
RomKnight ........ onde tu te vieste meter [bigsmile]

Eu sou dos que já entranharam . Vou gostando bastante dessa Té .

10 ago 2010 17:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 02 fev 2010 12:11
Pedro Cabral Escreveu:
a GS tem provas dadas em fora de estrada, fiabilidade, etc... esta ainda tem anos pela frente para mostrar o que vale... :rolleyes:

Sem duvida, mas repara na minha referencia a 1st edition.
Vem "full extras" (se é que alguns se podem chamar extras) e fica por 14k. Quanto te fica uma GS com o mesmo nível de equipamento?

10 ago 2010 17:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
IrOn bUTT

Registado: 09 mai 2009 23:21
bom, se esse preço corresponde aos mesmos extras da GS então tens razão é capaz de fazer mossa :nod:

10 ago 2010 17:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Tanto se falou neste piano hoje que decidi atravessar a estrada e sentar-me em cima de uma em exposiçao... Nunca tinha visto nenhuma ao vivo e muito menos sentar-me nela... bem, até nem é assim tao grande nem nenhum chaimite! Sempre pensei que fosse bem maior ao que ouvia...
A mota Ja tinha muita paneleirice e até uma boa protecçao de carter, até gostei do aspecto! Mas ve-se ali muita inspiraçao da gs, sem duvida... transmissao por veio, os bancos sao identicos, a parte traseira tambem é parecida...
Conclusao:
A mota é engraçada e acredito que deva ser uma verdadeira máquina mas... nao deixa de ser uma boa estradista que permite fazer uns estradõzitos, nao uma verdadeira trail!

10 ago 2010 18:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Scuba Doooooo

Registado: 03 jun 2009 21:22
morais Escreveu:

és mesmo ordinário pa! :lotlol:

ImagemNicholas Andrew FernandesImagem
fernandes_nicholas@hotmail.com

10 ago 2010 19:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
NINJA Man

Registado: 14 set 2005 13:35
sou nada ordinário!

fico com inveja na questão dos consumos, no conforto, na travagem e um ou outro aspecto da moto

a verdade é que não parece ser uma trail, antes uma estradista com aspecto agressivo.

se eu a comprava? talvez daqui a uns anos quando ganhar juizo, até lá vou-me rejuvenescendo em cima da adventure :confused:

Parabéns pela moto. É de facto bonita, e se fossemos todos iguais e pensassemos da mesma maneira a vida era monotona! :okkk:

BLACK ADV | WHITE XR

10 ago 2010 21:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
RomKnight Escreveu:

Ligando o TCS no modo 1 e dificilmente se consegue fazer uma asneira de pilotagem. Perfeito para andar à chuva (se não gostarem de adrenalina)

Com o TCS 2 temos mais margem de manobra sem correr o risco de estarmos constantemente a ficar "presos" pelo "corte" de potencia. Normalmente ando com a minha filha neste modo e das duas uma; Funciona tão bem que não se sente ou nunca o pus em acção mas também só uso este modo ao andar com a minha filha. Também se poupa o pneu traseiro Very Happy

O TCS1 é o default cada vez que se liga a mota o que é uma M3RDA

Será que estamos condenados a essas controles??

Nesta moto não faço ideia, mas na GS não faz sentido nenhum, pesada como é e com potência relativa, só quem não percebe nada do que é o acelerador é que precisa disso....

E não podiam simplesmente trazer um botão prático para desligar isso, assim como o do ABS???

Tamos lixados com estes Inginheiros....

Luís Caetano

10 ago 2010 21:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Luis, o TCS é só ficar a carregar no botão do TCS durante 2 segundos que ele fica desligado.

Para o ABS estou à espera do cromo que faça isso desligar-se sem perder o o velocimetro e outra coisa que nunca me lembro no mostrador. Há 3 soluções:

- tirar o fusivel
- esperar que um cromo faça um bypass ao fusivel
- desligar / usar um alicate de corte [bigsmile] no cabo que vai à roda.

Vai tudo parar ao mesmo.

Ou usa-se o truque de por a mota no descanso central, por o tcs em 2*, ligar a mota, por em SEGUNDA (e não 1a como já li por aqui, ainda que tenha sido baseado no que se ve no youtube...), acelerar ligeiramente, contar mais ou menos 20 blinks na luz do ABS até ficar fixa (contar não é preciso mas ajuda a passar o tempo :dance: )

A partir daí, podem desligar a mota por acidente no corte, deixar ir abaixo, etc que só quando puserem a chave no off e no on outra vez é que o reset é feito; assim que se comece a andar com a mota.

Pode fazer-se o mesmo com o TCS (desligar permanentemente ate desligar e ligar na chave) aproveitando o procedimento acima acrescentando o seguinte passo:

depois do ABS estar desligado, ainda com a mota no descanso central desligar a mota no corte de corrente e ligar outra vez a mota. voilá. TCS e ABS desligado permanentemente até por a chave no OFF.

* o TCS no 2 foi como estava quando me deparei com o efeito secundário do TCS. Se se puser o TCS em off logo de inicio não sei se ficará permanentemente desligado.

PS: abaixo do 30kms/h o ABS NÃO é activado.

10 ago 2010 22:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Que confusão :confused:

11 ago 2010 09:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Paulo,

confusão porque eu não me expliquei bem ou devido ao que tem que se fazer. Na realidade não perdes 1m nisto tudo... A escrever é que é pior :stupid:

11 ago 2010 09:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 21 abr 2009 12:11
Sinceramente..., para a aventura/off-road não me sinto nada seduzido pela electrónica :rolleyes:
Acho que há ainda muito para desenvolver nesse campo.
Prefiro ser eu a domar a "fera" :yesss:

http://www.motoazores.com

11 ago 2010 11:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
AquAmAn

Registado: 21 abr 2009 14:37
BRUNO BOTELHO Escreveu:
Sinceramente..., para a aventura/off-road não me sinto nada seduzido pela electrónica :rolleyes:
Acho que há ainda muito para desenvolver nesse campo.
Prefiro ser eu a domar a "fera" :yesss:

+1

11 ago 2010 11:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Acho que não vamos poder contornar a electrónica a curto prazo. Mais vale habituarmo-nos desde já.

E fica aqui um pequeno excerto de uma frase no ride for life (para quem não viu)

"While Helder was making us wonder how capable the Super Tenere could be with knobblies..." e o video para o Sr Helder Rodrigues com os pneus de origem nas areia - Só para quem sabe :eek:

http://rideforlife.super-tenere.com/2010/05/17/ride-for-life-video-day-5-waking-up-in-the-dunes/

11 ago 2010 12:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 mai 2006 13:47
fortuna ja tive oportunidade de testar uma de um cliente e estou completamente de acordo contigo em relação a mota eu é que ja a testei em off road (muito pouco) mas da para ver que em tcs 1 não da para andar e em tcs2 andasse bem com o tcs desligado atenção fica um bocado brava em relação ao abs não o achei muito sensivel
abraços

11 ago 2010 18:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Mais um teste à xt1200Z e tem videos. Divirtam-se:

http://www.wilddog.za.net/forum/index.php?topic=54362.0

12 ago 2010 10:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Não entendo aquela ponteira de escape original .
Será que já há qualquer coisa aftermarket ?

12 ago 2010 11:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Há um Leo Vince há uns tempos...
http://www.youtube.com/watch?v=EHSzPSNQics

12 ago 2010 12:12 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Já se pode tirar aquela protecção .

12 ago 2010 14:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 abr 2009 22:43
Paulo Lança Escreveu:
Já se pode tirar aquela protecção .

eheheh, estava a pensar no mesmo, se tirar a prptecçao fica com ar mais racing! mas depois deve queimar as malas, digo...

12 ago 2010 14:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

e a perna esquerda do pendura...

12 ago 2010 14:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: