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 A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E 
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
A mota está impecável Bruno, parabéns!

Não fazia ideia que as protecções de punhos se partiam com tanta facilidade...

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Nuno Ferreira
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15 dez 2010 12:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
nunecos Escreveu:
Não fazia ideia que as protecções de punhos se partiam com tanta facilidade...


O problema não está na parte que protege a mão, mas sim no braço/apoio que prende ao guiador, ou seja, é em plástico.
É tal e qual como este:

Imagem

Digamos que ele aguenta os tombos "softs", mas aqueles mais violentos leva a que este braço/apoio se parta.
Algumas marcas, como a Acerbis e UFO, tem protecções deste género, mas com o braço/apoio em alumínio.
Claro que também são mais dispendiosas e não quer dizer que resista aos tombos violentos.

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Bruno Botelho
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Uma das solução para evitar que se quebrem é um tudo de nada desapertado. O suficiente para ao entrar em contacto com o solo elas mudarem de posição e assim não se partirem. O mesmo se pode fazer com as manetes, por exemplo... Não funciona sempre, mas... :okkk:

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A minha intuição quase que complementa a minha falta de juízo. Quase...


15 dez 2010 12:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Boa ideia Paulo! :okkk:

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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Muito bom :okkk:


15 dez 2010 14:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Bela DRZ! Dá vontade de pegar e ir dar uma voltita! :humm:

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15 dez 2010 14:35 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
BRUNO BOTELHO Escreveu:
nunecos Escreveu:
Não fazia ideia que as protecções de punhos se partiam com tanta facilidade...


O problema não está na parte que protege a mão, mas sim no braço/apoio que prende ao guiador, ou seja, é em plástico.
É tal e qual como este:

Digamos que ele aguenta os tombos "softs", mas aqueles mais violentos leva a que este braço/apoio se parta.
Algumas marcas, como a Acerbis e UFO, tem protecções deste género, mas com o braço/apoio em alumínio.
Claro que também são mais dispendiosas e não quer dizer que resista aos tombos violentos.


Jé estive para comprar umas protecções dessas, mas optei por outro modelo precisamente porque achei esse apoio frágil.

Mas talvêz essa dica de desapertar um pouco seja a solução


15 dez 2010 22:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
A Suzuki DR-Z conheceu nos últimos dias mais algumas pequenas modificações, que visaram tornar alguns aspectos mais prátcos.
Um dos aspectos que mais senti falta na DR, foi falta de um espaço para transportar algumas ferramentas.
Ok, podem dizer que é uma mota de Enduro, onde não existe muito espaço disponível e que existem bolsas de cintura próprias para o efeito ou até uma mochila.
O que é certo, é que me incomoda usar bolsas de cintura e mochilas e dá sempre jeito ter algumas ferramentas nos passeios.
Neste aspecto estava mal habituado, ou seja, na LC8 tenho um compartimento debaixo do assento, com espaço para as ferramentas e não só e, quando trazia a mochila, prendia no assento do pendura, pois a mota em si permite.
Na DR, estes cenários são mais complicados de realizar.
Após alguma pesquisa, lá arranjei a solução que me parecia melhor para contornar alguns destes inconvenientes, e através da WOLFAMAN, encontrei uma bolsa de ferramentas para montar no guarda-lamas traseiro da DR:

Imagem

Imagem

O processo de montagem é simples, ou seja, esta bolsa vem com uma base que se monta/aparafusa no guarda-lamas traseiro, e a mesma possui uma vasta zona de velcro, para ajudar a prender a bolsa:

Imagem

Também possui umas fitas/faixas que após a bolsa estar fixa pelo velcro, passam por cima da bolsa e ajudam a prendê-la um pouco mais:

Imagem

Uma bolsa que se pode retirar a qualquer momento, muito simples de montar, que não ocupa muito espaço e com boa qualidade de construcção (cordura nylon).

Imagem

Imagem

Fácil de desmontar e com simples de transportar:

Imagem

Em termos de espaço, o suficiente para transportar ferramentas:

Imagem

No entanto, verifiquei que, para além das ferramentas, dá para transportar um lata de espuma anti-furos e ainda resta espaço para mais alguma coisa.
Espectáculo!

Imagem

Antes que o digam, as ferramentas da KTM são do melhor!
Outra modificação prática foi a montagem de uns purgadores de ar na suspensão dianteira.
A marca escolhida foi a ZETA:

Imagem

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Os purgadores de ar são sempre muito úteis, pois conseguimos libertar o ar da suspensão dianteira sem ter que recorrer a uma chave para dar umas voltas no pequeno parafuso que vem de série.
Basta pressionar no topo.

Imagem

Estes purgadores da ZETA funcionam na perfeição!

Imagem

Por fim, um pequeno retoque, colagem de autocolante anti-derrapante da TESA nas traves laterais do quadro, de forma a proteger estas dos encostos das botas:

Imagem

Imagem

Referência ainda para o excelente trabalho do Mestre Ernesto da SRMOTO na revisão da DR, ou seja, deixou-a no ponto, quer de motor, quer de ciclística.
Tá pronta para mais “batalhas”

Boas Curvas!

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Bruno Botelho
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Taddy Barrosiak
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Ando a mirar uma bolsa traseira dessas, mas ouvi relatos de ferramentas ferrugentas com bolsas não impermeáveis. :confused:


04 jan 2011 12:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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AquAmAn
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
pbar Escreveu:
Ando a mirar uma bolsa traseira dessas, mas ouvi relatos de ferramentas ferrugentas com bolsas não impermeáveis. :confused:


Foi o que me avisaram sobre ferramentas em bolsas não impermeaveis... ficam ferrugentas...

A tua DR está cada vez mais pronta para guerras mais duras :nod:


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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
pbar Escreveu:
Ando a mirar uma bolsa traseira dessas, mas ouvi relatos de ferramentas ferrugentas com bolsas não impermeáveis. :confused:


Viva

Dá uma viste de olhos nesta

http://www.championmotouk.com/product-info-a.php?Kriega-US-10-Tailpack-pid867.html

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Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
pbar Escreveu:
Ando a mirar uma bolsa traseira dessas, mas ouvi relatos de ferramentas ferrugentas com bolsas não impermeáveis. :confused:


Tenho consciência disso :nod:
Por isso vou ter que ter cuidados redobrados, ou seja, verificar o estado das ferramentas com maior regularidade e dar lá de vez em quando um pouco de WD40 nas mesmas.

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Bruno Botelho
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Bruno , arranja um saco de plástico forte , e embrulha bem o saco de ferramentas . Eu tenho um dos sacos de ferramentas , cheio de ferrugem .
A ferramenta mais pequena chegou a ficar tapada em pó de ferrugem .

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"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


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AquAmAn
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Lança Escreveu:
arranja um saco de plástico forte .


Aqueles sacos do lixo pretos servem?


04 jan 2011 15:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Lança Escreveu:
Bruno , arranja um saco de plástico forte , e embrulha bem o saco de ferramentas .


Boa sugestão! :okkk:

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04 jan 2011 17:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Esta semana achei que estava na hora de melhorar um pormenor na DR, ou seja, a tampa do pinhão de ataque.
De série, esta tampa tapa a totalidade da zona do pinhão de ataque, coisa que até nem fica mal, mas acaba por gerar um inconveniente, acumula muita terra e porcaria no interior.
Quando desmontei a tampa, era impressionante a quantidade de terra que se encontrava acumulada/presa no interior da tampa:

Imagem

A tampa tem uma abertura por baixo, mas acaba por ser insuficiente para o escoamento da terra.
Resumindo, o melhor mesmo era cortar a parte plástica lateral e transformar a tampa numa tampa de dimensões mais reduzidas e de aspecto mais desportivo e TT.
Antes do corte:

Imagem

Para este trabalho, usei uma rebarbadora eléctrica com um disco de corte super fino, tendo resultado em pleno:

Imagem

Fora com o plástico a mais :D

Imagem

Usei a rebarbadora, porque o plástico desta protecção é um pouco duro.
Depois de cortado, restou alisar a superfície, de forma a melhorar o aspecto da protecção.
Uma vez mais, o disco da rebarbadora cumpriu bem o trabalho:

Imagem

E o resultado final:

Imagem

Ficou bem melhor, com um aspecto mais TT e, mais importante, permite um escoamento da terra/porcaria mais eficaz.
Existe ainda a hipótese de abrir as 3 ranhuras laterais e assim melhorar a sua funcionalidade, mas ainda vou estudar uma forma segura de o fazer, pois não pretendo estragar a protecção.
Concluindo, mais um pormenor melhorado e sem gastar um euro.
agora é ir novamente para o mato testar esta alteração :yesss:

Imagem

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24 fev 2011 20:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Este rapaz não pára :okkk:


25 fev 2011 12:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
BRUNO BOTELHO Escreveu:
A marca escolhida foi a ZETA:

Imagem


São exactamente iguais aos que instalei na KTM e pelo que tenho reparado funcionam lindamente... :okkk:
Tive que comprar o "específico para Japonesas" porque na suspensão WP que está na mota o parafuso é mais largo que o das suspensões WP mais recentes.

Quanto ás bolsas da Kriega, a Touratech Portugal (Sintra) é a representante para Portugal.

Tens feito um excelente trabalho na máquina... Parabéns... :okkk:

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25 fev 2011 14:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Boa Tarde.
Vou brevemente adquirir a minha primeira mota.
Quero uma mato para fazer passeios de todo o terreno.
Fui a uma stand que vendia uma suzuki dr-z 400 de 2001 por 2400€. A mota parecia estar em muito bom estado. Que acha do preço?
Grato pela atenção


29 mar 2011 16:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
asobreiro Escreveu:
Fui a uma stand que vendia uma suzuki dr-z 400 de 2001 por 2400€. A mota parecia estar em muito bom estado. Que acha do preço?


Se realmente estiver em muito bom estado, considero um bom preço :nod:
Mas certifica-te que a mota não foi alvo de nenhuma intervenção mecânica mais profunda, que não sofreu de nenhum "mal", etc, etc, as coisas habituais.

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30 mar 2011 10:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Ainda não estava satisfeito a 100% com o resultado obtido na alteração da tampa do pinhão de ataque, tive a ideia de abrir as 3 ranhuras que se encontram na tampa, de forma a melhorar ainda mais o escoamento da terra/porcaria.
Mas abrir aquelas 3 ranhuras parecia-me um pouco complicado, especialmente pela falta de meios adequados para o efeito.
Contudo, quando menos esperava, encontrei à venda no hipér mercado Modelo (actualmente Continente) a ferramenta ideal para este trabalho, ou seja, uma ferramenta eléctrica, onde era possível montar vários tipos de acessórios,os quais vinham incluídos no kit, incluindo pequenos discos de corte.
Perfeito! :D

Imagem

O pequeno disco de corte revelou-se acertado para o corte das ranhuras e a ferramente eléctrica, com regulação de velocidade, portou-se de forma impecável.
Em poucos minutos consegui abrir as 3 ranhuras:

Imagem

Ranhuras abertas e aperfeiçoadas:

Imagem

E assim fiquei, finalmente, com o resultado pretendido, não só em termos estéticos, como também em termos práticos.

Imagem

Outro ponto que pretendia melhorar mais um pouco na DR, era a posição de condução.
A mesma já tinha sido melhorada com a montagem de um guiador “fat bar” em alumínio WRP e respectivos adaptadores um pouco mais altos, mas ainda faltava qualquer coisa, isto é, na condução de pé, sentia que a posição de condução ainda estava baixa, obrigando-me a adoptar uma posição mais curvada.
Após uma pesquisa, encontrei a solução que me pareceu a mais indicada, ou seja, uns elevadores da ROX RISERS:

Imagem

Vieram directamente dos Estados Unidos da América e possuem uma excelente qualidade de construcção.
Passando à montagem, a mesma é simples e rápida, sendo apenas necessário retirar dos novos elevadores uns adaptadores, ou seja, de série, os elevadores da ROX vêm preparados para receber quer guiadores de série, quer guiadores de diâmetro superior, como os “fat bar”:

Imagem

Elevadores montados:

Imagem

Imagem

E coloca-se o guiador, não esquecendo de ajustar ao nosso gosto:

Imagem

E já está, elevadores e guiador montados:

Imagem

E na prática? :unibrow:
Tudo diferente, ou seja, a posição de condução melhorou muito, especialmente de pé, onde já é possível manter uma posição direita e mais confortável.
Sinto mais confiança e mais à vontade :clapp:
A posição sentado também me agradou muito com estes elevadores da ROX.

Imagem

É importante salientar que os elevadores da ROX permitem outro tipo de ajuste, isto é, permitem ajustar a posição de condução para a frente, ou para trás, através da rotação do apoio que encaixa na mesa de direcção de série.
Uma mais valia.

Imagem

A ROX também possui elevadores com sistema anti-vibração, só que são mais dispendiosos…
A última alteração efectuada foi de ordem estética, ou seja, optei por montar umas tampas laterais de cor branca, da ACERBIS, e um novo kit de autocolantes, inspirado na Suzuki RM-Z 450 de Ryan Dungey, da equipa Americana Suzuki de Supercross e Motocross:

Imagem

Imagem

Estava um pouco cansado de ver a DR toda de amarelo, e achei que ficava mais equilibrada, ou menos cansativa, se tivesse um pouco de branco.
Para torná-la um pouco mais interessante, colei no kit de autocolantes que tinha adquirido já algum tempo, o qual foi colado com a preciosa ajuda da minha cara metade, porque se fosse eu a fazer este trabalho, de certeza que não ficava tão bem.

Imagem

Obrigado Carlinha, you’re the best! :okkk:

Imagem

O kit incluía os autocolantes das tampas laterais dianteiras, bem como autocolantes para o depósito de gasolina, os quais podiam ter sido um pouco mais abrangentes na parte inferior do depósito de gasolina.
O resultado final é, na minha opinião, mais agradável e interessante.
Contudo, ainda não está a gosto, isto é, acho que se tiver uma óptica dianteira de cor branca, ficará bem melhor.
Um pormenor a resolver muito brevemente :unibrow:
E assim termina mais uma etapa da evolução da minha DR, a qual está cada vez mais a gosto e completa.

Imagem

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31 mar 2011 19:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Fantástica [hum] está um espectáculo!


01 abr 2011 02:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Excelente :okkk:


01 abr 2011 09:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Mais umas semanas que passaram, e mais algumas alterações :D
Para completar um pouco mais o novo "look" da DR, troquei a óptica frontal de série por uma idêntica às KTM de algumas gerações anteriores, da Bike It:

Imagem

De aspecto bem mais moderno e agressivo, assentou muito bem na DR :clapp:

Imagem

Agora não fica tudo tão amarelo, e até acho que ficou mais equilibrado em termos de cores.
Outra alteração realizada, foi na transmissão, ou seja, alterei a mesma de 14 X 47 por uma de 14 X 49.
Através do ebay, consegui encontrar um vendedor que vende kits completos, evitando assim compras separadas.
Corrente THC (com o-ring), pinhão e cremalheira da RENTHAL:

Imagem

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19 abr 2011 21:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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Mensagem Re: A minha cabrita - SUZUKI DR-Z 400 E
Optei por uma corrente dourada, de forma a dar um maior destaque/realce à parte inferior da mota :rlx:

Imagem

Ao vivo, nota-se bem o dourado da corrente THC:

Imagem

Não conhecia a marca, mas vamos ver como é que se porta...
O objectivo desta alteração, foi melhorar um pouco mais o binário da DR, ou seja, tornar a faixa de potência um pouco mais "gorda".
Dado que em São Miguel os percursos de Enduro são técnicos, nada como ter uma boa potência em baixa e média rotação, e penso que esta nova relação vai melhorar ainda mais este aspecto.
Vai ficar mais curta, é certo, mas o objectivo para a DR não é velocidade de ponta, mas sim uma resposta mais cheia :nod:
Agora tenho que ir testar para o mato esta alteração :yesss:
Resumindo, está linda (modéstia à parte) [clap]

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19 abr 2011 21:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
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