|
Data/Hora: 30 abr 2026 23:53
|
Impressões da LC8 by Pedro BC
| Autor |
Mensagem |
|
Pedro BC
Aventureiro
Registado: 18 set 2009 10:21 Mensagens: 4134
|
 Impressões da LC8 by Pedro BC
Criei este tópico para dar a conhecer a minha opinião sobre a LC8, depois de um mês de actividade, de uns testes em tt e da verdasca by Luís Salta Silva durante o último fim-de-semana.
Em estrada e Auto-estada.
Muito bom, muito segura, muito correcta, muito fácil, temperatura do motor sempre constante, a ventoinha nem trabalha.
Nas estradas secundárias é um gozo e em AE à velocidade media de GPS nos 140 km/h, com malas e sacos, gasta muito pouco e o conforto está sempre muito presente.
Em TT
Numa fase inicial achei que a LC8 ia fazer-me vender a TT, tinha testado muito ligeiramente a moto em muito pequenas incursões pelas terras de Milfontes, em alguns estradões de terra batida, numa praia e numa zona de valentes calhaus, fiquei simplesmente com uma magnífica impressão da moto.
No último fim-de-semana fiz a primeira verdasca num fantástico grupo composto por 13 nomads,
Na sexta-feira as hostilidades iniciaram-se à noite e fui a abrir e a inventar caminhos até ao spot da dormida.
Alguma areia solta, algum trilho – Comportamento 5 estrelas, na areia é dar gaz, puxar o pandeiro para trás, segurar o volante e jogar com as pernas, muito fácil, muito eficaz.
No sábado, dia de muito calor fui a fechar o pelotão.
Relativamente ao comportamento, sempre muito bom, a grande altura da S é compensada com uma fabulosa suspensão, de facto não é necessário colocar o pé no chão, houve uma altura que ainda pensei que ia sofrer, mas nem ai, acelera-se e a moto faz o trabalho, de facto muito boa. Não apanhamos zonas muito técnicas pelo que o teste não está por isso completo.
No entanto não gostei! As elevadas temperaturas de sábado no Alentejo, a velocidade media das verdasca e as várias paragens de quem vai a fechar, resultaram em permanentes disparos da ventoinha, aliás houve alturas que literalmente não desliguei a segunda ventoinha, a moto andou bastante tempo, para mim demasiado, no penúltimo traço da temperatura e no termómetro instalado, andou demasiado perto do vermelho.
Note-se, se no inicio, andei a dar gazadas e a fazer derrapagens, rapidamente larguei esses números e tentei manter uma velocidade muito controlada com uma rotação do motor sem exceder as 4.000 rpm, mas a media raramente ultrapassava os 50 km/h, que por vezes me obrigava a afastar do grupo para poder por o motor a respirar.
Por vezes olhava para o Daniel Santos que pilotava a sua DR650 de calções e pensava, que se fosse eu já teria queimado os pelos nas pernas.
Como o Nuno César uma vez afirmou, a AT é ferro, esta é moto diferente, muito mais fina e aparentemente não se dá bem com o excessivo calor e / ou medias muito baixas.
Por isso e porque não sou rico, não gosto de estragar material e gosto de ter as motos em muito bom estado de mecânica, acho que vou tomar a seguinte decisão:
A velhinha TT 600 E vai-se manter no activo, para as verdascas, para os passeios tranquilos e para os dias de muito calor, até porque são passeios que me dão imenso prazer e gosto de os desfrutar sem estar a pensar se a moto está ou não a sofrer.
A KTM 950 S será a eleita para os reconhecimentos a dois ou a três, para passeios menos formais onde o andamento é mais vivo, para os grandes passeios e aventuras e eventualmente para verdascas onde a distancia por alcatrão se justifique.
Agora também Vos digo, que a KTM que dá um grande gozo, sem dúvida que dá!
_________________ ;-)
|
| 31 ago 2010 15:58 |
|
 |
|
Nicholas
Scuba Doooooo
Registado: 03 jun 2009 21:22 Mensagens: 1704
|
 Re: Impressões da LC8 by Pedro BC
Pedro BC Escreveu: Criei este tópico para dar a conhecer a minha opinião sobre a LC8, depois de um mês de actividade, de uns testes em tt e da verdasca by Luís Salta Silva durante o último fim-de-semana.
Em estrada e Auto-estada.
Muito bom, muito segura, muito correcta, muito fácil, temperatura do motor sempre constante, a ventoinha nem trabalha.
Nas estradas secundárias é um gozo e em AE à velocidade media de GPS nos 140 km/h, com malas e sacos, gasta muito pouco e o conforto está sempre muito presente.
Em TT
Numa fase inicial achei que a LC8 ia fazer-me vender a TT, tinha testado muito ligeiramente a moto em muito pequenas incursões pelas terras de Milfontes, em alguns estradões de terra batida, numa praia e numa zona de valentes calhaus, fiquei simplesmente com uma magnífica impressão da moto.
No último fim-de-semana fiz a primeira verdasca num fantástico grupo composto por 13 nomads,
Na sexta-feira as hostilidades iniciaram-se à noite e fui a abrir e a inventar caminhos até ao spot da dormida.
Alguma areia solta, algum trilho – Comportamento 5 estrelas, na areia é dar gaz, puxar o pandeiro para trás, segurar o volante e jogar com as pernas, muito fácil, muito eficaz.
No sábado, dia de muito calor fui a fechar o pelotão.
Relativamente ao comportamento, sempre muito bom, a grande altura da S é compensada com uma fabulosa suspensão, de facto não é necessário colocar o pé no chão, houve uma altura que ainda pensei que ia sofrer, mas nem ai, acelera-se e a moto faz o trabalho, de facto muito boa. Não apanhamos zonas muito técnicas pelo que o teste não está por isso completo.
No entanto não gostei! As elevadas temperaturas de sábado no Alentejo, a velocidade media das verdasca e as várias paragens de quem vai a fechar, resultaram em permanentes disparos da ventoinha, aliás houve alturas que literalmente não desliguei a segunda ventoinha, a moto andou bastante tempo, para mim demasiado, no penúltimo traço da temperatura e no termómetro instalado, andou demasiado perto do vermelho.
Note-se, se no inicio, andei a dar gazadas e a fazer derrapagens, rapidamente larguei esses números e tentei manter uma velocidade muito controlada com uma rotação do motor sem exceder as 4.000 rpm, mas a media raramente ultrapassava os 50 km/h, que por vezes me obrigava a afastar do grupo para poder por o motor a respirar.
Por vezes olhava para o Daniel Santos que pilotava a sua DR650 de calções e pensava, que se fosse eu já teria queimado os pelos nas pernas.
Como o Nuno César uma vez afirmou, a AT é ferro, esta é moto diferente, muito mais fina e aparentemente não se dá bem com o excessivo calor e / ou medias muito baixas.
Por isso e porque não sou rico, não gosto de estragar material e gosto de ter as motos em muito bom estado de mecânica, acho que vou tomar a seguinte decisão:
A velhinha TT 600 E vai-se manter no activo, para as verdascas, para os passeios tranquilos e para os dias de muito calor, até porque são passeios que me dão imenso prazer e gosto de os desfrutar sem estar a pensar se a moto está ou não a sofrer.
A KTM 950 S será a eleita para os reconhecimentos a dois ou a três, para passeios menos formais onde o andamento é mais vivo, para os grandes passeios e aventuras e eventualmente para verdascas onde a distancia por alcatrão se justifique.
Agora também Vos digo, que a KTM que dá um grande gozo, sem dúvida que dá! he he se não és rico para que queres 3 motas ? eu tb não sou rico e já me custa pagar um seguro para o carro, para a mota, um selo para o carro e para a mota, pneus para o carro e para a mota, revisoes para o carro e para a mota!  por isso n deves assim tão pouco rico! mas sim a vender que sejam as outras, nunca a 990S que é um grande canão! abraços e boas voltas com as motas !

Nicholas Andrew Fernandes fernandes_nicholas@hotmail.com
|
| 31 ago 2010 16:08 |
|
 |
|
Pedro Cabral
IrOn bUTT
Registado: 09 mai 2009 23:21 Mensagens: 3138 Localização: Maia
|
isto e' tudo culpa de ser uma 950, se fosse uma 990 estavas em extase e excitacao e vendias motas, carros e triciclos da chavalada 
|
| 31 ago 2010 16:10 |
|
 |
|
Pedro BC
Aventureiro
|
Vender a 950 S completamente fora de questão, dá como disse um enorme gozo e é uma moto muita fashion  . Trocar uma moto de carburadores por uma de injecção, nem pensar. Sou fiel aos carburadores e confesso que achei a 950 mais "domável" que a 990. Além do que a 990 não resolvo nada relativamente à temperatura, aquilo não é defeito, é feitio. O que há a fazer é saber dosear e honestamente as KTM, pelo menos as que tenho não foram idealizadas para as tradicionais verdascas organizadas. Curtir, duas, três, cinco motos, sem rotações e sempre a rolar, vamos nessa, mas é dentro de outro espírito. Porque passeios tranquilos à base da foto e do cigarrinho, perfiro a tranquilidade do chaço TT600E, num registo devagar, devagarinho e de marcha a trás, e até são passeios que também gosto muito. E se fosse rico não tinha uma TT 600 E de mil novecentos e carqueja mas uma linda e novinha KTM 690 
_________________ ;-)
|
| 31 ago 2010 16:31 |
|
 |
|
pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
|
Resumindo, precisas de mais umas voltas até decidires vender as motorizadas....
|
| 31 ago 2010 16:32 |
|
 |
|
Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
|
Boas Pedro bem oportuno este teu tópico.... E explico pq: Acabei de vir de Setúbal, onde fui levantar umas cenas q tinha encomendado (banco da ADV normal..pq o da R...meu rico cu...hehehehe, umas lentes espelhadas para os googles e....uma nova grelha de alumínio de protecção do radiador...). Ora é precisamente esta rede (q acabei de montar e ainda não andei com ela...) q espero q me ajude a resolver esse problema... Isso e uns wings q estarão para melhores altura..€€€€€€). É q realmente a moto aquece muitíssimo...mesmo na cidade, assim q paro no 1º semáforo..aí está a ventoinha a disparar... Como eu e o pedro somos novos nas "laranjinhas" e, há aqui tanto pessoal com LC8...digam de vossa justiça... As vossas tb aquecem assim?? O q fizeram para resolver isso?? obrigado desde já Abraços
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
|
| 31 ago 2010 16:40 |
|
 |
|
pbar
Taddy Barrosiak
Registado: 15 abr 2009 21:47 Mensagens: 2138 Localização: Oeiras
|
Pelo que sei, a KTM que deveria ter feito alguma coisa, nada fez.
O BC tem a 950 e tu a 990R. 2 gerações distantes e o problema mantem-se.
Não me parece que haja algo a fazer, embora o Morais tenha montado uma ventoinha extra. Não sei se teve resultados significativos.
|
| 31 ago 2010 16:46 |
|
 |
|
Pedro Cabral
IrOn bUTT
|
quando fiz o comentario da 990 e 950 obviamente estava na palhacada Rui a ventoinha disparar e ligar alternadamente e' normalissimo nao des importancia faz parte, o motor LC8 nao gosta de estar parado, mesmo assim so por uma vez me subiu ao ultimo traco, quase sempre fica a 2 do final e nao passa dai. ... da-lhe mais um tempo e quero ver onde vai parar essa TT 
|
| 31 ago 2010 16:48 |
|
 |
|
Pedro BC
Aventureiro
|
Paulo, Também eu tenho a segunda ventoinha, ela ajuda, mas não resolve. Pelo menos fica-se com a ideia que estamos a ajudar ao arrefecimento do motor, o que já não é mau, mas não evita que a temperatura chegue pelo menos ao penultimo degrau do manometro. Na cidade sendo mau, apanha-se uma avenida mais desempedida e a coisa resolve-se, além que na cidade e se está muito calor até a velhinha At sofre desse mal, portanto é um mal menor, aceitável e transverssal a todas as motos. No campo pode não ser bem assim, o que me chateia mesmo é que em verdascas podemos mesmo estar 10 horas a velocidades muito baixas, com temperaturas muito elevadas no motor, e de repente ainda podemos levar com um ribeiro, e um destemperamento pode de um momento para o outro acontecer. E depois lá se vão os euros 
_________________ ;-)
|
| 31 ago 2010 17:00 |
|
 |
|
nuno_cesar
Aventureiro
Registado: 16 nov 2009 15:42 Mensagens: 1221 Localização: Montijo / Odivelas
|
Rui e Pedro, A moto é mesmo assim. A ventoinha está sempre a trabalhar mas em + de 30000km só uma vez vi os 6 traços da temperatura, foi na Comporta com um calor diabólico e em que eu insisti em não tirar pressão aos pneus, logo estou a forçar muito mais porque não tenho tracção. Tirei um pouco de pressão e nunca + passou dos 5 traços Nesse dia uma LC4 não aguentou o piloto com pouca experiencia de areia e a temperatura escaldante... simplesmente gripou forte e feio  O segredo é dar calor no punho direito e o motor está sempre feliz... aprendam com o Lança 
_________________ Bom TT, Nuno César Super Ténéré Suzuki DR-Z400 E
|
| 31 ago 2010 17:08 |
|
 |
|
Nicholas
Scuba Doooooo
Registado: 03 jun 2009 21:22 Mensagens: 1704
|
por isso é que deixei de gostar de passeios muito parados... por isso mm, a mota se estiver em andamento nao aquece muito... agora parada...
quando fui a frança, nas cidades com um calor diabolico e transito infernal.... ui até me doía, levou com cada aquecimento! por isso sigo os conselhos do meu mecanico e ponho sempre um oleo mais resitente a altas temperaturas! um motorex 10w60 de competiçao! posso por esta informaçao à vontade pois é aconselhado por um dos melhores mecanicos da ktm de Portugal! grande mikas ! ;)

Nicholas Andrew Fernandes fernandes_nicholas@hotmail.com
|
| 31 ago 2010 17:14 |
|
 |
|
hegos
Aventureiro
Registado: 24 jan 2010 14:50 Mensagens: 265
|
Citar: Como eu e o pedro somos novos nas "laranjinhas" e, há aqui tanto pessoal com LC8...digam de vossa justiça... As vossas tb aquecem assim?? O q fizeram para resolver isso?? Pois é! As cabronas aquecem como o caraças! - A grelha, ajuda mas não é significativa, e no inverno troco pela de origem por causa da lama. - Os escapes, baixaram consideravelmente a temperatura. Os de origem têm catalizador o que obriga ao motor andar mais quente. (aliás pelo que li o catalizador apenas funciona bem com temperaturas altas). - ventoinha auxiliar, muito satisfeito! Não faz com que o motor ande mais frio, mas faz com que este arrefeça mais depressa ou não aqueça tanto como aquecería se apenas tivesse uma. - parece que também há umas opções de desligar uma sondazita que serve para o catalizador e que faz parte do re-mapeamento da centralina quando se metem akras (não fiz!) - andar acima de 100km/h parece ser o mais eficaz. nota: a minha chegava por vezes chegava ao 6º traço antes de mudar os escapes.
|
| 31 ago 2010 17:16 |
|
 |
|
Pedro Cabral
IrOn bUTT
|
é a minha tb tem Akras... Pedro, mete os Wings logo que puderes acredito que fará diferença 
|
| 31 ago 2010 17:59 |
|
 |
|
Miguel Castro
Aventureiro
Registado: 02 jan 2010 21:36 Mensagens: 801 Localização: Carcavelos
|
_________________ AT -RDo7
|
| 31 ago 2010 18:18 |
|
 |
|
Pedro BC
Aventureiro
|
Eu tenho os Leo Vince que segundo sei nada devem aos Akro. Resumindo: Tal como disse, a moto aqueçe e nada a fazer. Como sou o feliz sou o feliz proprietário de 3 motos, tenho a melhor das soluções  . KTM 950 S para passeios mais desempedidos (vivos), para reconhecimentos com 2 / 3 motos, para viagens, aqui curte-se a condução. TT 600 E para as verdascas / passeios organizadas, querem parar, para-se, querem fumar, fuma-se, fotos, são bem-vindas, disfrutar a natureza, despreocupação absoluta com a moto, aqui curte-se o convivio. KTM 450 para outros numeros, aqui curte-se condução e adiciona-se adrenalina. Portanto, fico com todas  . mas ainda me falta uma, que um dia quem sabe.
_________________ ;-)
|
| 31 ago 2010 18:27 |
|
 |
|
morais
NINJA Man
Registado: 14 set 2005 13:35 Mensagens: 2893 Localização: VVerde - Braga
|
a segunda ventoinha que coloquei ajuda e muito, principalmente se pararmos a moto à espera que a temperatura baixe: baixa e muito mais depressa o aquecimento é o normal numa moto com este tipo de motor e cavalos. eu continuo a adorar a minha, e vou ver se a poupo evitando andar com temperaturas elevadas 
_________________ As meninas jogam ténis, os rapazes futebol, os homens a sério fazem enduro com motos de trail.
BLACK ADV | WHITE XR
|
| 31 ago 2010 18:29 |
|
 |
|
Gravataça
Mad Dog
Registado: 19 nov 2009 14:32 Mensagens: 1560 Localização: penafiel
|
|
| 31 ago 2010 18:35 |
|
 |
|
Pedro BC
Aventureiro
|
A ideia que tenho é que a malta do norte anda em grupos pequenos, esses passeios a moto poderá aquecer menos, não há rotações, há muitíssimo menos paragens e a velocidade é mais viva.
O problema está nos passeios onde o número de participantes sobe, os passeios convívio, as velocidades são outras, as paragens multiplicam-se e as motos naturalmente sofrem mais. São estes passeios que me refiro e são estes onde a minha veterana vai se manter no activo.
_________________ ;-)
|
| 31 ago 2010 18:43 |
|
 |
|
Careca
Aventureiro
Registado: 16 abr 2009 22:43 Mensagens: 4977 Localização: Penedo-Vieira do Minho
|
Pedro BC Escreveu: não há rotações, há muitíssimo menos paragens e a velocidade é mais viva.
eheheh, tu queres guerra... Nao há rotaçoes?? E estamos mais tempo parados que a andar, enquanto aqui no sul se faz 100 ou mais km, no norte fazem-se 30 a correr bem... Estou mortinho por te apanhar no norte... 
_________________ -o melhor movimento feminista continua a ser o movimento de ancas…
|
| 31 ago 2010 18:47 |
|
 |
|
Punkecas
Aventureiro
Registado: 30 jul 2009 14:17 Mensagens: 514 Localização: Aroeira
|
Ontem 30 e tal graus, 2 AT´s e 2 condutores de calções sem pelos ou pele queimada! 
_________________ Uma AT sem riscos não é uma AT! XR600 Punkecastech Drz400
|
| 01 set 2010 11:37 |
|
 |
|
Victor Figueiredo
Aventureiro
Registado: 06 ago 2009 10:26 Mensagens: 658 Localização: Viseu
|
. Também já cheguei a essa conclusão. A ventoinha que dispare à vontade que já nem me chateio... Pouco ou nada há a fazer quanto à temperatura. E ainda eu tenho as ponteiras de origem. Sinceramente, não me apetece despachar uma milena para isso. O melhor é mesmo andar rápido... 
_________________ Suzuki DRZ E 400 + ? http://picasaweb.google.pt/victorfig
|
| 01 set 2010 11:55 |
|
 |
|
Rui Morgado
Aventureiro
Registado: 14 out 2009 15:38 Mensagens: 667 Localização: Estoril
|
vfigueiredo Escreveu: . Também já cheguei a essa conclusão. A ventoinha que dispare à vontade que já nem me chateio... Pouco ou nada há a fazer quanto à temperatura. E ainda eu tenho as ponteiras de origem. Sinceramente, não me apetece despachar uma milena para isso. O melhor é mesmo andar rápido...  Pois...ou então fazer como eu, q tenho um problema maior q a mota com o calor...ou seja...ficar em casa ou ir para a praia... Já á muito q cheguei á conclusão q odeio fazer o q quer q seja com 40 graus...muito menos ir destilar e comer pó...posso-vos garantir q aqueço bem mais depressa q a moto...
_________________ Rui Morgado KTM 990 ADVR
"The joy of riding is never wanting the journey to end"
|
| 01 set 2010 12:25 |
|
 |
|
pedrobelga
Aventureiro
Registado: 09 mar 2010 17:58 Mensagens: 201 Localização: Virginal Belgica
|
Bom nao temos o mesmo clima sem duvida ( moro na belgica) mas tambem temos transito e passeios meio "parados" : pois aqui os nossos caminhos nao permitem altas velocidades, e tudo trilha de trator( mata GS  ). Sobe a temperatura para cinco barras em permanencia ... Temos que viver com isso... Agora uma coisa que eu faço regularmente mas que nao li nenhum de vocês fazer isso e mudar regularmente a agua de arefecimento ( nao sei como chama se isso em português).Costuma haver ar que se acumula no circuito e o deposito de agua acumula e sujeira ... Vim passar ums dias por ai com o Luis andar em maus caminhos na pascoa passada, foi muito calor para o nosso costume ( o meu e o da minha moto), passou o tempo a aquecer e resfriar mas nada de novo ...
|
| 01 set 2010 13:02 |
|
 |
|
BRUNO BOTELHO
Aventureiro
Registado: 21 abr 2009 12:11 Mensagens: 2485 Localização: São Miguel - Açores
|
No ínicio fazia-me muita impressão ver a ventoínha disparar tantas vezes, mas já concluí que é normalíssimo nesta mota. Aqui em São Miguel é muito fácil colocar as LC8 a disparar a ventoínha, pois os trilhos são muito sinuosos. Contudo, ela aguenta e muito bem Mas temos cá um ponto a favor, o calor não é tão elevado quanto o vosso aí Bem, é como alguém já disse aqui, não é defeito, é feitio.
_________________ Boas Curvas! Bruno Botelho KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race
http://www.motoazores.com
|
| 01 set 2010 16:44 |
|
 |
|
Duarte Cornacho
Aventureiro
Registado: 27 mai 2009 23:25 Mensagens: 341 Localização: Lisboa
|
Desculpem o Off-Topic...  Esta foi tirada às 20h26 (noite, portanto) entre Zagora e Merzouga, próximo de Ramlia. Mais parecia um motocultivador do que uma mota... Voltanto ao Topic... Desde que a temperatura não passe do máximo admissível, não deverão surgir danos no motor, mesmo trabalhando em permanência a temperaturas elevadas. Importante parece-me usar um óleo xxW60 ou superior. Já alguém experimentou medir a que temperatura do bloco do motor é que correspondem os 5 ou os 6 traços, que dizem respeito à temperatura do fluido de refrigeração? É que pode tudo não passar de uma questão da afinação do termostato de arranque das ventoinhas e/ou de graduação do termómetro (os tais "traços").
_________________ Duarte BC
|
| 01 set 2010 17:57 |
|
 |
|
Quem está ligado: |
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes |
|
Criar Tópicos: Proibido Responder Tópicos: Proibido Editar Mensagens: Proibido Apagar Mensagens: Proibido Enviar anexos: Proibido
|
|