Data/Hora: 25 abr 2024 21:03




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena? 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Um dia gostaria de trocar a minha cabra por um modelo mais recente, mas qual?

A primeira questão, antes de decidir a marca, é decidir que motor, tecnologia e cilindrada.

Nos últimos anos com a evolução dos motores a 2 tempos, estes têm sido referenciados como uma enorme mais-valia, porque teoricamente sendo os novos motores muito mais "redondos", as motos mais leves e igualmente muito perfomantes, facilitam as vidas num enduro mais técnico.

Mas eu no último fim-de-semana fui ver o mundial de enduro a Torres Vedras, e na classe E2, que eu acharia que estava pejada de motos a 2 t e com total domínio também deste tipo de motos, não é verdade, as motos a 4 tempos dominam, não só as classificações como são em maior número.

Pode ser que a razão deste domínio seja o resultados dos novos motores 300 / 350, que oferecem a leveza das motos a 2 tempos, a resposta em baixas das motos a 4 t e uma potencia muito semelhante às manas de 450cc, mas a verdade é que as motos 450 também por lá andam, aliás há 2 450 cc nas 4 primeiras posições (1º e 4º).

Resumindo, qual será então a melhor moto par nós?

Eu ainda acho que as 450 são as melhores opções, porque de facto são as mais polivalentes, prontas para enfrentar uma pista de enduro e no limite, estão prontas a fazerem grandes tiradas, a exemplo, um Amitie.

Já agora o referido E2 são motos de 175 até 250 cm3 a dois tempos ou até 450 cm3 a quatro tempos.

_________________
;-)


14 mai 2012 15:05 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Viva Pedro

As marcas actualmente têm mais interesse em promover os motores 4T,
basta ver que no caso das japonesas 2T praticamente desapareceram.

A competição nem sempre deve ser tomada em conta, porque muitas decisões do que por lá se vê são com objectivos comerciais.

Quanto custa manter um 2T e um 4T para quem anda a sério?

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


14 mai 2012 15:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
O preço e manutenção (e marca) não são chamados a esta equação, a esta pergunta, procuro antes de mais escutar (ler) opiniões sobre qual a melhor cabra para a prática de TT (TODO terreno).

_________________
;-)


14 mai 2012 16:54 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 ago 2011 14:43
Mensagens: 17
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Se dinheiro de manutenção não é problema, então compra 250 4t para enduro mais tecnico ou 450/530 para passeios mais abertos.
Como no meu caso o dinheiro da manutenção/reparações foi levado em (muita) conta comprei uma WR250Z e uma EXC300E.

Mas o melhor é experimentar. Cada um tem o seu gosto.


14 mai 2012 17:26 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
O dinheiro da compra e manutenção não são chamados à questão de opinar relativamente ao tipo de moto, mas depois podem reflectir na decisão de compra, no meu caso seguramente que vai reflectir.

O que não gostaria é que a opinião fosse consubstanciada simplesmente na equação valor.

Basicamente a questão é: Que moto compravam e porquê?

Não tenho duvidas que se trocar de moto e porque sou um chato, vou querer experimentar a KTM 350 EXC, a Beta 350 e 450, a Husqvarna 300 e 450 e se calhar até a Gas Gas 250 (esta não acredito).

_________________
;-)


14 mai 2012 17:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
MacGyver
Avatar do Utilizador

Registado: 01 out 2010 07:48
Mensagens: 1018
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
pedro para a condução que tu fazes habitualmente não axo que tirasses grande partido de uma maquina a 2 tempos já tive uma ktm 250 exc e nunca a consegui explorar, tem motor a mais e não poisa a roda da frente no chão axo que neste momento se não houver problemas de $$ uma 4 tempos de baixa cilindrada ias mais bem servido

_________________
KTMzinha
biciclete a pedais
UMM ALTER ado

TRAIL=Anda-se lentamente mas vive-se intensamente...


14 mai 2012 21:06 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 jan 2010 21:36
Mensagens: 801
Localização: Carcavelos
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Eu comprava uma 4T com 742cc de cilindrada.. :mutley: :mutley:

_________________
AT -RDo7


14 mai 2012 21:39 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
BC, uma vez que o custo de manutenção não está em questão não tenhas duvidas nenhumas que a melhor é uma 450, menos que isso e principalmente para pessoal que já não é nenhum peso pluma não será o mais indicado.

As 2t são melhores sim sr para enduro extreme e é preciso saber utiliza las, não é facil.

_________________
FFracing


14 mai 2012 21:56 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Miguel Castro Escreveu:
Eu comprava uma 4T com 742cc de cilindrada.. :mutley: :mutley:


Já tive uma, mas tinha mau feitio, voei de cima dela um par de vezes e resolvi vende-la.

_________________
;-)


14 mai 2012 21:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Florival Faria Escreveu:
BC, uma vez que o custo de manutenção não está em questão não tenhas duvidas nenhumas que a melhor é uma 450, menos que isso e principalmente para pessoal que já não é nenhum peso pluma não será o mais indicado.

As 2t são melhores sim sr para enduro extreme e é preciso saber utiliza las, não é facil.


Vai ao encontro da ideia que tenho.

Sendo que no entanto a parte do pessoal que já não é nenhum peso pluma não deves estar a referir-te a mim, porque eu depois da dieta que vou começar a fazer para a semana, vou ficar que nem Adônis :D

_________________
;-)


14 mai 2012 22:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Pedro BC Escreveu:

Sendo que no entanto a parte do pessoal que já não é nenhum peso pluma não deves estar a referir-te a mim, porque eu depois da dieta que vou começar a fazer para a semana, vou ficar que nem Adônis :D


Não BC!... Longe de mim tal ideia [bigsmile] Até porque sei que desde há algum tempo começaste a fazer dieta, fazes é uns intervalos para comer a vontade :rlx:

_________________
FFracing


14 mai 2012 22:13 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Quem é que te disse isso?

Só faço esse intervalo 2 vezes ao dia, 1 ao almoço e outra ao jantar, o que segundo me disse o Barroso, está correctissimo. :leiam:

_________________
;-)


14 mai 2012 22:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
400 ou a 450 4T e se quiseres incluir o Amitié manda-te para a 450.


Até por experiência de alguém experiente uma Husaberg 125 a 2T para trialadas chega e sobra , agora para o resto :flush:

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


14 mai 2012 22:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 13 abr 2011 19:47
Mensagens: 182
Localização: Ponta Delgada-Açores
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Temos de ter muito em conta com o tipo de percurso que fazemos. Antes tinha uma WR450F e era excelente para estrada aberta, muita força, tracção qb e um travão de motor (próprio das 4T) que ajuda muito nas descidas mais inclinadas... e não só. Mas não sei nem gosto de andar em estradões, o seu peso tornava-se massacrante em pisos mais técnicos com o típico pára-arranca de amadores, a embraiagem de cabos tornava-se rija depois do braço ficar inchado (em parte devido à prórpia dureza da manete esquerda) e a porcaria do motor de arranque por vezes falhava... dar ao kick ainda agravava o cansaço. Até que desisti do piano e fui para onde deveria ter ido à 1ª.

Adquiri uma 300 EXC e agora tenho uma 250 EXC (ambas a 2T) e não quero outra coisa... por enquanto. O cansaço aparece mais tarde, a embraiagem hidráulica faz milagres, adoro o som e o peso. Nas descidas mais inclinadas é preciso ter muito mais cuidado e a rolar o acelerador.

Desconfio que a próxima será uma 4T de cilindrada intermédia, uma 310, ou 350, ou 390, mas estou mais virado para as duas primeiras. Já experimentei umas 250 a 4T, mas não tenho conhecimento, nem coração, para andar com a faca nos dentes...passo!

Já me esquecia, isso do mundial na E2 é bem verdade mas não quer dizer muito. Vê nas provas mais extremes que motas lá andam e se vires à geral, ainda no Mundial, repararás em 300 a 2T em 1º e, não raras vezes, 250 a 4T :D


14 mai 2012 22:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
"Basicamente a questão é: Que moto compravam e porquê?"

Comprava a Kawasaki KXF 250/450cc:

1-Uma das mais baratas do mercado;
2-Uma das melhores cabras do mercado (basta acompanhar o mundial de mx e não é só publicidade);
3-Uma moto com motor que nunca mais acaba;
Já experimentei uma 250 e uma 450 e adorei, a 250 mais para enduro puro e duro (trialeiras, etc), a 450 para as voltas trailaventura acho que se adequa na perfeição.

_________________
XR 650 R


15 mai 2012 07:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
A minha opinião:

Se o ideia for maioritariamente TT e um endurozito uma vez ou outra, uma 450 de enduro assenta que nem ma luva (falo por mim, peso 130kg). Se for o inverso(em termos de piso), optaria pela 300cc 2T.
Estive há pouco tempo numa prova de enduro do nacional espanhol e tirando os pilotos de ponta (esses não contam para estas avaliações) a grande parte das motos são a 2T, a marca nem é preciso fazer referência! :zum:

Se queres andar de faca nos dentes e ter boas prestações de motor, muito trabalho a domar suspensões viradas para SX (e se pesas aí uns 75 kg :mutley: ), uma moto de MX de 250cc a 4T. Se queres andar ainda mais de faca nos dentes e uma moto de tirar da caixa e meter gasolina há por aí 2 marcas que têm umas 125cc a 2T que são uma delicia.

enfim, espero ter-te confundido ainda mais.....! :mutley: :mutley:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


15 mai 2012 09:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Eu comprava as das jantes azuis. 450cc


15 mai 2012 10:21 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 26 mai 2011 15:39
Mensagens: 600
Localização: Aveiro
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Uma mota que se vê pouco e que me parece indicada para trail (enduro), é a RMX 450Z. Já experimentei muitas cabritas mas é nesta que ando mais (o meu irmão tem uma). Eu diria que até tem potência a mais.

É uma cabrita ligeiramente mais pesada e mais comprida que uma real mota de cross, foi feita para enduro com base na RMZ mas tem uma suspensão maravilhosa da SHOWA. Pode ser comparada a uma DRZ mais potente. Está muito bem equipada, tem starter (apesar de pegar muito bem de kick), injecção. Apesar de só ter 5 velocidades, vem com um ratio que permite uma velocidade máxima de 160/170 de origem. Apesar da caixa longa, tem baixas muito potentes não precisando muito de mudanças permanentes.
No TE do ano passado, algumas pessoas que por aqui andam fizeram um "Test Drive" à bicha. Para não ser suspeito, eles que digam qq coisa.

Os defeitos que consigo encontrar são, o depósito que é pequeno 6,2Lts (mínimo mesmo) e os intervalos de manutenção que são mais ou menos como motas de cross. Apesar de não ser defeito da mota mas sim meu, em ritmos mais elevados no monte, é uma mota que exige bastante de uma pessoa.

Havendo oportunidade e disponibilidade, podes experimentar dar um giro nela e tirar as tuas próprias conclusões. Não está para venda mas depois de uma pequisa rápida encontram-se 2 ou 3 por aí.

Por outro lado, eu iria para uma AJP Pr5 250, apesar de reconhecer que não terá a potência ideal para areia.

_________________
Uns vão por onde podem, eu vou por onde quero!


15 mai 2012 10:49 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 19 out 2009 08:08
Mensagens: 1674
Localização: Mira Sintra, Com Vista prá Serra
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Actualmente já se consegue ter nas 2T, desde que preparadas para isso, boas baixas e médias, a KTM 200 era muito fixe

no Oeste Adventures estava lá um bacano com uma GASGAS 125 (que andava pa caraças) mas o que me chamou à atenção era a moto a responder e a subir cenas com uma rotação muito inferior ao que seria normal para um 2T, ainda para mais uma 125.

uma 400/450 4T parece-me ser mais polivalente

_________________
Abraço
JaimeX

Laranjinha 990 :-)


15 mai 2012 14:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 16:27
Mensagens: 746
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
A AJP 250, 350 exc ou a Husa 390 parecem-me motas mt interessantes para pessoas elegantes como eu, Lança o o Li, mas se a ideia é para provas ou Amities então acho que já tens a mota que precisas.
As 2T cheiram a batata frita :D

_________________
690 sorrisos


15 mai 2012 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?

_________________
;-)


15 mai 2012 15:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Segundo o vídeo, as melhores são quase todas!

:study: :mutley:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


15 mai 2012 16:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
So coloquei o video por causa da musica :D

E da parte final: There's a lot of good bikes .... What you need is a good rider! :mutley:

_________________
;-)


15 mai 2012 16:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 04 mar 2012 00:03
Mensagens: 464
Localização: Sintra
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Pedro BC Escreveu:
E da parte final: There's a lot of good bikes .... What you need is a good rider! :mutley:


Acho que fecha mto bem!!

Bora mas é para cima delas!! [:p]


15 mai 2012 16:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 17 nov 2010 16:27
Mensagens: 746
Mensagem Re: 2 t ou 4t ? - Cilindrada grande ou pequena?
Compra é uma Freeride 350. :ave:

_________________
690 sorrisos


15 mai 2012 16:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 29 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.