Data/Hora: 29 mar 2024 05:35




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 
 Curso de TT/Off-road 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Curso de TT/Off-road
Alguém sabe onde se possa fazer um cursozinho para aperfeiçoar as técnicas de condução?

Algo que seja mesmo em off-road/enduro/TT, de preferência.

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


14 ago 2009 16:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Por cá:

http://motoxplorers.com/ - muito bom, passaram pelas escolas BMW antes de iniciarem este projecto já com reconhecido sucesso

http://www.bianchiprata.com - sucesso e capacidades inquestionáveis, mas capacidade didática tenho algumas reservas


Lá fora:

http://www.offroadskills.com/ - excelente, fiz lá o level 1 e volto em Setembro para level 2, aprendi mais em 2 dias que em 2 anos...

outros de renome:
http://enduropark-hechlingen.de/
http://www.altoturiaadventure.com/
http://motoadventures.gr/el/index.aspx
http://www.ktmadventuretours.com/
http://www.adysmith.co.uk/

A KTM sei que tem excelentes centros por toda a Europa, tenho o folheto lá por casa mas agora de repente não consigo encontrar

como nota de rodapé, formação Off-Road vale MUITO a pena, ensina coisas que nem com o passar dos anos se aprendem, corrige erros de postura e hábito, torna tudo muito mais fácil, poupa-te gastos com mota ao malhares menos :D


14 ago 2009 23:30 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Eu desde que quando me comecei a interessar verdadeiramente por motas e mais especificamente off-road, fui a um forum ler umas dicas básicas e aprendi de repente a andar (o minimo admissível), tornei-me fã da formação :D :D

Vou investigar estes links, obrigado Pedro. :thumbsup:

Ja agora, ha alguma curso mesmo na area do enduro, motocross ou assim?
Isto porque acredito que quem domine minimamente o que se faz nestas 2 áreas não se deixa assustar com mais nada, seja com que mota fôr :confused:

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


15 ago 2009 09:04 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Os da KTM e Bianchi são MX e Enduro


15 ago 2009 22:32 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Vou se calhar experimentar um do Bianchi. Sempre fica mais perto, para 1ª experiência :thumbsup:

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


16 ago 2009 01:19 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Guerra, vens a Braga dois fins de semana que nós ensinamos-te tudo o que há para ensinar. E a vantagem é que pagas com cerveja.

:okkk:

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


16 ago 2009 21:34 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
morais Escreveu:
Guerra, vens a Braga dois fins de semana que nós ensinamos-te tudo o que há para ensinar. E a vantagem é que pagas com cerveja.

:okkk:


Nem todos querem cerveja... :ups: :ups:
Mas de facto o morais tem razao, nao precisas de andar a pagar para ter cursos desses.
A experiencia vale muito... Anda verdascar conosco que abres logo a pestana!
Nao estou a querer dizer com isto que somos experts na matéria mas foi assim que nós todos aprendemos!

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


17 ago 2009 14:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Verdascar aprende-se muito, mas não subestimem cursos dados pelos "Pros", acreditem ou não, em rigor vos digo que se aprende mais em horas nesses cursos que em meses/anos de verdasca. [wink]


17 ago 2009 18:53 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
1 grade para cada 1 e não se fala mais nisso.
Levo moscatel para mim que é para ir acompanhando a pronuncia :D :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


17 ago 2009 22:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Pedro Cabral Correia Escreveu:
Verdascar aprende-se muito, mas não subestimem cursos dados pelos "Pros", acreditem ou não, em rigor vos digo que se aprende mais em horas nesses cursos que em meses/anos de verdasca. [wink]


Não estou a dizer o contrario, pedro.
Mas esses cursos sao para quem tem dinheiro e disponibilidade... e muito dinheiro! eheheh
Para nós que somos pobres... aprendemos a andar com a experiencia, com as quedas, com os sustos. :yesss:

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


17 ago 2009 22:47 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Eu também sou apologista de aprender "no terreno" e compreendo que é necessário juntar cobres durante uns mesitos para alguns desses cursos, mas todos nós que já tivemos malhos (eu tenho-os todas as semanas) sabemos que uma vez por outra lá corre menos bem e ou ficamos no estaleiro ou ficam as nossas montadas e isso regra geral tem custos.

Se um curso destes nos poupar ainda que seja 1 desses malhos, até mesmo financeiramente já se pagou a si próprio. :nod:

Mas eu percebi bem o que vocês quiseram dizer... bem demais :unibrow:


17 ago 2009 23:28 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
O problema é que eu gostava mesmo de aprender uns truques "pesados". Eu gosto mesmo de tentar dar-lhe bem no mato (embora não saiba e esteja limitado a fazer aquilo que sei) e depois...bom... tenho o sonho dos saltos :ups: :ups: ... não gostava de morrer sem um dia saltar qualquer coisa para ter a sensação. E não ha-de ser com uma maxi-trail nem com a minha XR125 nem mesmo com a XT350 que vou aprender ou conseguir fazer isso.
É que já uma vez convencido que a XT350 era uma mota de enduro, persegui uma WR450 por uma rampa acima e sei bem o resultado :D :D (fui mais alto com o resalto depois da 1ª aterragem do que com o próprio salto... mas ao menos deu para rir que acabei por não ir ao chão :okkk: )

Ha gajos variados que mandam saltos de 35 ou 40metros ou mais... mas nem era isso que queria... Para mim mandar (e saber mandar) um saltito de 10 ou 15metros tranquilamente sem espatifar a mota toda era uma liberdade que me dava muito prazer :D

Imaginem "voar" por cima dum ribeiro em vez de andar 10minutos e estudar a melhor maneira de o atravessar :unibrow: :unibrow:

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


19 ago 2009 17:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
epah tu devias era inscrever-te numa escola de aviação civil! :D

Para saltos talvez te recomende os cursos avançados de Enduro da KTM, mas como dizia o chinês: "gafanhoto, para saberes saltar primeiro tens que aprender a andar"...

Isso é talvez das ultimas coisas que se aprende e regra geral a custo de muita reparação e mota partida, se não tens uma equipa por trás a montar-te uma mota nova todos os dias, talvez não seja má ideia começares pelo mais simples e chegar lá com o tempo

Quer os cursos KTM quer os BMW, os instrutores são do melhor que há:

No curso da BMW os meus instrutores eram TODOS assiduos do Dakar e circuito de Rallys internacional, um deles tinha sido campeão de Enduro em UK anos a fio, o outro além de assiduo dos campeonatos de Enduro foi este ano participar no Erzberg... :unibrow:

Porque há quem pense que: "ahh e tal aquilo é uma escola BMW e os tipos de certeza que só conduzem GSs..." :lotlol:


19 ago 2009 17:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 ago 2009 19:25
Mensagens: 234
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
O Erzeberg é mesmo demolidor... aquilo quase que deixa de ser uma disciplina de motociclismo. Parece mais um decathlon montado. [bigsmile] [bigsmile]

Bom, um dia la chegarei, vou fazendo as coisas aos poucos, obviamente :D

_________________
http://www.safardanas.pt.vu - "Onde todas as motas são Adventure"

XT 350cc
XT 750Z Ténéré


19 ago 2009 18:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 02 ago 2009 22:36
Mensagens: 329
Localização: lyon, france
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
morais Escreveu:
Guerra, vens a Braga dois fins de semana que nós ensinamos-te tudo o que há para ensinar. E a vantagem é que pagas com cerveja.

:okkk:


confirmo plenamente :D
levei ca um "treino" que andei todo partido toda a semana [wink]
mas gostei taaannttoooooooo :dance: :dance: :dance:

_________________
Honda dominator
ktm lc8 adventure


21 ago 2009 21:59 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 10 abr 2008 22:46
Mensagens: 9
Localização: lisboa
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
...depois do tratamento em Braga passa aqui pela Arrabida que a Té de serviço mostra-te como se voa baixinho. ;)


24 ago 2009 09:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
morais Escreveu:
Guerra, vens a Braga dois fins de semana que nós ensinamos-te tudo o que há para ensinar. E a vantagem é que pagas com cerveja.

:okkk:


Este convite ainda está de pé para quem quer aprender qualquer coisa com os que percebem da arte???? preciso de umas aulas práticas "particulares", para saber em que ponto me encontro (conhecer os meus pontos fortes e fracos), porque como tenho andado basicamente sozinho, e talvez por isso, de forma pouco arriscada, não faço ideia quais as minhas dificuldades...
A ver se ainda me junto a vocês em Outubro... ;)

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


05 ago 2010 00:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 16 abr 2009 22:43
Mensagens: 4977
Localização: Penedo-Vieira do Minho
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Vai aparecendo nos passeios que vao surgindo aqui, vais ver como aprendes rapido!

_________________
-o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…


05 ago 2010 00:24 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil Visitar o sítio web do Utilizador
IrOn bUTT
Avatar do Utilizador

Registado: 09 mai 2009 23:21
Mensagens: 3138
Localização: Maia
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Quasse todos os FDS no Porto e em Braga se verdasca, da parte que me respeita (Porto) quando quiseres vir apita. [wink]


05 ago 2010 00:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 28 jul 2010 22:57
Mensagens: 341
Localização: Lisboa/Braga
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Vou fazer por isso...
Já que não vou consegui estar presente no passeio ao Gerês, mas vocês me abriram o apetite, em princípio vou aproveitar um passeio de amigos amanha até "Torneros" - A banheira de água quente do Gerês e levar a minha mono a dar um passeio!!! ;)

_________________
_____________________
XT POWER!!! ;)


05 ago 2010 00:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Este é sempre um tema que está na ordem do dia e confesso que no fim-de-semana passado fiquei adepto dos cursos.

O meu filho de 11 anos cravou-me um off road camp de 5 dias em Santiago do Cacém promovido pelo Pedro Barradas, piloto de créditos reconhecidos no MX e em enduro.

O puto foi para lá com uma experiencia de meia dúzia de meses a andar de moto com um primo e com o pai (eu), de facto andou muito em areia, caminhos muito trialeiros, mas a velocidades reduzidas e sobretudo nunca tinha enfiado uma roda numa pista de MX.

Sexta-feira ao fim do dia fui buscar a criatura, já sabia por vários telefonemas do Pedro Barradas que o puto ia de vento em popa, fiquei curioso até porque sexta o Pedro tinha me pedido autorização para o miúdo entrar numa provazinha.

Lá cheguei, estavam ainda a equipar-se, de repente o Pedro Barradas decide enfiar ao puto uma AJP 200 que ele nunca tinha experimentado e sobretudo não chegava, nem perto com os pés ao chão.

Fiquei pasmo, saltos à seria incluindo duplos, os break power e essas cenas todas, curvas a aproveitas na integra os contornos da pista. Em 5 dias a diferença é, simplemente abismal, do dia para a noite.

Esse curso envolveu também passeios, via algumas fotos desses passeios, entre eles saltos por cima de pequenos cursos de água e outras atrocidades.

No final perguntei ao Pedro se não queria fazer um curso para cotas, essa é que é essa.

Quando tiver um tempinho descarrego aqui umas fotos do dito curso.

_________________
;-)


05 ago 2010 09:11 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 24 mar 2010 07:32
Mensagens: 410
Localização: Porto
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Guerra Escreveu:
O problema é que eu gostava mesmo de aprender uns truques "pesados". Eu gosto mesmo de tentar dar-lhe bem no mato (embora não saiba e esteja limitado a fazer aquilo que sei) e depois...bom... tenho o sonho dos saltos :ups: :ups: ... não gostava de morrer sem um dia saltar qualquer coisa para ter a sensação. E não ha-de ser com uma maxi-trail nem com a minha XR125 nem mesmo com a XT350 que vou aprender ou conseguir fazer isso.
É que já uma vez convencido que a XT350 era uma mota de enduro, persegui uma WR450 por uma rampa acima e sei bem o resultado :D :D (fui mais alto com o resalto depois da 1ª aterragem do que com o próprio salto... mas ao menos deu para rir que acabei por não ir ao chão :okkk: )

Ha gajos variados que mandam saltos de 35 ou 40metros ou mais... mas nem era isso que queria... Para mim mandar (e saber mandar) um saltito de 10 ou 15metros tranquilamente sem espatifar a mota toda era uma liberdade que me dava muito prazer :D

Imaginem "voar" por cima dum ribeiro em vez de andar 10minutos e estudar a melhor maneira de o atravessar :unibrow: :unibrow:


Guerra,


Um abraço! Eu fiz há coisa de um ano um cursito de uma manha com o Bianchi Prata. Tinha recebido um daqueles vouchers da "Vida é Bela" (salvo erro o pack Adventure) e aquilo não tinha, para mim, nada muito interessante á excepção do "batismo de enduro" com o Bianchi Prata.

Marquei e fui ter ao Marco de Canaveses, a uma quinta que ele lá tem, onde há um caminho há volta de umas vinhas e depois uma mini-pista com umas rampas já engraçadas... :ass:

Tive direito a todo o equipamento de protecção e a uma BmW G 450 X impecável (eu tava à espera de qualquer coisa com mais uns anitos) e andei a manha toda a dar gás. O Bianchi é claramente um mestre, com um experiência fantástica e para quem nunca tinha andado no fora de estrada foi espectacular :yupi: :yupi: :yupi: aliás aí começou a vontade de trocar a VFR pela KTM ADV :yesss: :yesss: :yesss:

Isto para dizer o q? O que fiz não é um curso de enduro mas deu para perceber que podes, com certas pessoas como o Bianchi, e a motoexplorers, e de certeza outros, apreender determinados truques que serão de facto muito úteis, mas acho que o cálculo que tens de fazer decidir que se o dinheiro que vais pagar (e não estou a dizer que é caro nem barato - é um decisão de cada um) compensa a aprendizagem rápida ou se por outro lado tens tempo para ir aprendendo em passeios nomeadamente com este fantástico pessoal (contra mim falo só participei num passeio e foi um espetacular escolinha, tenho uma vida fod#$% de horários e a minha mulher igual, portanto é sempre complicado)

Agora se o que queres é dar uns voos valentes... então procura o site deles porque podes alugar uma G 450 X igual á que ele leva para o Dakar :humm: :humm: :humm: :humm: (€ 250 dia, salvo erro :stupid: :stupid: :stupid: ) e aí meu amigo... :yupi: :yupi: :yupi: :yupi:

Acho que só compliquei... :fiu: :fiu: :fiu: mas foi sem querer

Vai um abraço!

_________________
BMW G 650X Challenge
Suzuki DR-Z 400e
ex-KTM 990 ADV


05 ago 2010 09:25 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2010 15:12
Mensagens: 283
Localização: Sintra
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Para o ano estou a pensar no curso do motoxplorers... Parece-me o mais acessível, é pertinho e dá para levar a famelga. Acho que será o melhor tento em conta que eu sei é de alcatrão e passei para um mamute como 1a "off-road capable"... :stupid: :stupid:

Até lá quero ver se há um curso do tipo "verdasca" básico ao qual eu possa ir para ganhar o gosto à coisa...

Haja coragem para ir sem os crashguards. É que os €uros tão caros para quedas.

_________________
Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition" proud owner


11 ago 2010 10:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
NINJA Man
Avatar do Utilizador

Registado: 14 set 2005 13:35
Mensagens: 2893
Localização: VVerde - Braga
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
Para saltar quando muito tens cursos teoricos.

Não creio que hajam em Portugal piscinas de espuma para esse efeito...

E 10 ou 15 metros é um grande salto! Para isso só numa moto a 2 tempos ou numa 4 tempos muito alterada, boa sorte :) :okkk:

A sensação de liberdade que tu tens com um saltinho pequeno é identica à que tens num salto duplo de qualquer pista de mx.

_________________
As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.

BLACK ADV | WHITE XR


13 ago 2010 13:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 out 2009 20:53
Mensagens: 1486
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Curso de TT/Off-road
morais Escreveu:
Para saltar quando muito tens cursos teoricos.

Não creio que hajam em Portugal piscinas de espuma para esse efeito...

E 10 ou 15 metros é um grande salto! Para isso só numa moto a 2 tempos ou numa 4 tempos muito alterada, boa sorte :) :okkk:

A sensação de liberdade que tu tens com um saltinho pequeno é identica à que tens num salto duplo de qualquer pista de mx.


Além de que um salto de um metro nosso parece que somos o Travis Pastrana e fizemos os 15m, pelo menos lembro-me que quando ia de LC e de TM era a sensação que tinha :dance:

_________________
Suzuki DR 650 SE - O chão é o meu melhor amigo


13 ago 2010 14:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ] 


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.