Data/Hora: 25 abr 2024 02:08




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 2t vs 4t 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Lança Escreveu:
Florival Faria Escreveu:

Paulo, estas a comparar 250 2t com 250 4t,



Não estou não . Vê pesos aqui


Pois é, segundo eles tens razão, só que eu não acredito nem um pouquinho nestes peso da ktm e Bergs, se não vejamos:

A Yamaha nos anos 90 anunciava a volta de 98kg na yz 250, agora é 104kg a unica diferença de vulto é o quadro em aluminio, será que pesa mais 6kg?

Agora a WR 450 dizem 123kg a seco, a ktm exc 450 dizem 113kg em ordem de marcha, se tirarmos um minimo de 3kg para liquidos, fica com menos 13kg, não é possivel e se pegarmos nas motos notamos logo isso, talvez até pelo contrario. :zzz: :zzz: :stupid: :stupid:

_________________
FFracing


21 out 2010 19:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Pois , isso aí já é outra história ....... :study:

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


21 out 2010 20:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
""everything you know about two-strokes is wrong, and their revenge against the four-stroke is imminent""

Quem quiser ler mais :
http://twostrokemotocross.com/2009/06/two-strokes-strike-back/
http://www.perthstreetbikes.com/forum/f64/two-strokes-strike-back-mcn-86079/

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


26 out 2010 13:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: 2t vs 4t
Freebiker Escreveu:
Nem sempre alta cilindrada é equivalente a velocidade :sabe:



è uma WR ou uma Husky??? aquela carenagem vermelha????
:shi:

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


29 out 2010 21:50 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 nov 2009 19:54
Mensagens: 345
Localização: msul
Mensagem Re: 2t vs 4t
http://husqvarna.italianjob.pt/

:leiam:

_________________
para a frente é que é o caminho...e nós escolhemos o nosso...
GSXR1300R-HAYABUSA/ BERG TRAILROCK 4.7HD


30 out 2010 11:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: 2t vs 4t
Freebiker Escreveu:
http://husqvarna.italianjob.pt/

:leiam:


Freebiker... LOL... nem sei que diga...

:stupid: :stupid: :stupid:

tava a pensar na yamaha e tava a achar mesmo estranho...

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


31 out 2010 09:09 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Qualquer dia fazem uma vaca com motor destes :

Imagem

E depois vai ser uma grande cabra...

Devia ficar de matar "a vaca" num quadro 950

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


31 out 2010 12:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 nov 2009 19:54
Mensagens: 345
Localização: msul
Mensagem Re: 2t vs 4t
João Nunes Escreveu:
Freebiker Escreveu:
http://husqvarna.italianjob.pt/

:leiam:


Freebiker... LOL... nem sei que diga...

:stupid: :stupid: :stupid:

tava a pensar na yamaha e tava a achar mesmo estranho...



:okkk: a 1ª vez que vi tambem fiquei naquela...

_________________
para a frente é que é o caminho...e nós escolhemos o nosso...
GSXR1300R-HAYABUSA/ BERG TRAILROCK 4.7HD


31 out 2010 17:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Z Monteiro Escreveu:
Qualquer dia fazem uma vaca com motor destes :

Imagem

E depois vai ser uma grande cabra...

Devia ficar de matar "a vaca" num quadro 950


Isto é das tais invenções que ficam na prateleira, sim porque isto parece-me ser um 250 GP e que eu saiba a bimoto não esteve nesse nivel de competição, a não ser que passe a estar agora, desconheço. :confused: :confused:

Estes motores nunca podem ser utilizados em motos para trail ou tt.

_________________
FFracing


31 out 2010 18:17 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:


Isto é das tais invenções que ficam na prateleira, sim porque isto parece-me ser um 250 GP e que eu saiba a bimoto não esteve nesse nivel de competição, a não ser que passe a estar agora, desconheço. :confused: :confused:

Estes motores nunca podem ser utilizados em motos para trail ou tt.


Florival esse é o motor da Vdue

Imagem

2 em "V" 90°, 72x61,25 mm, 499cc, de lubrificação separada, 110 CV , 9.000 giri/min 9 Kgm a 8.000 giri/min

Que devido a falhas de lubrificação no cilindro posterior gripava com muita facilidade, á posteriori saiu uma versão de carburador. :(

Tal como a Honda EXP-2, que correu no Dakar e em algumas bajas...
Imagem
Imagem

declarações oficiais
"What all this boils down to is that the EXP-2 has about the same real-world performance as the 780, but with substantially better fuel economy and lower emissions."


Foram projectos abandonados .... na altura a tecnologia era muito precoce em motores de alta rotação, hoje em dia está mais que provada,a Aprilia, bombardier etc usa-a.
A tecnologia 2 tempos é massivamente usada nos motores marítimos e provou que é a mais eficiente, e a menos onerosa.(onde a eficiência / preço ditam o mercado)

O preço de petróleo vai ditar a volta dos 2 tempos, ou a electrificação... lol

Se voltarem , tudo o que se tem escrito neste post deixa de ter sentido
-sem fumo , "cheiro" :rlx:
-mais económicos
-baixa manutenção
-altas performances
-sem pre-mix ou auto-lube

tu que és um mestre das 2 tempos, (deixa-me opinar) encostavas logo a XR ,lol, em troca de um 300 ou 400 injecção directa :unibrow:

a KTM (nas mais altas esferas) tem falado muito nisso nos últimos tempos, e até vai mais longe qd o director diz que a mota ideal de estrada era uma V4 2 tempos 1000cm3 ???? :confused:
(mais de 40% das motas vendidas da KTM são 2t)

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


31 out 2010 19:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Pois é Monteiro, confesso que já me tinha esquecido desses modelos mas agora que falaste lembro perfeitamente, julgo que são dos anos 80, havia tambem a yamaha e suzuki V 4 a 2t assim como em 250, suzuki V2 e yamaha 2 em linha que eram modelos proveniemtes da competição, mas que em performances nada tinham a ver.

Nos anos 70 corri com uma yamaha R5 350 2t, que era uma moto de estrada mas que preparei para correr velocidade, foi a coisa mais, nem tenho palavras, nunca fiz queda livre mas deve ser qq coisa parecido, ou tipo os avioes de combate quando arrancam dos porta aviões. =:) =:)

Continuo um apaixonado dos motores 2t, mas a verdade é que não estou a ver que voltem nos tempos mais proximos e uma coisa é certa os 4t são muito mais faceis de conduzir e isso ve-se nas pistas de MX e SX não ha duvidas que houve uma grande evolução. :ave:

Já agora a que te referes quando dizes: mais economicos e (pensso que estas a falar do consumo) e sem pre mix nem autolube? :confused:

_________________
FFracing


31 out 2010 21:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
Nos anos 70 corri com uma yamaha R5 350 2t


O motor da RD350 ?
Foi a mota mais louca que tive , quando subia a rotação era uma descarga de adrenalina como nunca senti em mais nenhuma mota que tive .
Curvava mal , travava mal , mas pqp ......... um gajo saia a tremer dela [bigsmile]


Era igual a esta :

http://www.motorcycle-specs.com/general ... C-1983.jpg

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


31 out 2010 22:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
Já agora a que te referes quando dizes: mais economicos e (pensso que estas a falar do consumo) e sem pre mix nem autolube?


Sim o DI nas 2t tem provado ser mais económico/ecológico,(combustível e emissões) que um 4 tempos equivalente. por exemplo a Envirofit fez teste em larga escala com moto táxis reconvertidos.
mais aqui:
http://www.envirofit.org/?q=our-products/2-stroke-retrofit

Na Vdue a lub era separada, existia bomba de óleo como numa 4T, que lubrificava a cambota, e óleo de mistura para o cilindro.

A KTM @ http://motocrossdigital.com/
July 2007

Q:
"With respect to fuel injection, it can be used on engines that are not 4T. You have confirmed that KTM wants to continue investing in the two strokes, and on homologlated enduro 2 strokes. A while ago you spoke about the possibility of a direct injection two stroke. At what point are you in the development of this system?"

A:
"Yes, KTM believes in the two stroke and wants to continue it's development. We have very ambitious projects we are working on. When the time comes we will be ready."

Q:
"That's great, but can you elaborate? When could these direct injection 2 strokes arrive? Model year 2010?

A:
"Ehm...I didn't tell you this...(He scratches his eyebrows, and finally...)
Ok, Ok, I'll tell you. I have already had the chance to ride the bike. And it works already really well. But, it is a complicated system, we need to continue testing it over time. We need to test it in different areas and in different altitudes."



Stefan Pierer, CEO da KTM :
“We have never let up on the development – the potential is by far not exhausted.”
Spokesman Thomas Kuttruf expands: “We cannot see an end to two-stroke developments, and we intend to develop the 2-stroke advantages further. In terms of efficiency, weight and complexity you have to consider the 2-strokes in general for future sports projects, on and off-road. We have people in R&D who believe they can make them cleaner than four-strokes”. We’re expecting an Orbital air-assisted direct injection, torque-laden EXC soon.



E irónico como as marcas que introduziram as 4t no MX e enduro (remaram anos contra a corrente), são quem agora defende as 2t.... :stupid:

Mais do mesmo :

"Once the timing of the injector is perfected, there will be hardly any unburned gases going out the exhaust because the injector will only spray the gas mixture when the exhaust ports are covered by the piston. This is will not only burn much cleaner, but it will increase torque throughout the entire RPM range. More torque = more traction = faster acceleration = faster than four-strokes."

"Ski-Doo Brings Back the 2-Stroke, Makes Street Bikes Jealous" February 4, 2008

40% das motas KTM produzidas sao 2t, com DI as 4 tempos não terão grande chance. as curvas de potencia são totalmente controláveis. sem válvulas de escape, e consequente patada de potencia das 2t, para as declarações que a KTM tem produzido acho que está apenas a preparar os compradores se a tec. não estivesse em avançado estado de desenvolvimento ninguém falava disso.

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


01 nov 2010 12:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Lança Escreveu:
Florival Faria Escreveu:
Nos anos 70 corri com uma yamaha R5 350 2t


O motor da RD350 ?
Foi a mota mais louca que tive , quando subia a rotação era uma descarga de adrenalina como nunca senti em mais nenhuma mota que tive .
Curvava mal , travava mal , mas pqp ......... um gajo saia a tremer dela [bigsmile]


Era igual a esta :

http://www.motorcycle-specs.com/general ... C-1983.jpg


A base motor é igual, mas essa é tres "gerações" a seguir á minha R5, depois é que sairam as RD, a primeira ainda era a ar, essa é o segundo modelo com arrefecimento liquido. Pois curvar era preciso sair da moto e pendurar-se todo para a puxar e travagem é mentira, se a tua não travava já com discos, faz ideia a minha ainda com tambor, mas o motor depois de preparado com escapes de saída fina, sem silenciador, voces possivelmente desconhecem isso, vou ver se descubro algo de TZ 3 e meto aqui, não fazem ideia o som que aquilo tirava, loucura. :pum: :pum: :pum:

_________________
FFracing


01 nov 2010 19:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Tipo isto Florival ?


_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


01 nov 2010 19:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
[quote="Z Monteiro"]

Sim o DI nas 2t tem provado ser mais económico/ecológico,(combustível e emissões) que um 4 tempos equivalente. por exemplo a Envirofit fez teste em larga escala com moto táxis reconvertidos.

Na Vdue a lub era separada, existia bomba de óleo como numa 4T, que lubrificava a cambota, e óleo de mistura para o cilindro.

Sim, teoricamente o DI tem menor consumo de combustivel, mas na pratica não será bem assim, tenho vários amigos que andam comigo com motos de cross com injecção e gastam precisamente o mesmo da minha XR apesar de ser mais pesada e mais cilindrada, mas tudo bem, só que não acredito que consigam por uma 2t a gastar menos que a 4t e com a mesma suavidade, é com muita pena que digo isto, porque gosto muito mais de 2t, mas esta é a verdade, o porque é muito simples, no 2t há uma exposão cada vez que o piston vem acima e no 4t é de 2 em 2 vezes, daí a muito maior potencia e o muito maior cunsumo. :zzz:

Para lubrificar o piston 2t com o oleo de caixa teria de a caixa andar com oleo 2t, o que é facil, só que o oleo fica logo sujo. :zzz:

No que se refere a emissão de gases, ha muitos anos que eu digo isso e todos me chamam maluco, mas a minha experiencia pratica diz isso porque trabalhei muito com 2t e por vezes a casa ficava com muito fumo o que não me causava mal estar, com os 4t começava logo os olhos a arder e não conseguia respirar apesar de não se ver o fumo. :sabe:

_________________
FFracing


01 nov 2010 19:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Não Paulo, esses são silenciadores os que falo são tipo isso mas só com o tubo de dentro, que nesse caso são aos furinhos com lã de vidro a volta, os outros eram só o tubinho sem nada por fora.

Procura em Yamaha TZ 3 eu vou procurar tambem.

_________________
FFracing


01 nov 2010 20:01 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Era um bixo destes ?

http://www.motopaedia.com/Bikes/yamaha_ ... inders.htm


_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


01 nov 2010 20:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
E as TZ750 :)

Lembram-se destes animais a 2T ?

Imagem








_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


01 nov 2010 20:22 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Ora aí está, um som incomparavel, antecipaste-te, como é natural, eu com estas coisas de fotos e vedeos sou como quando era puto para jogar a bola, acertava en tudo quanto era pedras e raramente na bola :stupid:

_________________
FFracing


01 nov 2010 20:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2t vs 4t
Já quase me havia esquecido dessas coisa, mas agora recordo perfeitamente :okkk:

Tenho de dar volta ao bau ver se ainda ha algo capaz de por aqui, a preto e branco, claro :eek:

_________________
FFracing


01 nov 2010 20:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2005 09:22
Mensagens: 16161
Localização: Beja Desert
Mensagem Re: 2t vs 4t
Florival Faria Escreveu:
Já quase me havia esquecido dessas coisa, mas agora recordo perfeitamente :okkk:

Tenho de dar volta ao bau ver se ainda ha algo capaz de por aqui, a preto e branco, claro :eek:



:pop) :pop) :pop)

_________________
"... ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão,perder com classe e vencer com ousadia,porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."


01 nov 2010 20:45 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
FlorivalF

Mas uma 4t injectada,(as actuas MX sao todas que eu saiba) , não faz grande dif em consumos...

Agora NUMA 2 TEMPOS ...

vê este video até FIM...



Ij nas 4 tempos só optimiza a afinação, nas 2 tempos evita a passagem de gases não queimados para escape e ai sim grandes dif de consumos e emissão.

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


02 nov 2010 14:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 21 mai 2010 20:58
Mensagens: 164
Localização: Loulé-Santarem- Algures em África
Mensagem Re: 2t vs 4t
AQUI PODE-SE VER TODAS AS DIF....

2 Tempos Carburador
-tec de troco passo -30 - 40 ??

2t sdi ( intermédio) usado pela Bimota e mais tarde por alguns motores FB tec. de 1990


2 Tempos DI ( e-tec da bombardie) tec de 2000


Muito bem explicado ..... :ave:

_________________
"Do not go where the path may lead ; go instead where there is no path and leave a trail." _R.Waldo


02 nov 2010 15:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: 2t vs 4t
explicação 5 estrelas :ave:

mas não explicam como é feita a lubrificação do motor.

Continuam a funcionar com mistura?

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


02 nov 2010 15:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.