Data/Hora: 28 mar 2024 15:44




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Controlo de tracção 
Autor Mensagem
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Controlo de tracção
Há uns anos atrás um amigo piloto do campeonato de enduro ensinou-me esta tecnica que tratando-se de motas potentes é algo util mas que raramente se ouve falar dela.
Consiste em, nas situações de plena aceleração e consequente perda de tracção, por exemplo à saida de uma curva lenta para uma recta aberta em que a mota desliza de um lado para o outro com falta de tracção, acionar ligeiramente o travão de trás. Isto é um bocado como o principio do controlo de tracção dos automoveis mas que resulta, resulta. O motor não perde rotação e a roda de trás mantem-se no lugar. As pastilhas de travão sofrem é mais desgaste por isso convém não abusar. :D
No ultimo Dakar numa entrevista o Cyril falou desta tecnica e a proposito disse que "derretia" um conjunto de pastilhas de travao por especial.

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


08 mar 2012 17:08 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Controlo de tracção
Interessante e particularmente utilizável nas LC8, com aquela manada de cavalos facilmente perdem tracção.

:thumbsup:

_________________
;-)


08 mar 2012 17:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Controlo de tracção
Boa malha! :study:

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


08 mar 2012 18:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 11 out 2009 02:13
Mensagens: 3341
Localização: LX
Mensagem Re: Controlo de tracção
Mas continuo a gostar de derreter o pneu e pintar o alcatrão :D

_________________
"It's supposed to be hard. If it wasn't hard, everyone would do it.
The hard.... Is what makes it GREAT"

Dirty Bikes what else?

Li Mene.


08 mar 2012 23:42 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 01 mar 2010 20:19
Mensagens: 1309
Localização: Moura - Baixo Alentejo
Mensagem Re: Controlo de tracção
Técnica muito usada pela malta que conduz muito tempo de pé! :okkk:

_________________
KTM 450 EXC '05
KTM 990 Adventure '07


09 mar 2012 13:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Controlo de tracção
Que raio de tecnica essa mais esquisita... Travar e acelerar ao mesmo tempo? Já pensaram em acelerar mais suavemente? As motos só tem potencia a mais se os pilotos não souberem dosear a aceleração.

Que o Cyril tenha dito que gasta um jogo de pastilhas por especial é mais que normal, mas que tenha dito que trava e acelera ao mesmo tempo.... Deve haver aí qualquer mal entendido.

Vamos lá controlar a aceleração tal como a travagem, sim porque se travarem de mais, principalmente a roda de traz, a moto vai se embora. O comportamento é o mesmo, acelerar suavemente de forma a que a moto ande para a frente e travar da mesma forma para a roda não bloquear o que provoca o desiquilibrio.

_________________
FFracing


10 mar 2012 20:20 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
:lol: por isto estive reticente em falar disto. Já tentei procurar o video do Cyril em que falava disto mas não encontrei...
A mim também me custou a perceber ao principio mas o que peço a todos os que tenham duvidas é que experimentem primeiro e depois dêem o feed back.
Se é efectivemente util em corrida não sei porque nao o testei ao cronometro embora gostasse de o fazer.
Apesar de ser um amador o que é verdade é que me interesso muito por isto e já li muito sobre tecnicas de condução nunca tendo encontrado esta em sitio nenhum. A prova disto é que nem o Grande Florival a conhece!!! :ave:
Agora das duas uma, ou não existe ou é muito secreta! :D :D :D
A mim parece-me eficaz mas como já disse não sou piloto profissional...
Portanto pessoal (Florival incluido): Experimentem e digam de vossa justiça! :thumbsup:

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


11 mar 2012 22:23 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 15 out 2009 22:16
Mensagens: 607
Localização: Faro
Mensagem Re: Controlo de tracção
Eu aqui só vejo dois objectivos, gastar pastilhas e transmissão... o teu amigo devia ter uma oficina não?

_________________
DAKAR!!!!!!

2010 - Suzuki DR 650 RSE "Zuki"
2009 - Triumph Sprint ST 955i "Lingerie Edition"
2008 - Honda Transalp XL600V "Jetboat Edition"


12 mar 2012 11:31 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
Nelson Ângelo Escreveu:
Eu aqui só vejo dois objectivos, gastar pastilhas e transmissão... o teu amigo devia ter uma oficina não?


Pastilhas sim, transmição nem por isso... Mas experimentaste?

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


12 mar 2012 16:16 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 dez 2009 19:38
Mensagens: 2688
Localização: Matosinhos
Mensagem Re: Controlo de tracção
A mim não me parece assim tão descabido.

_________________
'96 Gilera RK 50 Cannibal


12 mar 2012 18:14 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Controlo de tracção
Jonhybravo Escreveu:
Nelson Ângelo Escreveu:
Eu aqui só vejo dois objectivos, gastar pastilhas e transmissão... o teu amigo devia ter uma oficina não?


Pastilhas sim, transmição nem por isso... Mas experimentaste?



Olha eu com a minha falta de jeito fiz o gosto ao dedo e experimentei este fds.

Confesso que fiquei surpreendido, a coisa até resulta e estou convencido que com a prática e conseguindo dosear correctamente o travão, o que não é fácil para desajeitados e pouco dados à sensibilidade, a técnica pode não só fazer poupar uns tacos no pneu, como sobretudo rolar mais rápido em aceleração forte sem ter a moto toda a gingar.

No entanto eu sou mais pela tranquilidade, foi uma experiência isolada, no entanto para os Fangios deste espaço, testem a técnica, vão ficar surpreendidos e se não gostarem, pelo menos eu aprendi mais uma coisinha e por isso morro um pouco menos estúpido.

_________________
;-)


12 mar 2012 18:36 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Controlo de tracção
Parece que não me fiz compreender. Porque acelerar de forma a que se tenha de travar para a moto ter tracção?

Não vou discutir isto. Mas digo mais... É a ultima coisa que se deve fazer é travar dentro de uma curva.

Já agora experimentem tambem a acelerar na altura de travar para a roda não bloquear. O efeito é precisamente o mesmo.

_________________
FFracing


12 mar 2012 19:29 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
Caro Florival, respeitando a tua experiencia acho que deves estar sempre aberto a mais ideias porque podemos sempre aprender.
O que acontece não é muito dificil de perceber. Ao acelerar a roda que, por qualquer motivo perde tracção, gira ainda mais rapidamente, fazendo com que a recuperação da tracção seja mais dificil. Penso que é aqui que um cheirinho de travão impede a roda de ganhar mais velocidade quando perde a tracção momentanea, mantendo-a sempre na rotação desejada para as condições do terreno.
E isto é valido mesmo se doseares o acelerador como tu bem dizes. Porque mesmo doseando a moto perde tracção momentaneamente ou porque passa em cima de pedras rolantes ou porque o terreno é irregular, etc.
Continuo a achar que ninguém perde nada em experimentar e de qualquer forma não é obrigatorio usar. Eu proprio gosto de fazer uns slides e não tenho necessidade de andar a queimar pastilhas de travão...

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


12 mar 2012 22:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro

Registado: 21 nov 2009 23:22
Mensagens: 1069
Localização: Braga
Mensagem Re: Controlo de tracção
Esta técnica não terá um efeito algo semelhante ao controlo de tracção? (uma espécie de controlo de tracção arcaico para offroad :D )

...mas sou da opinião que mais vale dosear o acelerador. No entanto, um dia destes vou experimentar :thumbsup:


12 mar 2012 22:58 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 06 jul 2010 21:33
Mensagens: 118
Localização: Algarve
Mensagem Re: Controlo de tracção
Florival Faria Escreveu:
Que raio de tecnica essa mais esquisita... Travar e acelerar ao mesmo tempo? Já pensaram em acelerar mais suavemente? As motos só tem potencia a mais se os pilotos não souberem dosear a aceleração.

Que o Cyril tenha dito que gasta um jogo de pastilhas por especial é mais que normal, mas que tenha dito que trava e acelera ao mesmo tempo.... Deve haver aí qualquer mal entendido.

Vamos lá controlar a aceleração tal como a travagem, sim porque se travarem de mais, principalmente a roda de traz, a moto vai se embora. O comportamento é o mesmo, acelerar suavemente de forma a que a moto ande para a frente e travar da mesma forma para a roda não bloquear o que provoca o desiquilibrio.


:clapp: :clapp:

_________________
Casal 2
F650GS
F800GS


13 mar 2012 15:44 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Controlo de tracção
Jonhybravo Escreveu:
No ultimo Dakar numa entrevista o Cyril falou desta tecnica e a proposito disse que "derretia" um conjunto de pastilhas de travao por especial.


Eu também vi esta explicação do Cyril e segundo ele dá mesmo resultado esta técnica...

_________________
XR 650 R


13 mar 2012 15:52 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Controlo de tracção
Ora bem!... Já tinha pensado e até dito que não falava destas coisas em tópico aberto, mas... Essa "tecnica" vem do princípio do enduro por cá e, quanto a mim, vem do rally no tempo das duas rodas motrizes e ainda sem control de tracção em que quando uma patinava a outra deixava de fazer força, então ao travar deixava de patinar e voltava a ter tracção, isto é uma ideia minha porque neste campo das quatro rodas não percebo nada. A moto não é assim que funciona, não é preciso travar para voltar a ter tracção, basta controlar o punho.

Sempre houve alguns pilotos que por vezes faziam isso, por sinal muito feio de se ver, tal como outros pilotos a acelerar a mota toda mas depois não deixam a embriagem por não terem unhas para segurá la, enfim...

A disciplina mais técnica de TT é, e aqui penso estamos todos de acordo, o motocross/supercross, certamente muitos de voces já viram provas de mundial por acaso já viram fazer isso?

Claro que não tenho nada contra quem pensa que tira mais partido assim, e até pode tirar, mas se tivesse uma condução técnicamente perfeita, não tiravam de certeza.

Ainda que o Cyril tenha falado nisso e por aqui também o Paulo Marques e Vitor Azevedo por exemplo, utilizavam esse sistema. Não é por isso que passa a ser uma técnica perfeita.

Jonhybravo Escreveu:
Portanto pessoal (Florival incluido): Experimentem e digam de vossa justiça


Oh Jonhy, eu experimentar isso?... A minha moto não patina deve ser por falta de força, pelos meus 56 kilinhos, e 65 aninhos, como alguem por aqui já disse nem pó faz. :okkk:

_________________
FFracing


13 mar 2012 20:07 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
Florival Faria Escreveu:
Ainda que o Cyril tenha falado nisso e por aqui também o Paulo Marques e Vitor Azevedo por exemplo, utilizavam esse sistema. Não é por isso que passa a ser uma técnica perfeita.


Nunca me viste dizer que era uma tecnica perfeita. Apenas a postei para partilhar a informação. Quem gostar ou se der bem com ela faz, quem não quiser não faz, para mim é igual. :nod:
Mas porque não disseste logo na primeira mensagem que o Paulo Marques a fazia? Por acaso quem ma ensinou também é do norte, deve ser da mesma escola! :D
E tens de convir que o Cyril apesar de este ano ter ganho mal anda sempre lá na frente... :okkk:

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


14 mar 2012 23:51 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Controlo de tracção
Jonhybravo Escreveu:
Nunca me viste dizer que era uma tecnica perfeita. Apenas a postei para partilhar a informação. Quem gostar ou se der bem com ela faz, quem não quiser não faz, para mim é igual. :nod:
Mas porque não disseste logo na primeira mensagem que o Paulo Marques a fazia? Por acaso quem ma ensinou também é do norte, deve ser da mesma escola! :D
E tens de convir que o Cyril apesar de este ano ter ganho mal anda sempre lá na frente... :okkk:


Tambem nunca me viste dizer que tinhas feito mal em postar nem para não experimentarem, até acho que fizeste muito bem. Mas no caso de alguem tirar mesmo mais rendimento, eu dou um exemplo: Se forem a uma oficina que abre e feicha um motor em meio dia, mas com marteladas por todo o lado e a outra oficina que leva um dia no mesmo serviço, mas com todos os sacas e pormenores, qual acham melhor?

Quanto ao Cyril ter ganho mal este ano é que eu discordo completamente. Foi o ano que mostrou estar mais rápido que o Coma, ao contrário dos anos anteriores e se te referes á célebre etapa da lama, nesse dia em condições normais ele ganharia 4' ao Coma, que foi o tempo que partiu depois dele e assim acabou por perder 9' mesmo com o tempo muito bem descontado, porque a organização não tinha assinalado aquele obstáculo como é seu dever e mormalmente faz.

Ah!... Não disse logo na primeira mensagem porque já nem me lembrava disso, só depois é que a "página abriu" :mutley:

_________________
FFracing


15 mar 2012 19:37 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Taddy Barrosiak
Avatar do Utilizador

Registado: 15 abr 2009 21:47
Mensagens: 2138
Localização: Oeiras
Mensagem Re: Controlo de tracção
Eu uso uma técnica antiquíssima que vai resultando e poupa pastilhas:
Acelero e grito nas curvas.
:shi:

Mas já vi utilizar essa técnica de usar o travão traseiro.


15 mar 2012 22:33 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 18 set 2009 10:21
Mensagens: 4134
Mensagem Re: Controlo de tracção
pbar Escreveu:
Eu uso uma técnica antiquíssima que vai resultando e poupa pastilhas:
Acelero e grito nas curvas.
:shi:



[bigsmile] Há que reconhecer o gajo agora esteve muito bem [clap]

Curto muito essa técnica, já agora, tenta gritar desalmadamente e em simultâneo agarras-te à buzina, tudo isso com os pés a raspar no chão, tipo ponta da bora para cima e calcanhar no chão, tipo travagem de panico / falta de travões.

Pode não resultar muito bem, mas garanto que a malta que estiver à frente foge quem nem tordos.

_________________
;-)


16 mar 2012 00:27 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
pbar Escreveu:
Eu uso uma técnica antiquíssima que vai resultando e poupa pastilhas:
Acelero e grito nas curvas.
:shi:

Mas já vi utilizar essa técnica de usar o travão traseiro.


E eu confirmo, já andei atrás dele e é só calhaus a voar! :shi:
Custou-me uma protecção de farolim hand made a estrear no Travel Event! :stupid:

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


16 mar 2012 01:00 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 02 mai 2010 14:29
Mensagens: 224
Mensagem Re: Controlo de tracção
Florival Faria Escreveu:
Quanto ao Cyril ter ganho mal este ano é que eu discordo completamente. Foi o ano que mostrou estar mais rápido que o Coma, ao contrário dos anos anteriores e se te referes á célebre etapa da lama, nesse dia em condições normais ele ganharia 4' ao Coma, que foi o tempo que partiu depois dele e assim acabou por perder 9' mesmo com o tempo muito bem descontado, porque a organização não tinha assinalado aquele obstáculo como é seu dever e mormalmente faz.


Mas que demonstrou falta de carácter demonstrou...

_________________
F800GS e TE 250
WR450F, DRZ400, RM125, XR600R, DTR125, Casal Super Boss, Morini


16 mar 2012 01:02 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 14 mar 2011 15:21
Mensagens: 1000
Mensagem Re: Controlo de tracção
pbar Escreveu:
Eu uso uma técnica antiquíssima que vai resultando e poupa pastilhas:
Acelero e grito nas curvas.
:shi:

Mas já vi utilizar essa técnica de usar o travão traseiro.



:lol:

_________________
XR 650 R


16 mar 2012 08:10 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Aventureiro
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2009 16:12
Mensagens: 971
Mensagem Re: Controlo de tracção
Jonhybravo Escreveu:
Mas que demonstrou falta de carácter demonstrou...


Cada um é livre de pensar o que quiser, não tenho nada contra e até compreendo a reacção das pessoas pelas imagens passadas, mas deverão concordar que dar opiniões sobre coisas que não estamos por dentro e sobre passoas que não conhecemos, corremos o risco de dizer coisas que não serão as mais corretas.

De todas as pessoas que reagiram ás referidas imagens ninguem é ou foi piloto profissional como tal é como eu estar a comentar o trabalho de pessoas de profissões em que eu não tenho experiencia.

_________________
FFracing


16 mar 2012 19:55 { SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER }
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by TRAILAVENTURA @ 2009.