Data/Hora: 18 abr 2026 14:01

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 KTM 640 Adv versus Honda XR 650 
Autor Mensagem
Aventureiro

Registado: 27 mai 2009 23:25
Mensagem KTM 640 Adv versus Honda XR 650
Ola a todos,

Alguem conhece a KTM 640 ADV? Que problemas costuma dar? Comparada com a XR650, alguem tem opinião?

Um abraco

DBC

27 abr 2012 12:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagem Re: KTM 640 Adv versus Honda XR 650
Eu prefiro a xr, mas sou suspeito. A xr de uma maneira geral não dá problemas. É por gasolina, ver o nível do óleo e água e punho a fundo.

27 abr 2012 12:41 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 16 nov 2009 15:42
Diogo Soares Escreveu:
Eu prefiro a xr, mas sou suspeito. A xr de uma maneira geral não dá problemas. É por gasolina, ver o nível do óleo e água e punho a fundo.

E dar ao kiko :fiu:

:shi:

Suzuki DR-Z400 E

27 abr 2012 14:43 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Dar ao kick é tão fácil q nem me lembrei disso. :rlx:

27 abr 2012 14:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 mar 2011 09:16
Eu posso falar com conhecimento de causa que tenho uma KTM 640 Adv tenho mtos ktm feitos com XRs.

Primeiro não há motas boas e más. Todas tem o seu propósito

As motas que apresentas são duas motas diferentes.

A KTM 640 adv é das motas mais versáteis que conheço e com uma fiabilidade reconhecida (há quem diga o contrário em virtude das primeiras 620 mas isso são bocas da reacção).
Tanto dá para a cabrada (não sendo uma 690 ou uma 450 exc) como para tiradas mais longas (sem ter o conforto de uma 950/990/AT e afins).
O motor sendo bem tratado dura quase uma vida e os restantes componentes são o que a KTM nos habituou: Aros Excel (duros como cornos), susp WP, travões brembo etc.
Não há muitas á venda.

A XR é aquela maquina que se sabe, que tirando a falta do botão rosa (não confundir com botão de rosa) papa os kms que quisermos sejam eles mais técnicos sejam eles mais viajantes.
É um bocado mais dura e brutal que a 640 e menos confortável para distancias maiores.

Diz que uso vais dar à mota e a malta ajuda-te

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!

27 abr 2012 15:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 18 set 2009 10:21
A KTM 640 adv é o conceito de moto perfeita.

Motor forte
Muito confortável
Boa protecção aerodinâmica
Painel de instrumentos idênticos ao das LC8, logo muito completos
Umas suspensões que papam todo o tipo de terrenos
Tem kick e botão mágico.
E com facilidades enfias uns extras que te permitem todo o tipo de tiradas, a exemplo:
Faróis de xenon
Suporte de malas

Tem como contra o motor vibrar o que é chato e ser KTM, ou seja, exige do seu proprietário alguns cuidados.

A XR 650 é um conceito no meu entender diferente, ela é uma cabra em ponto grande, é uma moto de TT que gosta de espaços abertos, é uma moto perfeita para bajas. A XR 650 é uma concorrente directa da KTM 640 enduro, e como cabra que é não lhe reconheço as necessárias qualidades para ser concorrente da KTM 640 Adventure, pois faltam-lhe todos os items de conforto que as adventurs têm.

Como grande contra a XR 650 é a ausência de motor de arranque, de resto é a melhor cabra de grande cilindrada criada até ao aparecimento da KTM 690 enduro.

27 abr 2012 15:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Obrigado.
Estou tentado a ficar com uma KTM, é o tipo de mota que gosto.
Mas sinceramente tenho medo da fiabilidade KTM e para mais tratando-se de uma mota já com muita pedra mastigada.
O que pode precisar uma mota destas? O que poderei, na pior das hipóteses, ter de substituir/despender em troca de andar de 640ADV no lugar de andar de XR?

Obrigado pela ajuda!

DBC

27 abr 2012 16:15 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 25 mar 2011 09:16
Duarte
Não sei de onde vem a tua ideia da fiabilidade das ktm mas tudo bem.
Para teres uma noção, a minha mota é de 99 já não sei qtos km tem mas tem mais de 100 mil.

Gastos que tive com ela (tirando kits de transmissão, pastilhas, filtros de oleo, pneus etc:

Valores aproximados
1 kit de embraiagem - 100 eur
1 piston - 140 euros
1 cilindro rectificado 250 euros
1 kit de juntas de motor 70 euros
1 corrente de distribuição 70 euros
90 euros de peças para o carburador (agulhas, boia, etc - meteu tunning à mistura)

Comparando com a XR vais poupar no fisioterapeuta e em massagens tailandesas por causa das dores de costas.

O post do Pedro está mto completo.
Se queres uma cabra barata e com mta cilindrada, compra a XR
Se queres uma mota verdadeiramente mista compra a KTM 640 Adv

Um quilo de lama por dia nem sabe o bem que lhe fazia!!

27 abr 2012 16:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 03 mar 2010 10:56
Ja agora mais um posta de bacalhau da minha parte:

Se queres uma mota apenas para TT com pequenas ligações por estrada XR650, manutenções baixo valor.

Se queres uma mota para algum TT e ligações longas em estrada e mais algum "conforto" 640 ADV manutenções um pouco mais caras.

Mesmo assim ao lado do mendti a minha XR ainda fez longas ligações por alcatrão, sem problemas...

27 abr 2012 17:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Mendti,

Sinceramente não sei de onde vem esta sensação acerca dá fiabilidade das KTM. Talvez por se falar doa recalls, de não ser japonesa, de ver que o pessoal passa muitas horas junto delas mesmo quando não está a andar, etc
Nunca tive nenhuma e por isso não passa mesmo de uma percepção.

Em termos de características as coisas são mais ou menos claras.

Em termos de custo de manutenção acabaste de dar uma resposta. Consegues dizer aproximadamente aos quantos kms reparaste motor?

Já li algures um historial de problemas no rolamento do motor... alguém sabe de alguma coisa e como se pode detectar?

Um abraço

DBC

27 abr 2012 17:03 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Os problemas da ktm são uma realidade e não um mito, isto porque as ktm antigas estavam sempre a queimar (excesso de power). Oh mendti uma xr650 não é uma cabra é uma moto trail. Não me digam que de ktm 640 as ligações são impecáveis e de xr650 são um suplício. Penso que não haja assim uma diferença tão acentuada.
Oh Duarte compra a que mais gostares mas antes de mais tenta experimentar as motos. Eu desde que comprei a xr650 não quero outra coisa e eu venho de uma gs 1150 a ex.rainha do conforto no segmento maxi trail e não me queixo das ligações. O que é um facto é que ou bem que um gajo faz off road e tem uma moto própria para o efeito e por isso menos confortável em estrada e mais maneável em off road ou bem que se anda mais confortável em estrada e mais aflito no mato. :rlx:

27 abr 2012 18:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Diogo Soares Escreveu:
Não me digam que de ktm 640 as ligações são impecáveis e de xr650 são um suplício. Penso que não haja assim uma diferença tão acentuada.

Este ano devido a um infeliz acidente tivemos que abortar a nossa viagem pelo Sahara Ocidental, se tivesse uma 640 ADV, tinha seguido viagem e vindo a rolar, com a 690 enduro, não tive outro remédio se não enfiar a moto no atrelado, porque vir a rolar seria um suplicio.

Conheço quem tenha ido para a Mauritânia desde Lisboa de 640.

E goste-se ou não da moto, a 640 adv tem de origem uma boa protecção aerodinâmica, um banco confortável, em bom rigor, foi concebida para ser uma verdadeira trail com preparação de moto de enduro.

E uma coisa Vos digo, eu viajar de XR é como de 690 enduro, só por obrigação e num raio muito limitado.

Diogo Soares Escreveu:
O que é um facto é que ou bem que um gajo faz off road e tem uma moto própria para o efeito e por isso menos confortável em estrada e mais maneável em off road ou bem que se anda mais confortável em estrada e mais aflito no mato. :rlx:

É um facto, mas como tudo há excepções, porque quando estamos em patamares de cilindradas grandes, as diferenças entre enduro e trail (algumas) ficam de facto muito atenuadas.

Esta é a KTM 640 enduro
Imagem

Esta é a mesmíssima moto, mas com as roupagens Adventure.
Imagem

Já conduzi as 2 e neste momento até tenho uma guardada em minha casa, te garanto que as diferenças não são enormes.

E para mim a grande concorrente da XR650R é a KTM 640 enduro, qual a melhor não sei, mas a 640 adventure, essa é de outro campeonato, essa é uma mota AVENTURA.

No fundo é um pouco a super enduro e a 990 adv, são parecidas mas muito diferentes.

27 abr 2012 19:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2009 16:12
Sinceramente não estou a perceber, acham que a 640 é mais confortável que a XR 650, deve haver aí qualquer coisa que me está a escapar, só se for por causa da deslocação de ar, mas uma deslocação feita com essas motos deve ser feita por volta dos 100km/h, ora a essa velocidade não há assim tanto vento, a menos que haja algum temporal com vento forte e aí até pega na carenagem e manda a moto para qualquer lado. Em termos conforto de suspensões as da XR são muito mais moles como tal mais confortavais, se notaram ao contrário é porque certamente havia problemas de afinação.

No que diz respeito a fiabilidade prefiro não dizer nada.

Quando dizem que a XR é uma cabra, comparando com a 640 está certo, com a diferença que na estrada não lhe fica atrás.

Já sei que vão dizer, ah e tal eu faço muitos km em estrada a 140 150km/h com uma 640, claro... Não faz é durante muito tempo.

Duarte, pensa bem para que queres a moto, se mais para estrada com umas voltinhas pelo mato ou se para o mato com umas valentes quedas pelo caminho e umas deslocaçõesitas nas calminhas até chegar ao sítio do confronto, subidas, descidas, trialeiras, pedras, buracos, ribeiras com pedras escorregadias etc... :grrr: Compra de acordo com a conclusão a que chegares.

Bom negócio :okkk:

27 abr 2012 20:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 10 ago 2005 09:22
Duarte Cornacho Escreveu:
de ver que o pessoal passa muitas horas junto delas mesmo quando não está a andar

Eu ! Mas porque me sinto bem ao pé delas a dar-lhes miminhos :friends:
E porque tenho de ver se arranjo uma vida :mutley:

Tinhas uma motorizada tão fixe :sabe:

27 abr 2012 20:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Pedro BC Escreveu:
Já conduzi as 2 e neste momento até tenho uma guardada em minha casa, te garanto que as diferenças não são enormes.

Queres tomar um café lá ao lado da tua casa...? :D :fiu:

Lança Escreveu:
Tinhas uma motorizada tão fixe :sabe:

Deu-me muito jeito vender naquela altura... mas sim, foi uma grande mota e belo tratamento lhe dei...

Florival Faria Escreveu:
Duarte, pensa bem para que queres a moto, se mais para estrada com umas voltinhas pelo mato ou se para o mato com umas valentes quedas pelo caminho e umas deslocaçõesitas nas calminhas até chegar ao sítio do confronto, subidas, descidas, trialeiras, pedras, buracos, ribeiras com pedras escorregadias etc... :grrr: Compra de acordo com a conclusão a que chegares.

Florival, a questão e mesmo essa: aquilo que pretendo e o meu andamento fora de estrada é muito mais uma adventure do que uma mota de enduro de grande cilindrada...

Lança Escreveu:
de ver que o pessoal passa muitas horas junto delas mesmo quando não está a andar

Eu ! Mas porque me sinto bem ao pé delas a dar-lhes miminhos :friends:

Só que eu não tenho tempo para esses miminhos, e o meu único receio é que a KTM sinta muita falta deles... :D

Rolamento do motor: alguém ouviu falar em problemas ou consegue explicar como detetar esse problema?

27 abr 2012 22:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 29 dez 2010 19:50
Essa estorinha das xrs desconfortaveis e duras tem que se lhe diga. Tive uma, e das que conheço, aquilo é um sofá. Agora qq monocilindrica trepida mais, mas isso é para todas. Aerodinâmica é fraca mas também há alterações mínimas que melhoram. Se o TT é prioridade a xr 650 seria a minha escolha. Não tenho uma neste momento porque se atravessou outra, japonesa claro!

Eu neste tipo de motas faço ligações a 70/100, porque a mais , além do vento, gritam que se farta e forçam o motor, porque normalmente as relações são curtas.

Não sei se isso é importante para si, mas eu não tenho pachorra para motas com muita coisa para partir quando vão ao chão, e como isso é uma inevitabilidade em TT, há que pensar.

Há ainda outra coisa importante. Seja feliz! e isso implica comprar o que gosta, mesmo que seja uma katê :D

cumps

Husaberg 400 ex
Honda xr ex

28 abr 2012 01:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Honestamente comparar o conforto destas motos é necessário imaginação.

Imagem

Imagem

Queres tomar um café lá ao lado da tua casa...? :D :fiu:

Quando quiseres, tenho na minha garagem a 640 adventure do meu cunhado, que te posso assegurar que está 5 estrelas, volta e meia ponho a moto a trabalhar e dou aqui uma volta ao quarteirão.

Esta moto foi reparada de fio a pavio e ele carregou-a com todos os extras que achou importantes (amortecedor direcção, luzes xenon e outras merdelices).

Para mim é uma moto do caneco e uma moto super completa.

29 abr 2012 18:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 23 jun 2011 18:25
Citar:
Já li algures um historial de problemas no rolamento do motor... alguém sabe de alguma coisa e como se pode detectar?

É uma facto e está documentado, tens de procurar.. o ADV Rider é uma boa fonte.

Já não recordo com exctidão , mas parece-me que é o rolamento direito do veio primário.

Também não me recordo se gripava ou se partia as pistas.

O que sei é que se te acontecer em andamento e a transmissão trancar...a coisa pode ficar feia.

Para alem disso, o rolamento quando cede, danifica a caixa (do rolamento) no carter, alargando-a, podendo inclusivamente rachar o carter nessa zona.

O problema é comum quer ás 640 quer ás 660 Rallye....

Na 640, penso que o carter ainda esteja catalogado e para venda na KTM.

Se for na 660 Rallye é que é pior pois os carteres já não estão catalogados, e a sua produção foi descontinuada, uma vez que se trata de uma peça "racing" de um modelo descontinuado e de produção limitada, sendo por isso impossíveis de adquirir junto do representante oficial da marca.

A marca, entretanto já substituiu o rolamento por uma unidade em príncipio mais robusta, o qual pode ser adquirido num representante da marca, para quem pretenda proceder à substituição do dito.

Em relação à indecisão da escolha, o meu conselho vai para a XR.

30 abr 2012 10:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro

Registado: 08 jun 2009 15:34
A XR até não é desconfortável em estrada... até acelerarmos! Aí a falta de protecção aerodinâmica tornar qualquer estrada em desconfortável!

Em contrapartida, tem muito mais motor que a 640...

Qualquer uma delas tem uma condução muito boa!

Luís Caetano

30 abr 2012 11:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 17 nov 2010 16:27
combina com o meu cunhado (bc) e experimenta a minha 640.

Acho que um problema que estas motas podem ter tem a ver com este formato adv que leva os seus donos a rolarem no alcatrão a velocidades que não são saudaveis para o motor. Se uma Xr andar a 130 e mais ao fim duns anos é natural que precise de segmentos, rectificação de cabeça, etc.

A minha não é o melhor exemplo porque nos seus quase 8 anos fez de tudo.

O que acho realmente:
A XR é uma Honda, japonesa, mota simples e bruta sem botão mágico.
A 640 é uma mota que precisa de mais atenção, menos bruta e mais comoda e com botão magico.

Eu que sou um ganda nabo, de perna curta, com ma preparação fisica e gordito estava fora de questão não ter botão mágico. A questão da protecção contra o vento e os 25 l de deposito são muito interessantes.

30 abr 2012 15:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Citar:
Honestamente comparar o conforto destas motos é necessário imaginação.

Sim, imaginação e algum engenho....

Imagem

Imagem

30 abr 2012 19:18 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Sim Bruno e uma pipa adicional de euros.

Uma preparação dessas colocaria o preço da XR por valores quase obscenos, uma LC4 arranjas na ordem dos 3500 já com essa cangalhada toda de origem.

30 abr 2012 19:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

...mas nunca poderá oferecer ao seu proprietário a robustez e fiabilidade de uma XR.

Acaba por se ficar numa situação de muita embalagem e pouco conteudo.

Realizar uma XR como a da foto, pode ficar mais oneroso, mas de que serve poupar, se depois fica instalada a insegurança e a sensação de andar montado numa bomba relógio?

30 abr 2012 20:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Diogo Lima Escreveu:
combina com o meu cunhado (bc) e experimenta a minha 640.

Diogo: muito obrigado. Amanhã vou tentar ver essa mota! :)

Um abraço!

30 abr 2012 20:46 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Aventureiro

Registado: 19 out 2009 08:08
Bruno Escreveu:
...mas nunca poderá oferecer ao seu proprietário a robustez e fiabilidade de uma XR.

Acaba por se ficar numa situação de muita embalagem e pouco conteudo.

Realizar uma XR como a da foto, pode ficar mais oneroso, mas de que serve poupar, se depois fica instalada a insegurança e a sensação de andar montado numa bomba relógio?

Este amigo deve ter pesadelos com a KTM :mutley:

As motos são paixão,

nunca andei na KTM, mas já andei de XR650,estavamos em 2000 ou 2001 , andei numa das primeiras a vir para portugal, é uma moto com muita força, demasiada até para quem não tem unhas, mas tem falhas como é costume dos japoneses, as suspensões de origem não prestam,
Fiavel a XR650, depende do uso e da manutenção que lhe derem, esta que falo, ainda não tinha 20000km e já tinha o cilindro todo ovalizado.

Existe uma grande confusão na cabeça de alguma malta, lembro-me de ver malta à muitos anos comprarem KTM e darem a mesma manutenção que davam às japonesas, sim porque seguir a manutenção de fábrica era caro, depois as motos davam o berro e a culpa era da marca X ou Y, e nunca do dono que poupava no oleo e na revisão.

isto tudo para dizer que ia para a KTM sem pestanejar, as motos não são racionais, se fossem não andavamos aqui aos trambolhões, comprávamos um carrinho e iamos passear com a familia junto à praia.

Laranjinha 990 :-)

30 abr 2012 20:48 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: