|
Data/Hora: 13 mai 2024 07:47
|
|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Autor |
Mensagem |
Jose Rosa
Aventureiro
Registado: 18 dez 2011 13:34 Mensagens: 426 Localização: Coimbra
|
Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Boas pessoal! Acabei de vender a minha r1200 gs (2006) e andava com ideias de trocar para uma GSA, uma vez que queria uma moto um pouco mais capaz de fazer algum fora de estrada. Entretanto andei a fazer uma pesquisa e dei de caras com as yamaha xt1200z super tenere. Nos reviews que li dizem basicamente que não é uma moto tão virada para o fora de estrada como a GSA e que o motor é mais fraco, mas o que realmente me assustou foi ver que uma ST de 2011/12 com pouquissimos km fica basicamente mais barata do que uma GSA de 2006! Alguém já fez esta troca? O motor da GSA é assim tão superior ao da ST?
p.s. As Gs/GSA que andei a ver são todas de 2006-2008 (devido ao orçamento disponivel, cerca de 10k)
Obrigado!
_________________ ex AT RD07 "a mai linda de todas!!" ex Honda Varadero "O peso pesado" ex Yamaha xt 660z ténere "A cabrita disfarçada" ex Bmw r 1200GS "O boxer"
|
28 mar 2016 21:02 |
|
|
Bugias
Aventureiro
Registado: 08 jun 2009 21:33 Mensagens: 203 Localização: Leiria
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Boas,
Nunca andei com nenhuma das motos, mas pelo que li a XT1200Z não é muito vocacionada para fora de estrada. Se queres fazer mais fora de estrada e manter a vertente maxi-trail eu ía para uma KTM 950/990 adventure. Se precisares de fazer km's em estrada tb são boas e fora de estrada é top!!
|
28 mar 2016 22:21 |
|
|
nuno_cesar
Aventureiro
Registado: 16 nov 2009 15:42 Mensagens: 1221 Localização: Montijo / Odivelas
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
José Rosa, Desculpa meter o "bedelho" no assunto mas pensar numa R1200 GSA como moto + capaz para o TT é de loucos Tenho visto imensos companheiros que acreditam na publicidade da marca (brilhante por sinal ) e lá vão comprar as enormes e pesadissimas GSA's e depois é vê-los a sofrer nos trilhos, a lesionarem-se devido a quedas e hernias de esforço, e a babarem-se para as mais levezinhas e capazes a pensar porque raios compraram estes trambolhos ??? Portanto, se pensas "apimentar" o TT esquece a GSA, só te vai trazer dissabores e problemas nos trilhos. Pensa em algo mais ligeiro, com roda 21" à frente Se vais fazer grandes viagens de estrada tanto a GSA como a ST são excelentes mas esqueçe o TT com elas, arranja uma trail ligeira para isso! Se quiseres uma moto para tudo, as 800 da BMW são jeitosas, as varias KTM's LC8 são excelentes, a nova AT parece ser muito boa tanto em estrada como off, a Yamaha 660 é curta de motor na estrada, TOP no off-road, e não há muito mais por onde escolher em motos novas/recentes
_________________ Bom TT, Nuno César Super Ténéré Suzuki DR-Z400 E
|
29 mar 2016 10:18 |
|
|
Jose Rosa
Aventureiro
Registado: 18 dez 2011 13:34 Mensagens: 426 Localização: Coimbra
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
nuno_cesar Escreveu: José Rosa, Desculpa meter o "bedelho" no assunto mas pensar numa R1200 GSA como moto + capaz para o TT é de loucos Tenho visto imensos companheiros que acreditam na publicidade da marca (brilhante por sinal ) e lá vão comprar as enormes e pesadissimas GSA's e depois é vê-los a sofrer nos trilhos, a lesionarem-se devido a quedas e hernias de esforço, e a babarem-se para as mais levezinhas e capazes a pensar porque raios compraram estes trambolhos ??? Fizeste muito bem em responder! A questão é que faço bastantes km (Lisboa-Coimbra e arredores) daí a minha ideia da GSA ou da ST por causa do motor e conforto. Não tenho ideias para já de andar em trilhos muito complicados até porque não tenho assim muito tempo. A ideia era explorar um pouco mais em offroad sem comprometer o desempenho em estrada. Andei a ver as Ktm 1190 (e o raio da moto é lindissima!) mas tanto esta como a nova Africa Twin ficam de fora do orçamento...
_________________ ex AT RD07 "a mai linda de todas!!" ex Honda Varadero "O peso pesado" ex Yamaha xt 660z ténere "A cabrita disfarçada" ex Bmw r 1200GS "O boxer"
|
29 mar 2016 10:47 |
|
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Eu não querendo puxar brasa à minha sardinha, vou tentar dar uma opinião isenta:
Não sou um especialista em GS's, tenho recentemente por via da doença de um amigo andado numa de 2008, exprimentei num test drive de uns 100 km a GSA LC e tenho uma ST1200.
Para TT são todas más, se o piso for duro, sem lama e sem areia, todas se safam, mas dai a apelidarem-se de boa, vai a distancia de um mundo.
No que toca à comparação entre GS Vs ST com a minha franqueza (experiência) te digo:
As XTZ1200 são excelentes, problems free, e têm um motor mais que suficiente, a enorme maioria da malta que já andou nestas motos faz o teste em modo "confort", no entanto a moto vem com 2 mapas de origem, alteráveis em andamento no comutador do painel de instrumentos. No modo sport, dizer que a moto não tem alma, desculpem-me, mas é um disparate (tem mais alma que a KTM LC8 e eu também tenho uma LC8).
A GS (A) até ao modelo LC é na minha opinião claramente um furo abaixo, mesmo o modelo de 2010 com 110 cv não chega à proposta ST1200, no entanto, os novos modelos de 125 cv, nascido em 2013 são melhores que a XTV1200 em todos os aspectos, andam mais, recuperam melhor e são de um conforto de rolamento top.
Dito isto, o máximo que posso oferecer é um test drive numa XTZ 1200.
_________________ ;-)
|
29 mar 2016 17:34 |
|
|
Jose Rosa
Aventureiro
Registado: 18 dez 2011 13:34 Mensagens: 426 Localização: Coimbra
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Pedro BC Escreveu: Eu não querendo puxar brasa à minha sardinha, vou tentar dar uma opinião isenta:
Não sou um especialista em GS's, tenho recentemente por via da doença de um amigo andado numa de 2008, exprimentei num test drive de uns 100 km a GSA LC e tenho uma ST1200.
Para TT são todas más, se o piso for duro, sem lama e sem areia, todas se safam, mas dai a apelidarem-se de boa, vai a distancia de um mundo.
No que toca à comparação entre GS Vs ST com a minha franqueza (experiência) te digo:
As XTZ1200 são excelentes, problems free, e têm um motor mais que suficiente, a enorme maioria da malta que já andou nestas motos faz o teste em modo "confort", no entanto a moto vem com 2 mapas de origem, alteráveis em andamento no comutador do painel de instrumentos. No modo sport, dizer que a moto não tem alma, desculpem-me, mas é um disparate (tem mais alma que a KTM LC8 e eu também tenho uma LC8).
A GS (A) até ao modelo LC é na minha opinião claramente um furo abaixo, mesmo o modelo de 2010 com 110 cv não chega à proposta ST1200, no entanto, os novos modelos de 125 cv, nascido em 2013 são melhores que a XTV1200 em todos os aspectos, andam mais, recuperam melhor e são de um conforto de rolamento top.
Dito isto, o máximo que posso oferecer é um test drive numa XTZ 1200. Obrigado pela resposta! Sim tenho a plena noção que a moto não é bastante pesada para andar em trilhos, até porque tinha a versão normal da GS e sei do que falo. A minha ideia também não é essa pois se quiser andar mesmo no monte compro uma 400 ou 600. Cada coisa no seu lugar O meu problema foi mesmo não ter experimentado nenhuma ST e vindo da GS parece que falta ali qualquer coisa na ST... Talvez seja a falta de umas cabeças de motor Fui ver uma mas o vendedor não me deixou andar e nisso não posso discutir.
_________________ ex AT RD07 "a mai linda de todas!!" ex Honda Varadero "O peso pesado" ex Yamaha xt 660z ténere "A cabrita disfarçada" ex Bmw r 1200GS "O boxer"
|
29 mar 2016 20:02 |
|
|
VitorF
Aventureiro
Registado: 13 abr 2011 19:47 Mensagens: 182 Localização: Ponta Delgada-Açores
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Para passeios TT ligeiros, tipo troços de rally, qualquer uma se safa e o peso delas darão pouco trabalho. Queixo-me apenas do curto curso das suspensões da ST. Para viajar é do melhor... pelo menos para mim.
Agora para o mesmo valor encontra-se ST's bem mais recentes e com menos kms que as GSA. Eu não pensava duas vezes, apesar de ser um apreciador dos cilindros opostos.
|
29 mar 2016 22:01 |
|
|
duartesss
Aventureiro
Registado: 25 out 2016 18:28 Mensagens: 3
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
|
29 mai 2017 23:03 |
|
|
HCruz
Aventureiro
Registado: 24 jun 2014 19:18 Mensagens: 11
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
Ja tive numa situaçao semelhante este ano. Estava em cima da mesa a GSA >2014, ST worldcrosser, AT CRF1000L, e a KTM 1190r ou 1090r. A minha ideia era ter uma moto que nao comprometesse em nenhuma vertente. Optei por importar uma ktm 1190r da alemanha ( https://www.mobile.de/), porque de todas era a que possui um melhor equilibrio na minha opiniao. No total o processo completo ficou perto dos 250 euros. legalizada em portugal em menos de 1 mes. Os pontos que me levaram a escolher essa bicha foram: Sistemas de segurança ABS, ABS em curva e traction control mais avançado. Motor LC8 com 150 Cv (vida que chegue e sobra na estrada), e que reduz para os 100cv quando colocas em offroad mode. Um ponto que para mim nao foi questao foi o que referiste como conforto. Suspensao electronica, sendo eu eng electronico prefiro o ajuste mecanico ;) Bancos aquecidos dispenso Cruise control electronico acredito que seja uma mais valia mas a opçao do cruise control mecanico agrada-me mais. Tudo isto porque se fores fazer grandes viagens em autonomia consegues remediar grande parte dos problemas com pouca ferramenta. Para alem disso a comunidade KTM deve ser a que mais partilha conteudo e atraves disso é muito facil compreenderes a mecanica da tua moto e o que fazer quando alguma coisa der o berro.
|
05 set 2017 23:18 |
|
|
jacc
Aventureiro
Registado: 25 abr 2013 11:20 Mensagens: 2
|
Re: Bmw GSA VS Yamaha xt1200z
HCruz Escreveu: Ja tive numa situaçao semelhante este ano. Estava em cima da mesa a GSA >2014, ST worldcrosser, AT CRF1000L, e a KTM 1190r ou 1090r. A minha ideia era ter uma moto que nao comprometesse em nenhuma vertente. Optei por importar uma ktm 1190r da alemanha ( https://www.mobile.de/" onclick="window.open(this.href);return false;), porque de todas era a que possui um melhor equilibrio na minha opiniao. No total o processo completo ficou perto dos 250 euros. legalizada em portugal em menos de 1 mes. Os pontos que me levaram a escolher essa bicha foram: Sistemas de segurança ABS, ABS em curva e traction control mais avançado. Motor LC8 com 150 Cv (vida que chegue e sobra na estrada), e que reduz para os 100cv quando colocas em offroad mode. Um ponto que para mim nao foi questao foi o que referiste como conforto. Suspensao electronica, sendo eu eng electronico prefiro o ajuste mecanico ;) Bancos aquecidos dispenso Cruise control electronico acredito que seja uma mais valia mas a opçao do cruise control mecanico agrada-me mais. Tudo isto porque se fores fazer grandes viagens em autonomia consegues remediar grande parte dos problemas com pouca ferramenta. Para alem disso a comunidade KTM deve ser a que mais partilha conteudo e atraves disso é muito facil compreenderes a mecanica da tua moto e o que fazer quando alguma coisa der o berro. Boas, mandei mp
|
08 out 2018 17:47 |
|
|
|
|
Página 1 de 1
|
[ 10 mensagens ] |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibido Responder Tópicos: Proibido Editar Mensagens: Proibido Apagar Mensagens: Proibido Enviar anexos: Proibido
|
|